Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy

Vera, a 31 de Janeiro de 2018 às 15:41 Publicado em Fórum Manualidades 5 22

Olá noivinhas,

Para o meu casamento fiz mesmo muitas manualidades, e algumas delas foram várias placas rústicas que foram um sucesso. Fiz placas de boas vindas, para o livro de honra, para o exterior, para os glowsticks. Hoje vim mostrar-vos como fiz essas placas.

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 1Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 2Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 3

Tudo começa com uma placa de MDF que é uma mistura de fibras de madeira prensadas, é leve, barato e fácil de trabalhar e podem encontrar à venda em todas as grandes lojas de bricolage (Aki, Leroy Merlin, Bricomarché, etc). O primeiro passo é saberem o que querem (quantas placas, tamanhos etc), depois na loja procurem as placas de MDF e normalmente nas próprias lojas onde comprarem eles cortam ao tamanho que vocês querem. Em relação ao tamanho eu não fiz com grande ciência, tinha umas medidas aproximadas que queria, mas chegando lá pedia para cortarem de modo a rentabilizar ao máximo a placa que estava a comprar, por exemplo, se eu queria placas com 45 cm mas eles vendiam o MDF com 1 metro pedia para cortarem duas de 50.

Eu fiz dois tipos de placas: placas a imitar ardósia e placas de madeira. Para as placas a imitar ardósia comprei tinta preta mate e pintei o MDF, para as placas de madeira (aprendi isto com a experiencia) o MDF tem de ser envernizado primeiro pois se não vai absorver logo a tinta e as letras vão ficar desbotadas, para tal utilizei sempre verniz em spray mate antes de começar a desenhar.

Placas pintadas ou envernizadas e secas? Vamos começar a parte mais gira 😊

Comecem por escrever no computador o texto que querem passar para a placa com o tipo de letra correcto, tentem acertar também no tamanho e imprimam.

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 4

Disponham as palavras nos locais onde querem que fiquem, arranjem tudo até ficarem satisfeitas com o “resultado”, tenham cuidado com o espaçamento, margens, etc

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 5

De seguida, no verso da folha pintem com giz a área das letras que vão decalcar. Inicialmente eu fazia isto com papel vegetal, mas era muito mais trabalhoso, tinha que passar as letras para o papel vegetal, virar as letras ao contrario e voltar a decalcar e só depois passava para a madeira. Com o giz foi a maneira mais rápida que acabei por encontrar.

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 6

Depois voltem a virar a folha e passem um lápis no contorno das letras e já para o local onde vão ficar. Tem que passar o lápis com uma certa força para ficar o decalque bem marcado (sim, vai ficar a doer a mão). Tenham também cuidado para não mexerem a folha enquanto estão a decalcar se não ficam as letras todas tortas.

Atenção que se fizerem placas de madeira quando passagem com o giz não vai ficar tão marcado, dá para ver na mesma mas vai ficar mais esbatido.

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 7

Depois das letras decalcadas é hora de passar o contorno com uma caneta permanente. Eu não sou de artes por isso não faço ideia que tipo de caneta usei, mas era uma caneta que dizia que pintava madeira, comprei numa loja de artigos de arte.

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 8Para o preenchimento das letras, neste caso como eram letras pequenas utilizei a própria caneta, mas para coisas maiores preferia usar um pincel de ponta fina com tinta de madeira branca porque a caneta não funcionava muito bem para fazer preenchimentos, não ficava uniforme. Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 9Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 10E pronto, depois finalizava com alguns desenhos mas estes era mais fácil para mim fazer directamente à mão depois de ter pintado as letras. Fazia primeiro com o lápis e depois passava com a caneta. Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 11No final convém limpar o giz com um pano humedecido e apagar o lápis com uma borracha (atenção que nem sempre é fácil apagar totalmente as marcas do lápis). Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 12

Tutorial para noivas - Placas rústicas diy 13

E é isto meninas, que tal, gostaram? Estão a pensar fazer placas destas? Se já fizeram mostrem-me tudo 😃

Beijinhos Smiley heart

22 respostas

Última atividade por Sara, a 1 de Fevereiro de 2018 às 17:48
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não...era mesmo pra ficarem brancas e as letras a preto😉
    • Responder
  • Vera
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola, usando as placas e pintando de preto? É capaz de ficar bem também, não sei se k line agarra bem a tinta ou se amolece com a tinta, mas é uma questão de tentares, eu só usei k line para as nossas placas do photobooth mas fiz diferente, imprimi em papel autocolante, colei no k line e depois cortei. Beijinhos
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente partilha querida Smiley smile muito obrigada! vai ajudar muitas noivinhas!!!!

Eu tenho sorte que o meu noivinho como trabalha em engenharia tem parceiros que nos fazem os quadros à borla lolol e mesmo ele na empresa consegue fazer mas também serão desenhados por nós em computador e depois mandamos produzir Smiley smile

• Responder
  • Vânia
    Super Noiva Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá linda!

Excelente trabalho, aliás como já tinha dito Smiley smile Tudo tão bonito e perfeito..

Obrigada por partilhares como fizeste e nos inspirares!!!

A quem precisar tem aqui um guião muito bom eheh

Beijinhos

• Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá minha linda! ☺️

Muitos parabéns por este debate e obrigada por estas dicas! Vai dar muito jeito a quem está a pensar fazer e não sabe por onde começar, ou fica perdido no meio de tantos vídeos da Internet... 😅
    E, mais uma vez, parabéns pelo resultado do teu trabalho, pois ficou fantástico! 😍

Beijinho querida 😘
    • Responder
  • Anne
    Noiva VIP Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo tutorial Vera.. Vai ser muito útil Smiley winking

• Responder
  • Susana
    Super Noiva Agosto 2018 Mafra
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito util ... obrigado ... e parabens tavam todas fantasticas 😙
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Setembro 2018 Caldas da Rainha
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera 😁 que espectáculo, até parece que são de compra de tão perfeitas que estão 😍 parabéns!
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu já fiz duas placas pretas a imitar ardósias também, mas eu fiz a giz a olhar para o computador a imitar o tipo de letra Smiley laugh Ficou giro mas deu muito trabalho mesmo ahahahah Mas ainda quero fazer mais, acho que é algo simples e barato e que fica mesmo bem adoro.

As tuas estavam todas maravilhosas querida Smiley heart

• Responder
  • Mónica
    Noiva Constante Julho 2018 Odivelas
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá vera,

Gostei imenso deste debate e acho que vai ser muito util para todas nós.

Não tens nenhuma foto da placa com os corações dos convidados?

Gostava de ver como ficou.

Beijinho e muito obrigada pela partilha

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Julho 2018 England - South East
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente partilha !
    E eu que tenho umas três placas para fazer vou me inspirar no teu debate e nas tuas dicas ! Muitos beijinhos 😍
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente tutorial Vera!😉 tudo muito bem explicado. Dava apenas uma sugestão...quando se tratar de madeira apenas envernizada, acho que seria mais fácil usar papel químico em vez de giz, isto se for para pintar as letras a preto, se for a branco pode ver-se os contornos. 😉😉 e pronto, há tantas formas de podermos fazer coisinhas tão lindas sem gastar quase nada! Eu também já fiz umas setas indicativas (já deves ter visto aqui), mas ainda quero fazer placa de boas vindas, placas de igreja e outras. E o método que utilizaste também é ótimo.😉 só que eu queria usar placas k-line. Achas que resulta tão bem como na Madeira?🤔
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Junho 2018 Estarreja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom mesmo!!!

tens muito jeito para as manualidades Smiley heart

parabéns!!!

• Responder
  • Ana C
    Noiva VIP Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também vou fazer! Smiley smile Já fiz uns marcadores, e ainda tenho umas placas de madeira para fazer ahaha. Vamos ver como corre.
    Beijinhos
    • Responder
  • Sandra Santos
    Noiva VIP Maio 2019 Santa Maria da Feira
    Sandra Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pela partilha, muito útil 😃
    • Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada por este tutorial...

Já tinha comentado no teu debate das manualidades mas aqui está espetacular!

Obrigada Vera!

Eu adorei TUDO!Smiley heart

• Responder
  • Andreia
    Super Noiva Junho 2018 Braga (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ficaram super giras! Queria muito fazer placas e acho que vou usar esta técnica!

• Responder
  • Ana M.
    Super Noiva Outubro 2018 Maia
    Ana M. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas Smiley smile acho que me vou aventurar a fazer uma ou duas
    • Responder
  • Vera
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho que sim Smiley laugh Depois de lhe apanhar o jeito foi super fácil. As primeiras custaram mais porque cometi vários erros por não saber como se fazia. Como por exemplo ter de envernizar primeiro o MDF, o que eu lutei com as letras que desapareciam passado pouco tempo de eu as pintar até perceber que tinha de passar verniz antes Smiley xd Já estava a desesperar.

• Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente acho que vou tentar a minha sorte lol Smiley heart
    • Responder
  • Vera
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Smiley smile

• Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Está brutalissimo!!!