Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Novata Junho 2026 Sintra

Ter um amigo como celebrante é boa ideia? Casar pelo civil a um sábado é possível?

Andreia, a 6 de Fevereiro de 2025 às 13:54 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 5
Olá a todas! 🤍

É a primeira vez que faço um post por aqui mas estive a dar uma olhadela e achei a comunidade super útil e pensei “porque não?!”.
Não sei quanto a vocês mas quando decidi iniciar a organização do casamento estava completamente a leste de como é que tudo se procedia.
Eu e o meu noivo (ainda me estou a habituar a isto 🤭) iremos casar pelo civil. Estivemos a tentar perceber qual seria a melhor forma para fazermos todo o processo e temos na mesa duas opções: 1. Casar no civil no dia anterior ao que já reservámos a Quinta e no dia convidar um amigo próximo para ser o celebrante da cerimónia2. Casar no civil na manhã do próprio dia e à tarde seria então a festa na Quinta, sendo o nosso amigo o celebrante
A questão é…Adorávamos casar no dia que já tínhamos escolhido (20.06.2026) e não no dia anterior. Mas dia 20 é um sábado e nem sei se é possível ir ao registo e casar nessa manhã. Para nós não faz sentido levar a Conservadora à Quinta, preferimos ter uma cerimónia mais personalizada e, neste caso, guiada por um amigo. Já ponderámos contratar Celebrante mas é um custo que queremos evitar.
PERGUNTAS:- Alguém que tenha feito/vá fazer a cerimónia com um amigo como Celebrante? Alguma dica?- É possível casar no registo numa manhã de sábado?
Obrigada 🥰

5 respostas

Última atividade por Catarina, a 12 de Fevereiro de 2025 às 13:00
  • Catarina
    Noiva Principiante Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ideia maravilhosa. Vai concerteza ser muito especial.

• Responder
  • Carla
    Noiva Ativa Junho 2025 Almada
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia 🌷
    Nós vamos exatamente fazer assim.
    É uma amigo nosso que vai celebrar, e casamos na conservatória um dia antes mas numa sexta feira e a cerimónia é no Sábado. Ainda ando em busca da conservatória pois onde fui, não havia data para quando eu queria. Na conservatória casam ao sábado, se tiverem conservador para isso. É considerado fora de horário, pagas é mais (quase o dobro). Podes é casar outro dia em horário de funcionamento.Beijinho tudo a correr bem 🌷🩷
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, é exatamente como a Sandrine e a Magda disseram, é possível desde que seja num outro local. E acho muito giro um amigo fazer a cerimónia, portanto apoio a ideia!! 😍
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia!
    É possível casar pelo Registo Civil a um Sábado mas julgo que não na Conservatória, apenas num local a designar mas porque não fazes como eu e a Sandrine? A Conservadora vai à Quinta (30 min no máximo) e depois tens o teu amigo/amiga ou familiar a fazer uma pequena cerimónia a seguir?
    No meu caso será o meu padrinho 😉
    • Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! 😊

No nosso casamento, vamos optar por levar a Conservadora até à Quinta para realizarmos a cerimónia civil oficial, que será relativamente rápida (cerca de 30 minutos). Logo depois, para tornar o momento mais pessoal e especial, teremos um amigo próximo a encerrar a cerimónia com umas palavras mais emotivas, assumindo assim o papel de “celebrante”. Será algo curto, entre 10 a 15 minutos, para não se tornar muito longo para os convidados.

Acho que ter um amigo a conduzir parte da cerimónia é uma ótima ideia, porque acaba por ser alguém que vos conhece bem e pode tornar o momento ainda mais significativo. 💛

E por acaso, a vossa data de casamento é super especial… é o dia do meu aniversário! 😆✨

Sobre casar no registo num sábado de manhã, infelizmente não sei responder, mas espero que alguém por aqui consiga ajudar!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração