Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Master Outubro 2018 Ovar

Viver com os pais ou sogros. Poderá ser uma opção?

Catarina, a 12 de Dezembro de 2018 às 16:32

Publicado em Fórum Recém-casad@s 44

Olá querid@s, quase todos nós temos o desejo de começar a nossa vida de casados na casinha nova. Aquela que sonhámos ao pormenor sobre os detalhes, com os jantares que iremos fazer para os amigos, as surpresas românticas espalhadas pela casa, os recados deixados no frigorífico... Mas nem sempre...

Olá querid@s, quase todos nós temos o desejo de começar a nossa vida de casados na casinha nova. Aquela que sonhámos ao pormenor sobre os detalhes, com os jantares que iremos fazer para os amigos, as surpresas românticas espalhadas pela casa, os recados deixados no frigorífico... Mas nem sempre temos essa possibilidade e será que devemos esquecer ou adiar o nosso sonho e o desejo de constituir família?

Pois bem, hoje venho contar-vos a minha história já que optámos por ficar com a minha mãe e não adiar o nosso sonho. Provavelmente vai gerar alguma discórdia mas que fique claro que foi uma opção tomada por mim e pelo meu marido e foi a melhor que conseguimos independentemente de ser ou não a ideal.

Eu sonhava à muito tempo em casar mas, para além do meu marido ter sempre demonstrado que não queria, as condições financeiras não era favoráveis. Ao fim de 8 anos de namoro, o pedido surgiu e claro que disse logo que sim. Mas depois do sim começaram as dúvidas... E a parte financeira foi sempre aquela que mais me preocupou. Um casamento é muito caro e uma casa é mais ainda se pensarmos em decoração, prestações, contas mensais...

Nós queríamos comprar porque preferimos ter que pagar uma renda para algo nosso do que ser arrendado e estarmos sujeitos a ter que mudar após o contrato. São opções. Mas o nosso ano de noivado não foi fácil já que o Tiago mudou de emprego algumas vezes e teve que ir para fora porque não encontrava trabalho cá. Claro que com trabalho incerto começamos a ver a nossa vida ainda mais mal parada. O dinheiro quase que não chegava para o casamento quanto mais para montar uma casa.

Chegámos a um ponto que ou aceitávamos o convite da minha mãe de ficar lá ou adiávamos o casamento e tudo o resto durante mais uns anos. Como a minha mãe é viúva optámos por ficar lá e tem sido muito tranquilo. Antes de nos mudarmos conversámos e estabelecemos que todos teríamos direito à nossa liberdade e assim tem sido. Eu e o meu marido conseguimos ter as nossas tardes de cinema em casa, temos os nossos jantares românticos após ele chegar do trabalho, saímos apenas os dois quando queremos,... Quase tudo é feito como um casal que vive apenas a dois.

Não foi a nossa escolha ideal, mas foi a solução que arranjámos e permite-nos ter o que sonhámos. A nossa família!

44 respostas

• Lena
    Noiva Experiente Agosto 2019 Leiria (Concelho)
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é o ideal mas será uma opção para nós também 😊
    Estamos a começar com os projetos para construir a nossa casinha, o que pode demorar até 2021!!!
    Provavelmente, ficaremos por uns meses em casa dos pais e após as contas feitas, vamos tentar aguentar com um alugar e um crédito.. Tudo se faz!

Beijinhos
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uma ajuda enorme mesmo, acredita que compreendo e fico muito feliz por ti Smiley heart

• Responder
  • K
    Noiva Ativa Julho 2019 Matosinhos
    Katherine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também caso para o ano e vou viver com os meus pais, visto que a minha mãe e doente do coração e precisa do meu apoio. O meu noivo n se opôs. O que nos interessa e sermos felizes e os meus pais tb me querem ver feliz.
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, realmente pode não ser ideal mas se funciona pra vocês, óptimo! Nós tratamos da parte de comprar casa antes de sequer pensar em casamento, mas nunca foi o nosso sonho casar, por isso acho que fizeste bem. Assim conseguem guardar algum para a vossa casinha no futuro 😊
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se funciona para vocês isso é o que interessa.

Nós no nosso caso nunca funcionaria... começámos a viver juntos cerca de 9 meses depois de nos conhecermos. O apartamento que alugámos tinha uma mesa, 2 estantes e uma cama mas como eu tinha comprado uma cama uns 6meses antes trocámos pela minha. Os pais dele e as irmãs tinham algumas coisas que não usavam e por isso recebemos pratos, copos, um sofá e pouco mais tudo já com alguns anos de vida. Comprámos 2 bancos para a mesa que tínhamos e só uns 6 meses depois é que comprámos 2 cadeiras.
    Ao fim de uns 3 anos a viver juntos conseguimos, com ajuda, comprar um apartamento, só depois disso e quase com 5 anos de namoro é que decidimos casar.
    Acho que se agora nos dissessem que tinhamos de ir viver com a minha mãe, com o meu pai ou com os pais dele morriamos os 2! Vamos passar o natal com a família dele e alugámos casa a 5mins de distância para termos o nosso espaço (e pq não sabíamos se ia haver espaço para nós)
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. Nós passados dois anos de namoro fomos viver juntos e optamos por alugar casa. No entanto, passado um ano, mudamos os dois de emprego e tivemos que mudar de casa também.

Durante a mudança, tivemos que passar duas semanas em casa dos meus sogros. Confesso que gosto imenso deles mas foram duas semanas bastante más para mim. Primeiro porque o meu noivo, vendo-se junto dos amigos, aproveitava para ir ao café todos os dias à noite e ficava sempre até tarde sendo que quase não estivemos juntos durante duas semanas. Isto já era mau, mas juntou o facto de os meus sogros repararem e estarem constantemente a dizerem que era inadmissível e que iam falar com ele.
    Eu lá consegui fazer com que ninguém dissesse nada e foi um alívio sair de lá ao fim das duas semanas. Foi uma aventura difícil.

Agora continuamos a viver em casa alugada. Não sei durante quanto tempo mas neste momento senti-mo-nos bem assim. Assusta-me um bocado ter que ficar amarrada a um empréstimo a 30/40 anos e a um sítio específico.

Mas cada casal é diferente e se estás bem continua! Assim consegues poupar e se arrendasses seria provavelmente impossível amealhares tanto como assim. 😊
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É claro que nem sempre corre bem. No meu caso o que ajuda muito é a minha mãe ser viúva, ou seja ela já não tem uma rotina definida com o meu pai. Por isso facilmente é tudo adaptado.

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim é verdade Mariana. E é nesse sentido que estamos a encarar esta situação. Teve mesmo que ser para conseguirmos juntar. Se não fosse assim não estavamos casados ainda sequer.

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que já tinha até comentado este assunto contigo. Eu sei que não é uma realidade que possa existir para muito dos noivinhos. Mas sim para nós funcionou. Talvez se fosse ao contrário, eu em casa dos meus sogros talvez não me desse tão bem por causa dos feitios (muito embora me dê bem com eles). De qualquer modo para já tem funcionado e resultado bem e dá uma grande ajuda na carteira porque de outra forma não dava mesmo.

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida ❤
    Eu já vivi com os meus sogros e eu pedi ao agora noivo para vermos de casa para nós, pois não tínhamos liberdade nenhuma, tinhas horas marcadas para almoço, jantar.... tinha de andar tudo dentro do ritmo e rotina da minha sogra e eu não queria isso para mim.

Mas se no teu caso as coisas estão a correr bem e se ficaram logo pre definidas de como as coisas iam ser, acho que fizeram uma boa opção... entretanto quando as coisas melhorarem quem sabe se não arranjam o vosso cantinho. 😊😊😊

Aproveitem agora para irem tentando juntar uns dinheirinhos.

P.s.- estou desde 2015 na minha casa e ainda não tenho quase nada de decoração mas pelo menos estou no meu canto e no meu à vontade 😊😊😊
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Catarina Smiley heart

É um pequeno esforço que têm de fazer para daqui a nada conseguirem mudar-se para a vossa casinha. O que interessa é que está a correr bem.

Um beijinho!

• Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina. Se vos fez sentido e tudo ter corrido bem, é o que importa.

No nosso caso, não seria mesmo capaz e saudável porque não me daria a conviver com o pai dele e ele com os meus pais. Neste momento, alugamos um apartamento depois de quase 10 anos de namoro.

Beijinhos e obrigada pela partilha Smiley kiss

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração