Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mara
Super Noiva Agosto 2014 Leiria (Concelho)

Adoptar ou não o sobrenome do futuro marido?

Mara, a 12 de Novembro de 2013 às 07:37

Publicado em Fórum Casamentos.pt 43

Olá Noivinhas. Já pensaram se vão adoptar ou não o sobrenome dos vossos maridos? Qual a vantagem e quias as desvantagens? Deixem as vossas opiniões. Beijinho a todas

Olá Noivinhas.

Já pensaram se vão adoptar ou não o sobrenome dos vossos maridos? Qual a vantagem e quias as desvantagens? Deixem as vossas opiniões.

Beijinho a todas

43 respostas

• S
    Noiva Master Agosto 2014 Vila Nova de Famalicão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Mara

Eu vou adoptar o nome porque acho que é uma coisa bonita e também ja varias pessoas me chamaram pelo sobrenome dele :-) e nao desgostei :-P

• Responder
  • Ana Filipa
    Noiva Curiosa Abril 2014 Amadora
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu já fui à conservatória e não adoptei. Por acaso não tinha falado com ele sobre isso. O que a meu ver causou algum "incómodo" nele...

Aproveitando a deixa dos convites, ao colocar os nomes, ele falava-me das esposas dos primos com os apelidos dos maridos e dizia que no nosso caso mais tarde poderia trazer equivocos.

Eu optei por não adoptar pelo facto de ser necessário de tratar de bastantes documentos para actualizar o nome.

Já para não falar de que sou conhecida com o meu nome e ficaria estranho passarem-me a tratar por o meu 1ºnome e o apelido dele.

Depois, como infelizmente a minha mãe se divorciou, o facto de tirar o apelido do meu pai foi mt chato! Já para não falar que na filiação, terei sempre o nome de casada da minha mãe e não o nome actual... Não dá para mudar... É o nome que consta na certidão do meu nascimento e será assim para sempre! Não foi isto que me levou a não adoptar o nome, pois não estou a pensar casar e divorciar-me!

Acho que o principal motivo de não adoptar foi a minha identidade...

• Responder
  • A
    Noiva Novata Agosto 2013 Almeida
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

En España la mujer jamás cambia de nombre. Nunca. ¿Por qué un hombre tiene que imponerle el nombre a la mujer? !!!

• Responder
  • Mara
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem visto Elisabete, para ser justo mudavam os dois. Gostei desse ponto de vista.

• Responder
  • Elisabete
    Super Noiva Abril 2014 Matosinhos
    Elisabete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá a todas. Eu não vou adotar o nome....não é um nome que faz a diferença na união.

E para ser justo teriamos que mudar os dois de nome....ser só a mulher dá uma noção de posse por parte do marido.

É uma questão de opção..... beijinhosSmiley amazing

• Responder
  • Mara
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria, ainda não decidi. Por isso é que pedi a vossa opinião.

• Responder
  • Mara
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é mesmo isso Débora. Concordo contigo, já tenho nome não preciso de mais. Eu até gosto do nome do meu namorado, mas só de pensar que depois tenho de alterar tudo, carta de condução, cartões de multibanco etc etc é uma trabalheira.

• Responder
  • Mara
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela.
    Eu também quero que os meus filhos tenham os dois nomes, e isso teram sempre independentemente de eu o ter ou não.

• Responder
  • Débora
    Noiva Experiente Abril 2014 Amares
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mara! Nós já casámos por civil e não adoptei o nome dele... Já tenho nome, não preciso de mais. Na minha família, ninguém faz isso desde o tempo dos meus bisavós, mas sei que há quem goste. Daniela, não precisas adoptar o nome dele para fazeres isso. Beijinhos, meninas!

• Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Junho 2014 Viana do Castelo (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mara, eu vou adotar porque quero que os meus filhos tenham os dois apelidos no seu nome! Smiley smile

• Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mara! Bem-vinda à Comunidade! Smiley smile
    Em primeiro lugar, obrigada por abrires este debate, visto que este tema é super interessante e ainda nenhum dos nossos noivos/as tinha tocado neste assunto.
    A verdade é que eu penso nessa questão muitas vezes e nunca consigo ter uma posição firme em relação a este tema...por um lado, está a permanência da tradição e por outro, a independência do casal em relação um ao outro. É verdade que cada vez mais casais optam pela segunda opção, mas ainda há muitas noivas que fazem questão de adquirir o sobrenome do marido!

O que decidiste em relação a este tema? Vais adotar ou não o nome do teu futuro marido? Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração