Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Débora
Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)

A compra da casa

Débora, a 23 de Junho de 2016 às 11:32 Publicado em Fórum Vida de casal 0 43
Bom dia a todas. Esta foi uma questão de debate no meu local de trabalho esta noite xD. A compra da casa. Isto porque eu e o Tó estamos a pagar uma coisa que não é nossa nem nunca vai ser e por um T1 pagamos 650EUR (Telheiras) de renda. Já deixamos aqui 7800EUR este ano desde que começamos a morar juntos, incluindo o mês de caução. Tenho colegas por comprar um T2/T3 pagam muito menos que nós. Claro que não vamos comprar já hoje, mas é um dos nossos objectivos antes de casar. Quem comprou casa, até porque é uma decisão única e não estamos em tempos de comprar e vender. Quais foram as principais coisas que tiveram em atenção para a compra? Além de Apartamento ou moradia, Andares altos, Tipologia, Tiveram em conta já para os filhos, A localidade.... arrependeram se de comprar?

43 respostas

Última atividade por Ana, a 28 de Junho de 2016 às 00:39
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    São opções Smiley winking Nós preferimos comprar já a dar para uns anos até conseguirmos construir a nossa própria casa.

    Mas btw 400k por um apartamento? Fónix... Acho bem que seja um belo de um apartamento xD Aqui 400k tinha de ser uma moradia que não tivesse uma única falha lol

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um apartamento Smiley winking
    Os preços aqui são altissimos. Nos não damos o passo maior que a perna, temos de ter sempre aquele x de parte todos os meses e tal como este sobejou. Até que pelo simulador do nosso banco, pelo que vi na net a renda era 800, mais 150 só e era uma coisa nossa. Mas queremos algo mais em conta.

    Nós pensamos em comprar já para sempre para não andarmos a mudar Smiley smile

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Passar de um T1 alugado para uma moradia de 400.000€ vá lá vai...

    Tudo depende da vossa capacidade financeira, mas há muita coisa boa a preços bem mais baixos. Bem sei que a zona de Lisboa é bem mais cara que a do Porto, mas mesmo assim... Vejam lá se não têm mais olhos que barriga Smiley winking

    Eu quando comprei pensei num futuro a médio prazo. A longo prazo prevemos construir a nossa casa. Mas aí teremos o dinheiro da venda da nossa casa actual (que mesmo assim já é um andar moradia T3) em vez de simplesmente termos deitado o dinheiro ao lixo.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu quando comprei garanti algumas coisas:

    1º que o valor da mensalidade era algo que conseguia pagar

    2º que tinha dinheiro para pagar a mensalidade mesmo que um (ou os dois) ficasse desempregado

    3º que sabia que não tinha de mudar de distrito por causa do trabalho

    Em relação à casa em si queria:

    - T3 para ter quarto para nós, escritório (trabalho ou lazer, é onde temos os computadores) e uma quarto para os putos quando eles vierem. Sabemos que esta não será a nossa casa para sempre (pensamos em cerca de 10 anos) e por isso mesmo que tenhamos 2 putos, eles só começam a querer quartos separados lá para os 10/12 anos..

    - Compartimento que desse para reunir a família. Nós queríamos uma sala suficientemente grande para conseguir reunir a família (cerca de 30 pessoas) em aniversários e assim. Não conseguimos a sala no tamanho certo mas a garagem é suficiente.

    - Localização: eu apesar de não gostar de andar de transportes públicos não gosto de saber que se o carro avariar estou presa em casa. Assim, por imposição minha (para o namorado isso não era um factor de decisão) quis ter autocarro a uma distância decente (e não um daqueles serviços que só faz uma vez de manhã e outra à noite). Estamos a 10 minutos de uma paragem de autocarro.

    - Dimensões dos quartos: não são muito grandes, mas há muita coisa ridiculamente pequena

    - Garagem com acesso interior: não era um requisito obrigatório mas era algo a que dávamos (e agora que temos ainda damos mais) valor

    - Andar Moradia/Moradia: apesar de termos andado a ver apartamentos e de nunca termos excluído essa hipótese, sempre nos desagradou a ideia de ir para apartamento. Saber que estamos dependentes de vizinhos para fazer obras ou que temos o condomínio, resumindo, que temos de lidar com outras pessoas no que diz respeito ao que é nosso, nunca nos agradou. Assim, sem descartarmos apartamentos (a maioria que fomos ver era apartamentos até porque são geralmente mais baratos que os andares moradia), sempre nos entusiamou mais a ideia de um andar moradia (moradia não dava para o nosso bolso mas estamos confiantes que estará no nosso futuro).

    - Espaço exterior: era uma das coisas que queríamos (quer por causa de putos quer porque queriamos um animal e tê-los presos em casa é um não enorme para ambos) mas acabamos por não conseguir com a que compramos.

    Se me arrependi? Nada! A ideia de deitar dinheiro ao lixo (quer queiremos quer não é o que acontece com aluguer) e de haver coisas que não posso decidir em relação ao sítio onde vivo sempre me incomodou. Nunca pusemos a hipótese de alugar (até porque sabemos que facilmente arranjamos os dois emprego no Porto ou arredores) e se tivesse de apostar nunca iremos pôr Smiley winking

    Em jeito de conclusão: não há nada como a nossa casa Smiley laugh

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós decidimos comprar um T2 para agora, mas a nossa ideia é daqui a uns aninhos comprar uma moradia e alugar o apartamento

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a vossa casa. Smiley smile muito gira. Pois nós ou optamos por uma moradia ou um apartamento com terraço. Temos de ver e ver e pedir ""orçamentos""
    • Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Débora!! Eu prefiro comprar do que alugar. Penso da mesma forma que tu, alugar estamos a pagar sempre por uma coisa que não é nossa... Pagar por pagar, que seja para nós. Nós compramos casa à quase um ano (mas só nos vamos mudar depois do casamento) e andamos bastante tempo a procurar. Inicialmente começamos a procurar casas perto do nosso local de trabalho e que fosse bem localizada, queriamos pelo menos T2 já a pensar em crianças e pensamos na nossa carteira e no que poderiamos gastar! Smiley smile Começamos a ver moradias mas os preços eram demasiado elevados por isso passamos para apartamentos. No caso de apartamos demos preferência a andares altos porque achamos que era mais seguro... Mas depois de muito procurar, encontramos um óptimo negócio e estamos muito satisfeitos!!! Acabamos por encontrar um andar moradia T4, com garagem individual, a estrear, a 2 minutos de acessibilidades centrais e pagamos cerca de 350€/mês já com seguros incluidos. As divisões não são muito grandes e não é nenhum centro urbano mas tem espaço de sobra para nós e para os bébes e em 10/15 minutos estou no centro do Porto por isso acaba por estar bem localizado!

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá nos pensamos mesmo nisso e decidimos antes comprar.. Compramos ja um T3 para os filhotes e a zona foi o que custou mais a escolher queriamos uma zona nao muito cara mas que fosse movimentada e boa... Para nós tinha de ter pelo menos um terraço ou varanda.. E assim foi comoramos um T3 numa zona que tem tudo perto, com varanda e um terraço comum Smiley winking Deixo-te o link com as fotos da casa depois de construida.. Nos tivemos sorte que apanhamos esta casa em construção e ainda escolhemos os acabamentos como o chão e moveis etc.. Smiley winking

    https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/a-nossa-casinha--t61918

    • Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Débora..a minha apologia é mais para a comprar..um dia acabamos de a pagar, agr aluguer tem que se pagar sempre.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós já pensamos ir para a zona de Algés mas iria ficar fora de mão. A diferença do preço daquilo que andamos a ver não dá. Agora um T1 por 380 já compensava. Estou tao habituada a esta zona Smiley winking
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Experiente Outubro 2016 Paços de Ferreira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente é muito cara, se calhar se compras res pagas menos de prestação, eu também estou num apartamento alugado, mas para o ano estou a pensar em. Comprar casa, ao menos pagamos uma coisa nossa,
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida . Nós também estamos numa casa alugada T1, 380€ e Carcavelos...mas pensámos também sair daqui e ter uma casa nossa ...
    • Responder
  • D
    Noiva VIP Setembro 2025 Seixal
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estamos numa casa alugada, o nosso objetivo futuro é comprar. Mas quando for para comprar tem de ser uma casa (não nova) mas como deve ser. Neste momento estamos num apartamento mas queremos ter uma moradia, mas não conseguimos para já

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui (Centro de Lisboa) as rendas são elevadas. Neste momento ponderamos avançar com a compra, se o banco não emprestar o dinheiro, então temos mesmo de optar por alugar outra mais em conta e maior. Gostamos muito desta, da localidade de tudo o que temos ao pé mas também queremos o nosso pé de meia e precisamos de mais espaço.
    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dispenso lol nem nas lojas deles consigo entrar devido ao cheiro
    • Responder
  • Denise
    Noiva Experiente Maio 2017 Santiago do Cacém
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois ele tb tem a família maior, eu estou é mais longe de casa, então para a famelga vir e poder ficar à vontade, é uma maravilha!!
    Compramos relativamente perto dos nossos locais de trabalho (5km pra mim e 19km pra ele). Tínhamos sempre de nos deslocar, então tendo em conta o preço a que ficou a casa, o espaço que temos e a qualidade de vida (temos tudo aqui bem perto de casa), foi o melhor que fizemos foi comprar! Smiley laugh
    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva Experiente Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Experimentem viver no mesmo andar de chineses e depois digam me alguma coisa Smiley ups
    • Responder
  • Helena
    Noiva VIP Maio 2017 Braga (Concelho)
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós compramos na minha cidade já a consideraro futuro como filhos e isso. Está a ser construída. Nunca pAgaria uma renda tão elevada muito menos por um T1 mas aqui a habitação tb não é muito cara,graças a Deus! O noivinho é do Porto mas vai-se mudar definitivamente para cá. Tb n gosta muito de morar lá e aqui sp é tudo mais barato. A nossa vivenda tem 3 quartos, um deles suite com banho e closet, uma sala, cozinha, garagem pra dois carros, lavandaria e um escritório muito amplo com entrada independente para onde vou passar a sede da minha empresa. Tem ainda um jardinzito atrás. Vamos pagar 450 euros por mês ao banco mas a intenção é abater a dívida no prazo de dez anos, se a vida correr conforme planeamos. Até agr n estamos arrependidos da nossa decisão.
    • Responder
  • Bárbara & Mário
    Noiva VIP Setembro 2016 Figueira da Foz
    Bárbara & Mário ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai menina nem digas nada, ter vizinhos é horrível! Não sou racista mas os ciganos então..... Nem te digo nem te conto, não há noite nenhuma que a minha mãe não acorde com a música dos ciganos de madrugada, é nos carros, é nas varandas... São eles a cantar... Depois deixam as carrinhas da feira estacionadas em qualquer lado e de qualquer maneira, e ninguém pode dizer nada! Chama-se a polícia e a polícia ainda tem medo deles! Enfim
    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso medo é que aconteça como a irmã do Tó, a minha cunhada quando comprou o apartamento dela à uns 5/6 anos era ótimo, 1 andar T2, com terraço, churrasqueira, mas à uns 2 anos para cá quando começaram alugar os apartamentos naquele prédio foi um desastre, inquilinos horríveis. Os miúdos não conseguem dormir porque os vizinhos decidem fazer festas até as 2/3 e se dizem alguma coisa ainda são ofendidos.
    • Responder
  • Bárbara & Mário
    Noiva VIP Setembro 2016 Figueira da Foz
    Bárbara & Mário ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Débora, nós vivemos numa casa alugada e assim vamos continuar, em princípio queremos construir e não comprar, eu pessoalmente não quero comprar. Os meus pais compraram um T2 grande à 19 anos e estão arrependidos, o meu pai diz que é o maior arrependimento da vida dele, porque a casa é nossa e não é! É do banco ao fim ao cabo, anda-se uma vida inteira a pagar, eles vão continuar a pagar durante pelo menos mais 25 anos, e se algo der para o torto o banco fica com a casa que uma pessoa andou a vida toda a pagar, eu prefiro pagar renda e ir mudando de casa sempre que me apetecer! Mas lá está experiências diferentes gera outra maneira de ver as coisas. O que nós queremos é construir, daqui por uns anitos comprar um terreno e fazer, pedindo o menos crédito possível, ou se possível nenhum hehehe!
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Setembro 2016 Valongo
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley winking

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Débora Smiley smile agora que a nossa vida estabilizou num sítio e estamos a adorar a nova cidade e país, também estamos a pensar seriamente no assunto. Nós vamos ter em conta o número de divisões, porque precisamos de escritório em casa e queremos uma casa para a vida e não ter de mudar novamente quando vierem os filhos. Acho que uma coisa importante é o estado da casa em relação ao preço e se estão dispostos a fazer obras ou não. Outra será a localização e rede de transportes, caso se aplique Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nos tb estamos a pensar comprar ca, e exatamente por essa razao, o valor que pagas pela renda e quase o mesmo que pagas numa prestacao. como nao gosto de morar em apartamentos pelas restriçoes que tem, preferimos casa. e ja temos em conta o numero de quartos com a conta que ainda queremos ter mais um filho

    • Responder
  • João
    Noivo Ativo Junho 2017 Ponte de Lima
    João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eles no site têm uma coisa mas têm listagem de imoveis que foram atribuídos a imobiliárias e outros nem aparece no site, é só para os amigos deles, Sei de uma situação em Ponte de Lima no campo de golfe uma casa e não aparecia no site soubemos através de um open day que o banco fez, depois pedimos chave para mostrar a um Cliente e já ninguém sabia ds chave, depois vim a saber estava numa imobiliária de um amigo do gerente do balcão do bes aqui em Ponte de Lima
    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada. Tenho de ir ao Montepio, pensei que eram somente os imóveis que apresentavam aqui
    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Http://www.remax.pt/Apartamento-Venda-Lumiar-Lisboa_123751021-48

    Esta casa à tempos que andávamos a "namora-la". Mas enquanto não baixarem o valor não vamos dar tanto.
    • Responder
  • João
    Noivo Ativo Junho 2017 Ponte de Lima
    João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim mas se tiver conhecimento dentro dos bancos é o ideal porque há mtos imóveis que não aparece no site nem na listagem cedida ao publico, so existe na listagem que eles têm e só fornecem aos amigos, falo por experiência no ramo imobiliário
    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é, Telheiras é perto, mas nota-se logo a diferença de preços.

    O meu noivo ainda está a resolver uma situaçao de emprestimo anterior com a antiga companheira (ha 3 anos que anda a tentar tirar o nome do emprestimo) por isso també aguardamos por isso, que em termos de estabilidade profissional e ordenado, emprestam mais com o nome dele do que so com o meu. Mas como as coisa sestão complicadas para emprestimos, a fazer é a pensar a longo prazo.
    Bjs

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é mesmo azar. Sim tem de ser tudo muito bem pensado e realizado.
    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Moramos pertinho. Smiley smile pois é isso, é que comprar não está propriamente fácil e tenho medo de me por assim e arrepender
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hum... Vou ver isso, obrigada (O problema é que as casas no Algarve são todas um balurdio mas vou seguir a dica)

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração