Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mara
Super Noiva Agosto 2014 Leiria (Concelho)

Adoptar ou não o sobrenome do futuro marido?

Mara, a 12 de Novembro de 2013 às 07:37 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 43

Olá Noivinhas.

Já pensaram se vão adoptar ou não o sobrenome dos vossos maridos? Qual a vantagem e quias as desvantagens? Deixem as vossas opiniões.

Beijinho a todas

43 respostas

Última atividade por Cláudia, a 14 de Agosto de 2014 às 20:32
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ora aí está uma boa questão...Eu sei que o meu noivo faz imensa questão que eu fique com o apelido dele, que é Simões, mas eu adoro o meu - Martins - e acho que a conjugação dos dois fica muito estranha!LOL Martins Simões??São dois nomes muito "pesados", acho que não jogam muito bem juntos!

    No entanto, se eu optar por ficar com o nome dele, ele também irá ficar com o meu!Ou mudamos os dois, ou não muda nenhum!

    • Responder
  • Carla
    Noiva Constante Agosto 2014 Loures
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    eu recusei-me a adoptar o nome dele se ele não adoptasse o meu. Nem teria de ficar em último mas em penúltimo, ou seja ele seria "Ramos Cardoso" e eu "Cardoso Ramos". Como ele não queria ficar com o meu nome então nada mudou. Eu tenho 6 nomes de origem, ficaria com 7 o que até seria engraçado, é quase da realeza :p

    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se têm perspectivas acho muito bem. Eu se tiver um emprego razoável cá também não saio daqui. Os meus pais são emigrantes e eu vejo o quanto é complicado estarmos todos separados. Por isso força :-D
    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim eu não quero ser mãe aqui e estamos a pensar investir em decoração de interiores diferente mesmo com coisas daqui e assim...
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A sério que vens embora? Eu a pensar sair e tu a voltares.
    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hum...então não sei eu estou em Paris mesmo perto do arco triunfo. ..mas para eles o dizerem deverão ter a sua razão. .não sei...mas não faz mal tb já não será preciso sendo que vou de vez para Portugal. .. é menos uma complicação; ) uma pessoa já tem tanto que se preocupar; )
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Agosto 2014 Fafe
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tambem Smiley smile agora tenho 4 e vou ficar com 5, para mim é uma coisa que faz parte desse passo. Sermos um so tambem de nome Smiley smile mas cada um tem a sua opiniao. Smiley smile
    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Agosto 2014 Leiria (Concelho)
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também gosto de nome dele é Martins mas não vou por. Vou deixar para os filhos
    • Responder
  • Manuela
    Noiva VIP Julho 2014 Matosinhos
    Manuela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola maraSmiley smile

    eu vou adoptar o nome do meu namorado Smiley smile

    primeiro por k gosto do nome dele de familia ( Mateus )

    segundo pk ao falar com ele disse me k fazia gosto k eu ficasse e

    terceiro nao tenho grande coisa para mudar por isso tbem nao me vai dar muito trabalho nem despesa

    so cartao de cidadao e conta bancaria

    para mim faz todo o sentido ficar com o nome dele e tu ja pensas t se vais ficar ou nao com o nome???

    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha só se for diferente onde estás porque como disse a minha cunhada não tem nem a minha tia que se casou o ano passado. E segundo o que me tinham dito há dois anos eles não gostavam mas tiveram de mudar por causa de reivindicações das feministas.
    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha que é. .aqui não é uma opção. ..Eu fui me informar pk nos queríamos fazer o pax(assim não é necessário colocar nome pk não estaríamos casados mas juntos com os mesmos direitos que um casamento traz) e depois fomos ao consolado e a mairie por causa do civil e foi isso que nos disseram...mas depois não fizemos nada...de qualquer forma não será necessário pk em principio voltamos para Portugal para investir...vamos um mês antes do casamento e ficamos
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu gostava de mudar porque prefiro o dele ao meu! Além que fica muito mais giro na caixa de correio (aqui na Suiça é pelo nome e nao pelo andar em que se mora). O meu unico problema é a trabalheira em mudar todos os documentos...sabem se posso fazer isso depois? Assim ainda uso o meu passaporte na lua de mel...

    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não quero pôr. Nunca fiz questão. E até acho que os nossos nomes ficam mal juntos. Lool
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana Isabel não é obrigatório nada colocares. O meu irmão casou aí há dois anos e a mulher dele nao pôs. O que acontece é que mesmo que não ponhas em França eles chamam te sempre pelo nome do teu homem, tenhas tu o nome dele ou não.
    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinhaSmiley smile eu vou adoptar o nome do meu noivo pk apesar de já ter um nome comprido, como estamos em Paris a viver e trabalhar, aqui é obrigatório...a mulher é tratada pelo sobrenome do marido.

    • Responder
  • Ana Catarina
    Noiva Ativa Fevereiro 2014 Vila Franca de Xira
    Ana Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola a todas Smiley smile

    por acaso é algo que eu nunca coloquei em dúvida, porque quero realmente adotar o nome dele :Smiley heart , mas creio que mesmo que não o faça não é nada de mal. acho que o importante é o amor que une um casal.

    para quem vive junto, como eu, é quase como se já fizesse uma vida de casado, por isso o nome é apenas mais um detalhe Smiley heart

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2014 Vila Nova de Famalicão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sofia
    eu também vou adotar. Eu agora ja tenho 5 depois fico com 6 mas nao me importo :-) a minha mãe também tem 6 e tenho uma tia que tem 7 nomes :-D
    • Responder
  • C
    Noiva Experiente Julho 2015 Terceira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não faço muita questão, mas o meu noivo gostava que eu alterasse, portanto estou na dúvida... só os gastos que isso traz para mudar a documentação toda.. a ver vamos..

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Curiosa Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá eu no meu caso adotei o nome do meu marido só precisei de alterar o c.c e a carta de condução.

    Adotei porque adoro o apelido dele e tabém é engraçado na familia já é tradição todas as mulheres adotaram o apelido e eu como gosto do nome não fiz desfeita e gosto muito de ser chamada Sofia Suzano é assim que assino mesmo no c.c.

    Fiquei com o nome grande Ana Sofia Cerqueira Gonçalves Suzano mas como assino Sofia Suzano não tenho problemas.

    Este foi o meu caso Smiley laugh

    Já agora o meu filho chama-se Gabriel Gonçalves Suzano.

    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Agosto 2014 Vagos
    Flor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vou manter o meu nome pelas seguintes razões:

    - Gosto do meu nome, não penso altera-lo por nada, mesmo que o meu noivo quise-se.

    - O meu nome é a minha descendencia, para mim não tem lógica.

    - O meu nome já é um pouco grande, Florbela dos Santos Ribeiro

    - Fica mal a junção dos nomes : Florbela dos Santos Ribeiro Costa ou Florbela dos Santos Ribeiro da Costa

    Algumas disseram que o ultimo nome tem de ser paterno, mentira é o nome que vocês quiserem seja ele materno ou paterno, no meu caso os meus pais eles conjugaram os nomes escolheram a que consideraram melhor opção:

    A minha mãe é ....Batalha Ribeiro

    O meu pai é .... dos Santos Claro

    e ficamos ...dos Santos Ribeiro

    Quanto aos filhos é facil penso que a melhor conjugaçãode nomes será ..... dos Santos Costa, ambos sobrenomes paternos

    Quem quiser e goste esteja a vontade, para adicionar o nome do Marido, mas para mim não tem grande lógica.

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Curiosa Agosto 2014 Ponte de Lima
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não tinha pensado na trabalheira dos documentos, ele também não faz questão, portanto vou manter o meu apelido que amo tanto como o meu pai Smiley smile

    • Responder
  • Anabela
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Anabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OLá Mara. Eu também não vou adotar porque quero manter a minha identidade.

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Setembro 2014 Trancoso
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mara!

    Eu não vou adoptar, não que não goste ou que fique mal no meu nome, contudo a minha identidade é a minha identidade.

    Já falamos do assunto e é uma coisa que ele também não faz questão, por isso ... ficarei com o mesmo nome que os meus pais escolheram...

    Olha e são uns trocos que acabas por poupar e o uma carga de trabalhos... Ao mudares de nome tens q alterar cartao de cidadão, carta de condução , contas do banco, caso pertença a uma ordem profissional terá também que alterar... resumindo algumas horas perdidas em repartições publicas, uma carga de trabalhos e desconfio que algum stress a mistura!

    (A alteração de estado civil é gratuita,) Smiley winking

    • Responder
  • Marisa
    Noiva Ativa Junho 2014 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, o nosso último nome foi o nosso pai que nos deu e, no caso do meu, sei que é um orgulho para ele eu assinar Marisa Abrunhosa em qualquer lado e realmente tenho pena que quando tiver um filho ele se vá chamar XXXX Abrunhosa Ribeiro (Ribeiro do meu namorado) porque uma vez que eu não tenho irmãos homens o nome do meu pai não vai perdurar nas gerações seguintes (assumindo que o nome do homem é que fica no fim aquando de um filho).

    Para além disso adoro o Abrunhosa, não é muito usual e ainda se metem comigo onde quer que vá a perguntar se sou da familia do Pedro Abrunhosa. Lol.

    Se mudasse para Ribeiro ia perder a sua piada. Smiley smile

    Mara não mudes o teu nome, tal como uma noivinha já disse, não é o nome que faz a relação e se as pessoas te conheceram até agora com o teu nome, não é depois de casar que isso deve mudar. Mas é so a minha opinião.

    Beijinho e depois diz o que decidiste.

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva Curiosa Abril 2014 Amadora
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nem é que ame o meu apelido... mas bolas até teria que assinar de outro modo... E o apelido dele é muito "usual"... O meu é+raro...

    Mas a verdadeira razão reside na alteração de documentos sem ser o CC. É que seria desde Carta de Condução, contas bancárias, seguros, cartões de fidelizações, créditos, compras, etc...

    Já para não falar que não me sentiria "eu"... 28 anos a ser tratada pelo meu nome... e de repente... nah... Não consigo!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OLÁ Smiley laugh

    no meu caso não vou adotar porque adoro o meu ultimo nome e até porque quando começar a ter filhos ele vai desaparecer Smiley sad porque o do meu namorado vai ficar sempre em ultimo, o nosso vai p meio Smiley atonished portanto enquanto poder "usufruir" do nome, melhor ehehe

    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Agosto 2014 Leiria (Concelho)
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mika.

    Referindo-me apenas á documentação informo que não tem nada a ver alterando o estad civil, possivelmente só teras de alterar o cartão do cidadão se bem que agora acho que nem aparece o estado de civil como aparecia antigamnete no BI.

    O Estado civil nada tem a ver com a carta de condução, nada tem a ver com os cartões multibanco etc etc mas caso se opte por alterar o nome TODOS os documentos terão de ser alterados, e sem duvida que não são poucos.

    • Responder
  • Ludivine
    Noiva Curiosa Maio 2014 Seixal
    Ludivine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que não...mas ainda estou um pouco indecisa Smiley amazing

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Junho 2014 Vila Franca de Xira
    Miki ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela e restantes noivinhas...

    Estou a citar a Daniela porque achei o teu post um pouco confuso...estamos a falar de uma opção das noivas e não do nome dos possiveis filhos e eu falo por experiencia propria.

    Porque digamos que comecei o percurso ao "contrario" eu já tenho uma filha, e ela tem o apelido da mãe e do pai, mas no entanto eu não vou adoptar o nome do meu noivo...apesar de já estar habituada a ele e por exemplo o utilizar no meu nick name.

    Não é por adoptares ou não o nome do teu noivo, que os teus filhos deixaram de usar os dois apelidos.....

    Quanto a ter de alterar a documentação...ela já vai ter de ser alterada devido à mudança de estado civil...por isso parece-me uma desculpa (não me levem a mal)

    • Responder
  • Débora
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou adoptar mas em Penultimo lugar...Ou seja hoje solteira sou Débora Aurélio, a partir de dia 5 serei, Débora Esteves Aurélio! Ele nao se importou e eu amo o meu nome e a minha assinatura! E também honestamente não quero deixar de ser DéborAurélio! Smiley winking

    • Responder
  • Teresa
    Noiva Principiante Maio 2014 Vila Real (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou adotar o nome do meu noivo. Isto porque todos me conhecem por este nome. Eu nunca iria usa-lo e acho que não me iria habituar.

    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Julho 2014 Viseu (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mara! Eu ainda não me decidi sobre esse assunto... Mas só de pensar na trabalheira toda em mudar a documentação dá.me logo vontade de não o fazer. Já pensei imenso nisso mas ainda não me consegui decidir. Tu já tomaste a tua decisão? Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração