Hoje dei por mim a pensar no meu saiote emprestado, que consequentemente me levou a pensar na tradição do “algo novo, algo velho, algo azul e algo emprestado”. E pensei … porquê? Quem terá tido esta ideia? Pois bem, … Google com ela!!

A tradição do algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul, é das mais conhecidas do mundo, e nasceu na Inglaterra, na época Vitoriana. E cada um dos elementos têm um sentido:
Algo novo - Representa a felicidade no começo de uma nova vida.
Algo velho – Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento.
Algo emprestado - Deve-se receber de alguém que já esteja casado e que tenha um matrimónio feliz. Esse item deve lembra a noiva que ninguém é feliz sozinho e que os amigos, familiares e os padrinhos estão ali para apoiar o casal em qualquer dificuldade.
- Os americanos adaptaram a tradição para “algo roubado” ao invés de algo emprestado. A noiva costuma “roubar” algo de alguém pra usar durante a cerimonia, e depois devolve para o dono. Os americanos acreditam que dá sorte ter um objeto “roubado” temporariamente… -
Algo azul - Representa o amor, a pureza e a felicidade. Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de noiva. Acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” e afasta o “mal olhado”.
Mas fiquem vocês a saber que a maior parte de nós não conhece a tradição completa. Tal como nasceu, e seguida à risca, seria assim:
“Something old, something new
Something borrowed,
something blue
And
a silver sixpence in her/him shoe.”
(e uma moeda de prata de seis tostões no seu sapato)
Uma moeda de prata no sapato representa riqueza e segurança financeira. Remete a um costume escocês onde o noivo coloca uma moeda de prata debaixo do pé, dentro do sapato, pra atrair dinheiro para o casal. Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo.
O meu algo velho será uma pulseira. O meu algo novo será praticamente tudo lol. O meu algo emprestado será o saiote da minha cunhada. E o meu algo azul será a liga. E para completar, irei colocar uma moedinha nos nossos sapatos.
E vocês? Estão a pensar seguir esta tradição?
Beijinhos e bons preparativos a todas