Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Filipa
Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho

Tradições

Filipa, a 28 de Junho de 2019 às 10:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 23
Olá!
Quais são as tradições que existem na organização de um casamento? Qual o papel de uma madrinha e das damas de honor? Qual a tradição de quem paga o quê? 😜

23 respostas

Última atividade por Filipa, a 2 de Julho de 2019 às 16:28
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta Smiley smile eu também só irei seguir tradições se achar engraçado... Mas gosto de saber destas coisas, acho engraçado.
    • Responder
  • P & R
    Noiva VIP Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    P & R ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não há propriamente papéis... Tu é que tens de atribuir o papel que queres que tenham.

    Beijinho

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito Giro Cristina! Apesar de ter vivido na Madeira durante toda a minha juventude não conhecia metade dessas tradições. Bjs
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As tradições têm muito que se lhe diga. Primeiro cada zona tem as suas tradições... Aqui na Madeira, os padrinhos eram apenas um casal. Nunca fui à um casamento que houvesse mais do que um casal. É também tradição os padrinhos pagarem apenas as alianças. O topo do bolo dos noivos é guardado e comido um ano depois no primeiro aniversário dos noivos. Damas de honor, é uma coisa relativamente recente, mas cada vez com mais adeptos (inclusive eu). Também é tradição o noivo não ver o vestido da noiva antes do casamento e vice versa. Também era tradição, antigamente as mulheres mais próximas, todas se juntarem na casa dos noivos e deitar mil e uma coisas na cama deles. Só assisti até hoje uma dessas. Levaram farinha, arroz, confettis etc. Tudo o que se lembraram e colocaram tudo espalhado debaixo dos lençóis. Foi muito giro! Sei lá, tantas em que na minha opinião hoje em dia só segue quem as quer seguir. É eu vou ter algumas delas. Apenas porque acho engraçado e não porque é obrigatório.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É aqui não sei se no continente é Smiley smile

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa do bolo não sabia... Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Smiley smile beijinho
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sabia de nenhuma dessas... Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, é o que estou a ver... Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Marina
    Noiva Ativa Agosto 2019 Figueira da Foz
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quem oferecia o vestido eram os padrinhos, a primeira dança era com o pai, casava.se. virgem,leiloava.se a liga da noiva, os convidados ou os padrinhos iam ao quarto onde os noivos passariam a noite de núpcias e sujar a cama com açúcar e outras coisas, o bolo dos noivos era guardado durante um ano inteiro (no congelador 🙌💪) para se comer quando festejassem um ano de casados, a outra bem conhecida é aquela de uma coisa azul, outra velha, outra nova, outra emprestada! Etc etc
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pelo que tenho percebido as tradições são diferentes conforme o local de onde as pessoas são. Aqui em S.Miguel é tradição os padrinhos pagarem o bolo dos noivos e as alianças. O tradicional é bolo do noivo e outra da noiva. Depois a parte debaixo do bolo era para os pais, a outra para os padrinhos e a última para os noivos. Eu sinceramente não sou fã dessas tradições. Fui madrinha de casamento e dei um valor em dinheiro que podia para o meu irmão (noivo) fazer o que precisasse com ele.

    Supostamente pelo que sei a madrinha e damas ajudam nos preparativos e organizam a despedida de solteira.

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa, existem várias tradições e tu é que escolhes quais queres seguir ou não. Quanto ao quem paga o quê, o ideal mesmo é organizares o casamento sem contares que alguém te vão pagar alguma coisa. Hoje em dia são os noivos que assumem os custos do casamento e o que lhes for oferecido é um extra.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa!

    Bem-vinda aqui à comunidade!

    É basicamente como a Lady in Red te explicou, agora tu é relativo!

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa. As tradições já não são cumpridas como antigamente, se não podiamos começar pela virgindade.. Hoje em dia tudo é diferente, por ex: a tradição potuguesa não inclui damas de honor. Quanto a quem paga o quê, isso é imensamente relativo. Por aqui, imagina, só tive ajuda com o vestido, de resto nem alianças, fato, etc etc.

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que nada, vais ver que se tiveres tudo mais ou menos planeado e organizado, corre tudo bem... as complicações somos nós que as fazemos! Smiley winking

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2019 Mira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Tanis, essas tradições já não sâo as mesmas coisas nondia de hoje.
    Nós não pedimos nada aos npadrinho de casamento, mas eles ofereceram-se para ajudar monetariamente pagar das nossas roupas ( o meu vestido e o fato do noivo ) e ajudaram a escolher os looks e em alguns outros detalhes do casamento.
    Nao vou ter damas de honor. E os meus pais ofereceram-se para pagar o serviço de fotografo e videografo (o que ajudou bastante 😊)
    É caso de falares com as tuas Damas e padrinhos e veres no que eles te podem ajudar.
    Beijinhos e bons preparativos
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada ☺️ isto de organizar um casamento é mais complicado do que parece...
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Espinho
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada ☺️
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa, acho que as tradições já não são o que eram.... e mais vale contar apenas com aquilo que temos e conseguimos fazer do que alguém se oferecer para nos dar A ou B.


    Antigamente os padrinhos de casamento costumavam dar o vestido/fato dos noivos e/ou alianças... acho que hoje em dia, a não ser que eles se antecipem e digam que oferecem, devem ser os noivos a comprar.

    No meu caso os nossos padrinhos ofereceram-nos as alianças.

    Aparte isso, os meus padrinhos, e porque moro longe do local onde vão casar, estão um bocado encarregues de ser os nossos porta-vozes e tomar algumas decisões com alguma coisa relacionada com a organização do casamento. A madrinha neste caso, tem-me ajudado praticamente em todas as decisões que tomamos e foi ver o vestido de noiva comigo, ajudou-me a escolher...


    Antigamente os pais dos noivos pagavam a boda aos filhos...em alguns sitios do país essa despesas era toda para a família da noiva, IMAGINA!!!, já que o homem não recebia um dote, tinha a boda paga... hoje em dia, quase todos os noivos pagam a meias o casamento e não os pais.


    Quanto ao papel das damas de honor, acho que já são modas americanas que aos poucos se introduziram cá... acho que para dar apoio à noiva durante o dia, com o vestido, a maquilhagem... coisas assim... obrigação de dar alguma coisa acho que não têm, mas não sei... se alguém algum dia me convidasse para dama de honor acho que iria tentar suportar uma das despesas dos noivos (que já são tantas), tipo oferecer o cabeleireiro e a maquilhagem à noiva por exemplo, seria um gesto bonito de agradecimento...ou organizar a despedida de solteira!

    Eu não vou ter damas de honor...


    Beijinho e boa sorte na organização do seu casamento!

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Smiley heart

    A resposta da Raquel poderia ser a minha resposta.
    Importante é que não precisas de seguir as tradições tal como elas são.
    beijinhos***

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa!

    Bem-vinda à comunidade!

    As tradições já não são o que eram..

    O tradicional era os padrinhos da noiva pagarem o vestido e os padrinhos do noivo o fato ou as alianças.. mas hoje em dia isso nem sempre acontece..

    Os pais também costumavam pagar o copo de água.. Mas hoje em dia a maioria dos noivos acaba por pagar o seu casamento.

    Deves falar com os teus pais e padrinhos e perceber essas questões, tendo em conta a vontade e possibilidades..

    Quanto às funções de madrinha e dama de honor deixo-te aqui dois links que te poderão ajudar Smiley smile

    https://www.casamentos.pt/artigos/as-damas-de-honor--c3019

    https://www.casamentos.pt/artigos/sos-madrinhas-quais-sao-os-teus-deveres--c5309


    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração