Bom dia gente bonita!
Andava eu a ler os debates aqui na comunidade e dei-me conta de que muitas noivas não sabem muito bem quando fazer cada tarefa - começar a ver quintas, vestidos, abrir processo, etc.
Por isso hoje vamos falar mesmo disso: os timings ideais para o vosso dia C.

Como o site tem uma agenda de tarefas espetacular para a organização de um casamento em 12 meses, vou focar este debate para organizações em menos tempo: 7 meses (o nosso caso), e 3 meses (aka beast mode) hahahahah
Como organizar um casamento em 7 meses
Aqui falo-vos tudo por experiência própria. Começamos a organizar o nosso casamento em Outubro, e tínhamos de o fazer o mais rapidamente possível, por motivos familiares. Eu sempre quis casar em Setembro, pra mim sempre foi o mês ideal, mas pela pressa teve de ser mais cedo. Escolhemos o mês de Maio pelo bom tempo, acima de tudo.
O que fizemos?
Outubro 2018 - 7 meses antes: decidimos a data e começamos a procurar quintas e hotéis para o casamento. Tentamos fugir do lado mais popular do Algarve e acho que por isso tivemos sempre disponibilidade da data nas quintas, apenas uma já tinha a data reservada. Fizemos o primeiro rascunho da lista de convidados. Começamos também a pesquisar fotógrafos, músicos e catering.
Novembro 2018 - 6 meses antes: reservamos a quinta, o fotógrafo, os músicos, maquilhadora, encomendamos o bolo e comecei a ver vestidos. Finalizamos a lista de convidados e mandamos fazer os convites. Comunicamos o casamento aos familiares e amigos que vivem longe. Começamos a pesquisar as lembranças e a adiantar as manualidades.
Dezembro 2018 - 5 meses antes: entregamos os convites, decidimos como seria a decoração e começamos com os primeiros rascunhos do seating chart. Compramos o vestido da menina das flores e o fato do menino das alianças, encomendamos as alianças, comprei o meu vestido, fizemos os programas e começamos a organizar os documentos para abrir o processo na conservatória.
Janeiro 2019 - 4 meses antes: pré-selecionamos os pratos, decidimos as mesas temáticas, entradas, bebidas, etc, contratamos o DJ e animador, adiantamos muitas manualidades e lembranças, comprei os meus sapatos.
Fevereiro 2019 - 3 meses antes: abrimos o processo na conservatória - sim, é possível!, compramos o fato do noivo, tivemos a prova dos pratos e decidimos o menu, encomendei o meu toucado.
Março 2019 - 2 meses antes: adiantamos manualidades, recebemos as últimas confirmações dos convidados, chegaram as alianças, tivemos a prova do bolo e decidimos o sabor, fizemos a nossa sessão de solteiros.
Abril 2019 - 1 mês antes: finalizamos os manualidades, fiz a primeira prova do vestido para fazer alterações, fiz também primeira prova de cabelo e maquilhagem, reservamos a lua de mel e o hotel para a noite de núpcias, fiz o seating chart, encomendei as flores para a decoração do altar e ramos, compramos o fato do meu pai e o vestido da minha mãe.
Maio 2019 - 2 semanas antes: tivemos as últimas reuniões com todos os fornecedores para garantir que estava tudo coordenado, última prova do vestido, confirmamos que estavam todas as manualidades e programas feitos.
Maio 2019 - últimos dias: levei o vestido para casa, levei as coisas todas à quinta, fiz uma reunião com os padrinhos e madrinhas para coordenar tudo, preparei a mala para a noite de núpcias, despedida de solteira.
Fizemos tudo com bastante tempo de sobra, sinceramente. No nosso caso acho que foi ideal e tudo correu muito bem.
Agooooora... o beast mode. Como organizar um casamento em 3 meses?
Primeiro digo-vos que vão ter de abrir mão de muita coisa, mas é completamente possível!
3 meses antes: a primeira coisa a fazer é tratar dos documentos na conservatória e, caso queiram casar na igreja, falar também com o padre. Só depois desta confirmação devem começar a procurar por quintas, e devem enviar Save the Dates assim que possível. Aqui também devem reservar fotógrafo, catering, DJ, maquilhadora, cabeleireira e ver vestidos. O ideal será comprar numa loja que venda off the rack, ou seja, que possam comprar o vestido directamente em loja e façam alterações.
Para o espaço da festa, seja ele quinta ou hotel, procurem por opções all inclusive, em que o espaço trata de tudo, ou do máximo possível. Alguns hotéis e quintas têm pacotes com fotógrafo, carro dos noivos, bolo, DJ, sparklers e mais detalhes por 120€/pax (pelo menos aqui no Algarve).
2 meses antes: reservar a lua de mel, enviar convites (e pedir confirmações até 30 dias antes do casamento!), tratar dos acessórios (toucado, brincos, véu...), fazer provas de vestido, maquilhagem, cabelo e pratos, comprar alianças, contratar florista, e organizar despedidas de solteira.
1 mês antes: comprar lingerie, mais uma prova do vestido, finalizar manualidades e lembranças dos convidados, decidir músicas do dia, reservar hotel para a noite de núpcias e rever últimos detalhes.
2 semanas antes: fazer programas para o dia, finalizar seating chart e entregar à quinta/hotel, tratar das últimas confirmações de convidados, última prova do vestido, fazer as malas para a lua de mel e noite de núpcias, pagar todos os fornecedores, e desfrutar das últimas semanas.
E como não estressar a planear um casamento em 3 meses?
Peça muitos orçamentos rapidamente, e decida qual fornecedor contratar rapidamente. Alguns podem não ter a data disponível, por isso o melhor é explorar todas as opções. Pense fora da caixa, procurem quintas fora da zona "popular", considerem casar numa sexta ou domingo. Simplifique, não abusem nas manualidades e detalhes do dia - quanto mais quiser fazer, mais tempo vai precisar. Peça ajuda à amigos, padrinhos, damas de honor, familiares, a quem for - todos vão estar dispostos a contribuir para o vosso dia. Seja realista, aquela quinta em que sempre sonhou casar ou a capela em que casaram os vossos pais pode não estar disponível, mas não quer dizer que o vosso dia será menos feliz. Desfrute o dia, grande ou pequeno, com muito ou pouco dinheiro, com fogos de artifício ou pétalas de rosas, é vosso e só acontece uma vez. Aproveitem ao máximo porque depois sentem falta de tudo!
E prontos, já não vos aborreço
Espero ter ajudado e se tiverem mais alguma dúvida, podem perguntar aqui ou ver a lista de tarefas aqui da app - é das vossas melhores amigas, além da Isa e da Mari hahahahah
Beijinhos e sejam felizes ♥