Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

P
Lisboa (Concelho)

Ansiedade/dúvidas

Patricia, a 9 de Março de 2022 às 15:31

Publicado em Fórum Casamentos.pt 54

Olá comunidade. Venho aqui expor um assunto que poderá ser um pouco polémico/suscetível de gerar inúmeras opiniões. Eu e o meu respetivo sempre falamos/assumimos que iríamos casar. Já namoramos há 5 anos e vivemos juntos há 4. Apesar de falarmos disso nunca falamos de uma data concreta e quando...

Olá comunidade. Venho aqui expor um assunto que poderá ser um pouco polémico/suscetível de gerar inúmeras opiniões. Eu e o meu respetivo sempre falamos/assumimos que iríamos casar. Já namoramos há 5 anos e vivemos juntos há 4. Apesar de falarmos disso nunca falamos de uma data concreta e quando tento puxar esse assunto com ele, ele diz-me sempre um "Não sei, logo se vê". Começo a sentir o timing a chegar, mas ele não se chega a frente com o pedido apesar de falarmos de comprar casa e de filhos e de ele saber que eu gostaria de casar primeiro. Tenho receio de ser eu a fazer o pedido e de ele se sentir pressionado. Por outro lado, não consigo deixar de pensar nisso e fico sempre muito triste quando vejo alguém próximo a casar-se porque me lembra a minha situação de "impasse". Como lidar com esta ansiedade? Vocês adiantaram-se e pediram os vossos respetivos? Alguém aqui passou pelo mesmo? Não sei como lidar com esta situação.... Beijinhos a todos/todas e bons preparativos Smiley smile

54 respostas

  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Smiley smile

    Achas mesmo que poderá ser uma boa solução? Eu tenho muito medo que ele me diga que não... muito medo mesmo.. não sei se tenho coragem de pedir porque não foi assim que imaginei... e não sei se ele vai gostar que seja eu a pedir por outro lado... ai, tenho tanto medo... Smiley atonished

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem que há mais gente aqui que me compreende... sim, ando a passar uma má fase e sinto-me realmente muito triste e em baixo com esta situação... já nem vou a casamentos só mesmo se não puder evitar... depois as pessoas naturalmente perguntam sempre "quando casamos" e fico ainda mais triste porque não tenho resposta... ele desvia sempre o assunto e nunca dá grandes pistas de prazos... responde sempre "um dia destes". A verdade é que começa a passar o meu timing e a chegar realmente uma altura em que ou decido ter uma conversa franca ou decido ter filhos e esquecer esse assunto de vez por muita tristeza que me cause...Não quero ser eu a pedir... seria forçado e nem sei mesmo se ele o aceitaria...ele sabe perfeitamente como me sinto, por isso não sei se iria gostar de um eventual pedido meu ou mesmo aceitar. Fico feliz pela empatia e por sentir que, pelo menos, não sou caso único nesta situação Smiley atonished

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Entendo-te perfeitamente, andei assim bastante tempo... namoramos 13 anos até ao pedido, e já vivíamos juntos...eu sempre disse que se fosse para ter filhos 1º então esqueceria por completo o casamento, não digo que não seja bonito na mesma com, mas na minha opinião não é a mesma coisa e não o queria de todo, não seria como imaginei. Ele já sabia à bastante que eu queria casar, o nosso senão sei que sempre foi o custo e por isso entendia a demora e hesitação dele... mas também nunca quis ser eu a pedir... Acho que ele acabou eventualmente por perceber o meu desalento cada vez que ia a um casamento e não era a minha vez... ou como ficava triste quando falava desse assunto com alguém... pelo que percebi ele também adiou mais por causa da pandemia, porque era para ser numa viagem e o 2020 não deu para viagens... como também não queria adiar mais acabou a ser no natal de 2020 quando eu até já nem contava e que até já me tinha conformado em não casar... às vezes surpreendemo-nos e é quando menos se espera...

    Podes ter paciência e esperar, e até não acontecer, ou podes falar abertamente sobre o tema, mas sinto que um pedido "forçado" também acaba por ter um gosto amargo, e depois podes até chegar ao objetivo e sentires-te desiludida por não teres o momento de surpresa com que sonhas! Tens que avaliar!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida sim tem alturas que pode ser complicado.. não podes esquecer que nós, mulheres, somos mais despachadas e decididas, os homens não são assim…
    Estamos numa era moderna em que não há disso de quem pede em casamento quem! Organiza um fim de semana romântico ou assim e uma maneira original de lhe pedir… eu usei uma fica métrica porque o Pedro é da construção. Tu la saberás o que fazer mas não tenhas medo. Apanha-o desprevenido e puff faz o pedido!
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é a situação em que estou. Nada contra quem tem filhos primeiro até porque se me acontecesse por um acaso seriam bem vindos na mesma, mas gostava mesmo muito muito de casar primeiro. Já tentei falar com ele imensas vezes e acaba sempre por ser misterioso e desviar a conversa. Acho que vou deixar passar mais umas semanas e ter a tal conversa séria. Tenho receio que ele leve a mal essa conversa ou que sinta que o estou a pressionar e por isso é que ainda não tive. Pode ser que também tenha essa sorte Smiley smile

    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também não vamos gastar rios de dinheiro 😜 inclusive será um casamento pequeno e o mais low cost possível! Mas eu sempre quis me vestir de noiva, e isso não abdico ☺️


    Conversamos os dois, a sério. Já andava a fazer umas piadas e tal, mas um dia disse lhe que era algo que queria muito e que fazia parte dos meus planos a longo prazo; que podia não ser importante para ele, mas era para mim, se podíamos pelo menos chegar a meio termo, até porque eu sempre quis casar antes de ter filhos (não são nada tradicional, mas por alguma razão é o que faz sentido para a minha vida (e quem casa depois de ter filhos está tudo bem também, cada um sabe da sua vida). E chegamos, ele compreendeu, e quando eu já achava que ia esperar mais 1 ano, ele pediu-me em casamento ☺️
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, espero que sim Smiley love

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Smiley smile

    A questão é que eu penso muito assim eu nem faço questão de ter uma festa e gastar uma fortuna num casamento. É importante para mim casar com a pessoa que amo, mas por uma questão de "oficializar" e realmente dar esse passo na relação. Por mim faria um casamento pelo civil com meia dúzia de pessoas. Tu falaste com ele sobre isso diretamente? Ou foram mesmo só as "piadas" de vez em quando? Smiley shame

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hello! Casaste com que idade Bebiana? Ainda bem que alguém também passou por isto também, por vezes até achava que o problema era meu ou que eu estava a ser demasiado exigente ou a dar demasiada importância ao assunto. No entanto é isso não consigo deixar de me sentir triste quando vejo pessoas próximas a dar esse passo e até já nem consigo evitar chorar se pensar muito no assunto. Eu falo regularmente disso e ele sabe que eu quero mesmo muito (apesar de te sido um desejo que se concretizou com o tempo e não desde menina), mas ele sabe eu penso que não posso ser mais clara. É isso mesmo que vou fazer focar-me noutros assuntos e em viajar que tanto gosto e me faz feliz (ou tentar fazer, pelo menos) Smiley atonished

    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que o ideal é conversares com ele e dizer-lhe que é mesmo importante para ti casar antes disso tudo. Falo por mim, o meu namorado nunca pensou/teve vontade de casar; desde o início dizia “isso é deitar dinheiro fora”, até que conversamos e eu lhe disse que compreendia o ponto de vista dele, mas para mim era importante e era uma coisa que eu queria muito. Depois disso, ele foi mudando o pensamento, nunca o pressionei muito (ia mandando umas piadas aqui e ali), mas ele já sabia que era importante para mim. Ao fazermos 5 anos de namorado, pediu-me em casamento (numa altura em que eu já nem esperava isso 😂)
    Acho que o importante mesmo é conversares com ele e dizeres-lhe o quão importante é para ti. Só a conversar é que chegam a alguma conclusão…
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley heart Vais ver que vais conseguir! Depois vem ca dar um update a nos noivinhas. Muito Boa Sorte Patricia Smiley love

    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coucou!
    Por aqui o pedido demorou mas veio!
    Depois de 13 anos de namoro e de eu falar e falar no assunto. Tal como tu quando via alguém próximo a casar sentia me triste porque eu também queria aquilo para mim era um sonho de menina mesmo e ele sabia disso! Depois de falar e voltar a falar deixei para la a ideia de casar e foquei me noutros assuntos (a nossa casa, viagens etc…) e quando menos estava a espera la estava ele de anel na mão a fazer o pedido que tanto esperava. Hoje e depois de adiar o nosso casamento um ano estamos cansadinhos há quase 7 meses ☺️
    Se achas que está a demorar e que ele não dá o passo então força nisso ☺️
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu às vezes sinto o meu timing a passar e começo a sentir que poderá não fazer tanto sentido mais tarde como agora, mas vamos ver como é que as coisas vão correr. Conheço o meu respetivo há mais de 10 anos embora namoremos há 5 oficialmente. Começo a sentir os anos a passar.. bem obrigada e felicidades para o teu casamento Smiley smile

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha fui pedida com 27 anos, e ja tinhamos uma filha com 1 ano, que vai ser a menina das aliancas. Por vezes eles nao se sentem tao preparados quanto nos mulheres. Vou casar agora com 30, pois o nosso casamento teve que ser adiado por causa do covid.

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá noivinha Smiley smile

    Foste pedida com que idade? Pois, vou ter mesmo que abordar o assunto com mais firmeza já vi não posso deixar adiar muito mais uma conversa sincera. Tenho 29 anos. Confesso que o facto de querer ter filhos também me causa alguma ansiedade porque sempre imaginei aproveitar a vida a dois primeiro e depois poder fazê-lo com toda a calma. Ao ver o tempo a passar começo a ficar cada vez mais ansiosa e triste e a imaginar-me a seguir em frente sem ter o casamento concretizado. Eu nunca quis casar até o conhecer enquanto ele sempre me disse que queria, o que me deixa ainda mais confusa. Obrigada pelo testemunho e conselho Smiley smile

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Margarida Galvão
    Super Noiva Março 2024 Lagos
    Margarida Galvão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa sorte Patrícia! Ainda hás de organizar um lindo casamento Smiley heart

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Patricia, o meu noivo nunca teve a ideia de casar mas ele sabia que era um sonho meu, namoramos imenso tempo, cerca de 10 anos e ele fez-me o pedido nesse mesmo dia do nosso aniversario de namoro. Nao estava nada ha espera confesso... Mas acho que ele proprio achou que seria o timing certo tanto para ele tanto para a nossa relacao dar esse passo. Penso que tenhas que falar com ele e ir mais aprofudadamente sobre esse assunto que ele tenta deixar para depois. Tenta perceber se ele esta na mesma pagina. Boa sorte!

    Smiley heart

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley smile. De certa forma já me conseguiste ajudar, pelo menos a uma nova forma de abordagem porque honestamente já nem sei como abordar ou como falar do assunto para obter alguma resposta concreta. Obrigada mesmo

    • Responder
  • Margarida Galvão
    Super Noiva Março 2024 Lagos
    Margarida Galvão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois percebo... A sinceridade é sempre a melhor maneira de abordar. Podes sempre começar dizendo porque é que gostavas de te casar, qual o significado que tem para ti e como é importante estar junto dele "oficialmente". Claro que deves ter sensibilidade quanto à opinião dele mas não tenhas medo de expressar a tua!

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Margarida,

    A questão é que o meu companheiro é muito fechado e não é nada claro a falar de emoções e quando tento falar com ele dá-me sempre respostas vagas o que me causa ainda mais ansiedade. Somos muito felizes juntos e na verdade apenas queria uma resposta concreta ou uma conversa sincera para poder organizar as minhas prioridades. Sempre que tento conversar diz-me sempre um "não sei" "logo se vê", mas afirma sempre que sim que se quer casar. Já me ajudou qualquer coisa esse conselho, vou tentar ir falando com ele aos poucos.... não quero pressioná-lo ou que se sinta pressionado, apenas queria resolver esta ansiedade que me anda a atormentar. Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Margarida Galvão
    Super Noiva Março 2024 Lagos
    Margarida Galvão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia! Li o teu impasse e na minha opinião é muito importante falares com o teu companheiro para perceber se "estão na mesma página". Às vezes nós mulheres sentimo-nos naturalmente mais preparadas por sermos maus maduras ou por querermos estar casadas para depois ter filhos e enfim... É importante tentar falar com ele para perceber se tem algum receio ou se ainda não é o momento certo e não pressionar. No meu caso já conheço o meu noivo há quase 10 anos, namorámos 7 anos e depois é que ele me pediu. Claro que há uns aninhos que vou tocando no assunto e depois lá aconteceu mas foi no tempo em que os dois se sentiam confortáveis com a ideia. O meu noivo referiu que para ele era importante ter estabilidade financeira para avançar e dar essa passo por isso é uma questão super pessoal. Espero que ajude!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração