Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Caty
Noiva Principiante Junho 2021 Vila Nova de Poiares

Tenho que pagar novamente?

Caty, a 27 de Junho de 2020 às 00:17 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 10
Guardado
Boa noite meninas.

Eu em fevereiro bde 2020, fui ao civil abrir o processo para casar a 25de julho de 2020. Devido às circunstâncias, resolvi adiar. Questionei a conservatória, responderam-me que tenho que pagar novamente porque a nova data que escolhi não está dentro dos 6 meses.
Há alguma lei que diga o contrário? Tive conhecimento que passaria a ser um ano, mas não encontro nada que comprove isso e posso confrontar a senhora da conservatória.😔Obriy

Casamento civil

86%

18 votos

Casamento civil

14%

3 votos

10 respostas

Última atividade por Isabel, a 29 de Junho de 2020 às 12:19
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Caty! Ainda bem que as noivinhas já te ajudaram! Ah, e quanto ao questionário acho que te enganaste. Os questionários servem para pedir opiniões e conselhos aos noivos quando estás indecisa entre duas opções, por exemplo. Deixo-te aqui o debate com tudo explicado: Como funcionam os questionários?

Beijinhos!

• Responder
  • Y
    Noiva Ativa Julho 2022 Aveiro (Concelho)
    Yaneth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O nosso processo foi aberto a 6 de Março e o casamento católico era a 13 de Junho. Quando questionei a conservatória, foi isto que me responderam : "

Analisado o seu processo de casamento, verifica-se que efetivamente o mesmo poderia se celebrado até ao dia 6 de setembro de 2020, contudo e tendo em consideração o alargamento do prazo do mesmo decorrente da suspensão da contagem dos prazos conforme definido pela lei n º 1-A/2020 de 19 de março e pela Lei nº 16/2020 de 29 de maio, o casamento poderá realiza-se até ao dia 1 de dezembro de 2020. Se a nova data que pretende agendar se situar dentro deste período, solicito que nos informe, para que a conservatória notifique o pároco da extensão do prazo do certificado que foi emitido. Este procedimento não tem quaisquer custos adicionais.

Caso a data que pretendem seja posterior, informo que o processo de casamento, no que diz respeito à sua validade, pode ser renovado antes do término de um ano após os seu inicio, ou seja, como o vosso processo foi iniciado em 6 de março de 2020, desde que venham à conservatória antes do dia 6 março de 2021, podem pedir a sua renovação (sem custos), sendo emitido um novo certificado que será válido por 6 meses a contar da data da renovação."

• Responder
  • Caty
    Caty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A data que abri o processo foi exatamente a mesma que a tua ... E remarquei o casamento para dia 6.2.2021.
    Também não sei o porquê... Mas vou descobrir ☺️
    • Responder
  • Luisa
    Noiva Experiente Outubro 2020 Paços de Ferreira
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Em que dia de Fevereiro abriste o processo? Eu abri o meu a 28 de Fevereiro 2020 - podia casar até - 28 Agosto 2020, agora com mais seis meses posso ir até dia 27 de Fevereiro 2021, é o prazo máximo. Se eles te disseram que não podes, eu não te vou saber responder porquê, porque esta foi a informação que eu obtive da minha conservatória. A não ser que mudaram as regras a meio do jogo. Smiley amazing Espero que consigas resolver a tua situação.

• Responder
  • Caty
    Caty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. A mim disseram que não... Se marquei casamento para dia 6 fevereiro de 2020, tenho que pagar novamente... Porque a minha validade acaba em agosto. A conservatória disse me isso num mail. Mas vou insistir com eles. Obrigada 😊
    • Responder
  • Caty
    Caty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. Abri processo em 28 fevereiro de 2020, casava a 25 de julho. Remarquei casamento para dia 6 de fevereiro de 2021.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Caty.. Disseram me o mesmo que disseram à Luísa. Abri em Janeiro em Julho tenho de pedir para adiar e levar o papel que emitiram ba abertura do processo e posso casar até Janeiro 2021.
    • Responder
  • Luisa
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque o processo de casamento em normalidade é de 6 meses apartir da abertura do mesmo, ou seja, tens de casar nesse período caso contrário terias de pagae novamente a reabertura. Com o Covid acrescentaram mais 6 meses após a reabertura do processo, ou seja, 6 + 6.
    No teu caso e no meu, abrimos o processo a fevereiro 2020 logo podiamos casar até Agosto 2020, mas com o covid dão mais 6 meses, logo terás até fevereiro 2021 para te casares sem prejuizo da tua parte, caso contrário terás de pagar novamente o processo, daí teres ouvido falar em um ano. É um ano desde a data de abertura do processo.
    Um beijinho
    • Responder
  • Luisa
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se abriste em Fevereiro o prazo desse processo é até agosto depois só tens mais 6 meses para reativar o processo que será até Fevereiro sem pagares novamente. Sei disto porque eu tb abri o processo em fevereiro e foi isto que me disseram.
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catu. Depende de quando abriste o processo. Daí conta 6 meses e depois n ais 6 meses suplementares logo normalmente deves estar dentro do prazo, mas não querendo dizer coisas que não sei o melhor é insistires na conservatória para saber direito porque ainda existe uma certa dúvida de conservatória para conservatoria( falo pela minha própria experiência, pois numa dizem uma coisa e na outra cuja nos vão casar a quinta já dizem outra e nem sabiam ao certo tive que enviar email e fazer copy paste da resposta da conservatória que estava a lar da situação). Não telefones, se puderes vai falar cara a cara pois por vezes pelo telefone certas coisas ficam incomprwensivas. Vê o só guichê e pede o máximo de Informa cão a vários funcionarios😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração