Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Denise
Noiva Constante Setembro 2018 Almada

Cada um paga o seu 🤔

Denise, a 30 de Março de 2018 às 18:38 Publicado em Fórum Festa 0 37
Olá meninas,

Veio em conversa noutro num grupo de amigas a ideia de no casamento, os convidados ao em vez de darem as habituais prendas darem apenas o valor do menu do casamento .

Confesso que a primeira impressão foi "nem pensar! 😒"...mas depois ponderando bem a situação pensei: " E porque não? Acaba por ser mais em conta para várias pessoas"- e afim ao cabo o € vai mesmo para isso para pagar o casamento. (Mais coisa menos coisa).

Então a questão era: já alguém ponderou fazer isto? Sim? Quais foram as reacções? 😘

37 respostas

Última atividade por Sandra, a 1 de Abril de 2018 às 19:04
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá linda, eu pessoalmente não faria mas há por aqui várias noivinhas que vão fazer isso e não vejo mal no assunto Smiley smile já fui a casamentos assim

    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é algo que eu nao faria, eu quando convido as pessoas não é com a ideia que me ofereçam algo, logo não era capaz de pedir isso Smiley smile

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Julho 2019 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Até acho bem porque quando vamos a um restaurante também pagamos o nosso prato certo! assim evita-se envelopes em branco porque acho preferível dizer que não tem para dar pq não pode é os noivos contarem com essa pessoa que não vai dar mas gostam dela e querem-na lá do que certas pessoas como já soube em casamentos que receberam envelopes com 0€ e nem prenda!!
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um tema delicado ... eu pessoalmente não me sentiria bem em fazê-lo mas já fui convidada para um assim e fui.. acontece que foi num restaurante banal no meio de uns prédios. Em nada pareceu um casamento...
    ve bem a tua lista de convidados e vê se achas viável. Caso contrário trata das coisas com tempo e até podes conseguir fornecedores baratos
    • Responder
  • Patricia
    Super Noiva Junho 2019 Évora (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente nao é um a ideia nada má, tendo em conta os tempos de crise e tudo é uma ajuda.

    No nosso caso não é de todo uma opçao e nem foi colocada em cima da mesa pois se o fizessemos nao iria ninguem, iriamos ser só nos e o nosso filho. Ta tudo nas lonas Smiley atonished

    • Responder
  • Liliana
    Super Noiva Agosto 2022 Silves
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Denise! Smiley smile sabes eu ainda me pergunto: "pq não fazemos cada um paga o seu?" O meu noivo é que não é a favor disso. A verdade é que o dinheiro que vou gastar no copo de agua reduzia o emprestimo da minha casa, mas pronto....tbem se conseguir juntar o valor que pretendemos em dois anos para casar concerteza que consigo faze-lo mais dois anos depois ahah Smiley tongue Façam como acharem melhor e se sentirem mais confortaveis. O dia é vosso e só isso importa Smiley winking
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Denise. Essa foi a minha primeira sugestão em relação ao casamento. Em vez de os convidados darem a tradicional prenda pagarem o respectivo correspondente ao valor à cabeça na quinta. Acontece que nem o noivo nem a família (pais) acharam piada. Disseram logo que não fazia sentido, etc. Eu não partilho da mesma opinião. Acho que fará sentido para os casais que assim entenderem fazê-lo. Algumas pessoas irão estranhar isso, pois não é comum. Quem se recusar talvez é porque não faça mesmo falta lá.

    No entanto, tudo depende do espaço que contrates e do tipo de convidados que tenhas, ou seja, se fores ver uma quinta que cobre uns 70€ à cabeça, numa família de dois adultos e uma criança meio pagante por exemplo daria logo 175€, o que se calhar pode deixar os convidados reticentes, pois por mais que gostassem de ir, fica fora das possibilidade deles também.

    falando no meu caso. O meu menu era de 40€ à cabeça por adulto, e no fim, compensou muito mais não ter usado o método que sugeriste, pois todos os nossos convidados deram prenda, que de uma forma geral cobria a despesa de cada um, e no fim eu para pagar o casamento inteiro e ainda ter lucro. Mas sei que nem sempre isso acontece, pois nem todos os convidados dão presente ou um presente mais abonado.

    Por isso, caso optem por esse sistema e que o menu seja elevado, podem optar pelo 50/50. Pedirem aos convidados metade e vocês pagarem a outra metade. E quem quiser ainda dar prenda óptimo.

    Escolham o que escolherem, tenham em mente que será a melhor decisão para vós, e isso é o mais importante.

    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com tudo a 200%
    Também entreguei convites em janeiro dei até fim de abril e está quase toda a gente a dizer que vem!
    Fico contente de teres encontrado um valor ainda mais em conta, nós aqui na zona com tudo o que a Quinta inclui não conseguimos mesmo melhor valor... Mas toda a gente aceitou super bem a ideia! Outra coisa é que tal como vocês também vamos ter o dobro dos convidados que pensávamos inicialmente!! E também casariamos apenas os dois, mas a presença dos que gostam de nós é importante e eles sabem disso!!😍😍😍😍
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não percamos as duas então 😄 Beijinhos
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente como connosco!!😍 E eu própria já fui a um casamento como convidada em que cada um pagou o seu... E também não me importei nada!
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Experiente Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô Denise, nós quando ficámos noivos pensámos nessa hipótese porque eu julgava que precisava de uns 10.000€ (no mínimo) para casar mas entretanto percebi que conseguíamos fazer a festa por metade disso e abandonámos a ideia do cada um paga o seu.
    Agora como convidava, não me chocava nada se me pedissem para pagar a minha parte. Só se me pedissem muitooo dinheiro e eu não tivesse mesmo possibilidade de pagar é que não ia!

    Mas resumindo e baralhando, da maneira que a vida está, não vejo mal nenhum em cada um pagar o seu mas também não acho que sirva como triagem (eu não sei o dia de amanhã e posso ficar com uma mão à frente e outra atrás e não ter dinheiro independentemente de gostar dos noivos ou não). Eu não o fiz porque para nós não fazia sentido, preferi cortar em outras coisas de modo a sermos nós a pagar.
    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Denise 😁
    Eu ja fui convidada para um casamento assim. Para mim até foi melhor. Costumo dar 100€ aos noivos. O jantar era 50€ por pessoa. Não me pareceu mada mal e compreendi plenamente a parte dos noivos.
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Filipa as pessoas só percebem o que querem perceber... Interessa é respeitar!! Tu com a tua forma eu com a minha. Eu respeito os que vão lá comer e beber á grande sem pagar tu respeitas os meus que pagam para o item fazer à grande também!
    Sem nada a acrescentar! Porque cada um sabe de si, como te disse desde a minha primeira resposta. E com 24 anos não percas tempo a pensar nisto!
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Triagem de ambos, okay, não me faz sentido, se calhar porque ainda não tenho 24 anos mas vou pensar sobre isso! Tal como, me preocuparia que uma pessoa a quem chamo de amiga me dissesse "ok ok" na cara e por trás comentasse mal.. De amigos assim ninguém precisa mas, infelizmente, há imenso. Cada um sabe de si, essa é a verdade mesmo.. Beijinhos
    • Responder
  • S
    Noiva Experiente Setembro 2018 Barreiro
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos fazer isso,e por incrível que pareça toda gente reagiu muito bem..Smiley laugh e todos os que convidamos virao..Smiley flower
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro Mafalda... E tal como respeito quem o faz dessa forma que é o mais comum, peço que respeitem quem faz de forma menos comum. Cada um sabe de si, do seu casamento e dos convidados!😍
    No fim importante mesmo é sermos todos felizes!!😍😍😍😘😘😘
    • Responder
  • Lìlia
    Noiva VIP Outubro 2018 Évora (Concelho)
    Lìlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Denise!
    Caso em Outubro e também vamos fazer assim.
    Como já vi muitas meninas comentarem por aqui (mesmo em casamentos pagos pelos noivos), a adesão é muito melhor da parte de amigos do que da parte da familia...
    Mas lá está, assim tens a certeza de que que lá está é mesmo por gosto!
    Fizemos mais ou menos como a Liliana, escolhemos um local que inclui o Cocktail no exterior depois da cerimonia, o jantar é buffet (sem limite), bar aberto e inclui tambem o bolo. A diferença é que conseguimos um valor ainda mais simpático!
    E tambem já entregamos os convites em Fevereiro para que os convidados tenham tempo mais que suficiente para se organizarem.
    Em relação á questão do "quem quer casar tem que ter condições para tal", hoje em dia dificilmente a maioria das pessoas tem 20 mil € no banco pra gastar num casamento, o que acontece é que muita gente se endivida, e isso pra mim não faz sentido...
    Por outro lado e ainda que a pessoa tenha esse valor disponivel para tal, a pessoa não está depende de convidados para casar! Falo por mim, eu casava de qualquer das formas nem que fossemos só os dois. Mas queremos incluir as pessoas que são importantes na nossa vida!
    São opções. Tanto é nossa opção fazer assim como é opção do convidado aceitar a ideia. E se é dificil para um convidado pagar um jantar, é muito pior para nós pagarmos 20 mil € sozinhos...
    E a verdade é que vamos ter mais convidados do que pensávamos!

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ly compreendo o que dizes e fico mesmo feliz pelos teus convidados conseguirem, mas eu no meu caso conhecendo os meus sei que alguns não conseguem, eu mesmo assim já tive resposta de atenção já sabes que nao sou rico, e claro que digo que nós não queremos nada. É simples cada um sabe claro de si e conhece os seus convidados.
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro!!
    De qualquer forma da mesma maneira que respeito quem o faz de forma tradicional, só acho que devem fazer o mesmo com quem não o quer (é uma opção) fazer dessa forma.
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Triagem de ambos!! Mas quase ninguém dias que não ia... E percebo perfeitamente sendo que uma família de 4 pessoas adultas paga isso. Se forem crianças, pagam obviamente menos. Por ter percebido, e muito bem, é que decidimos assim. Em relação ao que as pessoas fazem pela frente ou por trás é e será sempre um problema delas , percebes? É algo que com a minha idade não me preocupa minimamente!!! (Mas por acaso nunca preocupou!) Estou apenas a dizer que nos meus convidados sejam família ou amigos não houve qualquer problema! São cerca de 150 pessoas felizes e presentes a pagar cada um o seu!!
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É mesmo
    Quem quer lá estará
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Triagem de afeto ou triagem económica? Vou pagar 80€ por pessoa, uma família de 4 pessoas teria de pagar 320€, mais despesas de roupa, por exemplo. Isto não é despesa comportável para todas as famílias, por exemplo. Percebes? Ao fazer isso há os que podem ir, os que deixam de puder mesmo querendo ir mas porque não têm dinheiro... Ah, e dentro dos que podem ir, acredita, sobrevivência humana, muitos riem-se pela frente mas, por trás, comentam negativamente sobre isso. Beijinhos

    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso não é início de vida a dois... Já vivemos juntos á 3 anos... De qualquer forma as pessoas todas entendem o que dizemos de forma natural. Não tive nem familiares nem amigos a achar absurdo! Talvez também porque a idade é outra... Não sei mas não tive nenhuma menos boa reação... Até temos pessoas a dizer que nos vão dar a mais e para ser a cereja no topo do bolo ainda escolhemos uma sexta-feira!! Ou seja tudo a meter o dia de férias! A realidade é que quem quer lá estar estará no matter what!😍😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade as pessoas acham que no casamento precisam de dar dinheiro aos noivos para a nova vida então dão mais que a quantia gasta no casamento.
    Tive muitas pessoas a dizer que tinham todo o gosto a pagar porque assim iriamos ter dinheiro para o nosso inicio de vida a dois
    Tive também outras pessoas com menos posses a dizer me que faziam todo o gosto em pagar porque não vale a pena estar a começar a vida com a corda ao pescoço
    Mas vai sempre depender dos convidados alguns não se importam outros acham um absurdo
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa Filipa mas também não posso deixar de te dizer que "quem quer casar tem que ter condições para tal" e no meu caso tenho! Mas, e é uma opção minha (nossa enquanto casal) querermos que cada um pague o seu em vez de prendas, e acredita que a adesão é brutal! Quem quer mesmo estar presente está e isto faz logo a triagem, não há lá ninguém que não queira mesmo estar lá! No entanto respeito quem segue o tradicional e segue protocolos. Apenas não pude deixar de esclarecer que são opções e cada um toma as suas. Tal como também concordo que não podemos generalizar que todos vão a "pensar em comer e beber á borla"... No meu tenho a sorte de contar com perto de 150 pessoas, em vez das 80 que achava que ia ter porque todos sem exceção fazem questão de estar connosco no nosso dia. Para isso pagam o valor do seu. E discordo também na parte de parecer um jantar de amigos, o meu casamento terá tudo (ou mais) o que qualquer casamento pago por pais ou noivos tem. Lá está opções de vida, temos apenas que respeitar o igual e o diferente.
    Beijinhos
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que corra pelo melhor claro e que tenhas um dia de sonho 😘 aparentemente é mais em moda do que pensava. Mas só a título de exemplo tenho uma amiga que casou no ano passado e de prendas não realizou o valor gasto na quinta, assim pelo menos consegues assegurar os custos da quinta e sim como já foi dito o resto já vai ser um gasto grande 😘
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não só ponderei como vou fazer. Caso daqui a 69 dias. Os problemas estão só na nossa cabeça!
    Então em outubro quando fiquei noiva avisem logo as pessoas que seria assim, já casei antes, já temos 35 anos e vivemos juntos á 3 anos... Logo não queremos prendas, queremos a presença das pessoas para isso cada um paga o seu... E acredita que ainda tens muito onde gastar €!!😍 Voltando ao meu exemplo, escolha da Quinta tivemos em conta a oferta do maior número de coisas e da qualidade de tudo. Escolhemos a Quinta das Riscas 1 em Pegões, inclui decoração ao nosso gosto, comida (óbvio) feita lá os 3 pratos normais mais sobremesa e café (o normal), buffets imensos e variados, bebidas desde a chegada até á saída (bar aberto), bolo de noivos á nossa escolha, noite de núpcias, 4 quartos para pais e padrinhos e fogo de artificio... Posto isto o valor são 75€/pessoa tínhamos mínimo de convidados 80. Para não ficarmos na mão a lista inicial tinha 120... Neste momento e a 69 dias posso dizer que temos praticamente 150 convidados confirmados. Tudo diz que vai!
    Por isso recomendo vivamente esta opção!😍
    Mais uma coisa a ter em conta, entreguei os convites 6 meses antes em vez dos habituais 4... E dei data limite mês e meio antes para poderem pagar e nós pagarmos á quinta a tempo... Se precisares de mais alguma ajuda diz!😍 Beijinhos 😘😘
    • Responder
  • Denise
    Noiva Constante Setembro 2018 Almada
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mafalda, obrigada pela participação.

    Ainda não esta decidido, mas é uma ideia nova e que de certa maneira no nosso caso vai ajudar. Vamos ver, beijinhos 😘
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2018 Lousada
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha, eu nao poderia estar mais de acordo com a Mafalda

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia. Desculpa mas não pude deixar de responder a "Acho que as pessoas do pensam no casamento para comer e beber á borla". Estamos a convidar, quem convida paga e, o convidado, se assim o desejar, dá um presente como retribuição, ou não... Isso depende da carteira e consciência de cada um. Ao se estabelecer que cada um paga o seu, algumas pessoas poderão ter de dizer que assim sendo, não poderão ir. Eu acho isso triste, não quero que as pessoas deixem de ir por falta de condições económicas. Penso que, sendo muito sincera, se queremos casar temos de ter as condições mínimas para tal. Para mim, o regime de cada um paga seu faz-me lembrar um jantarada de amigos, mas é apenas a minha opinião e ponto de vista. Não estou contra ninguém, entendo os dois lados mas não aceito esse. Beijinhos a todas.

    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu apenas farei questão de pagar as minhas damas, aos cavalheiros e padrinhos. Pois são pessoas muito especiais e vão nos ajudar com tudo
    • Responder
  • Denise
    Noiva Constante Setembro 2018 Almada
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Ester, obrigada pela participação Smiley smile
    Que bom saber isso, acho que vamos optar por isso. Vamos lá mudar tradições 😊
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração