Olá comunidade!
Já alguma vez ouviram falar da tradição das amêndoas? Durante as minhas pesquisas sobre o que oferecer de lembrança aos convidados, surgia-me imenso a opção das amêndoas. Só mais tarde percebi que elas tinham um significado.
Segundo a tradição, as amêndoas simbolizam os votos que os convidados desejam aos noivos. Frequentemente são entregues a cada convidado cinco amêndoas. Cada amêndoa representa um voto ao casal. Os votos tradicionais são: Felicidade, Fertilidade, Longevidade, Riqueza e Saúde.
E como é que tudo isto começou? As tradições tem que vir de algum lado. Já sabem que eu sou muito curiosas com tudo o que são lendas e tradições. Claro que fui pesquisar.
Existe uma lenda (muito triste, por sinal): Segundo a mitologia grega, Phyllis filha do rei de Trácia apaixona-se por Demophon, rei de Atenas e filho de Teseu. Demophon conhece Phyllis enquanto volta da guerra de Troia. Phyllis apaixona-se por Demophon, e ambos permanecem em Trácia.
Após algum tempo, Demophon pede a Phyllis que o deixe regressar a Atenas para ver a sua família. Phyllis concorda sob uma promessa: no dia que Demonphon retornasse a Trácia casaria com ela. Demonphon concorda e parte de volta a Atenas.
Acontece que, no dia combinado Demonphon não retorna, deixando Phyllis à espera no altar. Mas isso não faz com que Phyllis perca a esperança. Ela aguarda o retorno de Demophon por anos e anos, até morrer de tristeza e coração partido.
Em solidariedade, os Deuses Gregos transformam Phyllis numa amendoeira, que se tornou um símbolo de esperança.
Quando Demonphon, errante e arrependido volta a Trácia, encontra Phyllis como uma árvore sem folhas nem flores. Então ele abraça a árvore, que de repente explode em flores. Assim a amendoeira e, consequentemente, as amendoas, ficam o simbolo da esperança e do amor.

E segundo os historiadores: O costume de oferecer amêndoas confeitadas surgiu em Itália e Portugal, e eram originariamente usadas como cubos de "açúcar" para adoçar o café. Na altura, o açúcar era extremamente caro e somente aristocratas e nobres tinham posses para usar. Porém, Com a diminuição do valor de mercado do açúcar, as amêndoas passaram a ser dadas no final das festas de casamento como símbolo de prosperidade, sorte e todos os tipos de bons desejos para os noivos.
Há ainda a tradição nos casamentos italianos de distribuição das amêndoas confeitadas. Também em número de cinco, para representar cinco desejos para a vida dos noivos: saúde, riqueza, felicidade, fertilidade e longevidade.

Nos casamentos gregos, elas são chamadas de ‘koufeta’, e são servidas numa bandeja de prata aos convidados. As ‘koufetas’ são distribuídas em números ímpares porque são números indivisíveis, como deve ser a união dos noivos e tudo o que eles irão compartilhar na nova vida. Ainda na tradição grega, se uma rapariga solteira colocar as amêndoas confeitadas recebidas como lembrança de casamento de baixo da sua almofada, vai sonhar com o seu futuro marido.

A tradição continua (adaptada aos dias de hoje, claro) e há diversas formas de apresentar as amêndoas nos casamentos. Por mera curiosidade, a minha avó contou-me que nos tempos em que ela era jovem, a tradição era mandar as amêndoas ao ar quando os noivos estavam a sair da igreja, e depois eram os miudos que as apanhavam do chão e comiam. Como é pouco higiénico, e como levar com amêndoas deve ser ainda pior que levar com arroz, felizmente esta ideia ficou no tempo da minha avó ahah
Deixo-vos a minha ideia.
Inicialmente pensei em oferecer como lembrança às senhoras. Mas optei por uma caixinhas de bombons de autor. No entanto fiquei sempre com pena, porque adoro lendas, tradições e história, e achei que esta tinha um significado lindíssimo. Meti-me a magicar, e arranjei outra solução.
Comprei as amêndoas, coloquei-as dentro de uns saquinhos de organza, coloquei lá dentro também 1 coração dourado, fiz uma etiqueta a explicar o significado (não exactamente por esta ordem, mas já vos conto).

Arranjei um cestinho, decorei, o coloquei tudo lá dentro. No dia do casamento, este cestinho estará a decorar a mesa dos doces. Não vou andar a oferecer as amêndoas, mas quem quiser, retira um saquinho e leva de recordação.

Agora a parte chata ... eu não fazia ideia que era assim tão difícil encontrar amêndoas nesta altura do ano! Eu encomendei os saquinhos do Aliexpress e pensei para comigo "amêndoas é fácil de arranjar, quando chegarem os sacos logo compro as amêndoas". Mas não !!! Não mesmo !!! Nesta altura do ano é muito difícil arranjar amêndoas. Corri a imensos supermercados e mercados e a resposta era sempre a mesmo "Não fazemos stocks desse materia, só se vende na páscoa". Mas pronto, depois de muito correr, lá encontrei umas amendoazinhas num lojinha de doces em Évora. O importante é que me desenrasquei, e lá terei as minha amêndoas.
E então, gostaram?
Beijinhooos