Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vânia
Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)

Casamento sem damas de honor. porquê?

Vânia, a 11 de Junho de 2016 às 17:35

Publicado em Fórum Organizar um casamento 42

Começou por ser uma moda norte-americana mas está a ganhar raízes nos casamentos portugueses. Ainda assim, desde muito nova que sei que não quero ter damas de honor no meu casamento (já sabia antes sequer de imaginar se me iria casar). E porquê? O facto de há 30 anos, quando morei nos EUA, ser usual...
Começou por ser uma moda norte-americana mas está a ganhar raízes nos casamentos portugueses. Ainda assim, desde muito nova que sei que não quero ter damas de honor no meu casamento (já sabia antes sequer de imaginar se me iria casar). E porquê? O facto de há 30 anos, quando morei nos EUA, ser usual as noivas terem 10 damas e respectivos acompanhantes todos vestidos de igual, e de, ouvir a minha mãe dizer que tudo aquilo era um pouco bimbo, pode ter ajudado, mas vou apontar razões mãos logicas:
- Não quero distinguir as minhas amigas. A possibilidade de cometer erros injustos e irremediáveis é enorme e não me iria perdoar se isso acontecesse;
- Acho mesmo que cada uma das pessoas que convido para o meu casamento é especial e tem um papel importante na minha vida. Não quero estabelecer hierarquias de importância;
- O drama dos fatos e das cores e dos feitios e dos tecidos e de todas as guerras que se seguem. É um big no;
- É mais bonito que cada uma possa ir à sua vontade, de acordo com a sua própria personalidade. As minhas amigas não são um item de decoração. São a pluralidade que traz brilho e alegria às nossas vidas. Cada uma à sua maneira;
- Não ter damas de honor não quer dizer que não tenha amigas. Estarão lá todas, ao meu lado, ao seu jeito.
Estas são as minhas razões mas compreendo todas as outras em contrário. Ainda assim, achei que era um tema que vale a pena ser debatido Smiley smile

Casamento sem damas de honor. porquê? - 1

42 respostas

  • Andreia
    Noivo Constante Julho 2016 Montijo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fogo...nunca consegui expressar ao certo o porque de nao querer damas de honor, mas é mesmo isso. Sempre achei discriminatorio e piroso, embora nao condene quem queira.
    • Responder
  • Ângela&joão
    Noiva Constante Abril 2017 Mafra
    Ângela&joão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha melhor amiga é, coinciência ou não, escuteira também e conhecemo-nos na minha primeira atividade - éramos pioneiras! Diz-se que quando uma amizade dura 10 anos, que então será para sempre - e é o nosso caso, já lá vão mais de 10 anos de muitas aventuras, companheirismo, parrtilha e vivências!

    O meu noivo chegou depois, mas também nos escuteiros! E não é preciso dizer qual o destino =p

    Se não fosse escuteira, sei que não seria quem sou nem estaria rodeada por quem estou. Não arrisco percentagens, mas a maioria das pessoas verdadeiramente especiais são (ou foram) escuteiras - há uma magia que fica e que é inegável!

    Dia a dia, por um mundo melhor para todos! Um canhota para tii =) *

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se não fosse matematicamente incorrecto eu diria que concordava a 200000% contigo xD

    Principalmente a parte de estarem todas vestidas de igual: não acho piada nenhuma a ver pessoas vestidas de igual, nunca achei, nem em gémeos, porque acho que cada um tem a sua personalidade (não tenho problema nenhum em que alguém vista a mesma roupa que eu atenção, só não quero que ninguém se sinta forçado a isso). E acho que estar a exigir seja o que for às pessoas que supostamente são das mais importantes na nossa vida (ou não seriam damas) não faz sentido nenhum: eu gosto muito de ti e tu não gostas de vestir vermelho nem de vestidos longos mas como o casamento é meu estou-me a marimbar para a tua opinião e tu vais como eu quero. Odeio lol

    Também concordo completamente com os outros pontos.

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Julho 2016 Montijo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Percebo algumas coisas q m dizes e cada um tem direito a sua opinião mas se for algo q quer a noiva quer as amigas queiram porque nao?! Eu tenho damas d honor q sao amigas d tempo d faculdade e as quais nunca tratei nem tratarei como bonecas ou sequito no dia do meu casamento, sao sim amigas de sempre e para sempre c um lugar mto especial na minha vida e q no dia d meu casamento tb quero q tenham um lugar mto especial e privilegiado como damas d honor ao meu lado! As minhas damas d honor n encaram isso como um frete mas sim como um prazer e isso sim é o q m faz feliz! E, ja agora, vao todas vestidas d mesma cor pq querem (ate pq essa decisão foi inteiramente delas!)
    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente, nada contra quem goste e queira levar, ate acho uma certa graça, mas nao para mim, q ia ser mt dificil estar a destacar uns e n outros qd tds meus convidados sao importantes a sua maneira. Smiley smile
    • Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que giro, Ângela! Vi que conheceste o teu noivo nos escuteiros. Adoro! Fui escuteira durante dez anos e fico sempre um pouco triste quando percebo que, "cá fora", existe algum preconceito em relação a esse mundo de que tenho algumas das minhas melhores memórias. Uma canhota amiga para os dois Smiley smile
    • Responder
  • Ângela&joão
    Noiva Constante Abril 2017 Mafra
    Ângela&joão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não terei damas de honor! Acho que isso faria sentido se eu tivesse, por ex, um grupo de amigas coeso e há algum tempo. Mas não é o caso e não terei.

    A minha melhor amiga - e que tem uma importância diferente - será uma das minhas madrinhas. E pronto!

    Mas gostei do debate! beijinhos*

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho 3 e sao as minhas irmas e uma prima
    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Agosto 2016 Lousada
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu só tenho a minha irma. Amigas bao terei. No fim tiro uma foto com todas. Smiley laugh
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate, eu também não vou ter e concordo em vários pontos contigo, alás, penso assim em tudo, mas confesso que as minhas amigas ficaram tristes, mas entenderam

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração