Olá comunidade...!
Pois é... Já estava a estranhar! Amanhã fico a 30 dias do primeiro grande dia e tinha tudo pronto. Tudo reservado. Estava tranquila. Na minha cabeça, um mês é imenso tempo e não tinha nada para fazer.
Mas parece que não se é verdadeiramente noiv@s se não tivermos um percalço com um fornecedor, não é?
Mas ontem à noite fiquei sem fornecedor para o bolo de noiva!
Primeiro vou explicar que vou nomear a fornecedora, que está aqui na app, porque as críticas têm de ser aceites, boas e más. E bons profissionais crescem com as críticas, depois de as aceitarem. Se eu as aceito no meu trabalho (ao qual estou sujeita a ver o meu nome em sites, por trabalhar em hotelaria) acho justo, quando as mesmas são feitas com respeito, e serem aceites também aqui.
Portanto, eu tinha reservado a 4Cakes para o meu bolo de noiva em meados de Maio depois de uma reunião em que estabelecemos o orçamento para um bolo para 20 pessoas (o meu casamento vai ter 12 convidados mas não fazia mais pequeno, ok compreendo, o resto levamos para casa) e o design. A prova, foi me dito, que seria uma semana antes do casamento (meados de julho). No entanto ontem pelas 09h30 fui acordada com uma chamada (era o meu dia de folga, pronto, ninguém adivinha...) já que não tinha visto a sms das 08h30 em que a fornecedora queria marcar comigo a prova para essa tarde. Eu babada de sono perguntei "Já?" ainda pensei, a mulher confundiu-me com outra noiva e pensa que vou casar nos próximos dias... Mas não, segundo ela tinha muitos pedidos e queria despachar as provas de julho. Tudo bem, só que o meu noivo confia em mim para eu fazer 90% da organização, mas tudo o que é provas ele tem de estar presente e em cima da hora é impossível, pois o horário dele não é flexível. Não havia problema, a prova era para ser feita em casa, eu só tinha que ir buscar a caixa com as amostras. Tudo bem. E fui.
Depois de jantar, e sendo quatro pessoas em casa, abrimos a caixa e provamos as 5 amostras:
O que é que aconteceu? Não gostámos de nenhum...!
Estavam bem confeccionados, não sabiam mal. Mas nenhum era o nosso bolo de noiva. Então mandei mensagem à fornecedora e amavelmente disse que não ficámos 100% convencidos com nenhum sabor e se era possível repetir a prova com outros sabores, ao qual recorri à lista de sabores que ela tinha-me dado, e escolhi outros 4, e esperei por resposta.
Quero repetir que não exigi nada e que inocentemente ainda penso que é um pedido razoável. Não muito tempo depois recebo uma chamada dela. Basicamente, ela mostrou-se chocada por não termos gostado, pois nunca aconteceu antes com outros clientes. Expliquei que realmente nenhum daqueles sabores era o que queríamos e dei o exemplo que queríamos chocolate, mas os que ela apresentou não eram o que imaginámos, pois o que estava na caixa "chocolate com frutos vermelhos" não casava bem com a nossa sobremesa que tem frutos vermelhos. Então ela sugeriu que se queremos a massa de chocolate só tínhamos que juntar com outro recheio, por exemplo o lima, porque é assim que ela faz com todos os casais. E eu, parva com a resposta, disse que comemos tudo e não dava para misturar sabores. E ela basicamente disse para imaginarmos, pois se sabemos o sabor do chocolate e da lima, ela faz isso no dia. Estava a ficar sem argumentos, pois percebi que ela não queria repetir a prova. Percebo que uma prova implica gastar ingredientes, mas não se mostrou flexível nem interessada em nos agradar (o cliente). Depois o cúmulo foi que ela fez questão de me atirar à cara que ela faz isto há mais de 10 anos e nunca ninguém pediu para repetir, pois nós provámos o básico, teríamos é que adaptar ao nosso gosto. Aí respondi com toda a lata "Há uma primeira vez para tudo." pois percebi mesmo que ela não queria saber do que gostamos, tínhamos era que escolher algo do que ela apresentou. Pior, ela tem uma lista de 16 combinações, e telefonou-me num dia de manhã à pressa para eu provar 5 que ela escolheu (segundo ela os que saiem mais), ou seja nem se dignou a perguntar o que queríamos ou o mais grave, se havia alergias! E quando eu disse não gostámos a resposta foi literalmente "Pode cancelar o serviço se é o que não gosta. Compreendo se quer procurar noutro sitio." Este é o interesse em agradar um cliente e tentar mantê-lo depois de uma adversidade, e de eu nunca ter mostrado interesse em cancelar, porque pensei que ela nos iria ajudar. O noivo estava a ouvir tudo e quase que o tive de segurar para não tirar o meu telefone e mandá-la para um sítio. Calma, mas chocada, disse que ia falar com o noivo e desligámos. Simplesmente disse ao meu noivo "Acabou de perder um cliente de 2022." Sim, porque nós temos duas cerimónias, e vamos ter dois bolos... acho sempre mau quando se perde um serviço.
Mas isto melhora, pessoal! Pouco depois recebo um sms dela: "... se quiser desmarcar agradeço que seja até amanhã... e digo isto porque a data está cheia e continuo a receber pedidos de orçamento e seria injusto para nós ficarmos com uma vaga a 4 semanas do evento..."
É injusto para ela ficar com uma vaga. Mas não é injusto nós sermos pressionados a imaginar um sabor para o nosso bolo! Aliás, reforço que nunca falei em cancelar. Foi ela. Duas vezes. Nunca me senti tão indesejada como cliente. O que vale é que não foi pago nada. Mas não é injusto a 4 semanas do casamento eu ficar sem bolo. Mas vou-lhe fazer a vontade, já que quer tanto que cancele.
Resumindo: é um redondo NÃO RECOMENDO esta fornecedora. Pois os bolos são lindos e fantásticos, mas a experiência de 10 anos com clientes põe-nos a todos (casais) no mesmo saco para ela, pois ela é que sabe (até me deu dicas de decoração - quando disse que não tenho decoradora - na primeira reunião e disse que para 2022 tenho que ter um bolo de dois andares, quando disse que não queria, um dos quais de cartão, pois todos fazem assim e avisou-me se eu mudar de ideias sobre o design para não lhe dizer em cima da hora, eu disse "Não vou mudar de ideias" riu-se "Todas mudam, faço isto há muito tempo!"... e eu eu conheço-me há 30 anos, sou ideias fixas...! ps: ainda não mudei o design!); e nós temos que ir com a onda, "pois isto nunca aconteceu". *Bridezilla moment*
A solução a um mês do casamento:
Fui a uma confeitaria, Viana, no Funchal, onde já tinha mandado fazer bolos de aniversário personalizados antes, e basicamente expliquei que fiquem sem fornecedora um mês antes e só queria ter provas de sabor para ter a certeza. Não puseram entraves nenhuns, perguntaram o que queria e fariam pequenas amostras; foram escolhidos 4 sabores, agora vão me ligar a combinar a prova. O design foi também aceite, logo farão algo do género que pedi e desconfio que será mais barato do que os 100€ que a primeira fornecedora me pediu.
Comentário bónus: a minha mãe disse que o bolo que ela faz em casa era melhor que as amostras que provámos! Verdade! O bolo de laranja da mãe é algo especial...!
E vocês? Confessem lá que fornecedor vos desiludiu assim? E o que fizeram?
Beijinhos