Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Vida de casados

Zélia, a 4 de Maio de 2021 às 16:28 Publicado em Fórum Vida de casal 0 22
Olá noivas e noivos! 🥰


Como está a correr a vossa semana?

Hoje venho aqui falar desse desafio que é morar juntos. Morar juntos é optimo e maravilhoso, acordar e ter a outra pessoa ali, ou adormecer juntos é realmente maravilhoso.


Mas nem tudo são rosas, por isso venho dar duas recomendações para uma melhor vida a dois:
* Alinhar expectativas - uma das maiores frustrações em relacionamentos e casamentos (e com as pessoas em geral) é esperarmos do outro coisas que elas não são. Imaginem que vocês gostariam que o vosso parceiro fosse mais romântico, mas isso não é tanto o perfil dele... lembrem-se que essa espectativa é vossa e que provavelmente o vosso parceiro nunca vos disse que ia tentar ser mais romântico 🤔

Claro que isto não é desculpa para não melhorar. Se alguém é desarrumado se calhar é irreal esperar que a pessoa vire uma Marie Kondo (bem, nunca se sabe) mas é normal tentar “plantar a semente” para que a pessoa melhore, já que essa melhoria seria inclusive mais importante para o outro. 😆

*Olharmos mais para as nossas ações - isto vai de encontro às expectativas que temos do outro. Ok queremos que o nosso parceiro seja mais romântico ou mais atento etc, mas e nós? Porque não sermos nós a fazer algo romântico, às vezes, com o passar do tempo, pode ser que a iniciativa parta da outra pessoa sem que digamos nada 🤷🏻‍♀️ Às vezes é muito fácil olhar para o que outro não faz em vez de nos focarmos no que outro faz que nós não fazemos. 🤔Antes de querermos melhorar os outros, só ganhamos se nós melhorarmos primeiro.

Mulheres -cuidem dos vossos maridos e cuidem de vocês próprias (às vezes esquecemo-nos disto, principalmente depois dos filhos), e nunca falem mal dos vossos maridos para outras pessoas ☺️

Homens - cuidem das vossas mulheres, sejam fortes, mas gentis, suportem-nas nas escolhas dela, protejam a vossa família acima de tudo e nunca, jamais, falem mal da vossa mulher para as outras pessoas.



“21 Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”


Concordam??



Que outros coisas aconselham?


😘😘😘😘😘


22 respostas

Última atividade por Miriam, a 8 de Maio de 2021 às 15:53
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Grandes conselhos querida Zélia 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade Dani, ouvir o outro é muito importante assim como nós colocarmos verdadeiramente na situação do outro 😊
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá vizinha 👰🏻‍♀️Concordo plenamente🤩

    Parabéns pelo debate com um importantíssimo tema e por sintetizar .

    Sobre um conselho ... mais que um conselho, é um ponto da parte de um curso que recebi de um ‘Coach’ e sempre que tenho oportunidade partilho: e é a escuta para entender, o verdadeiro mindfulness da comunicação. O ‘aqui e agora’ com todos os sentidos, que para além de conectar ambos, deixa fluir e contribui para a convivência sana. 😘

    • Responder
  • Sónia
    Super Noiva Outubro 2021 Porto (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade

    E o casamento é mesmo isso

    Aprendermos a conviver com os defeitos e as qualidades um do outro

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente Sónia acho que é isso. Às vezes não é fácil mas é uma aprendizagem constante
    • Responder
  • Sónia
    Super Noiva Outubro 2021 Porto (Concelho)
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Viver junto e conviver é a maior prova de amor que podemos dar no dia-a-dia

    Ás vezes só o respirar incomoda Smiley laugh Smiley laugh Smiley laugh

    É bom quando aprendemos a respeitar o espaço do outro, a estarmos sentados no mesmo sofá sem interferir ou a usufruir do mesmo tempo como casal

    Cedência e resiliência

    Amor e respeito

    Entreajuda

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto é mesmo isso 😊
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ora nem mais Zélia! É sempre bom vermos os problemas de ambas perspectivas. As pessoas não mudam, adaptam-se 😘💗

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vês Ritinha, o teres tido esse discernimento de investigares e olhares para ti antes de esperares uma mudança no outro, provavelmente salvou-vos! 🥰
    As pessoas às vezes esperam milagres mas esquecem de fazer a parte que lhes compete 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pronto por isso é que vão casar 🥰🥰🥰🥰
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E também há a questão de nós próprios mudarmos. É um desafio para a vida ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, e se houver vontade tudo se supera 🙏🏼
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia! Belo debate 🥰 Sem dúvida que deixaste bons conselhos. Adorei o acréscimo do “jamais” para o caso do homem nunca falar mal da mulher 😂😜
    É claro que para todo o equilíbrio teve de haver ajustes e balanços, definir regras e ceder noutras, and so on... O que falas desse ajuste de expectativas é precisamente a base da resolução da “crise dos dois anos” de um casal recém-casado ou que moram juntos, que vem desde a “honeymoon fase” até esses 2 anos juntos. Li sobre isso na altura porque estava a dar em doida e achava que estávamos muito mal, mas felizmente saber disso ajudou-me a racionalizar o nosso comportamento, e sim, era relacionado com as minhas expectativas sobre ele. E como em tudo, “behaviour breeds behaviour” e bastou eu mudar de atitude para sentir logo a mudança aqui em casa. Aceitar o outro como ele é faz com que tudo fique mais fácil, já que o outro também me aceitou tal como eu sou 🥰 Beijinhos 😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, nós quando fomos viver juntos não foi uma decisão pensada, foi mesmo uma necessidade, porque eu tinha arranjado trabalho de um dia para o outro em Lisboa. Podia ter tudo para correr mal, mas foi ao contrário. Apesar das nossas diferenças, somos em muita coisa similares. Organizados mas sem fundamentalismos, caseiros, como rotinas parecidas. Claro que houve ajustes de parte a parte, mas foi uma excelente transição e com isto já lá vão 3 anos e meio.
    Beijinho
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia, mas que debate!! E sim, é isso e muito mais. É uma lição que durará a vida toda, pois nunca conhecemos uma pessoa a 100% vai haver sempre algo novo a descobrir sobre a outra pessoa e sobre nós. Beijinhos
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia! Óptimo debate. 😊 De facto o companheirismo, a compreensão, o respeito e o amor são a base para que a relação consiga superar todas as adversidades que vão surgindo. Nem sempre vai ser fácil mas se nos tivermos um ao outro, há-de correr bem. 😊
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Zélia! Concordo plenamente com tudo o que disseste. O respeito é sem dúvida ela base de tudo e uma das principais bases para viver com o outro ❤️
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As férias correm muito bem, mas a vida real não é como as férias 😅
    Vai correr bem 🤞
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Provavelmente correrá melhor do que aquilo que imaginam, por aqui eu estava com tanto medo que corresse mal e correu lindamente 😉
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, bem que debate 👌
    Com quase 10 anos de relação já sei que nada é fácil e que todos nós falhamos. Mas apesar de errar é bom reconhecer que erramos e saber pedir desculpa. Ainda não vivo com ele, mas sei que o início não deve ser assim tão simples temos as nossas rotinas definidas e vai mudar muita coisa, mas o amor vence tudo e sei que vai correr tudo bem! ❤
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah que engraçado esse padre, mas faz sentido, bela analogia 😅
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aii Zélia, que debatão Smiley heart

    As tuas palavras vão ao encontro das palavras do Padre que nos está a fazer o CPM. Passamos de 2 a um único ser, com todos os defeitos e virtudes, temos que nos ir moldado de parte em parte.

    Em tempos num casamento de um primo, o Padre durante o sermão disse uma frase que em 17 anos, nunca esqueci, o casamento é como o Shampoo, tem de ser 2 em 1 Smiley heart

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração