Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Virginia
Noiva Master Maio 2019 Tavira

10 coisas que os convidados não reparam

Virginia, a 21 de Novembro de 2019 às 12:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 24

Alô gente bonita Smiley tongue

Todas nós sabemos que colocamos horas e horas em planos e organizações para que tudo relacionado ao nosso casamento seja perfeito, do início ao fim. Mas a verdade é que muitos convidados não fazem a mínima ideia de quanto trabalho e esforço está por trás do nosso casamento, e no fundo, muito do que fazemos tem mais valor para nós do que para os outros.

É verdade que pensamos nos nossos convidados e no bem-estar de todos no dia, e muitas das manualidades e fornecedores que contratamos são para agradar àqueles que testemunham a nossa união, e apesar de algumas coisas valerem a pena (catering, decoração, etc), outras quase ninguém repara.

O que são elas?

1. Convites

É algo controverso, mas muitos só guardam o convite até ao dia por conter informação importante (data, hora e local), e depois deitam fora ou jogam para alguma gaveta e ficam esquecidos. Normalmente são admirados durante alguns minutos e é isso. Ninguém vai julgar o vosso casamento pelo tipo de papel ou fita brilhante que escolheram colocar no convite.

2. Programas

Não é algo tão comum em Portugal mas algumas noivas (eu incluída) escolhem ter um programa entregue a cada um dos convidados a explicar como vai correr o dia, a que horas vão fazer o quê, etc. Podem ficar lindos, mas também são deitados fora no dia a seguir ao casamento, se não ficarem deixados para trás. Uma alternativa mais em conta é ter toda a informação num quadro afixado e todos lêem.

10 coisas que os convidados não reparam 1

3. Livro de honra

Os quadros com as impressões digitais? Super queridos em teoria, mas na prática é preciso ter cuidado para que ninguém borre a impressão ou pior, abrace a noiva com os dedos sujos de tinta. As selfies com a polaroid, os corações em madeira no quadro, são todas opções super queridas mas que ninguém repara. Muitas noivas dizem que tiveram de pedir aos convidados que assinassem, ou que no fim o resultado fica encostado num canto qualquer. O tradicional livro também pode acabar por ter várias páginas vazias.. A verdade é que os vossos convidados não reparam nos livros de honra, e se o assinam, é porque sentem a obrigação de o fazer.

Nós, por exemplo, não tivemos nenhum tipo de livro de honra, e sabem quantos convidados perguntaram sobre o assunto? Zero.

4. Flores

É claro que os convidados vão sim reparar se tiverem um arco florido, ou uma parede de flores digna de milhares de fotos para o instagram, mas ninguém vai ter nenhuma opinião sobre quais flores escolheram, as cores das flores ou como estão alinhadas no vosso dia. Se optarem por menos flores, ninguém vai dizer que sentiram falta delas.

5. Toalhas de mesa

Quem aqui é culpada de passar horas a ver tecidos diferentes porque a toalha das mesas tinha de ser especificamente aquela, com aquele padrão e aquela cor? Eu pessoalmente sou bastante culpada, e se soubesse hoje tinha escolhido uma toalha branca qualquer. Passei horas à procura de um fornecedor que alugasse toalhas brancas cintilantes com um padrão bastante específico, e sabem quantas pessoas repararam? Zero. Nem nas fotos repara-se a diferença.

6. O vestido

Deixem-me explicar: é claro que todos os convidados estão ansiosos por ver a noiva e o seu lindo vestido de noiva, e reparam sim. O que os convidados não reparam é na etiqueta do vestido. Ou seja, quer o vestido custe 100€ ou 10.000€, seja de um designer estrangeiro famosíssimo ou feito à medida por uma modista local, é um vestido de noiva e é óbvio que todos irão elogiar o quão linda está a noiva.

7. Primeira dança

Muitos noivos passam horas a treinar, contratam professores de dança e coreógrafos para que tudo seja perfeito, mas saibam que é algo que só importa para os noivos. Os convidados vão assistir e bater palmas mas só querem que se despachem para que abram logo a pista.

No meu vídeo consegui ver mesmo isso: quando entramos todos olham e batem palmas, mas ao fim de 20 segundos já voltaram para os telemóveis.

8. A decoração do bolo

A não ser que seja um bolo completamente original e algo nunca visto antes, os vossos convidados só querem saber de uma coisa: o sabor. A quantidade de flores no bolo, os desenhos, tudo isso não importa tanto - se o bolo for bom, toda a gente vai adorar mesmo se estiver "menos bonito".

9. Atirar o ramo

É uma tradição engraçada e muito divertida, mas que se não for feita ninguém repara. As noivas que ainda assim querem passar o ramo à uma solteira podem optar por fazê-lo com algum jogo, como o da nossa destacada Maria ou o da destacada Patrícia.

10. Lembranças

Já falei sobre as lembranças no meu debate sobre manualidades dispensáveis, e continuo com a mesma opinião: muitos convidados não reparam se não tiveram nenhuma lembrança, e muitos até acabam por deixar as lembranças para trás. Por isso sou grande defensora das lembranças comestíveis - ao menos têm bom uso!


Discordam de alguma coisa? Ou lembram-se de mais alguma coisa que, como convidados, nunca repararam e agora como noivos vêem a diferença?



24 respostas

Última atividade por Marisa, a 27 de Novembro de 2019 às 10:39
  • M
    Noiva VIP Agosto 2021 Vila Nova de Gaia
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com muita coisa enquanto convidadaSmiley smile

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em muitos aspectos! Mas sendo o nosso casamento queremos que esteja tudo perfeitinho.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo Virgínia
    Ainda ontem estava a comentar um casamento de um familiar em que, agora que sei o que custam as coisas relacionadas com um casamento, comentei que muita coisa, não fazia metade, mas que o que não fazia sentido para mim fazia para os tais noivos e isso é o que importa.

    E, lá está, eu sei como quero que o nosso dia corra mas tenho tentado levar isto tudo na descontra mesmo. Até tenho medo de estar descontraida a mais ao não me preocupar com muitos detalhes😂
    Por exemplo, na minha Quinta, se quisermos fazer uma degustação do menu que escolhemos, temos que pagar.Optamos por não fazer a degustação. A minha sogra ontem ficou espantada com a nossa decisão 😂Mas a razão é simples: quem me garante que na degustação está tudo perfeito e no dia, por vários fatores ( pode ser um cozinheiro diferente, etc) não está assim tão bom?
    Vou confiar no meu fornecedor e esperar pelo melhor .
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É exatamente este o ponto central da questão Catarina. Quando faço debates assim mais sinceros é para dizer exatamente isso, que não compensa gastar tanto dinheiro e ter tanto stress porque muita coisa só nós reparamos. Às vezes pensam que sou pessimista ou que faço pouco do trabalho dos noivos, mas não é de todo a mensagem que quero passar. A realidade é que não vale a pena preocupar tanto com coisas pequenas.

    A maior prova que tive foi o meu próprio casamento: o primeiro debate que fiz pós-casamento disse que correu tudo mal, que fiquei triste porque muita coisa falhou, etc. Entretanto todos os nossos convidados disseram que estava tudo ótimo e ninguém reparou no que, pra mim, "arruinou" o dia. E porque? Porque eu tinha uma ideia do que queria e quando não correu daquela forma, achei que estava tudo mal, mas nenhum convidado sabia o que pretendia fazer, por isso nem repararam quando algo falhou. A pressão está muito em nós, os nossos convidados só querem presenciar a nossa união e divertirem-se.

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Posso assinar por baixo.?
    Tenho exactamente a mesma opinião 😁
    Claro que com isto, não quero dizer que temos que nos desleixar nos detalhes mais importantes para nós mas lá está, detalhes importantes para nós, não para os outros.Vejo muitas noivinhas preocupadas com encontrar o melhor dos melhores e os mais originais disto e daquilo para terem um casamento super diferente e etc. Para mim é demais mas é só a minha opinião também, cada um faz o que quer. Só acho é que às vezes se colocam numa situação de muita pressão para nada 🤷‍♀️
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Virgínia, eu devo mesmo ser diferente então! Porque mesmo como convidada antes de casar reparo em todos os pormenores como os convites, as lembranças e a dança! E os meus convidados também estiveram bem atentos à dança, foi pequena mas bem animada 😂

    Mas tudo é subjetivo e depende de pessoa para pessoa, não dá para generalizar
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com os pontos de vista enquanto convidada!

    Parabéns pelo debate Smiley kiss

    • Responder
  • André
    Noivo Constante Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    André ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Enquanto convidado concordo com todos os pontos que indicaste Virgínia 😉
    As lembranças apesar de nos não ligarmos muito, fazemos à mesma questão de oferecer um miminho.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2021 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alo Virgínia,
    Eu só discordo na parte das flores e das lembranças , ao último casamento que fui por exemplo não houve lembranças e eu acho que fica mal sinceramente não haver uma lembrança para o convidado...
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso concordo contigo. Pra te dar um exemplo, tirei inspirações de vestidos de noiva da loja pretty bunies ( que são vestidos acessíveis), e fui a uma modista aqui na terriola perguntar se fazia vestidos deste género e que preço poderia ficar. Qual não é o meu espanto a senhora disse-me que um vestido assim nunca ficaria por menos de 1000€, já para não falar na maneira como a senhora olhou Pra mim ( estava de roupa de trabalho, com botas de biqueira de aço e o meu trabalho não é o mais limpo do mundo). Detesto quando julgam uma pessoa pela capa, nós somos mais do que um vestido caríssimo. Eu tenho possibilidades de comprar um vestido de 1000€ mas fiquei-me pela módica quantia de 270€😂.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como convidada gosto de apreciar tudo. Tiro fotos a tudo. Normalmente, nunca saio de um casamento sem deixar a minha mensagem no livro de honra mas concordo com a Vanessa, tem de estar vísivel e com indicação. Uma amiga minha tinha uma tela com a foto deles e muitas pessoas só souberam que era para assinar depois do DJ avisar. Acho que as pessoas não ligam muito às lembranças (por mais úteis que sejam) por isso apostamos em lembranças comestíveis ahaha Smiley xd . Mas sim, tens razão em muitos pontos. Nós tivemos aulas de dança para a primeira dança que fizemos mas fizemos de dia para as pessoas verem. Foi um pouco demorada sim, eu confesso, as pessoas mais velhas acabaram por se sentar mas não estou nada arrependida do dinheiro investido nas aulas. Ao menos aprendemos umas coisinhas, saímos da rotina e nos divertimos.

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Virgínia, concordo contigo!! Há muitas coisas que só noivos reparamos e queremos que seja mesmo assim. De resto os convidados querem dançar, comer e divertir-se. Muitas das situações que falas no teu debate reparei que aconteceram no nosso casamento, como a dança e a decoração do bolo... 😘
    • Responder
  • Inês
    Super Noiva Julho 2021 Braga (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem verdade.. Falando por mim, enquanto convidada!
    😊
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O vestido não é bem o vestido em si, mas o preço e quem fez o vestido. Há noivas que fazem de tudo para ter um vestido caríssimo de algum designer, e nenhum convidado sabe diferenciar de um vestido de qualquer outra coleção.

    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile concordo com aquilo que escreveste - gosto da ideia de ter um placar que mostre o programa do dia em vez de programas individuais. Fui a 4 casamentos o ano passado e não vim com nada para casa...
    Não vou andar a olhar para toalhas de mesa... a quinta há de escolher o que achar melhor - não tenho tempo para isso Smiley smile
    Em relação a primeira dança - havemos de treinar um pouco em casa - mas nem pensar pagar alguém para isso.Obrigada pelo debate - muito sincero! Xx
    • Responder
  • Marcia
    Noiva Ativa Agosto 2021 Marco de Canaveses
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem todas as pessoas são assim. Mas a mim o que passa despercebido é as lembranças. Por exemplo o convite para mim (o meu) diz muito sobre o meu casamento temas cores.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em maior parte das coisas, principalmente algumas manualidades. No entanto só poderei afirmar quando chegar o dia 🙂.
    O vestido é a única coisa que posso discordar, acho que toda a gente tem a curiosidade de ver a noiva e o vestido 🙂.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com TUDINHO. Acho que muita gente perde imenso tempo com coisas que ninguém liga. Por ex. A decoração já me cheguei a questionar se não estou demasiado desleixada, mas não ligo nenhum, não pesquiso nada 🙈 a quinta não é top mas não é feia, a decoração é simples mas acho que chega bem e não me apetece ter dor de cabeça com algo que vale o que vale 🤣
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É nestas situações que me acho o oposto... não sei se é por gostar de tudo o que tenha a ver com o mundo dos casamentos, mas eu reparo em tudooooo! Adoro ser surpreendida com pormenores! E faço questão de elogiar SEMPRE!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Discordo só na questão do vestido, já fui a casamentos que não gostei de todo do vestido a noiva e claro que não disse que a o vestido não era bonito mas também não sou capaz de elogiar quando é assim! E gostar ou não do vestido, não tem a ver com o preço à vestidos de 5000€ que continuo a não achar bonitos independente de ser caro!


    O livro de honra é algo que tem de estar a mostra se nao cai facilmente no esquecimento, mas quando está visível facilmente as pessoas aderem! Eu costumo sempre escrever acho que é giro para os noivos poderem ler mais tarde! Concordo em relação às impressões digitais facilmente a coisa pode correr mal e acabar tudo borrado ou alguem se sujar!
    Em relação ao ramo os casamentos que tenho ido todas adoram a parte de atirar o ramo, acho engraçado e por norma a pessoa que apanha o ramo fica sempre contente!
    O resto dos pontos que mencionaste concordo com tudo 😊
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou tao o aposto Smiley xd

    Reparo em quase tudo, o ultimo casamento que fui (em Agosto), reparei no convite que foi feito à mao, reparei no vestido lindissimo da noiva e estranhei ela nao levar véu Smiley tongue , aguardei pelo lançamento do bouquet e com certesa estranharia se nao o fizesse... nao havia nenhum livro de honra, mas se houvesse iria assinar e assim que tive opurtunidade cusquei as lembranças que adoro levar para casa e guardar com muito carinho Smiley smile Tirei fotos a tudo e adorei a 1ª dança, porque os noivos trocaram de roupas (sim, o noivo vestiu o vestido de noiva e a noiva o fato do noivo) e foram abrir a prista assim (ADOREI), sem duvida que toda a gente ficou a ver sem achar aborrecido eheh


    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Virgínia 😍

    Em Agosto/Setembro venho cá dar a minha opinião como noiva 😂😂

    Como convidada, é um facto que a maior parte dessas coisas não reparo, ou se reparo, rapidamente esqueço 😘

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Virginia. Ainda nao casej, mas fzlo como convidada. A unica coisa com o qual discordo é relativamente à flores. Já me aconteceu ir a casamentos cuja decoração floral era uma miséria e sinceramente senti-me triste de comer numa mesa com uma flor e pouco mais achei feio e triste mas isso porque eu Amo flores entao é importante para mim..se o foi para os outros que estavam ao meu lado?...não...eu fui das únicas a reparar nisso e a única cuja situação "incomodou" um pouco mas não disse nada aos noivos pois era o estilo deles... o resto dos pontos que referiste estou 100% de acordo que são detalhes para nos noivos mas que para os convidados são detalhes momentâneos....parabéns pelo debate...gosto muito deste teu tipo de debate sincero😊
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá virginia ! Eu concordo com os programas e com o livro de honra. O nosso tivemos de escrever o nome das pessoas que foram depois 😐😐
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração