Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

P
Lisboa (Concelho)

Ansiedade/dúvidas

Patricia, a 9 de Março de 2022 às 15:31 Publicado em Fórum Casamentos.pt 1 54

Olá comunidade. Venho aqui expor um assunto que poderá ser um pouco polémico/suscetível de gerar inúmeras opiniões. Eu e o meu respetivo sempre falamos/assumimos que iríamos casar. Já namoramos há 5 anos e vivemos juntos há 4. Apesar de falarmos disso nunca falamos de uma data concreta e quando tento puxar esse assunto com ele, ele diz-me sempre um "Não sei, logo se vê". Começo a sentir o timing a chegar, mas ele não se chega a frente com o pedido apesar de falarmos de comprar casa e de filhos e de ele saber que eu gostaria de casar primeiro. Tenho receio de ser eu a fazer o pedido e de ele se sentir pressionado. Por outro lado, não consigo deixar de pensar nisso e fico sempre muito triste quando vejo alguém próximo a casar-se porque me lembra a minha situação de "impasse". Como lidar com esta ansiedade? Vocês adiantaram-se e pediram os vossos respetivos? Alguém aqui passou pelo mesmo? Não sei como lidar com esta situação.... Beijinhos a todos/todas e bons preparativos Smiley smile

54 respostas

Última atividade por Patricia, a 21 de Abril de 2022 às 11:48
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    * Se tento, diz-me que estou a "chatear" com o assunto e a falar nisso outra vez... e que se falar muito nisso não acontece nada. Já me acostumei com a situação e estou só a tentar ficar em paz com ela. Acho que nada resulta e terei que arrumar as ideias de vez. Obrigada pela dica e pelos conselhos 😊😊
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já tentei... por muito que tente acho que vou ter que ficar mesmo com a incerteza, viver com isso e simplesmente esquecer a ideia (ou tentar esquecer) de modo a que não tenha expetativas e não sofra. A resposta é sempre ou "tem calma, tens que ter calma" ou o "um dia destes" ou "logo se vê". Por outro lado, se tento conversar e saber uma resposta definitiva ele diz-me que estou a chatear com o assunto e qu
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá patrícia 😊... Nada melhor que por os pratos limpos em cima da mesa, por muito que a conversa não agrade no fim a ambos... Tenta perceber se ele quer casar, pois mesmo que isto finalmente avance vais querer o input dele nos preparativos, ( embora por vezes atrapalhe) mostra lhe o que queres, e não é para ontem, é o logo se vê não é específico... As vezes os homens deixam se levar do "ah que desperdício de dinheiro". ... Mas hoje em dia há casamento para todos os gostos e carteiras... Tentem se por na mesma página unidos de preferência... Até mesmo para tu arrumares as ideias, se algum dia vai acontecer ou não... Beijinhos
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também não me importava que fosse assim tão simples... gostava que houvesse pedido claro, mas se não houvesse pedido no "timing certo" ao menos que pudéssemos combinar uma data e começar a pensar em marcar. Ao mesmo tempo, nem sei como começar essa conversa de modo a abordar o início dos preparativos de um possível casamento...Smiley amazing

    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui não houve pedido simplesmente conversámos e decidimos que seria a altura ideal para casar e começamos logo a pensar numa data.
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley heart

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No fundo é mesmo isso que sinto.. nós namoramos oficialmente há 5 anos, mas a verdade é que já estávamos juntos há mais e já nos conhecemos desde muito novos. Sempre tínhamos falado em tentar fazer antes dos 30 se possível, vou fazer 29, mas continua tudo na mesma... Por um lado tenho tentado ocupar-me e esquecer este assunto para não me fazer sofrer ou ficar mais ansiosa ainda... tenho visto aqui muitas noivinhas que são surpreendidas quando menos esperam e quando já acham que o casamento está "perdido"..pode ser que me aconteça o mesmo.. Smiley amazing . Entretanto já falamos ele já me voltou a dizer que sim que quer casar, mas não me deu nenhuma pista nem nenhuma data, nem nenhum prazo.. Smiley amazing acho que é mesmo para meter na cabeça que não vai e seguir por agora.

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois acho que é exatamente isso, ele pensa mesmo que "temos tempo" que "não precisamos de ter pressa" e para ele vai estando tudo bem. Sempre que falo com ele tem-me dito sempre que quer, mas acho que ele pensa que pode ser de um dia para o outro e não tem noção de que pode mesmo demorar. Vou continuar a tentar..... Smiley atonished

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Patrícia! Percebo o que sentes...passei por algo parecido. Namoramos muitos anos, vimos quase todos os amigos a casar e ele sempre me disse que também queria, ainda pra mais sempre esteve mais envolvido na igreja que eu 🤷🏼‍♀️ mas quando começamos a ver o tempo passar e os desejos não passam de palavras desmotivamos! E tal como tu não também não queria pressionar acabando por meter na minha cabeça que quando um não quer dois não fazem...
    O que é certo é que por portas e travessas o pedido surgiu! Posso dizer-te que ele afinal sempre foi uma pessoa que para dar um passo dá outros mil e por isso não avancava...mas este é a minha história, nada como terem uma conversa séria...na altura eu andava numa psicóloga por outros problemas mas lembro-me dela me dizer que esse assunto pendente também me estava a prejudicar e que era necessário resolver, "ou vai ou racha" lembro-me de te medo mas era a realidade...
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O ideal será falares abertamente com ele. Atenção que a maioria dos homens, mesmo quem já fez o pedido de casamento, acham sempre que dá tempo! "Depois vê-se". Por isso há que ter uma conversa franca, saber se ele quer mesmo casar! Se sim, porquê esperar e de quê? Pois normalmente planear um casamento demora meses, até anos, e aí eles habituam-se à ideia de que vai acontecer. Não quer dizer que não queiram! Eu fiz um bocadinho de pressão para ter o anel, mas tinha a certeza que ele queria. E tive que esperar para ser à maneira dele no timming dele. Porque falámos abertamente disso. Boa sorte
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um grande beijinho querida. Quando menos esperares, ele vai surpreender te com o pedido 🥰🙏🏻
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley heart . Espero que sim Smiley shame

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mais um testemunho de esperança de que as coisas poderão acontecer quando menos espero. Obrigada Smiley heart . O que me deixa ansiosa é o precisar de organizar a minha vida e simplesmente não saber quando irão as coisas acontecer. Eu vou falar com ele e tentar perceber quais os motivos e o melhor mesmo é seguir em frente sem esperar nada e sem esperança de nada. E se tiver quer ser, será. Não é fácil, mas tem que ser Smiley smile

    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida fazes lembrar me uma grande amiga minha. Namoram, agora a 14 anos, ele há 3 pediu a em casamento. Bem vou começar pelo início. Eles já viviam juntos e amigos próximos, tudo a casar. Ela é chegou ao pinto de vir a minha casa chorar triste pelo seu respectivo não se chegar a frente. Até porque falavam em filhos e comprar casa. Casa, não conseguiram ainda comprar, mas tem a casa deles. No entanto, a 3 anos atrás pediu a em casamento e ela que já tinha perdido as esperanças, quase que lhe ia dando uma coisinha má 😅 ele pediu a no Cristo Rei. 😁 Foi muito bonito e romântico. Ele pediu só qwu do ella o deixou de massacrar e quando a vida estava ligeiramente estável. No entanto veio o covid e tiveram que adiar. 😔 Mas, se Deus quiser fazem 15 anos de namoro em Setembro e em Outubro se casarão. 🙏🏻
    Se é muito tempo? Concordo, é. 😅 Eu não esperava tanto. 🤪😁😂 Mas temos que saber as razões do outro lado para perceber o que se passa para não passar desse impasse.
    PS - na pandemia em pleno confinamento, nasceu o fruto deles 💝
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Patrícia. Espero que encontres em ti as tuas prioridades e que tudo corra bem.
    Quem sabe em breve estás aqui a planear connosco o teu pequeno e mágico casamento
    Beijinho 😙
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é exatamente isso. E estabelecer as minhas prioridades também não vai afetar nenhum de nós. Conversar é sempre o melhor remédio. Vou seguir as dicas Smiley smile

    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu nem pretendo "planear" um casamento... por mim casava simplesmente na conservatória com família e amigos chegados e pouco mais. Mas acho que vou ter que estabelecer bem essa prioridade e realmente ter a coragem e firmeza de ser eu a dar esse passo. Caso contrário, poderei ficar à espera e com esta ansiedade por muito mais tempo e deixar passar o meu tempo. Obrigada pela força e testemunho Smiley heart

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens que fazer o que for melhor para ti primeiro e depois para vocês, não te esqueças que vocês são um casal mas primeiro casa um de vocês é um ser individual
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia
    Para mim o sonho era ter filhos, casar ficava mais para segundo plano.
    Entretanto conheci o meu noivo e a vontade de casar aumentou. Com ele fazia todo o sentido e cada vez o desejo aumentava mais. Tal como tu, fui mandando umas indiretas, às vezes umas directas mesmo e ele ia dizendo “um dia”. Às tantas eu até já gozava com o “um dia”. Eu cheguei mesmo a ter algumas conversas breves, mas sérias, em que expliquei que tinha esse desejo e que para mim só fazia sentido até uma certa idade, se passasse muito dali então preferia não casar ou então ir à conservatória e acabar com o assunto. Ele sempre me respondeu que, pela primeira vez na vida estava numa relação em que também o desejava, mas não avançava…Até ao dia em que a minha psicóloga me disse que eu tinha de deixar de esperar pelos outros. Se eu queria as coisas, e se eram importantes para mim, então mesmo que me sobrecarregassem, tinha de ser eu a fazer. E não foi tarde nem cedo. Nesse dia disse-lhe que nos íamos casar em 2023 e que ia começar a planear o casamento, que ele podia fazer o pedido oficial quando quisesse. E assim foi. Começámos a planear, a procurar fornecedores, escolher data, listas de convidados… e chegou o dia em que ele oficializou com o anel dos meus sonhos e a nossa bebé a berrar como banda sonora.Para muitas isto pode parecer uma história menos romântica, mas para mim, que a vivo e sinto, é linda e única como só nós. E é uma história que exemplifica bem uma das nossas qualidades como casal, a parceria inabalável. Por isso o meu concelho é: esquece os tradicionalismos e faz o que o teu coração mandar. A vida é tua e tu sabes quais as tuas prioridades. Para mim entre casar com uma certa idade e ter o pedido de filme, a minha opção era, claramente, casar em certa idade. Tu tens de decidir qual é a tua. Beijinho e boa sorte
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Julho 2023 Chaves
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero ter ajudado. Beijinhos e boa sorte 🍀
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é exatamente isso... não faço questão nenhuma de ter uma festa e isso nunca foi uma questão para mim. É mesmo pelas outras coisas mais importantes que para mim é tão importante este passo. Vou tentar falar com ele e ver se ele entende isso... 😊
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que testemunho encorajador 😊😊. Tomara que comigo aconteça a mesma coisa... e que dê por mim a planear o casamento em breve ❤
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ele diz sempre que quer nunca diz é quando...mas desde o início da relação que me disse logo que queria casar e ter filhos. Vamos ver.. é uma boa sugestão essa pergunta. Acho que vou mesmo por aí 😊
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patricia. Sabes o que acho? Que há muita gente, homens principalmente a pensar que "morar junto" ou estar casado é a mesma coisa. Garanto-te que legalmente há direitos diferentes a ter em conta. E casar no verdadeiro sentido da palavra, não é fazer uma festa e gastar rios de dinheiro. É algo bem mais importante. Tem uma conversa franca e de coração aberto com ele, vais ver que o pões a pensar 😊
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Julho 2023 Chaves
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia, bem o meu conselho é teres uma conversa franca com ele sobre o assunto "casamento". Vocês são um casal falam de todos os assuntos normais, este é só mais um. Se ele nunca te disse que não queria casar já é um ótimo ponto de partida. Lança lhe uma pergunta casca de banana tipo: "queres casar ainda este ano ou só no próximo?" E observa a reacção!!
    Boa sorte querida ⭐️🌹
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia!
    No meu caso o noivo não fazia o pedido e por mim já podia ter feito já tínhamos visto quintas on-line juntos falado sobre o assunto mas o pedido não vinha.
    Até que fui ver as datas disponíveis na quinta e já quase não havia opções então basicamente eu liguei-lhe (ele vive fora do país) e perguntei quando íamos casar se era em setembro ou em maio pq tínhamos que marcar. Ele ficou meio atrapalhado mas depois percebeu que eu estava a falar a sério e então optamos por maio. Marcamos a quinta e eu avisei que continuava a querer o pedido e passado uns meses ele surpreendeu-me numa escapadinha com o pedido❤️Agora nem parece que demorou tanto para o pedido pq participa em tudo do casamento e as vezes acho que está mais empolgado do que eu 🤣🤭
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei... pelo menos "desabafar" já me acalmou um pouco porque há meses que guardo isto só para mim e também não me faz bem. Vou ter que tentar falar com ele ou ganhar coragem para ser eu a pedir...mas não sei... vamos ver 😑
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já disse isso tantas vezes... que estou à espera do pedido... ele diz sempre "havemos de casar" e depois eu estou sempre à espera e nunca concretiza... ele sabe que eu nem sequer quero gastar muito dinheiro no casamento e que o kais importante para mim é uma festa simbólica só com família e amigos chegados. Vou ter paciência e aguardar mais algum tempo.... lá terá que ser 🙂
    • Responder
  • P
    Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós somos felizes juntos, vivemos juntos há 4 anos e andamos a ver casas para comprar. Sim é muito importante para mim, mas ao mesmo tempo não quero ser eu a dar esse passo nem a tomar a iniciativa. Vou ter uma conversa séria com ele. Não há outra opção...
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Constante Agosto 2022 Coimbra (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não querendo ser desmancha prazeres mas estive numa situação parecida. Falávamos muito sobre planos( casar, viver junto, ter filhos) mas realizar, nada. Escusado dizer que é meu ex e estou neste momento com alguém que não teve receio em soube logo o queria e vamos casar este ano e amo imenso é que me respeita. Se essa angústia é permanente na minha opinião não te faz bem. Tem uma conversa séria com ele e se para ti casar é algo que queres mesmo e para ele não lhe interessa nem um pouco é melhor verem as vossas diferenças e se conseguirem chegar a um acordo ótimo se não… na minha experiência… amigo não empata amigo e o que interessa é que sejas feliz. 😘
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola querida tens que te acalmar não vale a pena estares nesse estado acredita em mim… se ele disser que não aí terão de perceber porquê e tens que explicar que para ti é importante casar antes dos filhos e casa…
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Setembro 2022 Leiria (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se ele sabe o que sentes então lá está, mesmo a conversa depois pode ter um sabor amargo. Porque lá está, eu sempre achei que não era um papel que iria tornar a relação mais ou menos! É só um sonho que eu tinha, tal como tu tens, é um dia bonito para nós, é uma comemoração daquilo que somos juntos! Mas forçar a situação nunca foi o que quis porque depois não teria o mesmo sabor! Tem paciência...as coisas também estão tão complicadas, está tudo tão caro, ele se calhar também tem receio de se endividar com um casamento, confesso que sabia que era caro, ainda assim não tinha noção que ia ser tão caro! Pode ser que um dia destes ele te surpreenda. E outra coisa, não deixes de ir a casamentos por causa disso! pode ser que ele até se inspire... e se alguém perguntar podes sempre dizer que só estás a espera do pedido! Pode ser que ele perceba! hahahah Smiley xd

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração