Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Nia
Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira

Casamento Civil Cerimónia

Nia, a 5 de Setembro de 2024 às 17:06 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 15

Olá Noivas,

Eu e o meu mais que tudo damos o nó, no próximo ano a 26.07 e vamos casar pelo civil e decidimos faze-lo na mesma quinta onde será o copo d'água.

No entanto não fazemos a mínima ideia de como será a celebração por parte do conservador(a), qual o tempo de duração, o que é que acontece realmente?

Podem partilhar os vossos conhecimentos e matar a curiosidade destes dois novatos 😅.

P.S: Achei que tinha imenso tempo para tratar do casamento, pois é só em julho do ano que vem e vejo imensa gente a tratar do casamento com data de 2026 é normal começar com tanta antecedência😳????

15 respostas

Última atividade por Nia, a 6 de Setembro de 2024 às 17:31
  • Nia
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola´Magda,

Pois é verdade que Santa Maria da Feira também não tem celebrantes, pedi orçamentos nas redondezas ou seja Porto e Aveiro estamos a falar de 450,00€ a 600,00€ por hora mais deslocação😳 o que nos pareceu uma barbaridade... vamos mesmo optar pelo conservador apenas e esperemos que não haja contratempos com o mesmo, já que Santa Maria da Feira também os solicita fora segundo a Sra. do Registo Civil😒...Obrigado pelo comentario❤️😘

• Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Nia!
    Nós também pensámos num celebrante pois seria mais pessoal, no entanto, os celebrantes cá no Algarve não são muitos e os poucos que há são mais no Barlavento (Portimão, Lagos) e o nosso casamento é precisamente no Sotavento, isto é, zona de Tavira e, além do serviço não ser barato pois os orçamentos que tive eram de no mínimo € 300, ainda acrescem as despesas de deslocação e os € 120 que teremos de pagar à mesma na Conservatória. Posto isto e como iremos gastar imenso dinheiro no copo d'água e nos 20 dias que iremos ter nos Estados Unidos (várias cidades), optámos por casar na Quinta apenas com a Conservadora 😊
    Mas vejam na vossa zona os celebrantes que há e peçam orçamentos 😉
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É pra isso que ca estamos Smiley love

Bons preparativos Smiley heart

• Responder
  • Nia
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Patricia,

Vamos considerar a ideia e ver o que vamos fazer, obrigado pela partilha❤️😘

• Responder
  • Patricia
    Super Noivo Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Nia!
    Cerimónia civil em média 30 min.
    Nós também vamos ter um celebrante como a Mariana e aí já demora mais tempo, cerca de 1h, mas a cerimónia é tal como a Mariana diz: muito mais pessoal e intimista.
    • Responder
  • Nia
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Raquel pelo comentário fico mais descansada por perceber que tenho mais que tempo❤️😘
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento pelo civil é super rápido! O da minha irmã nem 20 minutos foi.. ler o contrato, assinar e ainda deu tempo para umas palavrinhas… acredito que dependa da pessoa que apanhes também!

Quanto à preparação acho que depende do quão flexíveis vocês são.. o da minha irmã organizamos em 5/6 meses e correu super bem ☺️
    • Responder
  • Nia
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Margarida...espero que tenham um dia super feliz e está quase a chegar❤️Vamos tratar do espaço amanha.😘
    • Responder
  • Nia
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Teresa...
    Muito obrigado pelo comentário ajuda bastante e também tranquiliza ❤️😘
    • Responder
  • Nia
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Mariana, ajudou mesmo a perceber o que se vai passar e a ideia do celebrante parece ser genial vou ver a possibilidade.❤️😘
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! A cerimónia civil é muito rápida, meia horinha. Se quiseres algo diferente marcam na conservatória no dia antes por exemplo e casam, e contratam celebrante para o dia na quinta, aó é mais demorado.

Ahahah olha depende de cada um, há quem prefira noivados longos por várias razões, o meu noivado será de exactamente um ano, comecei a tratar das coisas com 11 meses de antecedência e sinto que tive tempo de tratar tudo com calma, mas se tivesse um noivado de 6 meses tenho noção que para mim seria tranquilo também. Depende do poder de organização, da tranquilidade e preferência mesmo.

Tens bastante tempo sim, podes fazer tudo com calma. Vê a agenda da app que ajuda bastante.

• Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ☺️ quando ao civil não te sei ajudar, porque vou casar pela igreja, mas relativamente à organização do casamento aconselho a fazê-lo com alguma antecedência. Nós vamos casar dia 28/09 e começamos a organizar em junho de 2023, primeiro com a marcação da quinta! ☺️
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E olha, em relação a tempos, eu contratei a quinta em abril de 2023 mas só comecei a tratar de tudo o resto em outubro/novembro de 2023. Vestido, animação, fotógrafo e celebrante nessas datas e o resto nos primeiros 3 meses de 2024. Dá uma vista de olhos na lista de tarefas da app, a mim deu-me IMENSO jeito.
    Bons preparativos ❤️
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiz um post sobre a nossa celebrante, se quiseres dar uma vista de olhos ❤️
    https://comunidade.casamentos.pt/forum/a-minha-experiencia-com-txim-txim-celebrantes--t291725
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Nia, por norma uma cerimónia civil demora 20min, no máximo 30! No caso do conversador, ele diz umas palavras sobre a união das duas pessoas em casamento, num modo geral, e depois passa para a parte burocrática (se iniciares o processo online, nem assinas nada).
    Podes é também contratar um celebrante (esta pessoa não tem poder para oficializar o matrimónio, pelo que terias que ir antes à conservatória casar). Esta cerimónia é muito mais pessoal e intimista porque o celebrante tem uma reunião com os noivos e faz um guião onde conta a vossa história.
    Nós optámos por esta última opção e foi incrível, todos os convidados ficaram emocionados e adoraram a cerimónia. Casámos no civil dia 12 e fizemos a cerimónia no dia 13 de julho.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração