Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Master Julho 2021 Madeira

Adotar o Apelido do Cônjuge: Sim ou Não?

Carla, a 1 de Novembro de 2021 às 10:40 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 44
Guardado

Olá comunidade!

Hoje tenho uma pergunta para vocês… adotaram ou vão adotar o apelido da vossa cara metade?

Antes de seguirmos às respostas, quero ressalvar que todas as opiniões são válidas neste assunto, pois cada casal age conforme a sua consciência e não há escolhas erradas!

Senti necessidade de fazer este post, pois enquanto solteira e noiva não encontrei informação suficiente sobre o assunto, pois o que eu queria fazer era adotar o apelido de família do meu marido, mas queria que ele também o fizesse com o meu. Sendo o meu argumento que estamos ambos a entrar nas famílias um do outro, não é algo unilateral. Mas não encontrei nada que me explicasse se era possível legalmente ou não, se o processo era complicado (a burocracia deste país traumatiza qualquer um) ou se tinha um custo acrescido. No momento de abertura do processo de casamento no registo civil, e porque estávamos em pleno confinamento, esqueci-me de questionar sobre este assunto, pois estavam mais preocupados em avisar-nos que era muito cedo para abrir o processo e não podíamos adiar, depois de marcar, por causa da pandemia (isto daria uma bela história, mas não vou por aí, casámos na data agendada como disse à senhora que iria acontecer); mas mais tarde questionei por email e a resposta foi que seria tudo feito no dia da assinatura do casamento. E confiei.

Realmente foi simples. No dia do casamento, ao confirmarem os nossos dados perguntaram sobre a adoção de apelidos e se sim, onde encaixaríamos os mesmos, sem qualquer custo.

Para vos dar o exemplo, o meu nome de família é Pereira e do meu marido é Tomé, eu acrescentei no final do meu nome e ele acrescentou entre os apelidos dele, e ficámos ambos Pereira Tomé, mas deram a entender que poderíamos ter colocado ambos no fim e os nomes ficariam “desfasados”, mas seria uma escolha válida. Tal como há hipótese de acrescentar “de” ou “e” entre os apelidos.

Como disse não houve custos no registo, houve sim o óbvio custo de renovação do CC, que sem adição de novos nomes e só mudança de estado civil basta um atualização no sistema que o cartão continua o mesmo, no nosso caso sabíamos que tínhamos que renovar ambos por causa do nome, mas é um custo irrisório na nossa opinião.

Repito, todas as opiniões são válidas, respeito os casais que decidam manter o nome, pois sei que a tradição da mulher adotar o nome do marido tem uma conotação negativa patriarcal e um pouco machista, mas está nos olhos das pessoas ver isso ou mudar. Não deixei de ser membro da minha família, tanto do lado do pai como da mãe, mas também agora faço parte e com orgulho de uma outra família; e o mesmo se passa com o meu marido, daí ter lhe dito que só adotava o apelido dele se ele fizesse o mesmo. Digo-vos que a ideia não o encantou pois os nossos apelidos não são os mais sonantes juntos, mas ultrapassámos isso. E ele já está bem habituado, tanto que quando joga Fifa com a “sua” personagem colocou o meu apelido de família porque o jogo em inglês não sabe pronunciar o apelido dele por causa do acento!

Esta foi a minha experiência que casei só no civil; mas acredito que será semelhante para quem abra o processo de civil-religioso. Basta questionarem a conservatória onde estão a tratar de tudo.

Agora digam-me de vossa justiça: @s casad@s como optaram? E @s noiv@s, como vão fazer?

Espero ter ajudado alguém que tenha as mesmas dúvidas que tive.

Beijinhos

Vou adotar

33%

46 votos

Vamos adotar um do outro

8%

11 votos

Vamos manter os nossos

59%

83 votos

44 respostas

Última atividade por Carla, a 17 de Fevereiro de 2022 às 14:39
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua opinião 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2024 Caldas da Rainha
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim faz todo o sentido adotar o nome
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🥰 espero poder ajudar maia noivinhas, pois é esse o meu objectivo aqui na app. Beijinhos
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    À partida, não vamos alterar os nomes. Eu gosto imenso do meu apelido e tenho um carinho e respeito enorme por ele, por isso, iria ser difícil para mim passar a ter um diferente.
    Ainda assim, muito obrigada por mais um post super informativo. Já vi que, como nova novata, vou ter de ir correr os teus posts 😉😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Confesso que acho que soa bem, mas gostos, são gostos!! 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carlinha 😍

Que debate tão útil! Tenho a certeza que irá ajudar muitas noivinhas 😍

Por cá, optamos por não adotar porque sinceramente já tenho um nome tão grande e juntar mais um nome e ficar a família Alves Dias soava-me estranho, especialmente porque iria ficar 2 nomes próprios + "de Oliveira Alves Dias" e "Correia Alves Dias". Mas no vosso caso fica bem fofo 😘

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário 🥰
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha por estes lado no meu caso como estou fora de Portugal aqui e muito comum a mulher ficar com o apelido do homem pois sempre tiveram esse costume no meu caso nunca pensei nessa ideia sinceramente mas depois para estar com papéis para trás e para a frente em todos os lados para tirar o nome então prefiro deixar o nome dele no meu e assim sempre me dará menos trabalho não sei muito como eles fazem em Portugal pelo o que já ouvi dizer eles perguntam no civil se queremos
    Mas aqui metem logo

Mas penso que é algo que fica giro ter ambos o mesmo nome 🥰
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Experiente Outubro 2022 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Feliz domingo! 😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário 😚😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Experiente Outubro 2022 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem ainda hoje falávamos deste assunto! Não queria muito andar a mudar nomes em todos os sítios, se se adoptar o nome do noivo, ele tb adoptará o meu… ficaremos com os apelidos iguais! 🥰
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário 😚
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mantivemos os nossos nomes 😍
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mafalda ☺ beijinhos
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2022 Alenquer
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla!
    No nosso caso falámos e, apesar de saber que ele talvez até gostasse, eu tenho 5 apelidos, portanto não quero ter mais um. E por essa razão, nenhum de nós vai adoptar o nome um do outro 😊
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário Inês 😘😘
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Optamos por manter os nosso 😉
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente não há necessidade de haver discussão 😋 Obrigada pelo comentário 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carlinha! Por aqui iremos manter os mesmos nomes. Por acaso não foi um assunto que falamos muito. Sei que ele gostaria que eu adotasse o nome dele, mas acho que ele não adotaria o meu. Daí, fica na mesma e não há discussão 😅😘

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso será uma decisão que só vocês podem tomar. Desejo-vos boa sorte 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário 😘😘😘 beijinhos
    • Responder
  • S
    Super Noiva Agosto 2024 Guimarães
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla, que post interessante!

Eu e noivo já falamos sobre isso mas nada de muito sério... O último nome dele é Pereira e eu sou Cunha, se adotasse o nome dele ficava Rodrigues da Cunha Pereira e sinceramente não me soa muito bem Smiley xd

Ele disse que se eu quisesse ele adotava o meu mas ele ia ficar Monteiro Pereira Cunha, p que também não soa muito bem! Smiley xd

Então ainda não sabemos o que fazer mas eu queria manter o meu nome de família e o dele, não queria abrir mão de nenhum dos meus nomes pois adoro como estão.

Então sinceramente não sabemos o que fazer! Smiley xd

• Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Carla,

Acho muito bonito optarem pelo nome um do outro, tens razao, ambos entram na familia um do outro Smiley love gostei da ideia !

Nos optamos por conservar os nossos nomes respetivos mas os nossos filhos vao ter os nossos, os dois. Para nos os nomes de familia fazem parte da nossa historia pessoal, da historia/origem da nossa familia, é uma verdadeira herança ! Nao queremos mudar isso (até pq temos duas origens completamente diferentes ahah) mas os nossos filhos sim ja vao ser o fruto de duas historias, duas familias etc para nos fazia sentido dar-lhes os dois.

Oralmente, na vida de todos os dias, as pessoas vao me chamar pelo nome do meu marido aqui em França, mas pouco importa, para mim esta bem desde que oficialmente nao mude nada a nivel administrativo.

Bjs !

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo Alexandra 😊 Obrigada pelo comentário 😘😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla. Nós acabamos por não adoptar porque o nosso apelido nos é muito característico. No meu caso, muita gente me trata pelo primeiro e último ou pelo próprio apelido. Não ponderei colocar o nome noutra ordem. No entanto, acho muito giro como fizeram porque vocês e os vossos filhos terão exactamente os mesmo apelidos. Serão a família Pereira Tomé. Quando ficam desfasados ou apenas um adopta, acho que não cumpre tanto o propósito. Mas é como dizes, neste assunto, todas as opiniões são válidas. 😊
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente, acho que está nas pessoas e não nos actos. Se não vês nada machista, então não é! Obrigada pelo comentário e beijinhos 😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi o nosso pensamento também 🥰😘😘 beijinhos e obrigada pelo comentário
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado pela opinião Miriam 😘😘
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Adotei o nome do meu marido, ele manteve o dele, e apenas o fizemos com normalidade. Acho que não deixamos de ser quem somos só porque temos mais um nome, nem acho que seja algo machista por ter sido apenas eu a mudar, mudei porque quis e ninguém me pediu nada. Talvez a sociedade hoje leia nas acções algo que na verdade não exista, mas pronto, isso sou eu e respeito quem pense diferente.

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Por aqui vamos fazer como vocês. Eu vou adotar o dele e ele o meu e vamos passar a ser a família Araújo Chyzh 😊 foi o que nos fez sentido já que mais tarde serão esses os apelidos dos nossos filhos também.
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Carla! Olha no meu caso nem investiguei muito pois desde o início que disse não querer mexer no nome...a verdade é que gosto do meu nome assim e no meu pensamento, os meus pais tiveram 2 filhas logo o nome de família vai acabar por se perder pois é habitual preservar o último apelido, normalmente o do marido 😐 mesmo tendo filhos e ficando eles com um apelido de cada um, mais tarde os meus netos ficarão com o último nome...
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Zélia, as culturas anglo-saxónicas, ao contrário das latinas (Itália é capaz de ser a excepção) praticamente eliminam o apelido da mãe/solteira quando casam, se eras Smith casas, passas a ser Robins. Nós fazemos colecção 😅 compreendo não quereres um nome cumprido, mas olha que gosto do Mrs. Savino 😋 beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração