Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Élia
Noivo Experiente Agosto 2016 Vila Nova de Gaia

Tradições, crenças e seus significados

Élia, a 30 de Maio de 2016 às 02:15 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 12

Existem muitas tradições em cerimónias de casamentos. E vocês têm alguma superstição?

Aliança

A aliança tem o formato em círculo, pois os egípcios acreditavam que esse símbolo definia um amor infinito e possuia o sentido de compromisso com a função da ambivalência de unir e isolar. No esoterismo, acredita-se que tem poderes mágicos. O ritual da troca de aliança sela um vinculo de compromisso, e é colocado no dedo anular da mão esquerda porque acredita-se que ali há uma veia ligada diretamente ao coração.

Vestido da noiva

Na Idade Média não havia cor específica para o vestido da noiva, o mais comum era a cor vermelha por simbolizar o poder. Porém, no século XVIII, a Rainha Vitória resolveu inovar usando um vestido de cor branca, o que acabou sendo preferido por simbolizar a pureza e a castidade. Na Grécia e na Roma, o branco é utilizado para celebrações importantes, como batizados e casamentos.

Bouquet

Para os gregos, o bouquet é usado como um amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho, para afastar o mau-olhado e ervas ou grãos, para o relacionamento ser frutífero. Na Polônia acrescentavam ainda o açúcar para o temperamento da mulher ser sempre "doce". Deve ser levado pela noiva perto da região do ventre por significar os frutos que haverá na união. Acredita-se que 2 bouquets devem ser feitos: o que será abençoado pelo padre/pastor deverá ser guardado, e o segundo deve-se atirar para as convidadas solteiras, aquela que o pegar será a próxima se casar.

Grinalda

Diferencia a noiva dos convidados fazendo com que ela pareça uma rainha. Acredita-se que quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.

Véu

Costume da Grécia Antiga, acreditava-se que protegia a noiva do mau olhado e também de admiradores. Já em árabe, Hijab (véu) significa "o que separa duas coisas", separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.No simbolismo moderno representa a pureza e a juventude.

Algo azul, algo velho, algo novo e algo emprestado

A cor azul representa a fidelidade e a pureza, deve ser usado qualquer peça nesta cor pela noiva para cortar a inveja das solteiras. Acredita-se também que usar algo velho (véu, vestido, jóias, etc) trará proteção extra ao casal; usar algo novo, traz sorte a vida nova que começa e algo emprestado, de alguém feliz no casamento, significa a amizade no casamento.

Caminho com flores

As pétalas atiradas no caminho que leva a noiva ao futuro marido representa a boa sorte e o carinho na vida do casal.

Noiva ao lado esquerdo do noivo

Tradição da Idade Média. Acreditava-se que a noiva deveria ficar ao lado esquerdo do noivo, pois se algum homem tentasse "roubá-la", este a defenderia com a espada usando seu braço direito para o combate. Segundo outras superstições, significa afastar o risco da infidelidade.

Chuva de arroz

Esta tradição teve origem na China e considera-se que atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos após a cerimónia religiosa, trará muita fartura para a vida a dois.

Latinhas amarradas atrás do carro dos noivos

Diz a tradição que, para afastar os maus espíritos, eram amarrados à carruagem ou montaria nupcial utensílios de metal e foram esses objetos que originaram a tradição de pendurar latas no carro dos Noivos
Noivo carrega a noiva no coloAcredita-se que os espíritos ruins, que atacam apenas as mulheres, ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial; portanto o marido carrega a esposa para dentro do quarto, protegendo-a e evitando que ela pise em algo mau.

Lua de mel

Teve origem no povo germânico, pois era costume casar na lua nova. Na cerimônia, com o intuito de dar sorte, os noivos bebiam uma mistura de água com mel. Já na Roma Antiga, os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida doce" e os judeus acreditam que casar na lua crescente é prenúncio de felicidade.



Tradições, crenças e seus significados - 1

12 respostas

Última atividade por Daniela, a 1 de Junho de 2016 às 11:50
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eheh tanta curiosidade. É muito giro saber essas coisinhas

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Um debate super curioso.. Adorei Smiley smile

    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Outubro 2016 São João da Madeira
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desconhecia alguns significados mas a achei interessante :]
    • Responder
  • Dulce
    Noiva Constante Junho 2016 Santa Maria da Feira
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa de entrar ao colo eu gosto, com ou sem superstição ah ah ah ah
    • Responder
  • Érica
    Noiva Experiente Julho 2017 Matosinhos
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que interessante!!! Adorei aprender e entender o significado de muita coisa importante para o grande dia. Não sou muito de superstições mais tbm não acho nada demais fazer umas "coisinhas".... hahahahahha... bjinhos.
    • Responder
  • Élia
    Noivo Experiente Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Élia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também eu:-) eu conhecia a do arroz:-)

    • Responder
  • Élia
    Noivo Experiente Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Élia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Confesso que também sou supersticiosa e agora tenho de cumprir as tradições... :-). Não sei se o meu namorado tinha intenções de me pegar ao colo para entrar em casa, mas agora vai ter de fazê-lo :-) :-)

    • Responder
  • Dulce
    Noiva Constante Junho 2016 Santa Maria da Feira
    Dulce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Élia!

    Acabei de ler a tua publicação e achei fantástica. Eu também andei nas pesquisas mas sobre o bouquet da noiva e o significado das flores. Acabei por ler algumas coisas sobre a tradição do ramo mas não fazia a mínima ideia sobre a tradição da lua de mel.

    Há muitas outras coisas que partilhaste que eu provavelmente não vou poder deixar passar agora. ah ah ah

    Obrigada pela partilha.

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa partilha Smiley winking mas não acredito muito eheh
    • Responder
  • Kate
    Noiva Constante Julho 2023 Torres Vedras
    Kate ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o artigo...muito bom! Smiley winking

    • Responder
  • J
    Noiva Master Julho 2016 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau, adorei a descrição destas crenças todas, algumas completamente desconhecidas como a lua de mel! Vou ser muito supersticiosa em relação a muitas delas Smiley smile

    • Responder
  • Sónia
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoro ler e saber mais sobre estas crenças e costumes. Acho fascinaste o quanto eles mudam em relação às religiões, épocas , países... É deveras interessante. Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração