COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Jorge
Noivo VIP Agosto 2021 Seixal

Abertura do Processo de Registo Civil na Conservatória - Check ✔️

Jorge, a 24 de Maio de 2021 às 22:34 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 4 72
Guardado
Responder

Olá Noivinh@s,

Boa Noite. . . Espero que se encontrem tod@s bem.

Ora bem. . . Como tenho visto por aqui algumas dúvidas relativamente às aberturas de processo nas conservatórias do registo civil, e tal como o titulo do debate indica, venho hoje partilhar convosco a nossa experiencia relativamente a esse tema.

Após a entrada na 3ª fase de desconfinamento e com o fim do estado de emergência e com todos os serviços a abrirem iniciamos a nossa busca por uma conservatória do registo civil para que conseguíssemos iniciar a abertura do nosso processo de casamento e, preferencialmente, que tivesse data disponível para Agosto deste ano.

Contactamos 8 Conservatórias do Registo Civil dentro do nosso raio de residência. Nós moramos no Seixal, por isso enviamos para a do Seixal, Almada, Barreiro, Sesimbra, Setúbal, Moita, Montijo e uma das de Lisboa.

A do Seixal respondeu-nos apenas a um e-mail indicando apenas quais os documentos necessários para a abertura, quando pedimos para agendarem a marcação da abertura do processo, simplesmente nunca responderam.

A de Almada respondeu que só estava a efetuar marcações para final de Setembro.

A de Sesimbra disse-nos que devido ao fluxo de trabalho que não estavam a fazer marcações de casamentos.

A de Setúbal foi das mais sinceras e úteis, indicando que só tinham vagas para agendar em Setembro e recomendou-nos e facultou-nos contactos de conservatórias de terras mais "pequenas".

A Conservatória da Moita, Montijo e a de Lisboa nunca nos respondeu.

Felizmente a Conservatória do Barreiro, respondeu-nos prontamente que o agendamento estava feito para dia 21 de Maio as 14h30 e que era necessário apenas levar os Cartões de Cidadão (pois somos ambos de nacionalidade Portuguesa).

No dia 21 de Maio, Sexta-Feira passado, às 14h30 lá estávamos nós a porta da Conservatória. Fomos atendidos por uma escrituraria super simpática, acessível, prestável e divertida.

Nunca tinha sido tão bem recebido, tao bem atendido por uma funcionária pública num serviço público.

Entregámos-lhe os nossos cartões de cidadão, perguntou-nos qual seria o regime de bens que escolheríamos e qual a data que queríamos. Dissemos que queríamos o dia 20 de Agosto (isto porque no dia do nosso casamento não iremos ter a Cerimónia Civil com o Conservador do Registo Civil e sim ter uma Celebrante, pois o nosso objetivo sempre foi casar oficialmente perante o estado português na semana antes do Casamento celebrado com a família), a senhora abriu a agenda e prontamente nos perguntou a que horas preferíamos.

Optamos pelas 14h30 como hora do Casamento no Registo Civil e a senhora perguntou se iriamos levar testemunhas ou convidados, pois tínhamos direito a 4 testemunhas (os chamados "padrinhos") e a levar 10 convidados para assistir. Optámos apenas por levar duas testemunhas, pois não fazia sentido para nós - visto que a grande festa acontece 1 dia apos - levar convidados.

A Senhora imprimiu todos os papeis para assinarmos, perguntou-nos se iriamos querer optar pelos apelidos e escreveu na folha quais as nossas escolhas.

Assinamos tudo, pagamos o valor da abertura do processo (120€, para quem não sabe) e a senhora disse que agora era só aparecer no dia 20 de Agosto para a Celebração do Casamento no Registo Civil.

Pensei que iria ser um processo um pouco mais demorado, mas acontece que no nosso caso foi bastante simples e acessível.

Espero que este meu testemunho vos ajude em algumas dúvidas ou incertezas que tenham.

Conselho: Não se limitem apenas as Conservatórias mais perto. . . Procurem outras, pesquisem. . . Que irão encontrar o que procuram.

E com isto tudo, faltam apenas 89 dias para o Grande Dia. A ansiedade começa a vir ao de cima, bem como o medo de falhar alguma coisa.

Beijinhos e Abraços à minha Comunidade Linda Smiley heart

72 respostas

Última atividade por Sofia, a 7 de Junho de 2021 às 11:29
  • Sofia
    Noiva Ativa Setembro 2021 Portimão
    Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Sim eu recebi também um contacto e como vou casar pela igreja, pediram me para lá ir buscar e entregar ao Padre. Ficou já tudo tratado. 😊👌
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Já os tenho! 😊
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Principiante Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Sofia! Eu tratei do meu processo online também ☺️ Depois de pagar, o estado alterou para “Em Elaboração”. Dias depois fui contactada pela conservatória onde ficou o processo, a informar que não teriam conservador para realizar a cerimónia por ser ao fim‑de‑semana e fora da conservatória. Indicaram-me alguns e após contactos, ficou tratado!
    Há uns dias recebi a confirmação e o estado passou para “Concluído”! Espero ter ajudado ☺️
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Sofia,
    Sim em princípio irás receber um contacto ou então os papéis comprovativos na morada.
    Como nós fizemos presencialmente não sei como funciona via on-line. Beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Destacada Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    Muitos parabéns pelo check 🥰 e que comece a contagem decrescente hehheh
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    Olá Jorge. 😀 Obrigada pela partilha realmente ajudou imenso. Felicidades 😘
    • Responder
  • Xoky
    Noiva Curiosa Maio 2022 Faro (Concelho)
    Xoky ·
    • Denunciar
    Muitas felicidades e obrigada realmente foi muito útil
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    Que chegue rapidamente 😁😁
    Por aqui faltam 98 dias ...ai coração aguenta 🤣🤣
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    Eu já fiz o inicio do processo Online, já paguei, mas não sei qual é o passo seguinte 😅 devem me contactar para marcar a presença, certo?
    • Responder
  • Dulce
    Noiva Ativa Maio 2022 Ovar
    Dulce ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Já me ajudaram Jorge! Obrigada na mesma 😘😘
    • Responder
  • Dulce
    Dulce ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nidia! Ajudas-te sim 🙏
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Sandrina,
    É verdade. Já só faltam 3 mesinhos. Agora vai passar a voar 😱
    Muito ObrigadoBeijo
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que bom Catarina!
    Fico muito feliz por ti 😍 E bom saber que no meio de tantas coisas que têm corrido mal, existam outras que compensam
    Muitas FelicidadesBeijinhos
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2021 São Miguel
    Cristina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    A questão é que nem procurei a achar que se calhar não existe. E pelo silêncio do fórum que criei a perguntar, não devem mesmo haver cá celebrantes. 😕
    • Responder
  • Sandrina
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    Olá Jorge. Parabéns pelo check mais importante de todos! Está quase a chegar o grande dia🙂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ai Jorge eu não sei o que foi, mas foi maravilhoso!!! O meu conselho é sempre abrir o processo online, porque no meu caso na manhã depois já tinhamos a confirmação, e no dia seguinte telefonaram apenas para avisar que não podiam no horário que nós escolhemos.
    Nós tínhamos pedido às 12 e eles só podiam às 11.30 ou às 13.30. Como é sempre mais fácil para todos atrasar do que adiantar, avisamos os convidados todos que era só às 13h, e pude dormir mais 1h 😁.
    Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Dulce,
    Como o teu processo vai seguir para a igreja, só fica concluído assim que o casamento religioso é feito.
    Não vai ninguém da conservatória a igreja.No meu caso, como não vou ter casamento religioso não te sei explicar como é que se processa e quais os passos que são dados. Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Cristina,
    Muito Obrigado 🙂
    Pois, aí nos Açores deve ser mais complicado arranjar uma celebrante. Mas ainda bem que conseguiste arranjar uma conservatória que fosse ao local.Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina,
    Bem isso foi mesmo magia e muita sorte.
    Quase todas as conservatórias me disseram que não faziam deslocação até ao local do evento. O casamento tinha de ser feito dentro das instalações públicas. Fico muito feliz por ti! 🙂Beijinhos
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    Que bom 😍

Realmente a conservatória de Lisboa anda uma vergonha, enfim...
    • Responder
  • Nidia
    Noiva Experiente Julho 2021 Madeira
    Nidia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá, caso em julho deste ano e fui este mês à conservatória, quando vais lá marcas o dia do casamento como o dia em que te vais casar pela igreja, pois a conservatória só serve para ficar registado no teu registo de nascimento que casaste naquele dia especifico.

espero ter ajudado Smiley winking

• Responder
  • Dulce
    Dulce ·
    • Denunciar

Olá a todos! Smiley tongue

Agora fiquei um pouco confusa! Eu caso a maio do ano que vem e só vou abrir processo lá para janeiro, o que quer dizer que já em janeiro fico casada ou no dia vai alguém da conservatória á igreja onde vai decorrer o casório?

Desculpem pela santa ignorância mas são terrenos novos que ando a apalpar Smiley laugh

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Não estou sozinha então! 😍
    Era só mesmo essa questão! Muito muito obrigada!!
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2021 São Miguel
    Cristina ·
    • Denunciar
    Bom dia Jorge.
    Obrigada pelo testemunho.
    Nos vamos iniciar processo em Agosto, para casar em Setembro. Mas o notário vai lá ao espaço, aqui nos Açores só uma conservatória garantia a deslocação do mesmo, visto que não sei onde encontrar celebrante.

Beijinhos
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Santo Tirso
    Teresa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Está na mesma situação que eu 😍
    Aviso sim, quer que coloque alguma outra questão lá?
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pode depois informar aqui?
    É que eu e o meu noivo ainda temos moradas diferentes e eu no pedido online não pedi para alterar. Já tinha ideia de alterar depois online, após o casamento.
    Beijinhos!
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel, recebi mesmo há pouco, ligaram me do registo civil para levantar o papel... Vou lá na hora de almoço e vou questionar quanto à morada se é necessário mudar já
    Beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Teresa,
    Eu também fiz online e a última comunicação que recebi foi a mudança de estado do pedido para “submetido”. Recebeu mais alguma informação depois disso? 😕
    Obrigada e felicidades!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    Olá Jorge,
    Obrigada pelo teu testemunho!!
    No nosso caso a única salvação foi mesmo abrir o processo online, fazer o pagamento e o resto por magia resolveu-se. Nós casámos a 15 de Maio e a conservadora foi à Quinta. O mais curioso da nossa experiência é que todas as conservatórias com quem falei (Sintra, Oeiras e Lisboa) me disseram que não se podiam deslocar, mas eu sou teimosinha e quando submeti o pedido online fiz o pedido para deslocação à quinta e por magia... Funcionou!! Parabéns!! Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    De nada Teresa
    Muitas Felicidades para vocês também 😘🙂
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois, é o problema dia serviços públicos.
    São lentos nas respostas e o telefone para eles não existem.
    Não desistas, mas não descartes outras opções. Comeca já a mandar e-mails para outras conservatórias e vês qual delas te responde em primeiro lugar 😘
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu como fiz online, o cartão de cidadão assume e morada atual de ambos.. Havia apenas um campo de observações onde permitia indicar a situação da morada e foi p que fiz... Tenho que aguardar que o papel chegue para confirmar 😍
    Muito obrigada e felicidades
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados