Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Aline
Noiva Constante Agosto 2022 Sintra

Tradições Portuguesas

Aline, a 17 de Fevereiro de 2021 às 13:07 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 32

Olá noivinhas,

Sou brasileira e já que a nossa vida teve um verdadeiro inicio aqui em Portugal quero fazer meu casamento mais Portugues possível, tenho pesquisado algumas tradições mais não tenho achado muito coisa, quem tiver sugestões seria muito util.

Obrigada lindas noivinhas

Beijinhos

Aline

32 respostas

Última atividade por Aline, a 18 de Fevereiro de 2021 às 13:17
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não veio o link🤔
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Elisabete
    Eu comprei as lembranças no site da beirão, la tem outroa kits interessantes.
    ❤️
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel
    Como minha cerimónia será na quinta logo após a cerimónia será o welcome coquetel, irei me casar às 17:00 horas
    Gostei muito da ideia bem original
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2022 Braga (Concelho)
    E ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olaaa... nao tenho possibilidade de o mandar personalisar no brasil mas contactei o beirao directamente para ver o que se pode fazer. Beijinhos e obrigada
    Elisabete
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Aline! Que ideia tão original Smiley smile

Olha, aqui na comunidade temos uma dinâmica só com tradições de casamentos portugueses, deixo-te aqui o link:

Terás um casamento tipicamente português?

No final resumimos todas as tradições:

Descobre se terás um casamento típico português

Beijinhos e espero que ajude Smiley smile

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nao sei muito sobre tradiçoes portuguesas, até porque acho que os casamentos na Madeira sao um bocadinho diferentes dos feitos em Portugal continental (em termos de horários, principalmente).

Como o nosso foi às 16h, sabíamos que depois da cerimónia as pessoas iam ter alguma fome, entao tivemos à porta da capela um serviço de café e pastéis de nata (o marido adora pastéis de nata). O que é um doce típico português . Foi um sucesso!

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Barreto
    A personalização está sendo feita toda no Brasil a empresa é Dinda Blue
    https://www.facebook.com/atelierdindablue/A ideia do beirão é exatamente essa licor para os homens e chocolate para as mulheres. Assim que receber as personalizações envio as fotos.
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2022 Braga (Concelho)
    E ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Aline, parabenssss. Gosto mto da tua ideia do beirao com chocolatinhos...perfeito como lembranca em casal.... quem te esta a personalisar? Gostei gostei gostei! Obrigada
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está seria a lembrança para os convidados Brasileiros e para os convidados portugueses seria brigadeiro e cachaça
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É um excelente começo! Parabéns pela idea! Provei os bombons este ano e gostei! Bjs

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim que fizer compartilho tudo, por hora so comprei as lembranças kit do licor beirão, a caixa ainda será personalizada Tradições Portuguesas 1

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vai correr tudo bem Aline. É importante o seu casamento ser à vossa imagem. Mas contem com a Comunidade para partilhar ideias. Bjs

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acabei de ler seu fórum Milhinha, muito bom realmente foi esclarecedor estou cheia de ideias aqui, ansiosa para por em prática
    Obrigada
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Aline. Deixo-te o meu debate sobre tradições portuguesas que podes considera incluir no teu casamento Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020 https://comunidade.casamentos.pt/forum/feliz-dia-de-portugal-de-camoes-e-das-comunidades-portuguesas-2020--t241729 Bjs
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas dicas Ana ❤️
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Ana♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello lady *.*
    Eu optaria por coisas alusivas a Portugal como se de um tema se tratasse e nos mercadores de mesa fazia essa referência como por exemplo, sardinha, azeite, cortiça, fado, azulejo, vinho do porto/verde, cantares alentejanos, nossa senhora de Fátima, doces regionais... e como lembrancinhas podia ir de encontro também Smiley smile
    Qualquer coisa dispõe. Beijinho 👄❤
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não digo nem tradicoes, seria mais os costume a maneira de como as coisas acontecem aqui.
    Sou nova tenho apenas 1 e meio de Portugal e amo este país e pretendo ficar aqui por muito tempo e essa é a forma que eu achei para homenagear essa terra.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sobre a cachaça minha mãe vai trazer garrafas de cachaça 51 eu vou por em garrafinhas de 50ml e personalizar para os convidados portugueses.um tradição que quero segue e a do algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul.
    Vc é de onde do Brasil?
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Outubro 2021 Lamego
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vinho do Porto pros brasileiros e cachaca pros portugueses? Os que eu conheco costumam gostar bastante da nossa "aguardente" Smiley laugh
    Ah, e sabe o que a minha família gosta muito de Portugal? Ginja! Sao todos viciados...kkkk
    E eu tava pensando aqui em outras tradicoes que vamos ter no nosso casamento que eu nao me lembro de ver no Brasil (pelo menos nao na minha regiao) é o ato de jogar arroz na saída da cerimonia. Tem um significado bonito de prosperidade para os noivos.
    Se lembrar de mais coisas volto a escrever aqui Smiley smile

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho essas quintas um charme vai ser bem adequado a sua lembrança. Também poderia ofertar o vinho do Porto.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que acho?
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Este seria ramoTradições Portuguesas 2

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana Alexandra gostei muito tbm, mais acho que não caberia no tema escolhido, mais achei muito criativo.
    Quanto ao ramo estou querendo fazer o ramo com fitas, pelo que lê, gostei da dinâmica da brincadeira acho que vai ser bem animado.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que boa ideia Vanessa...
    Eu comprei umas caixinhas em acetado para dar brigadeiros também.
    Eu é meu noivo somos brasileiros e tem muito poucos portugueses na nossa festa, pois trabalho em uma empresa brasileira e para o Brasil, acabo não me relacionando com muitos portugueses. Para os convidados portugueses pensei em dar os brigadeiros nessa caixinha personalizada com o tema do casamentoTradições Portuguesas 3

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Outubro 2021 Lamego
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Aline! Tudo bom? Outra brasileira por aqui Smiley kiss
    O meu noivo é portugues e uma coisa que decidimos fazer como lembranca é misturar as duas origens... vamos dar uma caixinha com um brigadeiro de um lado e um pastel de nata do outro, com provavelmente uma rolha ou algo pra fechar garrafas de vinho com a data do casamento no meio, já que o casamento vai ser numa quinta produtora de vinhos.
    Vou aproveitar o seu debate e acompanhar, pra aprender mais um pouco sobre os costumes Smiley catface

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Está é a tradução associada ao lenço dos namorados: "Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.ra usado como ritual de conquista. Depois de confecionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa."

Tradições Portuguesas 4

Mas já tens como tema viagens e o licor beirão é uma óptima oferta. 😘

Quanto a tradições, só me recordo mesmo de atirar /oferecer o ramo às solteiras. 😘

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra
    O que seria o lenço dos namorados?
    A ideia é ótima eu vou ofertar um miniatura do licor beirão com chocolates com licor beirão, pois meus convidados na maioria vêm do Brasil acho que seria uma boa lembrança portuguesa. Mandei fazer uma personalização para a caixa para estar no tema do casamento que é viagem Tradições Portuguesas 5

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Aline! Já pensaste incorporar no vosso casamento alguma temática típica portuguesa como os azulejos portugueses, o lenço dos namorados, etc? Uma homenagem à cultura que viu o vosso amor nascer. 😘
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta😊
    Estou fazendo bastante pesquisa e vou adequar o que mais vai for viável na minha celebração ❤️
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Aline, muitas dessas coisas que falas não são propriamente tradição ou então variam bastante dependendo da zona do país. Além de que muitas outras coisas foram sendo importadas principalmente dos casamentos americanos.
    O tradicional é atirar o bouquet, as alternativas das fitas ou da distribuição de chave que abre a caixinha onde está o bouquet são alternativas recentes de noivas que quiseram inovar.
    O leilão da liga e as raspadinhas também são algo que eu nunca vi em nenhum casamento aqui na minha zona, e eu já fui a umas boas dezenas de casamentos. Há quem diga que é tradição o casamento ser na terra da noiva e ela ir a pé para a igreja, por exemplo, mas isso já só se faz em algumas regiões do país. Assim como o pequeno almoço ou buffet servido antes da cerimônia. São tudo coisas que apesar de haver noivos que ainda fazem, casa vez acontecem menos. Portanto, o que eu quero dizer com isto é, o tradicional depende muito da região, da cultura das famílias, do tipo de convidados, etc. Hoje em dia os noivos fazem o seu dia como acham que faz sentido para eles.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou querendo fugir do tradicional vi algumas brincadeiras que não temos no Brasil, o buquê em fitas, rapadinhas, leilão de liga, etc...
    Gostei muito das ideias quero ver se faço algumas destas.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Aline 😍

Sinceramente acho que não existe propriamente uma tradição. Hoje em dia acho que há uma liberdade gigante de escolha pelos noivos, pelo que cada casamento é tal igual como os noivos idealizam.

Mas em que aspectos concretos tens dúvidas que possamos ajudar? 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração