Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

J
Noiva Ativa Maio 2016 Braga (Concelho)

Tocofobia (medo da gravidez e do parto)...

Joana, a 29 de Março de 2016 às 14:39 Publicado em Fórum Futuras Mamãs 0 22

Boas,

Não sei explicar o porque, nem sei se existe uma razão... O que é certo é que sofro descontroladamente com medo de uma gravidez.

Por vezes fico tão desorientada, que mesmo sem motivos (porque não fiz nada), o pânico aparece...

E recorro a testes de gravidez para me tranquilizar...

Já fui seguida por psicólogos, psiquiatras, mas é irracional este descontrolo.
Inclusive faço medicação para me ajudar a controlar, prescrita por psiquiatra, tomo sertralina e alprazolam!

Hoje, andava a pesquisar na net sobre este medo terrível, pois tive de tomar um antibiotico e descontrolei, e apareceu-me testemunhos a falar sobre TOCOFOBIA. Pensei é isto que tenho...

Alguém se identifica com isto? Gostava que partilhassem as vossas experiências.

Muito obrigada

22 respostas

Última atividade por Isabel, a 31 de Março de 2016 às 00:06
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Completamente de acordo. Muita força Joana.

• Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida Joana,

Muitas vezes a ansiedade não se explica porque a própria pessoa não sabe de onde surgiu. Simplesmente sabe que acontece e que é incontrolável e que é horrível e que traz muito sofrimento.

Definitivamente não se trata com força de vontade! Da mesma forma que não se trata diabetes ou hipertensão com força de vontade.

Ainda bem que estás a ser acompanhada Joana. O meu único conselho é: não abandones as consultas de psiquiatria e cumpre a medicação à risca... todos os dias, horas certinhas. Nunca caias na tentação de deixar a medicação só porque te sentes melhor. Acredita: Quando for altura de reduzir ou parar, o médico diz-te.

Complementarmente a isto, o apoio psicológico é fundamental. E aqui concordo a 1000% com a Konxinha: acredito que um psicólogo de orientação cognitivo comportamental seria o ideal no teu caso.

Boa sorte querida.

E as melhores.

Conta connosco para o que for preciso sim?

Beijo grande e abraço bem apertado ***

• Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2016 Estarreja
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá!

Ainda bem que estás a ser seguida!

Eu quero muito ser mãe, mesmo! Mas tenho muito medo do parto, não tenho medo da gravidez nem do depois. mas do parto tenho, que aconteca algo de mal, que as coisas nao corram bem... nao sei explicar... mas nao me vou deixar demover.

Espero que consigas contornar essa tua fobia!

Muito boa sorte!

Beijinho

• Responder
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tomo alprazolam também pois tenho ataques de pânico, isso são coisas que depois temos que ir aprendendo com o tempo, por acaso ultimamente tenho estado a pensar em gravidez pois muitas amigas minhas estão e surgiu-me alguns pensamentos sinceramente também tenho um medo tremendo da hora do parto, de morrer de não poder partilhar momentos com o meu marido e com o meu filho....mas espero que depois isso tudo se resolva

• Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Desconhecia essa fobia.. Mas porque tens esse medo? Alguma coisa que te leve a isso.. Se acontecer vai ter pai e de certeza que é sempre uma alegria para toda a familia.. Quando era mais novo tinha algum medo mas agora se acontecer aconteceu, claro que so queria depois do casamento agora mas se ficar não irá ser nada de outro mundo...

• Responder
  • Gisela
    Super Noiva Julho 2016 Lamego
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana,
    Não sou psicóloga, mas acho que muitas vezes as fobias têm as suas causas (como podem não ter). Acho que se encontrares o motivo (se existir) já será uma grande ajuda. Eu não tenho fobia da gravidez, mas quando conheci o meu namorado tinha um medo enorme de engravidar e pensei em fazer um teste de gravidez mesmo antes de ter começado a ter relações. Okay, agora até dá para rir... mas no momento eu estava em pânico e não tinhamos feito absolutamente nada para poder engravidar. Mas eu tinha motivos para estar em pânico: o meu namorado ainda não tinha sido apresentado aos meus pais; não tinhamos um trabalho estável; o meu pai é muito duro e sempre julgou imenso as mulheres solteiras que engravidam; eu achava que isso seria a maior desilusão que podia dar à minha mãe. O meu receio diminui imenso depois do meu namorado ter sido integrado na minha família e sobretudo quando começamos a morar juntos e os meus pais terem aceitado bem a relação. A partir daí embora não quisesse (nem queira ainda engravidar) por achar que ainda não estamos preparados nem abrangimos todas as condições necessárias para tal, já não tenho medo. Sei que se acontecer ficarei feliz, embora ainda não esteja neste momento nos nossos planos. Isto para te dizer que muitas vezes as nossas fobias têm origens e motivos muito específicos e conhecê-los ajuda-nos a lidar com eles. Mas aconselho-te a fazeres terapia com um psicólogo. Eles melhor que ninguém poderão ajudar-te. Em relação ao parto... tenho MUITO MUITO medo. Já ouvi muitos relatos pavorosos, inclusive da minha mãe sobretudo sobre a ipisiotomia que me apavoram. Acho que um dia que engravide (e eu quero muito ser mãe quando me sentir preparada) esse vai ser o meu maior receio... só espero ter maturidade suficiente para conseguir gerir o meu medo e ter uma gravidez tranquila. Até porque a gravidez é uma fase tão cheia de magia. Smiley smile Muita força Smiley winking

• Responder
  • Konxinha
    Noiva Experiente Agosto 2016 Alenquer
    Konxinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana. Procura um psicólogo cognitivo Comportamental. A terapia CC é aquela que tem melhores resultados ao nível do tratamento de fobias. Apesar de seremos todos psicólogos, cada um tem a sua orientação fazendo com que consigamos ter resultados diferentes perante o mesmo diagnóstico. Eu trabalho maioritariamente com fobias e recebo muitas pessoas que apesar de já terem sido acompanhadas por muitos psicológica, não aprenderam técnicas básicas para o controlo da ansiedade, que é chave numa situação de fobia. Boa sorte!
    • Responder
  • Bárbara & Mário
    Noiva VIP Setembro 2016 Figueira da Foz
    Bárbara & Mário ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Compreendo o teu medo e fobias é algo muito difícil de explicar, até o próprio sentimento é difícil de pôr cá para fora de maneira a que as pessoas possam entender, tens de ser seguida por um profissional mas acima de tudo tentar dar a volta por tua própria iniciativa. Eu não tenho essa fobia mas tenho um medo enorme de uma gravidez não desejada, quero ser mãe um dia mas não agora apesar de tomar precauções, há sempre pequenos acidentes, se ficasse grávida todos os meus planos e projectos iam por água a baixo e é algo que não estou mesmo mentalmente preparada, tenho 27 anos, estudei, trabalho e ainda penso como uma teenager, quero ainda viver farras e noitadas, quero ir a mais festivais, concertos e sair mais sábados à noite, acho que me fiz entender Smiley xd! Vai tudo correr bem, relaxa Smiley smile
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Maio 2016 Braga (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/mentes-femininas/conheca-a-tocofobia-ou-fobia-do-parto/

• Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2017 Felgueiras
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nao posso dizer que tenho fobia. Ate porque eu gostava de ser mae ( mas nao agora) mas tenho um medo tremendo do parto. Acho que um dia que eu engravide vou andar os 9 meses com medo do parto. Nao conhecia essa fobia e nao sabia que alguem podesse sofrer assim. Ainda bem que estas a ser acompanhada e espero que consigas ultrapassar essa fobia.

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá. Por acaso nunca tinha ouvido falar nem sabia que existia, mas como qualquer fobia deve ser possível controlar

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já tinha ouvido falar disso . Não imagino tal situação, é uma coisa tão natural a gravidez ...mas as fobias não se explicam é verdade . ...mas se já és seguida, ainda bem ...
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tenho muito medo de engravidar é certo, mas uso dois métodos contraceptivos e espero que não engravide enquanto não quiser. Mas acho que não tenho fobia, fobia é uma coisa grave e tenho duas fobias portanto sei que é grave. Eu tenho medo agora porque ainda não estou preparada, porque ainda não quero, porque não quero mesmo mesmo e não, não ficava feliz se agora acontecesse, sim , sei que é uma benção , e claro que se engravidasse agora daqui a 5 ou 6 meses até ficava feliz, mas não ficava de momento. Não sei se me expressei bem.

• Responder
  • Marlene
    Super Noivo Junho 2016 Almada
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também tenho receio do parto, porque tenho um irmão dificiente produndo, resultado de atraso no parto...

• Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana. Desconhecia essa patologia e esse medo.

Como todos os medos, pode não se curar mas sim controlar e nisso um psicologo é uma boa ajuda, se puderes e quiseres.

E tens também as terapias opcionais, que ajudam a perceber de onde vem o medo e até a controlar.

Vais ver que ficas muito melhor no teu dia-a-dia se poderes ter esse medo controlado.

• Responder
  • Ana.
    Noiva Master Julho 2016 Ponte de Lima
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho apenas algum receio do parto, é um momento complicados para nós e para o bebé. A gravidez acho linda, linda
    • Responder
  • Elsa
    Noiva Master Agosto 2016 Cantanhede
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não fazia ideia que se chamava assim...

Acho que deves ser acompanhada por quem de direito. Pode ser algo que consigas controlar, mas também tem muito a ver com a força de vontade. Procura ajuda e verás que consegues superar essa ansiedade.

Um beijinho

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabes o pk dessa fobia. Eu sempre tive medo de gravidez indesejada, mas pelo fato da minha irma ter sido mae com 14 anos e de ter perdido um pouco a minha adolescencia pra ajudar a cuidar do meu sobrinho.Mas quando engravidei foi muito planeada. Esse medo parou. Talvez tenhas vivenciado algo do genero.Em relacao ao parto axo k ganhas-te medo pelo k as pessoas dizem. Posdo te dz k pensei k doia mais do k doeu. Talvez pk fiz uma boa preparacao pro parto e ia muito consciente do k se iria passar. Hoje em dia com a epidural tens um parto tranquilo sem dor praticamente. Desde k fz a respiracao controlada e aceites a dor como me dizia a parteira nao e nada k nao se aguente
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando uma pessoa tem uma fobia tem de aprender a lidar com ela porque o que pode ser resposta para uma pessoa pode ser a pior coisa a fazer para outra.

Convinha mesmo seres acompanhada regularmente por um(a) psiquiatra. Tenta procurar um(a) que seja especializado/a na área e certamente te conseguirá ajudar. Mesmo que não cure ajudará a manter sob controle Smiley smile

• Responder
  • Solange
    Noiva Master Julho 2017 Leiria (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca sofri dessa ansiedade! Não queres ser mãe nunca?
    • Responder
  • Margarida
    Top das Noivas Maio 2017 Vale de Cambra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida...
    Realmente nunca me aconteceu .. Mas tens que tentar vencer edde teu medo por ti ... Com a tua forca de vontafde.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração