Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

E
Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)

Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️

Eduarda, a 6 de Maio de 2021 às 17:38

Publicado em Fórum Casamentos.pt 42

Olá comunidade mais linda 😊 Hoje trago um tema que acho muito importante e muitas vezes esquecido. Eu sei que muitas vezes vemos imagens de bolos lindos decorados com flores e folhas naturais mas o que a grande maioria de nós não sabe é o perigo que estas podem ser para nós e para os nossos...
Olá comunidade mais linda 😊


Hoje trago um tema que acho muito importante e muitas vezes esquecido.
Eu sei que muitas vezes vemos imagens de bolos lindos decorados com flores e folhas naturais mas o que a grande maioria de nós não sabe é o perigo que estas podem ser para nós e para os nossos convidados.
Antes de começar queria ressalvar que a maioria das fotos que vemos são brasileiras ou americanas, onde a legislação relativamente à segurança alimentar não é tão rigorosa como em Portugal (a meu ver temos umas das legislações mais seguras e completas para o consumidor).
cfb_2x_642837.jpg
Passo então a explicar o potencial perigo das flores:
Uma parte significativa das flores (ou outras partes de plantas como ramos ou folhagens) que existem na natureza produzem substâncias tóxicas como forma de auto defesa, sendo algumas delas venenosas. Estando em contacto com o bolo, estas substâncias podem passar para o bolo (ou pelas seivas ou pelos pólens). Mesmo que as flores estejam protegidas com fita, os pólens ou outras substâncias podem passar através do ar e pousar no bolo, que fica contaminado.

Por outro lado, existem várias flores que são total ou parcialmente comestíveis (folhas de rosa, lavanda, borragem, amores perfeitos, capuchinhas, gipsofila, violetas....) e estas podem estar em contacto com o bolo desde que sejam certificadas para alimentação (segundo a legislação portuguesa).
cfb_2x_642851.jpg


No entanto, se estas flores forem de florista NÃO PODEM ser usadas nos bolos porque as flores de florista são tratadas com vários químicos altamente perigosos para a saúde humana que fazem com que as flores sejam perfeitas e mantenham a frescura e bom aspecto durante mais tempo. Também não podemos usar flores dos nossos jardins porque mesmo que não tenham químicos ou pesticidas, não conseguimos controlar o meio ambiente (águas de rega que podem estar contaminadas, químicos presentes na atmosfera, dejectos de animais...).
Infelizmente há ainda muitas quintas e Cake designers que ignoram completamente as regras de higiene e segurança alimentar (ou por falta de formação e conhecimento ou porque simplesmente estão a marimbar se para as regras porque assim fica lhes mais barato) e insistem em usar as flores da decoração do casamento na decoração do bolo. Não façam isso, por favor! Arriscam se a provocar uma intoxicação ou a contaminar os vossos convidados com substâncias nocivas para a saúde ⚠️⚠️⚠️
Ultimamente tem sido tendência também os bolos com flores secas. Estas flores também são preservadas com base na utilização de produtos químicos não aptos para alimentação, portanto, também não podem ser usadas.
cfb_2x_642841.jpg
O mesmo acontece com flores artificiais, cujos materiais plásticos não são aptos para contacto com alimentos.

Então que flores é que podemos usar?
Flores naturais certificadas: hoje em dia há dezenas de empresas que produzem ou vendem flores certificadas, a preços já bastante razoáveis (Makro, el corte inglês, microgreens, alfagreens, ervas finas - jardim para cozinhar, terra d'avo, microbotanica, Sintra secrets, cantinho das aromáticas, primeira folha, keep fresh, BiO's mercado biológico...)
Flores feitas em pasta de açúcar, pasta de flores, folha de hóstia, pasta de feijão. Há verdadeiras artistas que conseguem fazer flores comestíveis completamente iguais as flores naturais.
Pasta de açúcar ou de feijão:cfb_2x_642843.jpg
Folha de hóstia:cfb_2x_642847.jpg

Se quiserem esclarecimentos extra podem também procurar artigos da FLORUNI (associação de floristas.e fornecedores unidos de Portugal), que falam deste tema.
Decidi escrever este debate enquanto bióloga de formação e enquanto Cake designer em part time, com certificação em higiene e segurança alimentar.
Beijinhos para todos e continuação de bons preparativos 😊💪

42 respostas

  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinha.
    No nosso caso não pretendemos utilizar flores mas acho que é um excelente debate e que alerta para esta situação tão pertinente que muitas vezes nem pensamos.
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Eduarda que excelente debate!
    Eu sempre ouvi que no prato só vai o que se pode comer, mesmo que algo seja feito como decoração, isso tem de ser comestível e sempre assumi que com bolos seria igual.
    Faz-me alguma confusão as flores nos bolos 😅
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ritinha 😊 já eu adoro bolos florais e adoro faze-los mas não arrisco nunca em flores que não sejam comestíveis e certificadas 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha 😊


    Eu também tenho alguma dificuldade em "convencer" alguns clientes. Ainda há pouco tempo perdi um trabalho porque me recusei a colocar flores que não fossem certificadas. Mas prefiro assim. A saúde e segurança de todos em primeiro lugar. Já chega a responsabilidade de fazer bolos com tudo fresco e de qualidade e seguindo todas as regras para não haver nenhum problema 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta 😊


    É realmente uma questão de saúde pública muitas vezes ignorada 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Laura 😊
    Ainda bem que a vossa quinta tem essa preocupação! 😘😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Eduarda, que excelente debate. Por acaso não sou fã de decoração floral nos bolos, mas desconhecia parte das coisas que referes, pelo que agradeço a elucidação. Beijinho.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Eduarda! A minha sogra é cake designer profissional e tem muita dificuldade em convencer as clientes a não colocarem flores naturais nos bolos. Por isso se especializou em desenhos e moldagem de flores! Bjs e obrigada pelo excelente debate! Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eduarda, não fazia ideia mesmo!
    Excelente debate, vou ter uma conversa com o dono da quinta para esclarecer tudo! Muito obrigada por nos alertares 🙏
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Eduarda! Que debate esclarecedor, muito obrigada. Por acaso a minha quinta alertou-me logo para esta situação e que teríamos de ver bem em conjunto aquilo que o bolo podia ou não poderia levar 😊😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração