Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jorge
Noivo VIP Agosto 2021 Seixal

Abertura do Processo de Registo Civil na Conservatória - Check ✔️

Jorge, a 24 de Maio de 2021 às 22:34 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 4 72

Olá Noivinh@s,

Boa Noite. . . Espero que se encontrem tod@s bem.

Ora bem. . . Como tenho visto por aqui algumas dúvidas relativamente às aberturas de processo nas conservatórias do registo civil, e tal como o titulo do debate indica, venho hoje partilhar convosco a nossa experiencia relativamente a esse tema.

Após a entrada na 3ª fase de desconfinamento e com o fim do estado de emergência e com todos os serviços a abrirem iniciamos a nossa busca por uma conservatória do registo civil para que conseguíssemos iniciar a abertura do nosso processo de casamento e, preferencialmente, que tivesse data disponível para Agosto deste ano.

Contactamos 8 Conservatórias do Registo Civil dentro do nosso raio de residência. Nós moramos no Seixal, por isso enviamos para a do Seixal, Almada, Barreiro, Sesimbra, Setúbal, Moita, Montijo e uma das de Lisboa.

A do Seixal respondeu-nos apenas a um e-mail indicando apenas quais os documentos necessários para a abertura, quando pedimos para agendarem a marcação da abertura do processo, simplesmente nunca responderam.

A de Almada respondeu que só estava a efetuar marcações para final de Setembro.

A de Sesimbra disse-nos que devido ao fluxo de trabalho que não estavam a fazer marcações de casamentos.

A de Setúbal foi das mais sinceras e úteis, indicando que só tinham vagas para agendar em Setembro e recomendou-nos e facultou-nos contactos de conservatórias de terras mais "pequenas".

A Conservatória da Moita, Montijo e a de Lisboa nunca nos respondeu.

Felizmente a Conservatória do Barreiro, respondeu-nos prontamente que o agendamento estava feito para dia 21 de Maio as 14h30 e que era necessário apenas levar os Cartões de Cidadão (pois somos ambos de nacionalidade Portuguesa).

No dia 21 de Maio, Sexta-Feira passado, às 14h30 lá estávamos nós a porta da Conservatória. Fomos atendidos por uma escrituraria super simpática, acessível, prestável e divertida.

Nunca tinha sido tão bem recebido, tao bem atendido por uma funcionária pública num serviço público.

Entregámos-lhe os nossos cartões de cidadão, perguntou-nos qual seria o regime de bens que escolheríamos e qual a data que queríamos. Dissemos que queríamos o dia 20 de Agosto (isto porque no dia do nosso casamento não iremos ter a Cerimónia Civil com o Conservador do Registo Civil e sim ter uma Celebrante, pois o nosso objetivo sempre foi casar oficialmente perante o estado português na semana antes do Casamento celebrado com a família), a senhora abriu a agenda e prontamente nos perguntou a que horas preferíamos.

Optamos pelas 14h30 como hora do Casamento no Registo Civil e a senhora perguntou se iriamos levar testemunhas ou convidados, pois tínhamos direito a 4 testemunhas (os chamados "padrinhos") e a levar 10 convidados para assistir. Optámos apenas por levar duas testemunhas, pois não fazia sentido para nós - visto que a grande festa acontece 1 dia apos - levar convidados.

A Senhora imprimiu todos os papeis para assinarmos, perguntou-nos se iriamos querer optar pelos apelidos e escreveu na folha quais as nossas escolhas.

Assinamos tudo, pagamos o valor da abertura do processo (120€, para quem não sabe) e a senhora disse que agora era só aparecer no dia 20 de Agosto para a Celebração do Casamento no Registo Civil.

Pensei que iria ser um processo um pouco mais demorado, mas acontece que no nosso caso foi bastante simples e acessível.

Espero que este meu testemunho vos ajude em algumas dúvidas ou incertezas que tenham.

Conselho: Não se limitem apenas as Conservatórias mais perto. . . Procurem outras, pesquisem. . . Que irão encontrar o que procuram.

E com isto tudo, faltam apenas 89 dias para o Grande Dia. A ansiedade começa a vir ao de cima, bem como o medo de falhar alguma coisa.

Beijinhos e Abraços à minha Comunidade Linda Smiley heart

72 respostas

Última atividade por Sofia, a 7 de Junho de 2021 às 11:29
  • Sofia
    Noiva Constante Setembro 2021 Portimão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Sim eu recebi também um contacto e como vou casar pela igreja, pediram me para lá ir buscar e entregar ao Padre. Ficou já tudo tratado. 😊👌
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Já os tenho! 😊
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sofia! Eu tratei do meu processo online também ☺️ Depois de pagar, o estado alterou para “Em Elaboração”. Dias depois fui contactada pela conservatória onde ficou o processo, a informar que não teriam conservador para realizar a cerimónia por ser ao fim‑de‑semana e fora da conservatória. Indicaram-me alguns e após contactos, ficou tratado!
    Há uns dias recebi a confirmação e o estado passou para “Concluído”! Espero ter ajudado ☺️
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sofia,
    Sim em princípio irás receber um contacto ou então os papéis comprovativos na morada.
    Como nós fizemos presencialmente não sei como funciona via on-line. Beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitos parabéns pelo check 🥰 e que comece a contagem decrescente hehheh
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge. 😀 Obrigada pela partilha realmente ajudou imenso. Felicidades 😘
    • Responder
  • Xoky
    Noiva Curiosa Maio 2022 Faro (Concelho)
    Xoky ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitas felicidades e obrigada realmente foi muito útil
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que chegue rapidamente 😁😁
    Por aqui faltam 98 dias ...ai coração aguenta 🤣🤣
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fiz o inicio do processo Online, já paguei, mas não sei qual é o passo seguinte 😅 devem me contactar para marcar a presença, certo?
    • Responder
  • Dulce
    Noiva Ativa Maio 2022 Ovar
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já me ajudaram Jorge! Obrigada na mesma 😘😘
    • Responder
  • Dulce
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nidia! Ajudas-te sim 🙏
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sandrina,
    É verdade. Já só faltam 3 mesinhos. Agora vai passar a voar 😱
    Muito ObrigadoBeijo
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Catarina!
    Fico muito feliz por ti 😍 E bom saber que no meio de tantas coisas que têm corrido mal, existam outras que compensam
    Muitas FelicidadesBeijinhos
    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2021 São Miguel
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão é que nem procurei a achar que se calhar não existe. E pelo silêncio do fórum que criei a perguntar, não devem mesmo haver cá celebrantes. 😕
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge. Parabéns pelo check mais importante de todos! Está quase a chegar o grande dia🙂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Jorge eu não sei o que foi, mas foi maravilhoso!!! O meu conselho é sempre abrir o processo online, porque no meu caso na manhã depois já tinhamos a confirmação, e no dia seguinte telefonaram apenas para avisar que não podiam no horário que nós escolhemos.
    Nós tínhamos pedido às 12 e eles só podiam às 11.30 ou às 13.30. Como é sempre mais fácil para todos atrasar do que adiantar, avisamos os convidados todos que era só às 13h, e pude dormir mais 1h 😁.
    Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Dulce,
    Como o teu processo vai seguir para a igreja, só fica concluído assim que o casamento religioso é feito.
    Não vai ninguém da conservatória a igreja.No meu caso, como não vou ter casamento religioso não te sei explicar como é que se processa e quais os passos que são dados. Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Cristina,
    Muito Obrigado 🙂
    Pois, aí nos Açores deve ser mais complicado arranjar uma celebrante. Mas ainda bem que conseguiste arranjar uma conservatória que fosse ao local.Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina,
    Bem isso foi mesmo magia e muita sorte.
    Quase todas as conservatórias me disseram que não faziam deslocação até ao local do evento. O casamento tinha de ser feito dentro das instalações públicas. Fico muito feliz por ti! 🙂Beijinhos
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom 😍

Realmente a conservatória de Lisboa anda uma vergonha, enfim...
    • Responder
  • Nidia
    Noiva Experiente Julho 2021 Madeira
    Nidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, caso em julho deste ano e fui este mês à conservatória, quando vais lá marcas o dia do casamento como o dia em que te vais casar pela igreja, pois a conservatória só serve para ficar registado no teu registo de nascimento que casaste naquele dia especifico.

espero ter ajudado Smiley winking

• Responder
  • Dulce
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá a todos! Smiley tongue

Agora fiquei um pouco confusa! Eu caso a maio do ano que vem e só vou abrir processo lá para janeiro, o que quer dizer que já em janeiro fico casada ou no dia vai alguém da conservatória á igreja onde vai decorrer o casório?

Desculpem pela santa ignorância mas são terrenos novos que ando a apalpar Smiley laugh

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não estou sozinha então! 😍
    Era só mesmo essa questão! Muito muito obrigada!!
    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2021 São Miguel
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Jorge.
    Obrigada pelo testemunho.
    Nos vamos iniciar processo em Agosto, para casar em Setembro. Mas o notário vai lá ao espaço, aqui nos Açores só uma conservatória garantia a deslocação do mesmo, visto que não sei onde encontrar celebrante.

Beijinhos
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Santo Tirso
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está na mesma situação que eu 😍
    Aviso sim, quer que coloque alguma outra questão lá?
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode depois informar aqui?
    É que eu e o meu noivo ainda temos moradas diferentes e eu no pedido online não pedi para alterar. Já tinha ideia de alterar depois online, após o casamento.
    Beijinhos!
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel, recebi mesmo há pouco, ligaram me do registo civil para levantar o papel... Vou lá na hora de almoço e vou questionar quanto à morada se é necessário mudar já
    Beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Teresa,
    Eu também fiz online e a última comunicação que recebi foi a mudança de estado do pedido para “submetido”. Recebeu mais alguma informação depois disso? 😕
    Obrigada e felicidades!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge,
    Obrigada pelo teu testemunho!!
    No nosso caso a única salvação foi mesmo abrir o processo online, fazer o pagamento e o resto por magia resolveu-se. Nós casámos a 15 de Maio e a conservadora foi à Quinta. O mais curioso da nossa experiência é que todas as conservatórias com quem falei (Sintra, Oeiras e Lisboa) me disseram que não se podiam deslocar, mas eu sou teimosinha e quando submeti o pedido online fiz o pedido para deslocação à quinta e por magia... Funcionou!! Parabéns!! Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Teresa
    Muitas Felicidades para vocês também 😘🙂
    • Responder
  • Jorge
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, é o problema dia serviços públicos.
    São lentos nas respostas e o telefone para eles não existem.
    Não desistas, mas não descartes outras opções. Comeca já a mandar e-mails para outras conservatórias e vês qual delas te responde em primeiro lugar 😘
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu como fiz online, o cartão de cidadão assume e morada atual de ambos.. Havia apenas um campo de observações onde permitia indicar a situação da morada e foi p que fiz... Tenho que aguardar que o papel chegue para confirmar 😍
    Muito obrigada e felicidades
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração