Última atividade por Helena, a 1 de Junho de 2021 às 20:00
Super Noiva
Dezembro 2022
Vila Franca de Xira
Helena ·
Denunciar
Ocultar conteúdo
Vou ser sincera: Eu não sou católica (apesar de ter religião, vamos fazer uma cerimónia à parte na quinta para celebrar) e o meu namorado é ateu. Vamos casar pela igreja porque as nossas famílias são cristãs e toda a gente disse que não ia estar presente se não fosse pela igreja (a menos que o casamento fosse no civil, dessa forma iam mesmo sem a igreja, mas se fosse uma cerimónia só da minha religião eles alegaram que não iam entender e não queriam ir. No entanto, vou casar por procuração, então não vai dar.) Podíamos fazer a cerimónia na mesma? Podíamos, mas não ia ninguém, íamos gastar o dinheiro em convites e toda a gente acabava por arranjar uma desculpa para não ir.
Como nenhum de nós entende nada de igreja, não vamos fazer missal nenhum. Quem for realmente católico eu entendo que queira um missal, mas no nosso caso não faz sentido.
Não acho que seja essencial. Quem é católico sabe rezar e acompanhar a missa, quem não é acaba por não utilizar. Por isso acho que é um gasto de dinheiro e de papel absolutamente desnecessário.
Olá Débora! Antes do covid pensava em fazer e cheguei a iniciar o meu, mas na conjuntura actual não vou fazer... não quero nada que se partilhe entre convidados, e acabo por poupar papel (o ambiente agradece). Beijinhos 😘
Olá Débora, Eu já fui a casamentos religiosos com e sem missal e confesso que o missal me ajuda um pouco a ter noção dos momentos, e também costumo guardar porque gosto dessas recordações (eu sei que há aqui um toque OCD hoarder em potência, eu vou-me tratar)... No meu caso, não sendo baptizada, só fiz casamento civil na quinta. O meu voto é sim.
Olá Débora. Para nós fez sentido preparar a nossa missa, escolhendo músicas e leituras. Acabamos por imprimir poucos exemplares, mas a nossa ideia é se tivéssemos mais convidados do estrangeiro, traduzir a missa em Inglês. Infelizmente o COVID não deixou. Bjs
Olá noiva Débora, Para mim faz sentido, especialmente porque tenho convidados a vir do estrangeiro e que não falam PT. Assim, um missal no idioma desses convidados vai ajudá-los a seguir a cerimónia e estar a par do que está a acontecer. Beijinhos
Noiva Experiente
Setembro 2021
Lisboa (Concelho)
Débora ·
Denunciar
Ocultar conteúdo
Ver mensagem citada
Nós acho que vamos dispensar, mas vou pedir a opinão da sogra
Noiva Experiente
Setembro 2021
Lisboa (Concelho)
Débora ·
Denunciar
Ocultar conteúdo
Ver mensagem citada
Pois, como nós não vamos à missa não sei bem se fazemos ou não.
Olá Débora! Nós vamos ter e para nós fez sentido, mas acho uma decisão muito pessoal. Há casais que dispensam, o que também compreendo perfeitamente 😊😘
Aqui até nas missas "normais" colocam Missal, por isso para nós faz todo o sentido termos no casamento! Mas acredito que seja dispensável para a maioria dos casais 😘