Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Anita
Noiva Novata Agosto 2022 Lisboa (Concelho)

Viver junto: como organizar as despesas?

Anita, a 14 de Março de 2021 às 19:25 Publicado em Fórum Vida de casal 0 18
Gostava de saber a vossa opinião sobre a organização de despesas num casal, a partir do momento em que decidem ter uma vida a dois...

18 respostas

Última atividade por Sónia, a 3 de Maio de 2021 às 15:46
  • Sónia
    Super Noiva Outubro 2021 Porto (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sempre dividimos as despesas, pretendemos continuar assim

    É o nosso dinheiro, tudo o que gastamos/compramos é falado sem qualquer problema.

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    No nosso caso já variou bastante. Como namorados sempre dividimos tudo igualzinho. Fomos morar juntos com 7 meses de namoro porque ele arranjou trabalho em Espanha. Como eu indo com ele não podia aceitar as propostas que tinha cá, dividimos igualmente as despesas até ele ter o primeiro ordenado (usando poupanças de cada um) e depois disso passamos a usar do dele enquanto lá estivemos (porque eu não arranjei nada). Entretanto voltámos para Portugal e começamos a trabalhar cá, ganhávamos muito semelhante e por isso cada metia para conta conjunta uma parte igual e o restante deixava na sua conta (mesmo ele tendo mais uma despesa que eu, o carro dele, mas que também era dele). Entretanto eu passei a ganhar um pouco mais mas trabalhava a recibos e não tinha subsídios natal e férias por isso mensalmente colocávamos na conta conjunta a mesma percentagem do salário e, assim, dávamos um valor proporcional ao que cada um ganhava, mas nas férias e natal metia ele esse valor na conta (o que acaba por dar quase no mesmo). Entretanto compramos casa e ficamos noivos e achamos que nesta fase já não fazia sentido e, por isso, metemos tudo para conta conjunta. Acho que é normal haver uma evolução porque no início não estás habituada a ter tudo junto e pode fazer confusão. Mas quando passas a ter muita despesa comum acaba por ser mais simples ser tudo junto. O importante é haver uma boa comunicação e leveza a falar no assunto, ambos devem sentir-se confortáveis. Pelo que li do que respondeste, ele parece não estar muito confortável mas penso que deve ser um assunto a falar entre os dois, é mesmo importante. Beijinhos

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha, nos temos uma conta em conjunto que está dividida em tres contas dentro da mesma (santander) uma é a nossa conta geral, depois a outra é minha e a outra é dele e vamos pondo o dinheiro para uso diario na principal em igual plafon.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Anita 😍

    Sinceramente no nosso caso, mesmo até enquanto namorados era algo natural, nem pensamos muito nisso! O dinheiro é nosso, as despesas são nossas, e pronto, paga-se e o que sobrar poupa-se. Eu ganho mais do que ele mas jamais seria capaz de insinuar o que quer que fosse só por isso. 😘

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha👰🏻‍♀️


    Acredito muito que quando planejamos nossos projetos, o sucesso é uma consequência.

    E o que estás a fazer é ideal, já que teu projeto de viver juntos melhor se desenvolverá, se chegarem desde um princípio, em uma espécie de acordo estudado.

    Para isso, estabelecer um modelo, traçar regras antes de iniciar a vida a dois e que nenhum se prejudique ao tomar a decisão de viver juntos, facilitará.


    Se tens confiança o suficiente para que sejas a que iniciará o debate, tenha em mente alguns pontos importantes antes:


    # Despesas individuais,

    #Despesas comuns,

    #Quanto cada um ganha.


    E logo utilizar esses dados para pensar em como farão na hora de pagar as despesas, em ‘Partes iguais’ ou a do ‘Cálculo proporcional’.

    Se escolheres o modelo ‘Partes iguais’, tens que ter em consideração, se alcançaram aportar a mesma quantidade ainda que sejam salários distintos.


    Boa organização/planificação financeira😘








    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Anita!
    Nós já vivemos juntos e isso nunca foi um problema. Temos despesas fixas que são divididas e outras que vão surgindo, vamos alternando como der mais jeito. Há meses em que um consegue poupar mais e colocamos numa conta conjunta mas ambos mantemos as nossas contas individuais. Devem falar e perceber o que vos faz mais sentido. 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Anita, eu ainda não posso falar porque não vivo com o noivinho, mas sem dúvida que o dinheiro vai ser dos dois e não irá ser dividido. Pagamos as contas e o que sobrar vai para a nossa conta 🙂
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello 🤗olha nós por cá juntamos os trapos com 5 meses de namoro 🤣, nessa altura cado um tinha a sua conta, e dividiamos tudo sem drama, de modo que no fim do mês ambos tenhamos gasto relativamente o mesmo...
    Na compra da casa juntámos as contas naturalmente, r a coisa flui... Não há cá ai eu ganho mais, e tu gastas mais, óbvio que às vezes há desentendimento mas nada de relevante ou grave...
    Acho que cada um sabe de si, falem e vejam o que é mais confortável, para cada umBeijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Terás que insistir. Tenta de outras formas. É importante saberem com o que podem contar ☺️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nunca paramos de crescer como individuos nem como casais. Boa sorte
    • Responder
  • Anita
    Noiva Novata Agosto 2022 Lisboa (Concelho)
    Anita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parece-me que vamos ter que crescer ainda muito os dois enquanto casal Smiley sad...
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lamento... tenta saber o que o preocupa. Evitar um assunto assim não é bom.
    • Responder
  • Anita
    Noiva Novata Agosto 2022 Lisboa (Concelho)
    Anita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Confesso que hoje tentei abordar o assunto e ele rapidamente mudou o tema da conversa.
    Tentei retomar, mas não fui bem sucedida.
    Falta 1 ano para termos a casa pronta, mas confesso que fiquei um pouco ansiosa com a reacção.
    • Responder
  • Anita
    Noiva Novata Agosto 2022 Lisboa (Concelho)
    Anita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Confesso que hoje tentei abordar o assunto e ele rapidamente mudou o tema da conversa.
    Tentei retomar, mas não fui bem sucedida.
    Falta 1 ano para termos a casa pronta, mas confesso que fiquei um pouco ansiosa com a reacção.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ninguém pode falar por vocês, o que queria dizer no meu comentário anterior é que desde cedo entre nós houve uma junção, não vemos o salário dele e o dela, são os nossos salários, um total só, por isso na hora de pagar, é literalmente quem tem ou saca do cartão primeiro, sem pensar. Se eu não tenho, não me aflijo, nem ele. Porque é um só. Mas, sim não ganhamos o mesmo, e agora com o lay-off há mais diferença, mas nunca foi questão. Penso que não há mal no início dividirem conforme quem ganha mais, depois com o tempo, não há essa divisão, pelo menos na minha experiência na família e mesmo amigos. Conversem, pois a comunicação é chave numa relação. Acredita que com a convivência tudo torna-se natural incluindo as contas de um casal/família. Boa sorte.

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Anita!
    Por aqui nós dividimos as despesas da casa de forma igual.
    Quanto às compras depende, umas vezes compro eu e outras ele. Isto porque até há uns tempos eu ganhava mais que ele. Hoje ele ganha mais mas também tem mais despesas e a pandemia não está a ajudar muito no caso dele, que podia estar a ganhar bem mais agora 😣Não sei se ajudei mas depende. Se ganhas menos e dividirem por igual é bom que ele pague certas despesas extras que tenham...
    • Responder
  • Anita
    Noiva Novata Agosto 2022 Lisboa (Concelho)
    Anita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Durante o namoro eu sempre fiz questão de dividir despesas com o meu namorado.
    No entanto, iremos viver juntos este ano, e os nossos salários não são iguais...
    Às vezes tenho receio que isso possa ser um problema...
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha. No nosso caso aconteceu naturalmente, a nível de despesas fixas (principalmente aquelas que são débito direto), foi dividido de maneira a ficar equilibrado; quanto a outros gastos saca do cartão tem tá menos "aflito"; nunca foi muito assunto, pois quando fazemos contas à vida (por causa do casamento e outros) contamos com o total dos dois e as despesas em conjunto. Não sei muito bem que tipo de respostas procuras para que te ajudem. Boa sorte e beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração