Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Verónica
Noiva Ativa Fevereiro 2018 Amadora

Tributação das prendas

Verónica, a 10 de Julho de 2017 às 22:50 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 14
Olá brindes!Hoje descobri que as prendas ( dinheiro ) que nos é oferecido no casamento, excluindo a dos pais, tem de ser declarada no IRS, e 10 por cento do valor vai para o estado. Também ouvi falar de fiscalizações realizadas nos casamentos exactamente por esta questão do dinheiro que é dado aos noivos. Sabias disto? É mesmo assim que funciona?

14 respostas

Última atividade por Débora, a 11 de Julho de 2017 às 17:27
  • Débora
    Noiva Master Maio 2018 Seixal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ruth.... infelizmente está meio certo porque a lei não é clara, ou seja, temo que vai pender para onde lhes apetecer: "Com a aprovação do Código do Imposto do Selo, pela Lei n.º 150/99, de 11 de Setembro, os donativos em dinheiro foram deixados de fora da sujeição, até à aprovação da Lei 39-A/2005, de 29 de Julho (primeira alteração à Lei n.º 55-B/2004, de 30 de Dezembro - Orçamento do Estado para 2005- Orçamento rectificativo).

    Deste modo, a alínea c) do n.º 3 do art. 1.º do Código do Imposto do Selo (CIS) passou a prever que estão sujeitas a Imposto do Selo as transmissões gratuitas de valores monetários, ainda que objecto de depósito em contas bancárias.
    Contudo, a alínea d) do n.º 5 do referido disposto, exclui da tributação os donativos em dinheiro ou em espécie, efectuados conforme os usos sociais, até ao montante de 500 euros, não se especificando se este montante é por cada doação (operação) ou se é um valor anual.
    Sem prejuízo do entendimento anterior, é importante referir que independentemente do valor atribuído, as transmissões gratuitas para cônjuges, descendentes e ascendentes estão isentas de Imposto do Selo, em conformidade com a alínea e) do artigo 6.º do CIS."

    Extraído deste artigo , e sugiro a leitura também deste (de 29/08/2016) e deste de 2007 sobre "
    as infracções que anda a cometer sem o saber". Beijinhos
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Maio 2018 Seixal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Verónica Smiley smile tal como respondi a este debate , infelizmente não é novidade. Lembro-me quando há uns anos tiveram esta ideia iluminada, surgida na cabeça de tais acéfalos, falaram inclusivamente de mesadas ou semanadas que fossem dadas a filhos que também teriam de ser declaradas e tributadas. Na minha opinião não há fiscalização suficiente para que esta notícia seja o aparato que é mas nunca se sabe, que eles andaram a recrutar entretanto.

    No nosso caso, não afectará directamente porque trocámos todos e quaisquer presentes pelas presenças, mas é lamentável que se valham de tudo!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Agosto 2018 Faro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nem que receba mais de 500 Euros de alguem eu vou declarar alguma coisa! Para ja vivo na Suiça e não em Portugal se tivesse que declarar era ca e nem isso vou fazer o dinheiro não vai para o banco de certeza lol ! Até podia meter no banco em Portugal mas para me tarem a roubar juros todos os meses NOPE! E depois axo isso uma estupidez do nosso estado portugues mais uma vez! (ate rimei nem sei como) As pessoas pagam o casamento fartam-se de gastar dinheiro e depois ainda vão dar dinheiro ao estado? Ta tudo doido! Mas pronto tambem axo que são muito poucosos convidados que ofreçem mais de 500 euros lol.

    • Responder
  • Verónica
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 Amadora
    Verónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ruth! Pensava que era mais de 500 euros mas no total... Sendo assim estou mais descansada, penso que não tenho ninguém que me dê mais do que 500 euros. Obrigada mais uma vez.
    • Responder
  • Ruth
    Super Noiva Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Ruth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já outra novinha andou com um sabre similar e a noiva Andreia, se não estou em erro, esclareceu e bem 😉

    Tributação das prendas - 1
    • Responder
  • Vera
    Noiva Master Março 2018 Vila Nova de Gaia
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca ouvi falar tal coisa...

    O único cuidado que vou ter é o pagamento do IVA em algumas coisas do serviço, como uma percentagem da comida e as bebidas!

    Agora das prendas, desconheço totalmente!

    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também desconheço essa informação... 😟
    Mas, tal como a noivinha Sílvia mencionou, já nos tinham informado sobre a questão da facturação, sim! Nem que seja só duma pequena parte do valor, para terem um comprovativo de que contrataram aquele serviço!
    Mas, quanto ao resto, realmente, não faço ideia... 😓
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O dono da quinta onde irei realizar o casamento disse-me que constantemente fazem tipo uma tiragem ao acaso de casamentos a inspeccionar, mais mais relacionado ao pagamento de fornecedores! Que é importante ter facturação dos serviços mais importantes para não haver problemas
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2018 Braga (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todas as maneiras nunca ning sabe se alguém te deu prendas ou não 😊 Basta não meteres o dinheiro no banco 😘
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Agosto 2017 Barreiro
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que fantástico. Em pt a cada ano que passa arranjam maneira de roubar mais um pouco o zê povinho. E o povo, come e cala.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É a segunda publicação que vejo hoje sobre o assunto... Nunca tinha ouvido o tal Smiley atonished
    • Responder
  • Madalena
    Noiva Experiente Julho 2017 Ferreira do Zêzere
    Madalena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso que só és obrigado a declarar acima de 500€
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Abril 2018 Cascais
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui está a noticia no jornal económico: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/vai-casar-fisco-vai-reter-10-das-prendas-em-dinheiro-182379
    • Responder
  • Marcia
    Noiva Master Setembro 2017 Penafiel
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sabia que legalmente tens que declarar tudo o que recebes... mas nunca ouvi falar das finanças inspeccionarem casamentos, por causa disso... beijinho

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração