Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Burocracias do dia C: Abertura do Processo no Registo Civil ✔️

Telma, a 3 de Junho de 2020 às 15:54

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 97

Brides & Grooms ❤️ Como a maioria de vós sabe, eu sou noiva (esperançosa) 2020 e como tal, embora ainda estejamos naquele impasse natural (enquanto não existirem diretrizes vinculativas) e tenhamos estado com os preparativos em stand-by por conta do nosso último inimigo, a resolução de...

Brides & Grooms ❤️

Como a maioria de vós sabe, eu sou noiva (esperançosa) 2020 e como tal, embora ainda estejamos naquele impasse natural (enquanto não existirem diretrizes vinculativas) e tenhamos estado com os preparativos em stand-by por conta do nosso último inimigo, a resolução de ministros do último fim-de-semana veio alegrar-nos e iluminar-nos o caminho. Por isso, esta semana decidimos voltar "ao ativo" 😍

Ora, algo que estava em falta e que já deveria ter sido feito era a abertura do processo de casamento no Registo Civil e, tal como o título indica, demos esse check (ontem), iupi 👏👏

👉 COMO FIZEMOS?

Como sabem, em tempos de pandemia, este tipo de serviço está apenas a funcionar por marcação. E, como tal, tentamos contactar com as duas conservatórias mais próximas das nossas residências, sem sucesso, pelo que tivemos de recorrer a outra a cerca de 20km.

Ora, após efetuar o telefonema, com sucesso, a solicitar o agendamento, tivemos de enviar um e-mail com os seguintes dados:

- Nome e Morada dos Nubentes;

- Data e Tipo de Casamento (no nosso caso, religioso na Paróquia xx);

- Tipo de Regime de bens a adoptar;

- Número de Filhos;

- Anexar a digitalização do CC de cada nubente.

Posteriormente recebemos a resposta, no mesmo dia, a agendar para Terça-feira às 10h. Então, dirigimo-nos à Conservatória e como já tínhamos enviado todos os elementos necessários no e-mail, o documento já estava lavrado, pelo que a funcionária apenas leu para verificarmos se existia algum lapso, antes de solicitar à conservadora que o "assinasse".

👉 QUE DOCUMENTOS FORAM NECESSÁRIOS?

Como é habitual, quando ambos os nubentes têm nacionalidade Portuguesa, apenas foi necessário a apresentação dos Cartões de Cidadão.

👉 QUANTO PAGAMOS?

Como optamos pelo Regime de Comunhão de adquiridos, tivemos de pagar os tabelados 120€.

Para as noivas de Agosto/Setembro que me têm perguntado se acho que estão a ficar sem tempo para abrir o processo, como vêm se a vossa conservatória for tão célere quanto a nossa, não terão problemas.

E pronto, agora que já temos o processo aberto temos de retomar em força os preparativos para conseguirmos ter tudo a tempo e horas 😍

🛑🛑 DICA

De ressalvar que, embora as coisas estejam a começar a encaminhar-se, a dado momento podemos ter de retrair como sabem. E, caso tenhamos de adiar o casamento por essa razão, foi-nos explicado na conservatória que o processo de casamento passa a ter duração de 1 ano a partir da data de inicio do mesmo.

Se a nova data de casamento for dentro desse prazo, não há problema. Caso contrário, existem duas opções: anular o processo, perdendo 50% do valor pago, e iniciar um novo a 6 meses da nova data (no caso de não saberem qual será ainda) ou manter o processo atual mas mais próximo da data (p.ex. quando faltarem 6 meses para o casamento) pedir um prolongamento do processo, e assim não se perde dinheiro.

Energia positiva atrai coisas positivas, já sabem 🍀

97 respostas

• Inês
    Noiva Experiente Agosto 2020 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola noivinha Telma

Por aqui também estamos assim a pensar em ir tratar do processo do registo civil , ainda que não sei quais as regras da minha quinta , mas estou com a esperança que as coisas se estão a compor e aos poucos já é possível ver melhorias .

Senão nunca mais se organiza o que ainda falta e o tempo começa a ser pouco

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração