Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Inês
Noiva Novata Setembro 2026 Sintra

Vamos Casar e Agora?

Inês, a 18 de Agosto de 2025 às 17:56 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7
Boa tarde Noivos e Noivas!

Estamos agora a iniciar o planeamento do nosso casamento, e tenho a dizer que estamos meio perdidos!E para ser sincera o principal motivo é o custo €€€€€ de um casamento 🫣
E por isso, e como os tempos mudam, gostaria de saber qual a vossa opinião / quem vai optar ou optou pela a opção de pedir a valor da refeição aos convidados.
Sinceramente estamos a equacionar essa opção porque é realmente muito dispendioso, e gostaríamos de fazer um cerimónia com os nossos mais queridos sem irmos à falência… 🥲😅
Digam-me o que pensam sobre este assunto!

7 respostas

Última atividade por Inês, a 21 de Agosto de 2025 às 15:32
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Inês, Obrigada pelo teu feedback!

Vai ser essa a opção que vamos optar, já andamos a sondar alguns sítios que acolham grupos mais pequenos, e parece que já se está tudo a compor, minimamente. Ainda não temos nada definido, mas já nos deu alguma esperança de que é possível sem ir à falência, o que acaba por ser animador!

Obrigada! Smiley heart

• Responder
  • Inês Glória
    Noiva Curiosa Agosto 2025 Setúbal (Concelho)
    Inês Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês. Não o faria. Na minha opinião para fazermos uma festa destas devemos ter condições para tal. Se eu fosse a um casamento em que tivesse de pagar a minha cabeça, que normalmente roda os 100€, muito bem, iria... mas provavelmente já não dava uma prenda tão boa. Olha nós como também não tínhamos grandes poupanças, mas não queríamos esperar e queríamos avançar com o casamento, optámos por fazer um casamento muito intimista apenas com 30 convidados! Sei que há casos que as famílias são tão grandes e dão-se tão bem que é impossível, mas no nosso caso foi assim que ficou. Até convidámos 40, mas com os cancelamentos, ficámos pelos 30. Optámos por poupar nas seguintes coisas:

- O meu vestido não passou dos 200€, comprei na Rossy Noivas, na parte da Festa Branca, mas dá todo o look de noiva.

- Não vamos ter animador.

- Contratámos um fotográfo que faz um pack mesmo para mini-weddings.

- Não vamos oferecer lembranças.

- A quinta inclui já praticamente tudo: bouquet, bolo de casamento, decoração, dj...

• Responder
  • Inês
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada a todas pelo vosso feedback! Como disse o desafio de planear um casamente é enorme, e o preço é o principal fator.

Acho que o mais sensato, e o que faz mais sentido, é encolher a lista de convidados e fazer algo mais intimista. Mas depois também há o desafio de maior parte das quintas ter um minimo de convidados! Não é fácil!!!

anxiety-no.gif

Se alguém souber de algum sitio para cerca de 20 pessoas, máx. 30 na zona de Sintra, agradecemos as Sugestões!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês,

Para nós nunca foi opção. Faz-me lembrar aquelas festas de aniversários em que se convida mas cada um paga o seu… nunca me fez sentido.

Nós só avançamos com o planeamento quando juntamos dinheiro para cobrir as despesas, caso não desse reduzíamos o número de pessoas ou adiávamos. Fica caro sim, é um facto. Mas a semelhança do que a Catarina te disse em cima, não conheço ninguém que num casamento não tenha dado prenda e dos últimos a que foi, os noivos dizem que o que recebem geralmente cobre a boda.

Claro que a decisão final será sempre vossa e é como vos fizer mais sentido.

Um beijinho

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês,

Há várias noivas aqui que optaram por essa solução de cada um pagar o seu!

E na verdade essa parte é a que absorve a maior parte do orçamento... os valores médios andam entre os 90€ e os 110€ por pessoa.

Da minha experiência, tendo em conta a experiência de pessoas próximas que se têm casado, não há ninguém que não dê prenda $ e quase todos dão valor que cobre a quinta.

Para mim não seria viável optar pela solução de colocar um custo associado à vinda dos convidados... por vários motivos mas também pelo facto de ir casar fora da minha zona de origem e sei que isso vai acarretar mais custos de deslocação e alojamento para os convidados do meu lado. E não quero estar a impor mais custos.

O que quero mesmo é que o que ofereçam seja de facto uma prenda e não um pagamento.

No entanto, tu melhor que ninguém conheces as tuas pessoas e saberás decerto o melhor caminho para essa decisão. Smiley smile

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Inês. Smiley smile

Eu não o faria. Mas isso seria uma opção minha, o que não quer dizer que outras decisões não sejam válidas.

• Responder
  • W
    Noiva Constante Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês! Pessoalmente não o vou fazer. Preferia fazer alguma coisa mais pequena e apenas convidar o número de pessoas que eu tivesse capacidade para pagar. No entanto, pelo que tenho visto, há algumas noivinhas que o têm feito. É uma questão muito pessoal dos noivos, não há resposta certa Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração