Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Master Julho 2021 Madeira

Anulação de um Check! - Bolo de Noiva

Carla, a 22 de Junho de 2021 às 12:56

Publicado em Fórum Organizar um casamento 55

Olá comunidade...! Pois é... Já estava a estranhar! Amanhã fico a 30 dias do primeiro grande dia e tinha tudo pronto. Tudo reservado. Estava tranquila. Na minha cabeça, um mês é imenso tempo e não tinha nada para fazer. Mas parece que não se é verdadeiramente noiv@s se não tivermos um percalço com...

Olá comunidade...!


Pois é... Já estava a estranhar! Amanhã fico a 30 dias do primeiro grande dia e tinha tudo pronto. Tudo reservado. Estava tranquila. Na minha cabeça, um mês é imenso tempo e não tinha nada para fazer.

Mas parece que não se é verdadeiramente noiv@s se não tivermos um percalço com um fornecedor, não é?


Mas ontem à noite fiquei sem fornecedor para o bolo de noiva!

tenor.gif


Primeiro vou explicar que vou nomear a fornecedora, que está aqui na app, porque as críticas têm de ser aceites, boas e más. E bons profissionais crescem com as críticas, depois de as aceitarem. Se eu as aceito no meu trabalho (ao qual estou sujeita a ver o meu nome em sites, por trabalhar em hotelaria) acho justo, quando as mesmas são feitas com respeito, e serem aceites também aqui.


tenor.gif


Portanto, eu tinha reservado a 4Cakes para o meu bolo de noiva em meados de Maio depois de uma reunião em que estabelecemos o orçamento para um bolo para 20 pessoas (o meu casamento vai ter 12 convidados mas não fazia mais pequeno, ok compreendo, o resto levamos para casa) e o design. A prova, foi me dito, que seria uma semana antes do casamento (meados de julho). No entanto ontem pelas 09h30 fui acordada com uma chamada (era o meu dia de folga, pronto, ninguém adivinha...) já que não tinha visto a sms das 08h30 em que a fornecedora queria marcar comigo a prova para essa tarde. Eu babada de sono perguntei "Já?" ainda pensei, a mulher confundiu-me com outra noiva e pensa que vou casar nos próximos dias... Mas não, segundo ela tinha muitos pedidos e queria despachar as provas de julho. Tudo bem, só que o meu noivo confia em mim para eu fazer 90% da organização, mas tudo o que é provas ele tem de estar presente e em cima da hora é impossível, pois o horário dele não é flexível. Não havia problema, a prova era para ser feita em casa, eu só tinha que ir buscar a caixa com as amostras. Tudo bem. E fui.


Depois de jantar, e sendo quatro pessoas em casa, abrimos a caixa e provamos as 5 amostras:

cfb_648709.jpg


O que é que aconteceu? Não gostámos de nenhum...!

Estavam bem confeccionados, não sabiam mal. Mas nenhum era o nosso bolo de noiva. Então mandei mensagem à fornecedora e amavelmente disse que não ficámos 100% convencidos com nenhum sabor e se era possível repetir a prova com outros sabores, ao qual recorri à lista de sabores que ela tinha-me dado, e escolhi outros 4, e esperei por resposta.

Quero repetir que não exigi nada e que inocentemente ainda penso que é um pedido razoável. Não muito tempo depois recebo uma chamada dela. Basicamente, ela mostrou-se chocada por não termos gostado, pois nunca aconteceu antes com outros clientes. Expliquei que realmente nenhum daqueles sabores era o que queríamos e dei o exemplo que queríamos chocolate, mas os que ela apresentou não eram o que imaginámos, pois o que estava na caixa "chocolate com frutos vermelhos" não casava bem com a nossa sobremesa que tem frutos vermelhos. Então ela sugeriu que se queremos a massa de chocolate só tínhamos que juntar com outro recheio, por exemplo o lima, porque é assim que ela faz com todos os casais. E eu, parva com a resposta, disse que comemos tudo e não dava para misturar sabores. E ela basicamente disse para imaginarmos, pois se sabemos o sabor do chocolate e da lima, ela faz isso no dia. Estava a ficar sem argumentos, pois percebi que ela não queria repetir a prova. Percebo que uma prova implica gastar ingredientes, mas não se mostrou flexível nem interessada em nos agradar (o cliente). Depois o cúmulo foi que ela fez questão de me atirar à cara que ela faz isto há mais de 10 anos e nunca ninguém pediu para repetir, pois nós provámos o básico, teríamos é que adaptar ao nosso gosto. Aí respondi com toda a lata "Há uma primeira vez para tudo." pois percebi mesmo que ela não queria saber do que gostamos, tínhamos era que escolher algo do que ela apresentou. Pior, ela tem uma lista de 16 combinações, e telefonou-me num dia de manhã à pressa para eu provar 5 que ela escolheu (segundo ela os que saiem mais), ou seja nem se dignou a perguntar o que queríamos ou o mais grave, se havia alergias! E quando eu disse não gostámos a resposta foi literalmente "Pode cancelar o serviço se é o que não gosta. Compreendo se quer procurar noutro sitio." Este é o interesse em agradar um cliente e tentar mantê-lo depois de uma adversidade, e de eu nunca ter mostrado interesse em cancelar, porque pensei que ela nos iria ajudar. O noivo estava a ouvir tudo e quase que o tive de segurar para não tirar o meu telefone e mandá-la para um sítio. Calma, mas chocada, disse que ia falar com o noivo e desligámos. Simplesmente disse ao meu noivo "Acabou de perder um cliente de 2022." Sim, porque nós temos duas cerimónias, e vamos ter dois bolos... acho sempre mau quando se perde um serviço.


tenor.gif


Mas isto melhora, pessoal! Pouco depois recebo um sms dela: "... se quiser desmarcar agradeço que seja até amanhã... e digo isto porque a data está cheia e continuo a receber pedidos de orçamento e seria injusto para nós ficarmos com uma vaga a 4 semanas do evento..."


tenor.gif


É injusto para ela ficar com uma vaga. Mas não é injusto nós sermos pressionados a imaginar um sabor para o nosso bolo! Aliás, reforço que nunca falei em cancelar. Foi ela. Duas vezes. Nunca me senti tão indesejada como cliente. O que vale é que não foi pago nada. Mas não é injusto a 4 semanas do casamento eu ficar sem bolo. Mas vou-lhe fazer a vontade, já que quer tanto que cancele.


tenor.gif


Resumindo: é um redondo NÃO RECOMENDO esta fornecedora. Pois os bolos são lindos e fantásticos, mas a experiência de 10 anos com clientes põe-nos a todos (casais) no mesmo saco para ela, pois ela é que sabe (até me deu dicas de decoração - quando disse que não tenho decoradora - na primeira reunião e disse que para 2022 tenho que ter um bolo de dois andares, quando disse que não queria, um dos quais de cartão, pois todos fazem assim e avisou-me se eu mudar de ideias sobre o design para não lhe dizer em cima da hora, eu disse "Não vou mudar de ideias" riu-se "Todas mudam, faço isto há muito tempo!"... e eu eu conheço-me há 30 anos, sou ideias fixas...! ps: ainda não mudei o design!); e nós temos que ir com a onda, "pois isto nunca aconteceu". *Bridezilla moment*


tenor.gif


A solução a um mês do casamento:

Fui a uma confeitaria, Viana, no Funchal, onde já tinha mandado fazer bolos de aniversário personalizados antes, e basicamente expliquei que fiquem sem fornecedora um mês antes e só queria ter provas de sabor para ter a certeza. Não puseram entraves nenhuns, perguntaram o que queria e fariam pequenas amostras; foram escolhidos 4 sabores, agora vão me ligar a combinar a prova. O design foi também aceite, logo farão algo do género que pedi e desconfio que será mais barato do que os 100€ que a primeira fornecedora me pediu.


tenor.gif




Comentário bónus: a minha mãe disse que o bolo que ela faz em casa era melhor que as amostras que provámos! Verdade! O bolo de laranja da mãe é algo especial...!


E vocês? Confessem lá que fornecedor vos desiludiu assim? E o que fizeram?


Beijinhos

55 respostas

  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida Carlinha, já sabes a minha opinião sobre este assunto, completamente ridículo e como já disse: há fornecedores que parecem nossos clientes! Como comercial que sou, se tratasse os meus clientes assim, estava tramada. Fico muito feliz por teres arranjado uma alternativa, há males que veem por bem Smiley heart

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nesse caso tens toda a razão!!! 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questao é que um bolo de casamento para cerca de 200 pessoas (que espero que seja o número de convidados) demora uns 3 dias a fazer e pior, terá que ser montado no dia, de preferência no local da festa. Ora acho um bocado difícil eu estar com essa preocupação e tempo nos dias anteriores ao casamento e até mesmo no próprio dia. Sei que provavelmente não terei o sabor ao nível que estou habituada mas acho que a minha sanidade mental agradece, uma vez que sou ultra perfeccionista 😂
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carina! Também penso que sim 🥰😍 beijinhos
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Agosto 2021 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla, Realmente!!! Pessoas sem noção nenhuma e sem nenhuma empatia.

    Mas não te preocupes, é algo chato, mas agora o teu bolo ainda vai ser melhor e mais lindo ainda. Smiley kiss Há males que vêm por bem.

    Beijinhos

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto...! Acho que somos noivas muito vanguardistas 😅😅
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então cada vez que ia a novos fornecedores só rezava que não começassem com a célebre frase "Eu nunca tive uma noiva..." - Nunca teve? Além de haver sempre uma primeira vez para tudo, também deixe lá que não vai ter esta noiva 😂😂

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas palavras Dani😘😘 sim, em último caso o bolo de laranja da mãe salva a situação 😅
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Difícil não se indignar com esse tipo de trato Carlinha 👰🏻‍♀️

    Sinto muitíssimo esse mal momento.

    Lado bom da situação: O fato de não te sentires obrigada a ter que continuar com esse fornecedor, que muito pode entender de algo que não conseguiste conhecer, mas que mostrou-se zero profissional: motivo suficiente para não fazer parte da história do teu dia! Melhor ainda foi de teres recebido a ideia de cancelar, já que essa pouco profissional não deve ter chance de fazer uma noiva à um mês do seu dia, passar por esse peripatético momento, que com pouco mais de decência poderia ter sido evitado.

    Como bem disseste, se tua mae faz um bolo de melhor sabor, e calhar de última hora imprevistos maiores acontecerem … já tens a quem de certo recorrer ☺️😋🥳


    Muito bom debate , já que disso se faz um mundo mais justo.

    Ânimo muito ânimo e no sorte com o novo fornecedor 🤞🏼🍀

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alexandra 😊 beijinhos 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh Carlinha que situação Chata! Uma coisa era tu teres escolhido os sabores, não gostares de nenhum e ela propor que para uma nova prova existisse um acréscimo. Até aqui até percebia. Agora quando não tens voto nenhum no que vais provar não faz sentido nenhum. Há males que vêm por bem e foi melhor assim. 😊
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Beatriz, espero que corra às mil maravilhas contigo. A sério. Só quero alertar que não parece uma pessoa aberta a alterações ou pedidos. Sei que há noivos complicados, mas nunca pensei ser convidada a cancelar só porque queria provrar outro sabor. Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Heloísa 😘 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo apoio Kriz 😘😘
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Setembro 2021 Madeira
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aii Carla, é a minha fornecedora para o meu casamento em setembro 🤦🏽‍♀️ espero que corra bem melhor que a tua experiência.
    Vais conseguir uma bolo delicioso decerteza e lindo 🙏😍
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Carla... 🤦🤦🤦
    Realmente é preciso ter muita paciência! 🧘‍♀️
    Espero que tudo corra pelo melhor com a confeitaria! 🤞Beijinho 😘
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou sem palavras com esta historia, Carla! espero que consigas encontrar alguém, certamente terás o teu bolo de sonho! e mais que uma historia de sucesso, estas historias também têm que aparecer.

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Telma, essa florista é só parva e essa fotografa não vai ter clientes por muito tempo (espero, honestamente!!). Obrigada pelo comentário minha querida, honestamente não tenho mais a fazer sobre isto! Smiley xd Beijinhos

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Carlinha, que falta de profissionalismo! 🤦‍♀️

    Mesmo que achasse que não "tinham direito" a provar novamente no preço já dado, ao menos dizia "Olhe, eu não me importo, mas é mais x€", isso ainda do mal o menos, mas não descartava assim a cliente 🤦‍♀️

    A mim tive 2 fornecedores que ainda estava a procura e eliminei automaticamente antes de contratar! Resumindo:

    - Fui a uma florista perguntar se tinha alfazema para colocar nos convites, e ela "ah tenho seca, mas não tem cheiro já, tem de pulverizar" e eu disse "então não dá porque isso vai depois molhar o convite e tal" e ela "Eu nunca vi uma noiva a querer alfazema nos convites" -.-

    - Fomos reunir com uma possível fotógrafa, tinha adorado o portefólio e nem era dos mais baratos, mas achamos que tinha qualidade-preço. Quase no final da reunião, questionei as condições de pagamento ao qual ela responde "Então, 100% antes do evento" e eu "Desculpe mas se quer trabalhar connosco, e se ambas as partes têm de confiar, tem de ser 50% antes do evento e 50% contra a entrega das fotos e vídeo" e ela diz como a outra "Nunca tive uns noivos que me propusessem algo assim, é sempre 100% antes" -.-

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela tua opinião Eduarda, sendo tu da área, mesmo em part-time! Estava com receio de parecer uma bridezilla. Concordo contigo plenamente e acho que é isso que se passa com esta cake designer, pois a estética fica tão bem que no dia do casamento os noivos estão demasiado embriagados na sua bolha de felicidade para depois reclamar do sabor, que por vezes pode ficar só "ok" e pensam que não vale a pena reclamar, pois todos comeram e já está pago. Mas nós não queremos só bonito por fora, queremos que seja bom de sabor! Quanto ao teu bolo, confesso que se fosse algo da minha área queria ser eu a fazer, percebo que a última coisa que queres fazer no teu dia é estar na cozinha, mas achas que te vais arrepender de não ter o bolo perfeito no teu dia? Isto vem de uma pessoa que mal sabe cozinhar! Smiley tongue Beijinhos!!

    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Carla, ninguém merece 🥺
    Esse tipo de fornecedores não interessa a ninguém. Concerteza irás conseguir uma solução melhor. Deve ser daquelas Cake designers que tem tanto trabalho que depois não dá atenção nenhuma a cada cliente individual e nem se importa de perder clientes porque acaba por ter sempre a agenda cheia. Infelizmente as pessoas dão muito valor à estética do bolo e o sabor fica muitas vezes para segundo plano.
    Eu também sou Cake designer em part time e recuso muitos bolos porque cada bolo precisa de tempo e de atenção. De que adianta fazer muitos bolos se os clientes não ficam satisfeitos?Nós vamos fazer a prova nos próximos dias mas o bolo está incluído no valor da quinta. Confesso que estou um bocado ansiosa porque gosto de bolos caseiros, com ingredientes de verdade e a maioria dos bolos de Cake design e de pastelaria são feitos com preparados e é só meter no forno. Ainda pensei em fazer eu o bolo mas toda a gente me chamou de maluca então pedi um bolo com uma decoração base e depois faço eu os pormenores da decoração.Beijinho
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exacto, casadinha de fresco Zélia Smiley heart compreendo que custa dinheiro e tempo repetir a prova, mas não é assim que se trata um cliente. Também penso e espero que a mudança seja para melhor! Beijinhos

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Carla!
    Realmente essa senhora não esteve bem. A verdade é que ela até pode estar certa no aspecto de que nunca aconteceu e que esses são os sabores que saem mais, mas ela não considerou que todas as pessoas são diferentes e não vos deu a atenção e cuidado necessário.
    Sem dúvida que fizeste bem em cancelar e desejo que a próxima prova te prove que há males que vêm por bem ❤️❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração