Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jorge
Noivo VIP Agosto 2021 Seixal

Abertura do Processo de Registo Civil na Conservatória - Check ✔️

Jorge, a 24 de Maio de 2021 às 22:34

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 72

Olá Noivinh@s, Boa Noite. . . Espero que se encontrem tod@s bem. Ora bem. . . Como tenho visto por aqui algumas dúvidas relativamente às aberturas de processo nas conservatórias do registo civil, e tal como o titulo do debate indica, venho hoje partilhar convosco a nossa experiencia relativamente a...

Olá Noivinh@s,

Boa Noite. . . Espero que se encontrem tod@s bem.

Ora bem. . . Como tenho visto por aqui algumas dúvidas relativamente às aberturas de processo nas conservatórias do registo civil, e tal como o titulo do debate indica, venho hoje partilhar convosco a nossa experiencia relativamente a esse tema.

Após a entrada na 3ª fase de desconfinamento e com o fim do estado de emergência e com todos os serviços a abrirem iniciamos a nossa busca por uma conservatória do registo civil para que conseguíssemos iniciar a abertura do nosso processo de casamento e, preferencialmente, que tivesse data disponível para Agosto deste ano.

Contactamos 8 Conservatórias do Registo Civil dentro do nosso raio de residência. Nós moramos no Seixal, por isso enviamos para a do Seixal, Almada, Barreiro, Sesimbra, Setúbal, Moita, Montijo e uma das de Lisboa.

A do Seixal respondeu-nos apenas a um e-mail indicando apenas quais os documentos necessários para a abertura, quando pedimos para agendarem a marcação da abertura do processo, simplesmente nunca responderam.

A de Almada respondeu que só estava a efetuar marcações para final de Setembro.

A de Sesimbra disse-nos que devido ao fluxo de trabalho que não estavam a fazer marcações de casamentos.

A de Setúbal foi das mais sinceras e úteis, indicando que só tinham vagas para agendar em Setembro e recomendou-nos e facultou-nos contactos de conservatórias de terras mais "pequenas".

A Conservatória da Moita, Montijo e a de Lisboa nunca nos respondeu.

Felizmente a Conservatória do Barreiro, respondeu-nos prontamente que o agendamento estava feito para dia 21 de Maio as 14h30 e que era necessário apenas levar os Cartões de Cidadão (pois somos ambos de nacionalidade Portuguesa).

No dia 21 de Maio, Sexta-Feira passado, às 14h30 lá estávamos nós a porta da Conservatória. Fomos atendidos por uma escrituraria super simpática, acessível, prestável e divertida.

Nunca tinha sido tão bem recebido, tao bem atendido por uma funcionária pública num serviço público.

Entregámos-lhe os nossos cartões de cidadão, perguntou-nos qual seria o regime de bens que escolheríamos e qual a data que queríamos. Dissemos que queríamos o dia 20 de Agosto (isto porque no dia do nosso casamento não iremos ter a Cerimónia Civil com o Conservador do Registo Civil e sim ter uma Celebrante, pois o nosso objetivo sempre foi casar oficialmente perante o estado português na semana antes do Casamento celebrado com a família), a senhora abriu a agenda e prontamente nos perguntou a que horas preferíamos.

Optamos pelas 14h30 como hora do Casamento no Registo Civil e a senhora perguntou se iriamos levar testemunhas ou convidados, pois tínhamos direito a 4 testemunhas (os chamados "padrinhos") e a levar 10 convidados para assistir. Optámos apenas por levar duas testemunhas, pois não fazia sentido para nós - visto que a grande festa acontece 1 dia apos - levar convidados.

A Senhora imprimiu todos os papeis para assinarmos, perguntou-nos se iriamos querer optar pelos apelidos e escreveu na folha quais as nossas escolhas.

Assinamos tudo, pagamos o valor da abertura do processo (120€, para quem não sabe) e a senhora disse que agora era só aparecer no dia 20 de Agosto para a Celebração do Casamento no Registo Civil.

Pensei que iria ser um processo um pouco mais demorado, mas acontece que no nosso caso foi bastante simples e acessível.

Espero que este meu testemunho vos ajude em algumas dúvidas ou incertezas que tenham.

Conselho: Não se limitem apenas as Conservatórias mais perto. . . Procurem outras, pesquisem. . . Que irão encontrar o que procuram.

E com isto tudo, faltam apenas 89 dias para o Grande Dia. A ansiedade começa a vir ao de cima, bem como o medo de falhar alguma coisa.

Beijinhos e Abraços à minha Comunidade Linda Smiley heart

72 respostas

• Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tentei hoje email para Sintra pois disseram ao noivo que tinham vagas.. Mas a questão é que nunca atendem dem respondem a email's
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A sério?! Que estupidez
    Tenta noutras, experimenta as das terrinhas mais pequenas, Alenquer, almeirim, por aí 🙂😉
    • Responder
  • Catia
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disseram ao noivo que tinha que afinal estava completo por outra via
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Teresa,
    Muito Obrigado 🙂
    Olhe nos quando fizemos o pedido a senhora pediu-nos logo as moradas. Eu no meu cartão de cidadão tinha outra morada, mas ela colocou a morada actual.Não sei se fica já registado ou se mais tarde, após o casamento, terei que alterar. Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Cátia,
    Muito Obrigado 😍

Opah que chato terem desmarcado. Mas deram-te ao menos alguma justificacao?! Está tudo encaminhado 🙏🏼Beijinhos
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Santo Tirso
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaaa
    Parabéns por este passo 😍
    Eu caso em Setembro e no dia de ontem fiz o pedido online, o nosso será religioso. Sabe-me dizer se já tiveram que alterar a morada do cartão de cidadão ou sera só depois de casarem? Beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiii jorgee eu estou a ter dores de cabeça por esta porcaria todaaa a sério tiveste uma sorte tremenda eu não consigo tinha em. Santarém e ja mandaram email a desmarcar enfim ridículo

Dou te os meus parabéns vocês merecem que tudo se comece a encaminhar a sério 😎😎😎🤗 venha dai o vosso casório que estarei cá para ver
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa Tarde Jessica,

Muito Obrigado! Ainda bem que consegui ajudar e elucidar Smiley smile

Beijinhos

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Março 2024 Vila Nova de Gaia
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde Jorge !
    Espero que seja um dia magnífico para vocês ❤️
    Desde já obrigada pela partilha , para mim pelo menos ajudou e foi bastante esclarecedora.Beijinhos
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelos teus esclarecimentos, ajudaram imenso! 😊

Beijinhos 😚

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Rita,

Muito Obrigado Smiley heart

Sinceramente, és capaz de conseguir. A senhora quando abriu a agenda estava bastante em branco Smiley xd Por isso ainda tinham bastantes vagas.

Acho que na zona do Barreiro, ninguém deverá estar com vontade de casar Smiley xd

Sim, se forem os dois de nacionalidade Portuguesa não é necessário haver testemunhas. Basta irem vocês os dois.

No nosso caso, nós é que optámos compartilhar esse momento com duas pessoas importantes para nós. Porque o registo é só mesmo para oficializar perante o estado portugues. O verdadeiro dia será no dia 22 de Agosto, aí com todos os nossos familiares e amigos mais proximos.

Beijinhos

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Alexandra,

É importante partilharmos as nossas experiencias, para pudermos ajudar outros noivinh@s Smiley smile

Muito Obrigado!

Que bom que o teu também foi super simples e sem complicações Smiley winking

Está quase Smiley ring

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sónia,

Muito Obrigado! Smiley heart

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Laura,

Muito Obrigado Smiley love

Que venha de lá esse mês de Agosto

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela,

Muito Obrigado!

Realmente é mesmo Smiley heart

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Querida Zélia,

Muito Obrigado.

Claro, foi logo o que fiz. Aquele atendimento mereceu o elogio. Tal como estamos sempre preparados para reclamar, o contrario também tem de existir!

Beijinhos Smiley kiss

• Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carla Smiley smile

Muito Obrigado

Ali ficamos logo com tudo feito, assim também é mais facil. No dia é só casar Smiley xd
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jorge! 😊

Muitos parabéns por esse check tão importante! 🥳

Nós vamos para a próxima semana, dia 04 de junho, abrir o processo na conservatória. Mas a questão é que nós queremos casar já no dia 18 de junho, ou seja, após 2 semanas 😨 Achas que vamos conseguir a data que tanto desejamos? Pela tua experiência, quando a escriturária vos questionou a nível de datas, aperceberam-se que tinham muitos ou poucos agendamentos?

Outra dúvida: não é obrigatório levar testemunhas, pois não? Podem ir apenas os noivos?

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha querida Milhinha, irá ser um dia muito feliz! ❤
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate, Jorge! De facto nem tudo é maus neste processo e é bom partilhar as boas experiências. Nós fizemos online e foi bastante simples também. Está quase. ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é tão bonito Martinha! Deixa as borboletas 🦋 levedarem-te para sítios magníficos! Não te acanhes! Vai ser um dia imensamente feliz! Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que está mesmo a passar a voar, nem acredito! 🥰
    • Responder
  • Marta Vieira
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha, ai aguenta coração aguenta! ❤
    Tenho algumas borboletas na barriga 😘
    • Responder
  • Sónia
    Super Noiva Outubro 2021 Porto (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá!

Que bom, que tudo está a correr bem

Parabéns

• Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jorge! Que excelente e elucidativo debate 🥰 Muitos parabéns por esse check e que venha o mês de Agosto 😍😘

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Agora com as borboletas na barriga já começo a querer que passe rápido 😂😂

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Setembro 2021 Maia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Jorge! Efetivamente esse é o check mais importante de todos! 👌💪🏽
    E que venha agosto! 😉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que maravilha ler este debate Jorge, e que esclarecedor 😍
    Realmente é tão difícil encontrar bons profissionais nos serviços públicos! Se puderes até ir on-line e elogiar a foram como essa senhora vos atendeu... somos sempre tão rápidos a criticar e tão devagar a elogiar e se elogiarmos mesmo os trabalhos bem feitos, talvez mais pessoas decidam ser bons profissionais 😅

Ah e para quem quiser saber, a minha terra, Rio Maior, a 1h de Lisboa também sempre me responderam prontamente aos e-mails. Só não abri o processo lá porque tive que abrir no consulado por não poder viajar ☺️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já somos duas Milhinha 😍
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jorge, mas que debate útil e bem explicado. No meu caso aconteceu de forma semelhante, só não nos questionaram sobre os apelidos, mas enviei email a perguntar e disseram que no dia farão isso. Obrigada pela partilha 😘
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Dani
    Muito Obrigado 🤩 ❤️
    Agora passa num instantinho 🙈
    • Responder
  • Jorge