Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Angela
Noiva Constante Maio 2017 São Miguel

Adotar ou não o apelido do futuro marido?

Angela, a 16 de Novembro de 2016 às 17:59 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 59

Olá meninas tal como indica o título qual a vossa opinião ou o que irão fazer/ fizeram?

Adotar ou não o sobrenome do futuro marido?

Na minha famílias todas têm os apelidos dos maridos...mas eu fico com a dúvida Smiley smile

59 respostas

Última atividade por Vânia, a 23 de Novembro de 2016 às 10:05
  • V
    Noiva Ativa Março 2017 Sintra
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OLA NOIVINHAS

    Ontem na CRC quando formalizei o processo do nosso casamento, já deixei escrito em ata que vou ser Vânia Cavacas(meu) Pires(dele)Smiley heart .

    Que sensação................... para mim, ou é com tudo ou então não vale a pena, lol

    beijocas

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Abril 2017 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que tudo é uma questão muito pessoal.

    Uma vez que a minha mãe adotou o nome do meu pai, na altura em que casaram, a mim não me faz sentido que eu o perca. Porém, quero que os meus filhos tenham o mesmo apelido que eu...

    Por outro lado, por razões profissionais, não quero nem posso perder o meu apelido, pois é pelo qual sou reconhecida dentro da minha área profissional.

    Como tal, para questões profissionais, continuarei a assinar apenas o apelido de "solteira".

    Para efeitos de bilhete de identidade, vou tentar transformar o meu apelido "valente" num apelido composto com o apelido dele "fonseca" colocando um hifen entre eles "valente-fonseca" fazendo com que haja uma "obrigação" das pessoas ao lerem não os separarem e utilizarem apenas um... assim, os nossos filhos terão um apelido composto e assim serão sempre tratados pelo apelido da mãe e do pai...

    Espero que consiga fazer isto... ainda não me fui informar... mas é uma maneira inteligente de manter pelas futuras gerações o nome dos meus pais... já que sou filha única e nunca haveria a utilização do "valente" nas gerações futuras! Smiley winking

    • Responder
  • Yara
    Noiva Master Maio 2017 Matosinhos
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu adotarei Smiley smile mesmo porque o noivo tem o apelido da minha avó paterna, e fico com o nome do meu paizinho lindo, só que ao contrário, papai é Santos Maciel e eu ficarei Maciel Santos, mas isto é uma escolha, e tem que ser pensada com carinho, se te sentes a vontade e feliz em passar a ter um novo nome.

    • Responder
  • Angela
    Noiva Constante Maio 2017 São Miguel
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá meninas obrigada pelas vossas opiniões...

    De facto é um assunto mesmo muito delicado e não é como escolher um vestido que se não gostarmos dele amanhã deitamos fora...é uma decisão que irá durar o resto da vida (ou pelo menos enquanto o casamento durar eheheh - não gosto de ser profeta da desgraça mas é a verdade Smiley smile )

    A verdade é que adoro o facto de sermos uma família com sobrenomes de família iguais, ou seja, eu e ele e futuramente os nossos filhos terem os mesmos 2 sobrenomes - neste caso - Aguiar Moniz.

    Quando lhe expôs esta situação ele riu-se e disse ah mas não sou filho do teu pai Smiley laugh a verdade é que ele próprio nunca me disse nada em relação a adoptar o sobrenome dele e quando lhe disse que TALVEZ gostasse de o fazer ele disse-me que nunca pensou que alguma vez iria dizer isso

    Bem ainda temos 2 meses até darmos início ao processo no registo civil para se decidir e se ele adoptar o meu Aguiar eu adopto o seu Moniz caso contrário fica cada um com o seu Smiley laugh

    • Responder
  • Tânia
    Noiva Ativa Abril 2016 Lisboa (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá linda. eu adoptei o nome do maridão! Claro que são opções e graças a Deus já vivemos numa sociedade que, felizmente, já evoluiu. Optei por adoptar porque, ao contrário do que muita gente me disse, não acredito na história da mulher perder a identidade, acho que só perdem a identidade se elas não souberem quem são antes de se casarem e é apenas uma necessidade de se afirmarem. Eu continuo a mesma Tânia Farinha mas acrescentei algo mais à minha vida, tão importante como os meus pais... O meu marido com quem acabo de constituir a minha nova família. E somos a família Martins Smiley laugh Mas claro, isso é opção apenas tua, apenas partilho contigo o motivo da minha decisão. Beijinhos e continuação de bons preparativos.

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Ativa Setembro 2017 Tomar
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou optar por ficar com o nome do marido..até porque não tenho grande relação com o meu pai e principalmente porque assim todos cá em casa vão ter o mesmo apelido Smiley smile
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Abril 2017 Loures
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Quando casei a primeira vez decidi trocar de apelidos com o meu ex-marido, não era muito comum e decidimos fazer uma coisa diferente, logo ele ficou com dois meus e eu dois dele... na altura achámos muito engraçado.

    Agora, que me vou casar a segunda vez, tendo em conta que vivemos numa sociedade tão liberar que nos deixa escolher o que queremos, nada nos é imposto. É mesmo uma questão pessoal, não acho nada que seja machismos/paternalismos... para mim a diferença está em querer fazer parte de uma família ou não... porque eu não tenho vínculo nenhum com o meu pai e estou a pensar tirar os apelidos dele. Em contra partida adoro a familia do meu noivo e quero ter o nome dele.

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Experiente Julho 2017 Vila Nova de Gaia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não ... levarei até ao fim,o nome do meu pai! Ja basta os filhos levarem o nome dele... Quando quem os leva 9 meses somos nos Em Espanha o sobrenome mais importante é o da mãe
    • Responder
  • Carla
    Super Noiva Agosto 2017 Lamego
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós andamos nesse dilema porque eu quero adotar o Cardoso dele, mas gostava muito que ele antes do Cardoso adotasse o meu nome de família que é Fernandes.

    O meu intuiuto é que tenhamos sobrenome de família, e sejamos os dois Fernandes Cardoso, tal como os nossos filhos serão um dia.

    Quem acha descabido?

    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Agosto 2017 Barreiro
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou adoptar o nome dele, gosto imenso : )

    • Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa Junho 2017 Vila Nova de Famalicão
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não, sem dúvida alguma. Essa coisa de as mulheres adoptaram o nome do marido é coisa do passado e de tradições paternalistas em que elas são propriedade dos homens. Além disso, uma mulher que já tenha alguns anos de carreira, estar a mudar causa confusão.
    Não é por ter o apelido que gosto mais ou menos ou que vamos ser uma família mais ou menos unida, isso são trivialidades.

    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Agosto 2017 Pombal
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar de já ter um nome grandito, eu decidi que queria adoptar o sobrenome dele! Ele nem se importava se eu não quisesse, mas eu fiz questão! já foi no ano passado, quando casámos pelo civil! agora venha a igreja que já somos o casal Silva!
    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Abril 2018 Braga (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim, não faz sentido adoptar..
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Chaves
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não adoptei porque o meu apelido do meio é o mesmo dele. Como cada vez mais o apelido do meu pai me diz menos, acabo por assinar com o outro que é igual ao dele! Smiley laugh
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Maio 2017 Valais
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu tenho uma situação semelhante à tua. Também vivo na Suiça e vou casar por cá (apenas no civil). Eu sou portuguesa e o meu noivo é suiço e ainda não sei se vou adoptar apelido ou não. E um dia que tenhamos filhos (como eles vão adquirir automaticamente a nacionalidade suiça) só terão o nome de família do noivinho.

    Acho um pouco injusto mas pronto é assim... Só espero que quando pedir a nacionalidade portuguesa eles tenham o meu apelido.

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida.

    Tenho um apelido pouco comum e custava-me muito passar para um mais "normal" ahah

    O maridinho, infelizmente, não se dá muito com o pai e não tem tanto orgulho no apelido como eu. POr esse motivo optei por não adoptar.

    Beijinhos

    • Responder
  • Genifer
    Noiva Master Junho 2017 Sintra
    Genifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu adotei o nome do meu marido, até porque já casamos no civil no ano passado e agora só casar na igreja. Mas é uma questão de escolha, eu adotei pq todos da minha família fazem isso e para continuar a tradição. A única chatice disso é depois ter de arrumar os documentos com o novo nome. Smiley smile

    • Responder
  • Kawâni
    Noiva Novata Julho 2018 Viseu (Concelho)
    Kawâni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza vou adotar o apelido do maridão Smiley winking
    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Setembro 2016 Cinfães
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não adoptei o nome dele..já tenho nomes que cheguem. .lol
    • Responder
  • Marina
    Noivo Constante Março 2022 Alenquer
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós decidimos adoptar o apelido de cada um mas isso já vai um pouco daquilo que tu aches melhor
    • Responder
  • Nelly
    Super Noiva Setembro 2017 Faro (Concelho)
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou ter o sobrenome do meu futuro marido, acho importante especialmente quando tivermos filhos

    • Responder
  • T
    Super Noiva Julho 2016 Trancoso
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu problema é que a minha cunhado é Tânia também e no fundo iamos ficar com o nome igual... E isso para mim não fazia qualquer sentido! E fiquei super contente porque o maridão apoiou logo a minha decisão! O maior transtorno para mim era mesmo o nome do filhos, mas depois de varias noites de sono perdidas (este assunto estava mesmo a deixar-me louca) la encontrei esta solução e ficamos os dois mais descançados...

    Acho que a situação aqui nõ é justa, porque se ha possibilidade de termos dupla-nacionalidade eles tambem têm que ter isso em concideração! Acho que devia haver um meio-termo... Olha que pensei seriamente montar uma iniciativa para alterar esta lei parva!

    • Responder
  • Tania & Filipe
    Noiva Constante Agosto 2016 Penafiel
    Tania & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola eu tive no mesmo caso....e o pk que ter pagado o subrenome do meu marido e foi a melhor opcao!

    Tou na Suiça e tenho a nacionalidade tambem....e aqui com as leis ta tudo uma confusao, por isso fassem cuidado as noivinhas nesses casos!

    Meu nome é: tania cecilia silva ventura solteira...agora que casei passei a ser na suiça tania cecilia Moreira e en portugal tania cecilia silva ventura Moreira! sim 2 identidades para a mesma pessoa.

    O problema que tivemos foi que meu marido tinha nunes moreira e eu tirar o meu todo e meter os 2 dele...foi fora de questao, entao pagamos 280frs para ele e eu so termos Moreira assim nossos filhos irao so ter Moreria como euSmiley smile e em Portugal vamos tentar ter ventura moreira para nossos filhos.

    Agora para quem ta aqui na Suiça fassem bem cuidado e pensem bem, porque depois de teremblokiado os nomes de casados e mais complicado mudar tudo depois e para filhos ou e o do pai ou o da mae nao a volta a dar!

    Nos obtamos assim pk nao queria que meus filhos tivessem nome do pai e bebe e eu ser a unica com nome differente e tudo mais confusao com a administracao! devido nosso caso e quem ta no mesmo eu aconselho a pegarem o nome do maridos e como eu se ele tem 2 sobrenomes fassem o pdido para ele e voces terem so o utlimo subrenome em cummun os 2 assim e tudo mais facil!

    • Responder
  • T
    Super Noiva Julho 2016 Trancoso
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No nosso caso cada um ficou com o seu... Para já porque a lei suiça nesse aspecto é meia tola, e depois porque antes de sermos um casal, somos dois seres humanos com histórias e nomes diferentes.
    Aqui (falo de pessoas com nacionalidade suiça) quando aceitas o nome do marido, aceitas o sobrenome completo (ou seja 2 nomes - pela tradição portuguesa) e para ficar com o dele e não abedicar do meu ia ter 4 sobrenomes (!!!). E para abedicar dos meus, coisa que nunca quis mas no fundo acabei por pensar no assunto, iria chamar-me como a minha cunhada e isso ja não foi opção! Então por terras helveticas somos a familia Gonçalves - Capelão... Smiley smile
    As nossas sementinhas é que complicam a história, porque aqui ao terem a nacionalidade suiça vai contar a lei suiça, e nesse caso ou ficam com o sobrenome da mãe ou do pai. Ficou logo claro que vai ser o do pai. Mas para terem o meu nome também vou ter que fazer do Capelão um primeiro nome... Exemplo: Maria Capelão Simões Gonçalves

    Não é como sempre quisemos, mas foi a melhor solução que encontramos... Quando chegar o dia, no hospital ainda lhes vou tentar passar a perna e esquecer-me do Simões, vamos lá ver é se eles não são mais espertos que eu! Smiley tongue

    Mais alguem com o mesmo "problema" que eu por aqui?

    • Responder
  • Paula
    Super Noiva Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Esse é um assunto que não me sai da cabeça. Adoro o seu apelido Martins, mas adoro ser a Paula Santos e sempre que falamos disso, ele diz que lhe é indeferente porque serei sempre a sua Martins. Mas acredito que na realidade, ele iria gostar muito Smiley winking
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Experiente Julho 2017 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou Soares, e o noivo...... Também! Smiley laugh portanto, tudo irá ficar como está Smiley xd
    • Responder
  • Núria
    Noiva Experiente Julho 2017 Porto (Concelho)
    Núria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fui habituada a ver as mulheres da minha família a adoptarem o apelido do marido. E acho uma simbologia bonita. Mas o apelido dele não soa bem com o meu nome. Já pensei em várias ordens para o colocar no meu nome. Mas não gosto sequer do apelido! Por isso acho que não vou usar. Um dia os nossos filhos têm na mesma o meu nome e o do pai (coitados! Vão ser algo como Inácio Silva.. Soa mal ou é impressão minha? A mim parece muito mau!)
    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Master Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vou adotar. :p Primeiro porque tenho orgulho no meu sobrenome Smiley smile Mas há uma tragedia na minha familia com apelidos, uma maldição qualquer... Ora veja-se:

    ultimo nome do meu pai era igual ao penultimo da minha mae, logo a minha mãe ficou com os apelidos X Y X. Estão divorciados.

    ultimo nome do meu ex marido da minha madrinha era igual ao penultimo da minha madrinha, logo a minha madrinha ficou com os apelidos X Y X. Estão divorciados.

    ultimo nome do meu noivo é igual ao meu penultimo nome, logo, caso adotasse, ficaria com os apelidos X Y X.

    Como não quero acabar divorciada, vou ficar com o meu nomezinho Smiley tongue

    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Julho 2018 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um assunto sobre o qual aínda não tinha pensado..mas decerto que vou optar pelo apelido do homem que me faz a mulher mais feliz do mundo Smiley smile será um orgulho para mim Smiley heart
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Junho 2016 Maia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu não adotei o apelido do meu marido.
    • Responder
  • Carla Fernandes
    Noiva Experiente Maio 2017 Almada
    Carla Fernandes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou adoptar o nome do meu amor, mas isso depende de pessoa para pessoa. Pensa bem no que queres fazer porque quando dás entrada do processo na conservatória tens logo que dizer se os vossos nomes mudam ou não!

    • Responder
  • Z
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Verde
    Zaza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola eu nao porque minha filha tem meu apelido
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração