Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Constante Setembro 2022 Sintra

a mesa presidencial: quem fica?

Catarina, a 28 de Julho de 2022 às 12:11 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 35

Olá a tod@s!

Hoje trago aqui um tema sobre o qual me estado a debater nos últimos tempos... já pesquisei e li muito noutros debates mais antigos, mas a verdade é que ainda assim gostaria de ler opiniões mais recentes!

Provavelmente isto cada vez menos é uma questão pois hoje em dia muitos noivos optam por ficar sozinhos na mesa. É isso que vocês vão fazer?

Pessoalmente não sou muito fã dessa ideia, prefiro a mesa com pais e padrinhos.

Existe depois a questão de colocar só os padrinhos na mesa e não as/os companheiras/os quando não são um casal, ou toda a gente... pessoalmente não me faz confusão separar, ainda que entenda que tenha o seu lado chato, também acho que é 1h/2h de refeição que são suportáveis e uma vez que estamos ali a convite para uma festa que alguém organizou e de quem gostamos, acho que devemos respeitar o que os noivos decidem. Por exemplo num batizado, em que os padrinhos da criança também não são casal, ficam também todos na mesa? separam-se? Uma mesa com pais, padrinhos e conjuges fica muito grande, ultrapassa o limite da quinta e quando não são muitos convidados ainda mais estranho me parece porque é uma enorme concentração numa mesa...

Também há quem não coloque os pais na mesa e apenas os padrinhos, mas confesso que me faz um pouco de confusão, acho que os pais merecem esse lugar...

Contem-me o que acham, o que fizeram ou vão fazer? Têm tido dificuldades com as mesas? Têm convidados a opinar sobre isto?



35 respostas

Última atividade por Etã, a 31 de Agosto de 2022 às 20:00
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós por cá ficamos só os 2. Os noivos param pouco na mesa, pelo que achamos que seria o melhor. a mesa presidencial: quem fica? 1

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Inicialmente éramos para ficar os 2...mas optamos por ficarmos nos, as nosSas filhas e os pais dos.noivos!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla, compreendo tudo o que dizes, acabámos por optar por ter uma mesa com os pais e colocar os padrinhos noutra mesa com os cônjuges. Falámos com todos e ainda sendo impossível agradar a toda a gente, foi a melhor opção e fico de consciência tranquila! Obrigada beijinhos

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, por cá também não gostamos da mesa só dos noivos, em principio pensámos sentar os padrinhos, mas como mencionaste, quando são são casais fica "disfuncional", no nosso caso são todos solteiros menos a minha madrinha de casamento (tivemos 4 padrinhos) e embora respeite o que dizes que não há mal em separar, não acho correto, eu como parte de um casal não gostaria de ser separada do meu marido à mesa de uma festa sendo ele ou eu padrinho/madrinha (imagina que não conhecemos mais ninguém? é chato...) e depois, não é só 1h/2h de refeição, acredita. O tempo arrasta-se e acho que ficaria desconfortável. Por isso no nosso caso a mesa de honra foi composta por 6 pessoas, noivos e pais de ambos os lados, os padrinhos por acaso ficaram todos numa mesa com respetivos companheiros e outros familiares próximos. Se quiseres outro exemplo, e vai depender de como é composto a parte de padrinhos, estive num batizado (que por norma é só 2 padrinhos) e ambos tinham companheiros à parte e sentaram-se na mesa de honra juntamente com os pais da criança (novamente uma mesa de 6). Aqui vai depender das circunstâncias e das relações. Boa sorte

    • Responder
  • Nádia
    Noiva Constante Outubro 2022 São Miguel
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós teremos uma mesa com noivos, pais e irmãos! 🤭 O noivo decidiu convidar 4 padrinhos e eu mais 2! Como a mesa ficaria desequilibrada, considerando que nós ficamos no centro, e como cada um de nós só tem um irmão, decidimos fazer assim! 😁
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Outubro 2022 Tomar
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha.
    Iremos optar por ficar só os dois. Foi uma decisão unânime, desde o início.

    Bons preparativos.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Setembro 2025 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, eu vou dizer-te o que penso, o que não quer dizer que seja o correto, mas para mim e até para o meu noivinho faz mais sentido, se eu convido alguém que tem um companheiro eu optarei por colocar os dois na mesa principal, mesmo que convide mais do que uma pessoa, não me importo nada de ter uma mesa cheia ahah

    O mais importante no caso de não colocarem os dois na mesma mesa, é falarem com as pessoas em questão, saber como se vão sentir...se elas próprias acharem super normal acho que não há problema nenhum.

    Eu por exemplo quero a minha mesa com pais, padrinhos e avós. Smiley heart

    Acho que depende, sei que aqui se não colocasse um casal junto (mesmo que seja por 1h ou 2h) as pessoas não iam achar bem, nem eu nem o meu noivinho, mas é apenas a nossa opinião!

    beijinhos Smiley kiss

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2024 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola

    Nos em principio vamos optar por ter uma mesa so para os noivos mas tambem vamos batizar o nosso filho por isso a partida tambem vai ficar na nossa mesa

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva! Por aqui seremos só nós 2 na mesa. Queremos aproveitar ao máximo juntinhos ❤️
    • Responder
  • Alcinda
    Noiva Experiente Julho 2023 Vila do Conde
    Alcinda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só vamos ser os 2, pois vamos estar em constante movimento de um lado para o outro , assim os nossos filhos e pais podem socializar uns com os outros das outras mesas e ninguém fica sozinho, decidimos assim com a opinião da RP da quinta ..
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    La está , todos somos indivíduos diferentes e temos relações diferentes . Eu acho que os noivos devem decidir , o casamento é deles e tem que ser como querem , a partir daí , os restantes vem se individualmente conseguem ou não os pedidos . Pode te parecer estranho mas conheço bastantes casais que passariam a pasta de ser padrinho se tivessem de ser separados das mulheres , e outros casais que até aceitavam mas no fundo com pouco agrado , indo de certeza estar mais vezes levantados perto um do outro que sentados nas mesas a comer e conviver , e conheço ainda outros , menos , que dada a situação não levariam a mal, e seria soft .
    La está , no meu meio e do meu noivo não haveria nenhum que ficasse na boa , e se sentisse a vontade , desfrutando realmente do casamento , acho que não é um absurdo aquilo que disse , e sim conheço vários que se iriam opor logo..
    Tens de ver quem queres como padrinho e ver como é a relação dele , ou da madrinha .. São situações delicadas.
    • Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Setembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊


    Acho que depende muito de cada relação. No nosso caso, optamos por ficar só os dois. Fizemos uma mesa com os nossos pais e irmãos porque se dão muito bem. Os padrinhos, ficam cada um com o seu grupo de amigos. Acho que todos vão aproveitar melhor assim.Pessoalmente não me faria sentido separar os padrinhos das namoradas e não gostaria que o fizessem comigo, mas lá está, depende de muitos factores 😊
    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Agosto 2022 Santa Maria da Feira
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso caso, decidimos ficar só nós. Depois a mesa dos pais e dos padrinhos são as primeiras mesas, até porque os meus pais e os pais do meu noivo vão ficar em mesas separadas. Foram coisas que nos fizeram sentido ☺️
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda falta muitas coisinhas pequeninas mas as importantes estao todas em ordem hehe. 😁
    • Responder
  • Nicole
    Super Noiva Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No nosso caso optámos apenas por nós noivos! a mesa de padrinhos e pais ficará logo próxima a nós Smiley heart

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah isso sem dúvida por isso é que decidimos fazer uma mesa só nós e depois outra com o lado do noivo e outro com o meu lado


    Mas no nosso caso os meus padrinhos e parte da minha mãe e os padrinhos do meu noivo e irmã dele por isso se tornou um pouco mais fácil
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Alexandra, também pensámos nessa solução, mas acredito que se não ficarem na mesa principal então será melhor ficarem ao pé de pessoas que estão mais confortáveis do que fazer uma mesa só de padrinhos que não se dão e depois é uma seca para eles!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marlene! Também acho que não há regras e devemos ser nós a decidir... mas às vezes é difícil ter força para lidar com certas coisas que se ouvem... no caso de divórcios, que nós por acaso não temos, é mais difícil ainda de lidar, e aí sim fica mais complicado!

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato. Nós vamos espalhar toda a gente pelas mesas onde tenham gente com quem fiquem mais confortáveis. Mas no nosso caso também são só 4 mesas, por isso não é difícil 😂😅
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Khrystyna, pois nesse caso com divórcios é mais díficil ainda... nós por acaso não temos essa situação, o que torna as coisas mais facéis! beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Fabiana, concordo, também acho que não ficando na mesa devem ficar onde estejam mais confortáveis... pessoalmente por exemplo não sou tão fã da ideia de fazer uma mesa de padrinhos por exemplo, a menos que todos se conheçam e estejam confortáveis, porque seria uma seca para todos... acho que mais vale ficarem onde estejam mais confortáveis...

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Kauanna! Pois sermos nós e os pais apenas é uma opção muito possível. Faz-me mais sentido ter os pais do que os padrinhos sinceramente, é a minha opinião pessoal... é preciso é ter paciência e capacidade de lidar com opiniões alheias e às vezes fico chateada. Nós por aqui não achamos muita piada a ficar só os dois, por isso em princípio isso está descartado! beijnhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carlota, pois entendo que seja uma questão chata, com certeza vamos encontrar uma solução. beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Inês! Pois também já pensámos nisso, que secalhar não vamos estar muito tempo, mas pessoalmente nenhum dos dois gosta da ideia de ficarmos sozinhos, gostaríamos de sentar ao pé de nós pessoas importantes, mas também não é nosso objetivo deixar ninguém desconfortável... no entanto se eu quando vou a um casamento aceito e respeito a opinião dos noivos nas suas decisões, faz-me confusão ter que lidar com certas coisas... acho que é isso mesmo, não há tradição, há pessoas, e cada um de nós é diferente e temos que saber lidar com isso! Se fosse eu sei como faria, mas é díficil gerir várias expetativas Smiley sad obrigada e beijinhos

    P.S. como vão os preparativos? o teu dia é só um depois de mim, está quase!!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mafalda, realmente isso é muito tempo, não é essa a experiência que tenho como convidada Smiley surprise até fui ver as horas de fotos que tirei e foi bem mais rápido, mas cada caso é um caso. Neste caso nem eu nem o noivo queremos ficar sozinhos na mesa, estamos a tentar perceber a melhor forma de colocar toda a gente o mais confortável possível também. beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela! Pois realmente é algo que vai de pessoa para pessoa, se o meu noivo fosse padrinho e eu não fosse madrinha de alguém não me faria sentido estar na mesa, porque ele é que tem o papel eu não, e ainda ficando separada dele não ia dizer que só ia se ficasse... acho que é uma escolha dos noivos e eles devem ter ao pé deles quem realmente querem e não ter que ter mais pessoas só por esse motivo... e também não me faz sentido alguém não aceitar ser padrinho por uma situação dessas, por se sentar em sítios diferentes na refeição, todos somos indíviduos e não apenas casais.. mas é a minha opinião pessoal e também entendo o outro lado claro Smiley smile

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde Catarina



    Pessoalmente nós vamos ficar sozinhos na mesa e perto da nossa mesa vamos meter de cada lado na mesa os pais e dos padrinhos perto de nós
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina!
    No inicio nós, mais eu, não queríamos ficar sozinhos! A ideia era os pais e a minha avó, no entanto a mesa ia ficar demasiado grande... porque os pais do noivo são divorciados e não fazia sentido junta-los aos 2 e separar os novos companheiros que, principalmente o companheiro da mãe dele, já está na vida do noivo há muitos anos! Solução: ficar sozinhos! Se é o ideal? Não, preferia ter gente na mesa. Mas é o melhor, até para eles conviverem e divertirem-se com a restante família já que nós não vamos só dar atenção a umas pessoas e não a outras Smiley xd

    Mas continuo a achar que nisto não há regras e cada um faz o que achar melhor, afinal quem casa és tu!



    • Responder
  • Khrystyna
    Noiva Ativa Setembro 2022 Odivelas
    Khrystyna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina Smiley smile

    A nossa ideia inicial era fazer mesa com padrinhos e madrinhas e os seus respectivos porque não nos faz sentido separar.

    Problema... A mesa ia ficar gigante e a quinta não tinha mesa desse tamanho Smiley xd os pais não nos fazia sentido porque são divorciados e não iamos obrigar a ficar aí a ter de conviver.

    Então a solução foi ficarmos sozinhos e assim também temos tempo para nós os dois Smiley heart

    tenor.gif



    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui o noivo e eu vamos ficar numa mesa sozinhos. Se fôssemos fazer a mesa presidencial acabaria por ficar muito grande, pois além de pais e padrinhos e cônjuges/companheiros também temos duas filhas, então vamos colocar todos nos locais que acreditamos sejam mais confortáveis para eles. E assim nós teremos a oportunidade de também desfrutar um pouco só os dois. Se ficássemos na mesma mesa das meninas íamos acabar por ficar naquela coisa de ajudá-las a comer, etc…
    Acho que esta decisão depende muito da vossa situação particular e do à vontade dos vossos convidados
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile
    Nós vamos ser só nós na mesa dos presidencial , e as mesas vão estar por famílias , não vamos misturar pais da noiva e pais no noivo , já que queremos por ambos em mesas onde se sintao confortáveis , os padrinhos vão estar junto com os namorados / família , não nos faz sentido separar um casal devido a um ser padrinho e outro não , até porque seria impensável se um de nós fosse padrinho e o outro não sentarem-nós em mesas diferentes , aliás seria um desconforto tal que acredito que nenhum de nós aceitaria , preferíamos não ser padrinhos .. mas la está depende do que os teus padrinhos pensam disso , mas eu se tivesse essa ideia no pedido ao padrinho diria como seria , para ele poder decidir se quer ou não ser padrinho nessas circunstânciasSmiley smile
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinha,
    Por aqui temos muitos padrinhos e madrinhas por isso eles não vão estar na mesa connosco.
    O noivo queria apenas eu e ele na mesa presidencial mas eu acho que não faz muito sentido e queria ter os nossos pais connosco na mesa. Portanto o mais provável é sermos 6 eu e ele e os nossos pais 😅
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração