Aldara
Noiva Ativa Julho 2021 Braga (Concelho)

Testagem - mudança da norma

Aldara, a 23 de Junho de 2021 às 10:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Guardado
Responder
Olá noivas e noivos. Vi hoje que mudou a norma da testagem. A meu ver mudou para pior. O que achava ser impossível. Deixou de ser obrigatório fazer o autoteste com supervisão de profissional de saúde. Passa a ser obrigatório fazer p autoteste com supervisão de um profissional do espaço ou entidade. Ou seja, assumo que sejam as quintas a ter de supervisionar...
Imaginar um cenário covid montado à entrada da quinta, com pessoas a fazer teste e a ficar na fila à espera do resultado até me arrepia. Para não falar do risco. Preferia que todos fizessem antes, pois se chega alguém à quinta e dá positivo, tem de voltar para trás. Smiley sad Não sei o que pensar. Isto está sempre a mudar e sinto que não há respeito por quem está deste lado. Fazem as normas na teoria, sem pensar em como resultam na prática. Triste e desiludida com tudo isto. O que deveria ser um momento de felicidade está a tornar se um momento de tristeza e stress. Testagem - mudança da norma 1
Testagem - mudança da norma 2

19 respostas

Última atividade por Raquel, a 26 de Junho de 2021 às 22:54
  • Raquel
    Noiva Novata Setembro 2020 Amarante
    Raquel ·
    • Denunciar

Eu acho que fazia mais sentido o testo na noite anterior/dia antes, quem é que quer um caso positivo na igreja? Se houvessem positivos esses já nem se deslocavam :/

• Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    Bom… vou casar na Quinta de Prata… eles asseguram tudo… nós pagamos, claro. Mas eles já têm todo o sistema montado. Tem funcionado lindamente! É chato! Mas eles tentam dar alguma graça à coisa… vai correr tudo bem! Por um lado, é exigente… mas por outro… paciência! Pelo menos podemos casar! Era pior se tivéssemos de adiar tudo outra vez!
    • Responder
  • Miguel
    Noivo Novato Julho 2021 Porto (Concelho)
    Miguel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim, vi depois numa outra publicação 👍🏼
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Sim, de facto sim! Mas a norma inclui na alínea a) os outros eventos que nos interessam por aqui (familiares).

• Responder
  • Miguel
    Miguel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois, acho que o post só vinha a partir da alinea b
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Miguel,

A informação que referes creio estar incorreta! Pois a informação que consta nesta nova atualização da norma (Número 25 que a Aldara colocou print) abrange todo o tipo de eventos constantes no número 24, inclusive casamentos e batizados Smiley smile

• Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    Cada um decide como faz. Não é preciso ser à porta colocam a hipótese de ser assim, mas quem não se sentir à vontade faz como já sabíamos.
    • Responder
  • Miguel
    Miguel ·
    • Denunciar
    Essa norma é para eventos corporativos, culturais ou desportivos. Para eventos familiares, como casamentos e batizados, continua a ser necessário prof de saúde.
    • Responder
  • Suzi
    Super Noiva Julho 2021 Cantanhede
    Suzi ·
    • Denunciar
    Não tarda estamos todas loucas 🤔🤔🤔
    Noticias hoje de manhã :
    09h15 - Autotestes nos eventos não precisam de supervisão por profissional de saúde
    Os autotestes rápidos feitos no próprio dia e local onde decorrem os eventos culturais, desportivos ou corporativos onde a testagem à covid é recomendada deixam de ter de ser supervisionados por profissionais de saúde, segundo a Direção-Geral da Saúde.
    A atualização da norma relativa à Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), indica que estes testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal) devem ser feitos "sob supervisão de um profissional da entidade ou estabelecimento".
    Segundo a DGS, os testes são recomendados em eventos de natureza cultural, desportiva ou corporativa "sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado".
    A DGS explica ainda que nos eventos de natureza cultural "cuja venda de bilhetes já se encontre iniciada à data da atualização" desta norma, sempre que o número de espetadores corresponda ao indicado "é recomendado que o promotor avalie a possibilidade da realização de rastreios laboratoriais".
    A norma define também que os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de 10 pessoas, como casamentos e batizados, serviços públicos e empresas.
    A autoridade de saúde recomenda igualmente a testagem regular em contexto laboral, nos locais de maior risco de transmissão, como as explorações agrícolas e o setor da construção, a cada 14 dias, uma periodicidade que deve igualmente ser aplicada em serviços públicos e locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores, independentemente do seu vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica.
    Os resultados positivos nos testes rápidos antigénio devem ser confirmados por testes PCR no prazo de 24 horas, "de forma a garantir a implementação de medidas de Saúde Pública adequadas e proporcionais, assumindo-se o resultado obtido no TAAN (Teste de amplificação de ácidos nucleicos, PCR) como válido", indica a DGS.
    • Responder
  • Alexandra
    Destacada Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    Olá Aldara! Em poucos dias mudaram a norma. Pode ser que mais uns e a ajustem novamente. Até porque o conceito de supervisão por um profissional de saúde ainda que mais difícil de concretizar, fazia-me sentido para garantir que o teste era bem feito. O profissional do evento sabe se a pessoa está a fazer bem? Parece-me tudo pouco claro ainda. Vamos ver. 😘
    • Responder
  • Dani
    Destacada Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    Não vejo muito sentido na norma noivinha Aldara👰🏻‍♀️ Porém se aí está a regra, teremos que adaptarmos e seguir🤨Bons preparativos e muita sorte 🍀🤞🏼tenor.gif

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Olá Aldara!
    Os testes poderão na mesma ser feitos no dia antes nas farmácias e até pode ser que algumas quintas prefiram que os auto testes sejam feitos em casa e se responsabilizem... vamos ver
    • Responder
  • Cássia
    Admin Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar

Olá querida Aldara!

De facto, é uma situação complicada para toda a gente...

Mas tenho a certeza que o vosso dia vai ser maravilhoso!

Um beijinho e força. ❤️

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

E em casa enquanto a noiva e o noivo se arranjam as pessoas vão usar mascara. Eu falo por mim, em minha casa não quero lá ninguém de mascara. Querem impor tantas coisas, que acaba por não ter ponta que se lhe pegue. É esperar para ver

• Responder
  • Aldara
    Aldara ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois é. Tens toda a razão. A DGS não prevê nada nesses casos. Nem sei como se faz. Claramente não vai ser o padre a supervisionar 🤣 rir para não chorar.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar

A verdade é que as pessoas vão estar juntas na igreja, logo não faz sentido fazer o teste só ao chegar à Quinta.

• Responder
  • Aldara
    Aldara ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Telma. 🥰 Não tinha pensado nisso, mas tens toda a razão. A verdade é que as pessoas vão estar juntas na igreja, logo não faz sentido fazer o teste só ao chegar à Quinta. Até isso não foi explícito pela DGS Smiley sad Tenho dois profissionais de saúde no evento. Não sei se lhes consigo pedir.
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar

Olá Aldara 😍

Continua a ser possível fazerem antes, desde que seja p.ex, em farmácia querida! Por isso se assim vocês quiserem, é possível!

De facto, ainda assim, omite em relação aos casamentos religiosos! Teoricamente o casamento começa na igreja, e não na quinta, portanto deveriam ter de fazer à entrada da igreja 😘

• Responder
  • Joana
    Destacada Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar

Ola Aldara, concordo contigo na preferência de que os testes sejam feitos anteriormente, e é isso que vou tentar q aconteça (os que são feitos na farmácia, CV etc). É claro que vou ter de falar com os meus convidados sobre isso, porque os valores também são diferentes.

No entanto, a questão da alteração da norma acaba por ficar tudo igual, pq se houvesse presença de um técnico de saúde, iria ser na mesma à porta da quinta. Aqui a questão é mesmo, ficar mais descansada se os testes fossem feitos tipo no dia antes, pq imagina q tenho um convidado positivo, mas que só sabe à porta da quinta, entretanto já esteve na igreja e ou em casa junto com outras pessoas

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados