Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Quélia
Noiva Curiosa Junho 2016 Coimbra (Concelho)

Tradição - entrega de arroz doce aos convidados

Quélia, a 9 de Abril de 2015 às 13:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 17

Caras noivinhas,

Na minha zona (Coimbra) existe uma tradição em algumas localidades que consiste na entrega de um prato de arroz doce aos convidados. Isso acontece 15 dias antes do casamento.

Alguma de vocês vai entregar ou entregou? Sabem indicar-me o custo médio? Sei que depende do número de convidados, mas cerca de 150 pratos mais ou menos.

Obrigada e bons preparativos :p

17 respostas

Última atividade por Paula, a 18 de Maio de 2017 às 15:16
  • P
    Noiva Curiosa Julho 2017 Coimbra (Concelho)
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Quélia,

poderias dar-me os contactos da senhora por favor. e Já agora sabes o custo?

Obrigada Smiley laugh

• Responder
  • Quélia
    Quélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Paula! Eu entreguei e aluguei no Sebal (junto a Condeixa-a-Nova). Fica a 10min de carro de Cernache. Se precisares eu depois dou-te o contacto da Sra. Bons preparativos!
    • Responder
  • P
    Noiva Curiosa Julho 2017 Coimbra (Concelho)
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinhas,

Este ano também vou casar e na minha terra (Espírito Santo das Touregas) também se usa entregar o arroz doce em pratos, mas na terrado meu noivo (Cernache) é em travessas, que se tm de alugar.

Sabem de alguém em Coimbra que alugue travessas?

Obrigada e bons preparativos

• Responder
  • Quélia
    Quélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pode parecer que estamos a pedir algo em troca, mas na minha terra é tradição e há pessoas que ficam é ofendidas se não receberem o arroz doce! Se não derem nada também não há problema, mas vez que é um miminho nosso e sendo eles convidados acabam por dar algo no dia do casamento. Acho que o ato de oferecer um miminho aos convidados é bonito! Smiley smile

• Responder
  • A
    Noiva Ativa Agosto 2016 Barreiro
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao conhecia esta tradicao. Mas adorei. Muito giro mesmo. Beijinhos
    • Responder
  • Quélia
    Quélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pelos comentários percebi que não conhecem a tradição. Eu explico então! Smiley smile Normalmente é feito em casa ou, se não tiverem espaço ou não quiserem, pode ser em alguma associação ou assim que tenham na localidade.

Arranjamos um fogão grande com dois bicos (ligamos diratamente a botija do gás) e falamos a uma cozinheira. Quando falo em cozinheira não significa que é chef, apenas existem várias senhoras que costumam fazer arroz nestas quantidades "casamentais". Neste caso eu peço emprestado o fogão e a cozinheira é tia do meu namorado. O tacho e a colher em tamanho XXXXL ela arranja também. Lol Há uma senhora lá na freguesia que tem os pratos, não sei é se aluga ou empresta, mas isso também não me preocupa.

Tenho que me informar é acerca do preço dos ingredientes:

- sacos de açúcar e de arroz carolino de 20kg mais ou menos;

- vários garrafões de 5l de leite que vamos buscar mesmo a uma quinta, pois a cozinheira gosta de utilizar leite gordo do dia;

- a canela: em pó para decorar e paus, logo não é muita, apesar de ser uma especiaria dispendiosa;

- vários quilos de limões que arranjamos das várias árvores de fruto da família, logo é grátis;

- vários garrafões de água, mas isso também se vai a uma fonte.

Resumidamente e sem quantidades, que não as sei: Coloca-se o arroz em água a ferver. Quando esta começa a desaparecer, junta-se o leite, cascas de limão, paus de canela e deixa-se ferver. Quando não há mais leite junta-se o açúcar. Só se pode fazer quando o arroz já está cozido, pois o açucar pára a cozedura. Deixa-se ferver um pouco mais. Emprata-se e decora-se com canela. Depois rapamos o tacho! Momento alto do dia Smiley winking É óptimo!!

15 dias antes do casamento - a um sábado - reunimos alguma família e alguns amigos em casa. A cozinheira faz o arroz doce num tacho enorme. Numa mesa comprida colocamos os vários pratos com o arroz e alguém decora com canela fazendo vários desenhos com a mesma. Depois carregamos vários carros com o arroz e entregamos uma determinada lista de convidados por carro. Eles partem então e vão entregar a casa do convidado. Antigamente só entregavam raparigas. Faziam o percurso a pé e levavam o arroz num tabuleiro como o da foto abaixo, que tinha capacidade para dois pratos e cobriam-no com um pano rendado. Hoje em dia levamos no carro, no local passamos os pratos para o tabuleiro e levamos à porta do convidado. Quando se termina a ronda volta-se a casa para carregar novamente o carro, uma vez que a cozinheira tem outro tacho a sair. Normalmente são feitos 5 tachos de arroz. Os padrinhos recebem uma travessa e os convidados um prato. Atenção que é um prato por casa e não por pessoa! É como os convites :p Como costuma durar o sábado todo, oferecemos o almoço às pessoas que andam connosco a ajudar na entrega ou então uma pequena lembrança no final. Como esta tradição existe na minha localidade e na do meu noivo também, aproveitamos e fazemos apenas numa casa, mas há quem prefira fazer cada um na sua casa e cada um entrega aos seus convidados.

Nos dias seguintes os convidados entregam aos noivos ou aos pais os pratos para que possam se devolvidos e com eles fazem uma oferta que normalmente ronda os 10€ ou 20€. No entanto, há quem não dê nada e prefira incluir na prenda do casamento. Apesar de tudo não é algo que fazemos pelo dinheiro. É uma tradição e um miminho que os convidados gostam de receber. Arroz doce quentinho! Por vezes há noivos que entregam juntamente com o arroz um bolo parecido com o bolo de Ançã. É uma tradição lá da zona e gostamos muito!

Algumas imagens:

arroz doce

arroz doce

arroz doce

Empratamento

fogão

Tipo de fogão utilizado

tabuleiro

Tabuleiro

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uou!!! Isso é que foi uma super prenda!!!

Mas eu não me ia sentir bem a fazer isso, ia parecer que estava a pedinchar!!!

• Responder
  • S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Quélia

Desconhecia essa tradição, mas concordo com a Daniela sai-te mais barato fazer em casa.

Beijinhos

• Responder
  • Natércia
    Noiva Experiente Julho 2015 Condeixa-a-Nova
    Natércia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu também sou de Coimbra e também vou entregar o arroz doce Smiley smile o custo depende se tens de alugar louca ou se consegues arranjar quem te empreste (entre o custo do arroz, do açúcar e afins). A minha sogra arranjou cerca de 60 pratos e a minha mãe alugou outros tantos pratos e outras tantas travessas. Na minha terra há o costume de dar as travessas aos convidados, mas na do meu noivo já não, só se dá pratos e é a quem não foi convidado. Depois as prendas que te dão depende muito das pessoas, não há uma regra para isso, cada pessoa dá o que quer. Se precisares de alguma coisa é só dizer, se te conseguir ajudar Smiley smile beijinhos
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não conhecia essa tradição mas acho que te ficaria mais barato fazer em casa Smiley winking

• Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No caso do irmao da minha colega deram bem mais houve pessoas que deram 500€ Smiley laugh ficou logo como prenda de casamento Smiley winking

• Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Quélia

Conheço essa tradição porque uma colega minha é dessa zona e no casamento do irmão ofereceram a todos os convidados Smiley laugh

Beijinhos

• Responder
  • M
    Noiva Master Julho 2016 Braga (Concelho)
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tal como a Nádia referiu, moro no Norte e há a tradição de servir uns aperitivos em casa (no nosso caso será um almoço porque o casamento será às 14h) antes dos convidados irem para a igreja Smiley winking

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma tradição muito engraçada que desconhecia! O melhor é fazeres em casa de certeza que sai mais em conta...
    • Responder
  • Nádia
    Noiva VIP Dezembro 2015 São João da Pesqueira
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá não conhecia essa tradição, nós aqui, antes da cerimónia é tradição receber os convidados em casa dos noivos e oferecer o chamado pequeno almoço, saindo depois juntamente com os respetivos noivos para a igreja . Smiley smile Não acho que fique caro, a minha avó faz um tacho de arroz doce e dá para mais ou menos 4 travessas grandes, dá muitos pratos mesmo!! É uma questão de fazeres a experiência de um tacho e veres quanto dá de pratos de de € . Beijinhos e boa sorte

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nunca tinha ouvido falar destas tradições. Aqui neste fórum aprende-se todos os dias Smiley winking
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Quélia,

Não faço a mínima ideia, pois isso depende do tamanho dos pratos... pois tens de fazer conta com o dinheiro dos pratos, do arroz, do leite, do açucar, do limão e da canela Smiley catface (ah e do gás eh eh)!

Também conheço a tradição de ir levar o arroz doce e a pessoa que o recebe dá 20 euros, se não estou em erro Smiley laugh

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração