Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)

Tradições e superstições associadas ao casamento

Raquel, a 13 de Dezembro de 2019 às 17:17

Publicado em Fórum Casamentos.pt 64

Aloooo comunidade mais linda Hoje é Sexta-feira 13 e como sabem é o dia conhecido como o dia do azar para quem é supersticioso! Sou sincera que não o sou mas confesso que adoro estar a par destes assuntos apenas e só por me despertarem imensa curiosidade! Então estava eu no carro a caminho do...

Aloooo comunidade mais linda Smiley heart

Hoje é Sexta-feira 13 e como sabem é o dia conhecido como o dia do azar para quem é supersticioso! Sou sincera que não o sou mas confesso que adoro estar a par destes assuntos apenas e só por me despertarem imensa curiosidade!

Então estava eu no carro a caminho do trabalho e pensei… porque não fazer um debate sobre as tradições e superstições associadas ao casamento? Ora bem… levei a ideia para a frente e aqui estou eu!

Ora vamos lá conferir algumas delas!

1. Encontro dos noivos no dia do casamento antes da cerimónia.

Ora bem babes, esta deve ser a superstição que a maioria dos noivos cumpre a rigor! A maioria dos casais não dorme junto nesta noite e apenas se vê no momento em que a noiva caminha até ao noivo!

2. Gravata torta, marido infiel!

Para as mais supersticiosas estejam atentas à gravata do marido durante todo o dia do casamento e procurem endireitá-la sempre que não estiver! Caso contrário diz-se que pode resultar em futuras facadinhas no casamento.

3. Quem deixar cair as alianças irá morrer!

Meu deus... esta não é de todo das mais conhecidas mas diria que deve estar no top das mais trágicas! Diz-se que aquele que deixar cair as alianças no dia do casamento será o primeiro do casal a morrer.

4. Rosas amarelas atraem inveja.

Atualmente o amarelo está associado à amizade, ao calor e ao carinho, no entanto para os mais supersticiosos usar rosas amarelas no dia do casamento está diretamente relacionado a sentimentos negativos como a inveja, o ciúme, a infidelidade e a desconfiança.

5. Duas irmãs não devem casar no mesmo dia.

Segundo os mais supersticiosos, quando duas irmãs se casam no mesmo dia a felicidade pode apenas bater à porta de uma delas.

6. O noivo deve entrar sempre em casa com a noiva ao colo.

A entrada do noivo em casa com a noiva ao colo protege-a dos maus-espíritos e compromete-o a proteger a sua mulher para todo o sempre.

7. Não se deve casar em Janeiro, Agosto, ao dia 13 ou à Terça-feira.

Casar em Janeiro significa problemas de dinheiro, já em Agosto é desgosto. Ao dia 13 simboliza azar no casamento e à terça-feira conflitos, já que é o dia do planeta Marte, o Deus da Guerra.

8. O uso de pérolas significa lágrimas de tristeza.

Diz-se que por cada pérola usada será derramada uma lágrima de tristeza ao longo do casamento.

9. Usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul.

O algo velho representa os laços familiares do casal, o novo a nova união e a sua felicidade, o emprestado o apoio e o suporte de amigos e familiares e o azul o compromisso e a fidelidade.

10. A noiva deve usar véu...

… já que este afasta o mau-olhado e a inveja de todas as mulheres presentes.

11. Casamento molhado, casamento abençoado.

A verdade é que nenhuma noivinha deseja ter chuva no dia do casamento mas dizem os mais supersticiosos que esta traz esperança, fertilidade e um bom início de vida a dois.

12. Ovos à Santa Clara.

Ora dizem os mais antigos que a Santa Clara é a melhor amiga das noivas que não desejam chuva para o dia do seu casamento. Para tal basta oferecer-lhe uma dúzia de ovos e adeus chuva!

13. Lágrimas de Alegria, felicidade para toda a vida.

Noiva que chore de alegria durante a cerimónia, não voltará a chorar durante o casamento pois deixará as últimas lágrimas da união ali mesmo.

14. Lançar arroz aos noivos.

É verdade que nem todos os noivinhos concordam com esta prática por questões ambientais, no entanto é uma das mais praticadas nos mais variados casamentos. Dizem os antigos que o atirar do arroz aos noivos lhes proporcionará prosperidade, fertilidade e boa sorte no casamento.

15. Usar uma moeda de prata no sapato.

A moeda deve ser usada no pé esquerdo e significará dinheiro para o casal.

E então noivinhas, que tal esta listagem de superstições e tradições? Havia alguma que não conheciam? Conhecem outras que não estão aqui listadas?

Que superstições e tradições terão em conta no vosso casamento? E quais não cumprirão?

Beijinhos!!!!

64 respostas

• Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca tinha ouvido algumas das superstições Raquel, e sinceramente só cumpri a do lançar arroz e algo novo, algo azul, algo velho e algo emprestado. Até dormimos juntos na noite antes do casamento hahahahah

A verdade é que conheço duas irmãs que casaram no mesmo dia (cerimónia conjunta) e hoje já nenhuma delas está com o marido, mas também ambos casamentos já estavam destinados a falhar - as meninas estavam grávidas e os pais, muito religiosos, obrigaram-nas a casar.

• Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais vale 😂😂😂

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos concentrar-nos só na parte positiva ahahahah
    • Responder
  • Hlei
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah pronto, vamos esquecer estes dados 😂😂😂
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deixa lá que também vou casar em Agosto ahahahah
    • Responder
  • Hlei
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Azar ao dia 13????😱😱😱 Não pode ser... Vou casar a 13. É falso isso, só pode 😜
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah sim! No meio da festa vou mesmo andar preocupada a ajeitá-lo 😂😂 Se me ajeitar a mim já será sorte! Só para as fotos 😂 A gente quer é aproveitar! 👌

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já somos duas ahahahah! E também não andarei preocupada a endireitar o laço ou gavata do noivo ahahah
    • Responder
  • Tatiana
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim! Mas também quero descredibilizar tudo que não me interessa... Tipo casar em Agosto, é desgosto! Eu vou casar em Agosto 😂😅

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo! Se fizermos as coisas acreditando que o significado bonito se aplicará a nós, será certamente um passo curto para estarmos cheias de boas energias
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo ctg querida Sandrina! Eu só cumprirei algumas pelo significado bonito que têm.

Beijinhos
    • Responder
  • Tatiana
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Precisamente! Se há coisa que acredito é nas boas energias! E se o que fizermos tiver uma influência positiva no nosso humor ou na nossa atitude, acho fantástico!

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida! Sempre fui super curiosa com este lado! Acho super interessante! Por aqui não somos supersticiosos mas fazemos questão de seguir algumas tradições pelo fundo que têm
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel essa da moeda não conhecia...não acredito em nada destas superstições...a sorte, na minha opinião, somos nós que a criamos..e o azar igualmente com uma mistura de fatores externos que por vezes não podem mudar...acredito mais no destino...agora no azar ou sorte...naa🤔🙄😉
    • Responder
  • Tatiana
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate interessante! Conhecia algumas das superstições, mas nem sempre o porquê! Realmente foi muito giro de partilhar com o noivinho e perceber até que ponto nós gostaríamos de seguir estas pequenas tradições ou não. Não é que sejamos muito supersticiosos, mas há coisas com um significado muito bonito! 😊

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E é assim que tem que ser! Eu tenho muita gente que sempre me criticou... mas eu sempre disse que se não casasse da maneira que eu idealizei e com tudo a que tivéssemos direito, preferia não casar! Casamento assim é uma vez na vida! Há que ser da maneira com que o sonhamos!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sempre disse que o nosso casamento seria tradicional... não o via de outra forma. E fiz tudo ao meu gosto mas de forma muito tradicional e no dia estava tudo perfeito 😍😘
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤣🤣🤣🤣 podes crer!!!
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahahah também estou tentada a cumprir essa! Não acredito mas não vá o diabo tecê-las ahahah
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alooo querida!

Isso é que foi cumprir as superstições e tradições quase à risca! Eu também vou cumprir algumas. Umas porque não gosto das coisas e portanto não usarei mesmo (p.e. as rosas amarelas e as pérolas), outras pela tradição e outras porque acho que serão inevitáveis (p.e. chorar)
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu adorei esta pesquisa por isso mesmo. Não sou supersticiosa mas acho imensa curiosidade! Fartei-me de rir com algumas!
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tal e qual como eu!
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahah algumas chegam até a ser assustadoras! Isto antigamente era levado muito aos extremos. Então serás como eu... cumprirei algumas pela tradição, Não por ser supersticiosa
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa eu sou sincera que não ligo mesmo nenhuma mas que algumas cumprirei pela tradição. Mas que acho um piadão saber estas coisas, acho! Eu também não conhecia muitas, tal como a da moeda (secalhar será um caso a pensar ahahahah)
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahah tal e qual como eu... e também caso em Agosto
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Julho 2022 Sintra
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se a última superstição resulta eu levo 🤣🤣🤣🤣
    Não acredito nestas coisas 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Raquel, por acaso conhecia essas tradições / superstições e cumprir quase todas. Ainda assim o noivo não levou gravata mas laço, não usei a modela de prata, não levei os ovos a Santa Clara, nenhum de nós deixou cair as alianças e ainda levei uma rosa amarela no bouquet (a única rosa porque não gosto de rosas) que era a flor que o meu irmão adorava e que o simboliza 😍🥰😘
    • Responder
  • Inês
    Super Noiva Julho 2021 Braga (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitas eu não conhecia!!
    Mas bem, eu não sou supersticiosa... Dá azar!!
    😂🤣😅🤣Beijinho 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Confesso que vou cumprir as 1, 7, 9, 10 e 14, no entanto não por superstição mas sim por tradição. 😁
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Credo com cada uma🤣
    Algumas nem conhecia.
    Há algumas que quero cumprir por achar piada mas outras nem por isso😁
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida Raquel, eu sou um pouco supersticiosa ahha Smiley xd . Em relação ao casamento cumpri algumas mas outras não. As que foram cumpridas foram a 1, 7, 9, 10, 13 e 14. Não coloquei a moeda no sapato porque as minhas sandálias não davam mas poderia ter dito ao noivo ahaha Smiley tongue . Usei pérolas (ups), e não, ele não pegou em mim ao colo. Já estava cheio de brilhantes do vestido, se pegasse me mim nunca mais saiam ahahah Smiley xd . Algumas superstições não conhecia mesmo.

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, confesso que não acredito muito nisto, mas pelo sim pelo não, talvez a 1, 9 e 14. E já não posso fugir à 7, será mesmo em Agosto 😍😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração