Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vânia
Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)

Casamento sem damas de honor. porquê?

Vânia, a 11 de Junho de 2016 às 17:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 42
Começou por ser uma moda norte-americana mas está a ganhar raízes nos casamentos portugueses. Ainda assim, desde muito nova que sei que não quero ter damas de honor no meu casamento (já sabia antes sequer de imaginar se me iria casar). E porquê? O facto de há 30 anos, quando morei nos EUA, ser usual as noivas terem 10 damas e respectivos acompanhantes todos vestidos de igual, e de, ouvir a minha mãe dizer que tudo aquilo era um pouco bimbo, pode ter ajudado, mas vou apontar razões mãos logicas:
- Não quero distinguir as minhas amigas. A possibilidade de cometer erros injustos e irremediáveis é enorme e não me iria perdoar se isso acontecesse;
- Acho mesmo que cada uma das pessoas que convido para o meu casamento é especial e tem um papel importante na minha vida. Não quero estabelecer hierarquias de importância;
- O drama dos fatos e das cores e dos feitios e dos tecidos e de todas as guerras que se seguem. É um big no;
- É mais bonito que cada uma possa ir à sua vontade, de acordo com a sua própria personalidade. As minhas amigas não são um item de decoração. São a pluralidade que traz brilho e alegria às nossas vidas. Cada uma à sua maneira;
- Não ter damas de honor não quer dizer que não tenha amigas. Estarão lá todas, ao meu lado, ao seu jeito.
Estas são as minhas razões mas compreendo todas as outras em contrário. Ainda assim, achei que era um tema que vale a pena ser debatido Smiley smile

Casamento sem damas de honor. porquê? - 1

42 respostas

Última atividade por Edna, a 17 de Janeiro de 2017 às 20:41
  • E
    Noiva Ativa Junho 2017 Palmela
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tambem nao vou ter em vez disso vou ter 7 daminhas que são as minhas sobrinhas e primas acho bem mais bonito 😌
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2017 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também não vou levar... Já tenho 2 casais de padrinhos, não quero mais gente no altar!

    Além de que se eu escolher 2/3 ia ser dificil, e pra levar todas iam ser prai umas 10.

    • Responder
  • Vânia
    Noiva Constante Setembro 2018 Sesimbra
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Diferentes pontos de vista.... as minhas quatro matavam-me se não as quisesse pra damas!!Tá a ser a loucura para elas, dei-lhes total liberdade para os vestidos desde que vão de igual e com a cor eleita.... Ainda nem tinha decidido que teria damas e elas já se auto intitulavam como tal... é uma honra tê-las comigo com todo este entusiasmo nos preparativos e será uma ainda maior tê-las tão proximas no meu dia!!

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vânia, subscrevo cada palavra tua! Nada contra quem tem, respeito a 100%. Aliás, vou ser dama de honor de uma amiga minha que vai casar uma semana antes de mim! E sim, foi um stress a escolher vestidos! É o tipo de "dores de cabeça" que escolhi não ter. Vou ter lá todos os meus amigos e amigas (pelo menos assim espero!) e cada um tem a sua importância. Caso contrário, não estariam lá.

    • Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh, não me levem a mal. Eu não sou contra quem tem damas de honor - era o que faltava! Este post foi apenas para explicar as minhas motivações e, ao que parece, há mais como eu. Mas claro que o importante é que cada uma de nós faça o seu casamento, ao seu jeito. E há fotos muito giras das noivas com as suas damas. Não o queria para mim, mas compreendo quem tem e gosto de ver em alguns casos Smiley smile
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Julho 2016 Leiria (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Vânia,

    Eu vou ter! É um bocado bimbo, ok... é um bocadinho! lol Não se trata de hierarquias... todos os convidados têm a sua importância, caso contrário não estariam lá... Enfim... São gostos.. No meu caso começou com uma brincadeira, ainda não havia planos de casamento e eu dizia-lhes que se um dia casasse que elas seriam damas de "odor", uma vez que 3 delas trabalhavam comigo numa perfumaria lol... A verdade é que meses depois fiquei noiva e decidi convidá-las para damas de honor! Tenho uma maior afinidade com elas, são as minhas melhores amigas, porque não? Compreendo as tuas razões e é verdade que a história dos vestidos foi uma dor de cabeça, mas são dores de cabeça que valem a pena! Smiley winking

    • Responder
  • Berta
    Noiva Experiente Outubro 2016 Felgueiras
    Berta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também não acho grande piada!

    Mas respeito quem gosta.

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu irei ter 3 damas e não fiz distinção nenhuma ...escolhi minha irma, uma prima do noivo e uma amiga minha . Essa honra só poderiam ter sido dado a elas pois é com quem tenho uma ligação mais forte e todas as minhas amigas estarão presentes no meu casamento

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também não irei ter damas! Concordo Smiley winking

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo totalmente Smiley smile penso exatamente como tu

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo a 100% , dai não ter tbm damas Smiley smile e sem dúvida fazer uma distinção !!
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Agosto 2016 Paredes
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo, também foi opção desde o inicio, não quero damas por esses motivos todos Smiley kiss
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Experiente Outubro 2018 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo...detesto essa ideia...
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Setembro 2016 Torres Vedras
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tb nao vou ter nao acho piada nenhuma


    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tambem não vamos ter e as razões vão um bocado por ai tambem... Smiley winking

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Agosto 2016 Braga (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá bride Eu também não vou ter damas Smiley laugh
    • Responder
  • Helena
    Noiva Constante Setembro 2016 Sintra
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo tb nao vou ter !
    • Responder
  • Filipa
    Noivo Constante Agosto 2017 Póvoa de Varzim
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile concordo contigo, também não vou ter damas Smiley smile
    • Responder
  • G
    Super Noiva Outubro 2016 Braga (Concelho)
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho muitas amigas e algumas queriam ser damas mas deixei bem claro que não queria damas de honor. Já fui dama e não achei grande piada. Acho que dá mais trabalho que o que devia.
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2017 Gondomar
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia, sou totalmente de acordo com tudo o que disseste! Pessoalmente nunca achei muita piada a ter damas de honor, todas as pessoas são importantes e cada qual deve ir como se sentir melhor, sem a pressão de cores, formatos, etc. Smiley winking
    • Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bonito, mesmo Smiley love
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Smiley smile comprei-o pela internet e foi amor à primeira vista. Farto-me de ver vestidos em montras e, quase um ano depois, continuava a escolher o mesmo! Nesta foto dá para ver as camadas e os pormenores da renda. Era mesmo de uma qualidade fantástica.

    Casamento sem damas de honor. porquê? - 1
    • Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estão muito giros! E o teu vestido parece maravilhoso Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia Smiley smile eu não tive, mas também não tive a situação tradicional: cada um teve 4 padrinhos, 8 no total. A verdade é que não tem de haver tanta confusão quando isso. No nosso caso nem houve confusão nenhuma Smiley winking
    Para nós não fazia sentido ter padrinhos que não fossem nossos amigos próximos, por isso teríamos sempre de excluir alguém. A verdade é que escolhemos amigos próximos de cada um e amigos próximos dos dois como casal. Pessoas que fizeram parte da nossa relação.
    Em termos de roupa, eu nunca quis que fossem com os mesmos vestidos. Acabei por ter a ideia de usarem aqueles vestidos transformáveis e elas concordaram. Cada uma tinha um de uma cor, escolhida por elas e que combinasse, e cada uma usou o vestido como quis. Os padrinhos iam com gravatas a combinar. A verdade é que adorámos, e eles também. Smiley smile


    Casamento sem damas de honor. porquê? - 1
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2016 Torres Vedras
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também não tive e concordo contigo e com a tua mãe....mas cada um faz o q quer Smiley winking
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Ativa Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu percebo o que querem dizer, mas as minha amigas adoraram a ideia tanto quanto eu e não tive de excluir ninguém. Claro que é difícil encontrar um vestido e agradar a todas. Só posso ter uma madrinha, que será a minha tia, assim é um forma de mostra que são importantes para mim. Espero um dia também poder ser dama delas
    • Responder
  • Ana Moura
    Noiva Experiente Setembro 2016 Coimbra (Concelho)
    Ana Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ponderei se teria ou não , mas acabei por decidir que sim ... E elas adoraram ! Elas é que vão fazer ao gosto delas cada vestido eu só escolhi a cor , são as pessoas que mais passam tempo comigo e que são amigas á mais de uma década , não que nao goste das outras pessoas mas elas são o meu braço direito ... E merecem por tudo o que sempre fizeram por mim um lugar de destaque também nesse dia Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Constante Setembro 2016 Braga (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tambem não tenho e não estou chateada com isso nunca achei que fizesse sentido para mim.
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Master Julho 2016 Ponte de Lima
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também sempre soube que não iria ter. Não gosto de modas, faço o que me apetece

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma opinião válida!Eu por exemplo sempre soube que iria ter,muito antes até de ser "moda" em Portugal!Quando as minhas tias e mãe casaram, em Moçambique, tinham damas e sempre achei muito bonito.Escolhi a minha irmã e primas.Concordo contigo na parte dos vestidos e por isso deixei ao gosto delas Smiley winking
    • Responder
  • Bárbara & Mário
    Noiva VIP Setembro 2016 Figueira da Foz
    Bárbara & Mário ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E sabes que mais? Faço das tuas palavras as minhas, foram precisamente essas as razões pelas quais não escolhi damas de honor e nem padrinhos, sou incapaz de escolher um(a)s amigo(a)s ou familiares "preferidos", tenho carinho especial por todos, todos de maneiras diferentes, por razões diferentes! Não sou contra a quem o faça, mas acho demasiada pompa e circunstância para a minha maneira de ver as coisas =)
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faço das tuas as minhas palavras. Smiley smile não tenho nada contra quem gosta e quem quer ter damas, e ate acho engraçado e bonito de se ver. Afinal ainda bem que assim é, senão o mundo teria os gostos todos iguais hehe mas no meu, as damas vão passar ao lado Smiley winking primeiro porque todas elas têm estilos completamente diferentes, segundo porque eu não tenho a possibilidade de lhes comprar os vestidos, logo não acho justo estar a lhes "impingir" uma compra que terá que ser baseada num estilo, cor e feitio que eu gosto (embora sei muitas delas não se importariam), e depois há sempre as contas de quantas são e a quem dizer , e numa situação de ser impossível convidar todas, há sempre o risco de magoar alguém. Quero - as todas sim no meu casamento,e todas ao meu lado naquele dia especula, mas quero - as à vontade , cada uma no seu estilo e gosto, a aproveitar o máximo do meu casamento . Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração