Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Noiva Ativa Outubro 2022 Tomar

Adoção, ou não, do apelido d@ restiv@

Marta, a 21 de Maio de 2022 às 21:45 Publicado em Fórum Vida de casal 0 13
Boa noite comunidade.

Hoje, no decorrer do CPM, falou-se no assunto e decidi colocar aqui a questão: adotar ou não o nome d@ futur@ marido / mulher?
Qual a vossa opinião?
Boa noite e continuação de bom fim-de-semana 😌

13 respostas

Última atividade por Lídia, a 16 de Novembro de 2022 às 22:54
  • Lídia
    Noiva Master Outubro 2023 Lisboa (Concelho)
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vamos adotar os nomes um do outro 🤓
    • Responder
  • Vittiglio
    Noiva Experiente Agosto 2023 Sintra
    Vittiglio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Diana!

Obrigada pela explicação!! O problema é que eu precisos de tirar um para meter o do meu futuro marido (porque já tenho 5 e já acho um exagero). :/
    • Responder
  • Dianita
    Noiva Constante Julho 2022 Penafiel
    Dianita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim sim. Adotei o apelido e voltava a adotar. Não vejo nenhum mal a partir do momento em que é uma decisão livre. Nenhuma mulher é obrigada a adotar o apelido do marido. Se adota é porque é algo importante para ela.
    Para mim o apelido significa a nova família que estou a construir. Não é, de forma nenhuma, uma rejeição do meu apelido anterior.
    Simplesmente para mim é mais importante ter no final do nome o apelido do meu marido do que o de família. Porque o meu marido foi a família que eu pude escolher com muito amor e orgulho. A outra não se pode escolher, é a que nos toca.
    • Responder
  • Dianita
    Noiva Constante Julho 2022 Penafiel
    Dianita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não dá trabalho nenhum. Simplesmente avisas na conservatória que queres adotar e eles adicionam isso à certidão de casamento. Com a certidão renovas o cartão de cidadão e passaporte já com o nome atualizado.🤩🥰
    • Responder
  • Vittiglio
    Noiva Experiente Agosto 2023 Sintra
    Vittiglio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho uma excelente pergunta! Na realidade apesar da trabalheira toda que deve dar eu gostava de adotar o dele. Alguém tem dicas de como fez e o que teve de fazer em termos de documentos ?
    • Responder
  • Heidi
    Noiva Experiente Junho 2022 Póvoa de Varzim
    Heidi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não adotei, acho que não faz sentido e são algumas complicações e gastos por causa da alteração do nome, vocês não são mais ou menos casal por ter o sobre nome diferente.
    Sou um pouco da opinião de que se se decidi mudar o nome para se tornar um símbolo de familia os dois devem mudar não só como o costume da mulher adquirir o sobrenome do marido
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Julho 2022 São Miguel
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma decisão muito pessoal, eu vou adotar o nome do noivo.

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta! Eu vou adotar mas depende realmente muito de ti, da vossa opinião
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde Marta..
    Eu acho q é uma questão pessoal. Acho q devem fazer o q vos fizer sentido. Eu ficarei com o do noivo e o noivo ficará com o meu..
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2022 Alenquer
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para nós será um não, é preciso mudar tanta documentação que só de pensar nisso já me apoquenta.
    Eu também já tenho um nome bastante grande, pelo que não quereria adicionar outro. E não mudaria o meu nome profissional, portanto no global foram muitas razões para o não 😊
    Mas cada um sabe de si, há muita gente que adopta principalmente por causa dos filhos e para serem todos a família XY!
    Vocês já decidiram?
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como tudo, isso é uma questão pessoal e qualquer decisão é válida, no nosso caso adotámos o apelido um do outro, como expus neste post: Adotar o Apelido do Cônjuge: Sim ou Não?

Beijinhos

• Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não. É uma tradição que nunca fez muito sentido para mim, e só de pensar na mudança de toda a documentação + habituar-me a um novo último nome… nem pensar! Até porque se eu ficasse com o nome dele, ele teria de ficar com o meu. Nunca aceitaria ficar só com o dele e feito.
    E o meu nome já e tao comprido… 😂
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para nós é não. Não é propriamente por não querermos. A mudar, misturariamos os 2 apelidos. É pelo trabalho que dá alterar documentos. Vivemos no estrangeiro e precisamos do passaporte. Só em pensar mudar tudo já fico doente. 😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração