Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Burocracias do dia C: Abertura do Processo no Registo Civil ✔️

Telma, a 3 de Junho de 2020 às 15:54

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 97

Brides & Grooms ❤️ Como a maioria de vós sabe, eu sou noiva (esperançosa) 2020 e como tal, embora ainda estejamos naquele impasse natural (enquanto não existirem diretrizes vinculativas) e tenhamos estado com os preparativos em stand-by por conta do nosso último inimigo, a resolução de...

Brides & Grooms ❤️

Como a maioria de vós sabe, eu sou noiva (esperançosa) 2020 e como tal, embora ainda estejamos naquele impasse natural (enquanto não existirem diretrizes vinculativas) e tenhamos estado com os preparativos em stand-by por conta do nosso último inimigo, a resolução de ministros do último fim-de-semana veio alegrar-nos e iluminar-nos o caminho. Por isso, esta semana decidimos voltar "ao ativo" 😍

Ora, algo que estava em falta e que já deveria ter sido feito era a abertura do processo de casamento no Registo Civil e, tal como o título indica, demos esse check (ontem), iupi 👏👏

👉 COMO FIZEMOS?

Como sabem, em tempos de pandemia, este tipo de serviço está apenas a funcionar por marcação. E, como tal, tentamos contactar com as duas conservatórias mais próximas das nossas residências, sem sucesso, pelo que tivemos de recorrer a outra a cerca de 20km.

Ora, após efetuar o telefonema, com sucesso, a solicitar o agendamento, tivemos de enviar um e-mail com os seguintes dados:

- Nome e Morada dos Nubentes;

- Data e Tipo de Casamento (no nosso caso, religioso na Paróquia xx);

- Tipo de Regime de bens a adoptar;

- Número de Filhos;

- Anexar a digitalização do CC de cada nubente.

Posteriormente recebemos a resposta, no mesmo dia, a agendar para Terça-feira às 10h. Então, dirigimo-nos à Conservatória e como já tínhamos enviado todos os elementos necessários no e-mail, o documento já estava lavrado, pelo que a funcionária apenas leu para verificarmos se existia algum lapso, antes de solicitar à conservadora que o "assinasse".

👉 QUE DOCUMENTOS FORAM NECESSÁRIOS?

Como é habitual, quando ambos os nubentes têm nacionalidade Portuguesa, apenas foi necessário a apresentação dos Cartões de Cidadão.

👉 QUANTO PAGAMOS?

Como optamos pelo Regime de Comunhão de adquiridos, tivemos de pagar os tabelados 120€.

Para as noivas de Agosto/Setembro que me têm perguntado se acho que estão a ficar sem tempo para abrir o processo, como vêm se a vossa conservatória for tão célere quanto a nossa, não terão problemas.

E pronto, agora que já temos o processo aberto temos de retomar em força os preparativos para conseguirmos ter tudo a tempo e horas 😍

🛑🛑 DICA

De ressalvar que, embora as coisas estejam a começar a encaminhar-se, a dado momento podemos ter de retrair como sabem. E, caso tenhamos de adiar o casamento por essa razão, foi-nos explicado na conservatória que o processo de casamento passa a ter duração de 1 ano a partir da data de inicio do mesmo.

Se a nova data de casamento for dentro desse prazo, não há problema. Caso contrário, existem duas opções: anular o processo, perdendo 50% do valor pago, e iniciar um novo a 6 meses da nova data (no caso de não saberem qual será ainda) ou manter o processo atual mas mais próximo da data (p.ex. quando faltarem 6 meses para o casamento) pedir um prolongamento do processo, e assim não se perde dinheiro.

Energia positiva atrai coisas positivas, já sabem 🍀

97 respostas

• Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estás "casada" Telminha 🤣

• Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma. Que bom que já tives-te mais um check no teu casamento. E logo um check muito importante 😍 parabéns. Agora vou ficar a torcer para que o teu dia aconteça tal e qual como sonhas-te. Beijinhos 😍
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico muito contente por conseguires!
    Acho que nos temos mesmo de pensar positivo!
    Realmente acho que depende muito dos funcionários que apanhamos... da 1 vez achei muito simpáticos mas com esta pandemia as pessoas tendem a ficar carrancudas e a não pensar no próximo! Ou seja, para não os incomodarmos nunca dá para fazer...
    • Responder
  • Inês
    Noiva Experiente Agosto 2020 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim nos tambem ja tivemos um convidado que disse que nao vinha por causa do virus ,e que se nos adiassemos para o ano ja vinha

claro que nao é normal nada mesmo enfim

• Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha quem não quer nem merece convite! Tenho dito! Que chatos, a vida já recomeçou, porque é que o casamento há-de ser mais arriscado que tudo o resto que fazemos no dia a dia?
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Telma vamos por favor retomar os debates dos preparativos! Fico tão esperançosa e contente! Eu tenho de ir à conservatória para prolongar o meu prazo inicial, acaba em Julho e agora caso em Setembro... Depois conto como correu.
    Beijinhos e muita força 🍀
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Telma, li "nº de filhos" e pensei: "estão a perguntar quantos filhos tencionamos ter?"

Sanidade mental, compra-se!

Excelente passo, dá uma sensação de realidade, não é?! Hoje parece ser um dia feliz para quem ainda mantém os casamentos. Já merecíamos!

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sempre às ordens querida Alexandra 😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado querida Cris 😍

O que nos explicou, e aplicando ao teu caso em concreto, é que o atual processo (aberto em Janeiro 2020 correto?), terá a validade de 1 ano, mas como querem casar em Julho, antes de terminar esse ano, devem ir a conservatória informar que não vão conseguir dentro desse prazo e por isso querem prolongar até ao dia do vosso casamento, sem perder valor nenhum!

De qualquer das formas, como sempre, aconselho a enviar e-mail à conservatória para ficar por escrito a tua dúvida pois se não estivermos informadas, infelizmente há funcionárias da conservatória pouco profissionais que nos podem levar ao engano 😘

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por este debate tão esclarecedor Telma 😘
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado querida Catarina 😍

Podem também fazer online! Era a nossa intenção mas houve umas complicações no cartório da igreja e achamos por bem esclarecer pessoalmente na conservatória 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sofia 😍

Também depende muito de cada conservatória, ou melhor, dos funcionários! Há pessoas que só para serem do contra dificultam imenso. Mas graças a deus apanhamos uma senhora super simpática que estava radiante por nós não termos adiado o sonho 😍

Ai, desejo do fundo do coração que consigam querida! Se isto continuar a melhorar vão conseguir vais ver, pensamento positivo 🍀

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No nosso caso, tivemos um familiar que já deu a dica que talvez não fosse por ter receio de tudo isto! E na semana seguinte tinha cerca de 25 pessoas em casa a festejar o aniversário Smiley atonished

Achas normal? Vê-se logo que não ir ao casamento é pura desculpa!

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitos parabéns pelos check Telma 😁 explica me uma coisa para não se pagar (a segunda opção) teria dr casar então até um ano desde abertura do processo certo?
    Eu abri processo em Janeiro.. Casava em Julho.. Para não pagar tenho de casar até Janeiro de 2021 ne? Para casar em Julho 2021 tenho de pagar mais 50% do que ja paguei? 🤔
    • Responder
  • Catarina
    Noivo Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo check e muito obrigada pela partilha . Só vou abrir o processo para o ano mas ao ler , já fiquei a saber de todos os documentos necessários 😊
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, casava a 30 de maio pelo religioso e os meus 6 meses acabavam dia 19 de junho, como não pudemos casar preferimos ir a conservatória casar por civil em maio (sempre teremos o mês de maio como especial) e o religioso ficou para 24 de julho de 2020 ❤
    O que me disseram era que se ultrapassasse a data dos 6 meses teria mais 6 meses mas tinha muita burocracia... preferi assim e fiquei feliz na mesma!
    Muita força e 2020 continua a ser o nosso ano!
    P.s. se a situação atual não se agravar irei mesmo casar a 24 de julho! Já me ligaram da quinta e graças a Deus que com o 3 desconfinamento veio aliviar muita coisa e quase que nem vamos notar as novas regras!
    • Responder
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim é ridiculo dar porque agora quase em todo lado usasse a mascara ,mas nao ha nada melhor do que aguadar para saber as indicaçoes que vao sair

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que isso não tem lógica o "não querer estar de máscara". Se vão ao hipermercado e tem de usar, se vão à missa "normal" e tem de usar, se vão a restaurantes ou a qualquer espaço fechado e têm de usar, porque agora não querem? Acho mesmo inadmissível quem dá essa resposta, que irritação! 😂😂

Mas de qualquer das formas aguardemos para saber!

• Responder
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois querida mas alguns convidados estão receosos em relação a isso que não queriam muito ter que estar de mascara

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu não acredito muito que isso deva acontecer querida! Primeiro porque nos aperitivos estão no jardim, ao ar livre e depois no salão devem ser as regras gerais como nos restaurantes querida 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado querida Rita 😍

A esperança é a última a morrer 🍀

• Responder
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois querida , eu so quero saber mais ou menos em relação ao uso de mascara que muitos convidados questionam

a minha ainda nao me disse nada querida tenho que aguardar que digam alguma coisa

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O que a nossa nos disse é pura especulação, no entanto dá algum alento. Esperemos mesmo que as novas normas saiam em breve 😍

A mim por acaso responderam-me no dia querida 😘

• Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pelo check tão importante, querida Telma! É isso mesmo, nunca deixem de acreditar 😘

• Responder
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois a minha ainda não me disse nada,mas espera que saiam para breve as regras para poder dizer-nos alguma coisa em relação a isso,mas nos estamos com esperança.

Sim eu ja enviei email,mas de certo também me irão demorar a responder querida

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigado querida Sandrina 😍

Eu estou cada vez mais esperançosa, vamos lá ver eheh 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Joana 😍

Também às vezes depende muito da pessoa que encontras na conservatória! E, nesse caso, não consigo ajudar concretamente mas tentaste esclarecer-te mais tarde ao ligar para lá por exemplo? 😍

Então deve ser igual à senhora do cartório da minha paróquia! Que Deus me perdoe 😂😂

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Supostamente ele adiantou-nos que as únicas restrições era a lotação a 50% (sem as barreiras de proteção nas mesas), o buffet ser mais espaçado no jardim e ter funcionários nas mesas do buffet para servir e tentar reduzir em duas pessoas cada mesa. Se for à volta disto acho que dá para fazermos eheh

Se souberes o e-mail, envia direto o e-mail querida 😍

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Telma. Optimo debate e muito util!
    ..estou ansiosa por ver o teu casamento!!😀..a esperança é a última a morrer..estamos contigo!!🍀
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiquei um bocadinho à nora, na minha conservatória, disseram-me que tinha de lá ir nos finais de Setembro/Outubro para "renovar", mas não foi muito explicita em relação a se tínhamos que pagar algum valor ou não. Tendo em conta que abri em Fevereiro de 2020, e agora se tudo correr bem caso a 05 de Dezembro, estaria dentro do ano previsto.

Mas esta conservatória é um caso raro de "profissionalidade" 😂

• Responder
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já estou aguardar essas regras com uma grande ansiedade , quanto mais não seja para esclarecer alguns convidados que nos tem indo perguntar como é que as coisas vão funcionar ,e também para fazer os pormenores que falta que ainda são alguns com estas coisas do vírus ficou tudo parado .

Mas sim já estou mais confiante , a aqui os registos não me estão atendar as chamadas tem que se ter paciência

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Inês 😍

Acho que fazem bem! Com as devidas regras e precauções estou cada vez mais convencida que vamos conseguir 🙏

Por cá a nossa quinta disse-nos que a Associação está em negociações e deve sair em breve as medidas 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração