Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira

Temos Padrinhos!

Maria, a 2 de Setembro de 2025 às 08:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9

Bem, mais uma aventura por estes lados!

Quando ficamos noivos começamos logo a pensar em quem queríamos como padrinhos para nos acompanhar nesta jornada. Eu sei que para muitos é só assinar um papel, mas para mim simboliza muito. Ao escolher estas quatro pessoas queria que elas fossem exemplos de vida e de amor para nós.

A escolha da minha Madrinha foi a mais fácil de todas, mantive a escolha dos meus pais e optei pela minha madrinha de baptismo porque tenho uma relação muito especial com ela. É mais do que madrinha, é uma amiga. Só fiquei na dúvida do padrinho. Infelizmente, já não tenho Pai nem Avô o que torna tudo mais difícil, mas optei por escolher com o meu coração e ignorar os egos de alguém que poderia ficar triste e convidei um primo meu que sempre foi como um irmão para mim. Convidei-o porque gosto muito dele e porque é daquele tipo de pessoa que consegue rir em quase todas as situações e que se for preciso ele faz, não manda fazer. Preciso dele no meu dia ao meu lado a tornar tudo mais leve, mais divertido.

A escolha do noivo é que não foi assim tão fácil, ou melhor a escolha foi fácil, os tradicionalismos é que vieram (quase) arruinar tudo. Ele escolheu uma prima que é como irmã e escolheu o melhor amigo, porém, quando entregou o convite à prima tudo descambou. Esta prima dele é irmã do padrinho de batismo dele e a mãe deles achava que os padrinhos tinham de ser os de batismo. Bem, não foram momentos fáceis e foi preciso ter conversas constrangedoras, mas no fim, o padrinho de batismo aceitou super bem a decisão e até ficou aliviado e a prima dele ficou super feliz por poder aceitar sabendo que ninguém ia ficar magoado nesta situação.

E vocês, vão seguir as tradições de convidar os padrinhos de batismo, ou vão optar por pessoas diferentes? Smiley love

9 respostas

Última atividade por Maria João, a 2 de Setembro de 2025 às 23:42
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é isso, se ele não quiser ninguém, não temos e tudo de bom. Há certas batalhas que não vale mesmo a pena combater 😂
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom!!! Exatamente o que sinto com a minha madrinha, mas não tive essa sorte com o padrinho 🤣 mas é como costumo dizer, tive uma madrinha que valeu por mil 🥰 é tão difícil por vezes fazer escolhas, mas é ainda mais difícil esperar para que os outros façam as suas escolhas sem os stressar, mas querendo ver os assuntos arrumados para seguir caminho 🤣 entretanto ele vai decidir, mas já tens dois para assinar por isso é relativizar o assunto ☺️
    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô! Eu vou seguir a tradição e terei os meus padrinhos de batismo como padrinhos de casamento. São pessoas de quem gosto muito e tenho uma excelente relação com eles, coisa que muita gente não tem porque nem vê os padrinhos há anos (no meu caso, são meus tios e somos muitos próximos). São pessoas que já me ajudaram muito a mim e ao noivo em fases menos boas, da mesma maneira que celebraram as nossas vitórias como se deles se tratassem. Tenho noção que sou uma filha para eles e que nunca deixarão que me falte nada, se algum dia for preciso. Além disso, são parte do “staff” do casamento 😂 vão emprestar-nos o carro deles para eu e o noivo irmos da igreja para a quinta (é um descapotável branco, poupa-nos imenso dinheiro), estão a ajudar a organizar tudo juntamente com os meus pais, vão ao menu degustação, ofereceram-me vestido de noiva, véu e vão oferecer sapatos e toucado, vão ajudar nas manualidades… a minha madrinha estará nas provas do vestido também. Sei que eles querem ser padrinhos de casamento… e acho que merecem! 😊 do lado do noivo, não sabemos ainda se vamos ter padrinhos sequer. Não o quero pressionar mas vai ter de haver uma decisão mais tarde ou mais cedo.
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É bom ver que há mais gente a pensar como nós. É um dia muito importante e dispendioso para fazermos o que os outros querem e não o que nós queremos. Smiley love

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria 😊

Eu por acaso não vou casar pela igreja, contudo, na cerimónia com a celebrante acabei por selecionar 1 madrinha e 1 padrinho, mas não era obrigatório.

Mas mesmo se casasse pela igreja, eu ia selecionar os padrinhos e madrinha que eu e o noivo quisessemos. Não íamos definir pelo batismo.

O batismo foram os nossos pais que escolheram, não tivemos hipotese de escolha.

O casamento, a meu ver, é completamente diferente. Têm de escolher alguém com significado para vocês e não pelo que diz a "tradição".

Acho que o que deves reter desta situação e levar contigo para todo o casamento, é que o casamento é vosso, e não precisam de seguir tradições e nem modas. Façam sempre o que tiver significado para vocês e o que realmente querem como casal.

• Responder
  • Sónia
    Noiva Experiente Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria! Nós escolhemos outras pessoas para padrinhos, escolhemos com o coração as pessoas que nos fazem mais sentido terem esse papel na nossa vida. ☺️
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo tão bem!! Espero que essa notícia caia bem a todos e que não seja um problema no vosso dia. Tenham sempre calma e se virem que tal falem primeiro com a madrinha de batismo a explicar a situação. Às vezes mais vale saberem por nós do que lhes irem contar. Connosco acabou por funcionar bem 🥰
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá olá! Juro que só soube dessa tradição depois de dizer a minha mãe quem iria querer convidar como padrinhos (na verdade estava confusa em dois casais) e ela ficou escandalizada por não equacionar os de batismo 🫣

Disse-lhe que os de batismo foram escolha dela e do meu pai, e não acompanharam em nada a minha relação. Ainda que goste muito deles, não me faz sentido que o sejam. Optei pelo meu irmão e a minha cunhada, porque no caso do meu irmão, sempre tivemos uma relação muito atribulada e só depois de adultos é que nós começamos a dar efetivamente como irmãos e eles sempre estiveram lá para mim. O outro casal que queria convidar são mesmo os meus melhores amigos e estiveram connosco em cada momento mas não querendo ceder as tradições das mil e quinhentas madrinhas e padrinhos, optei pela família mesmo.

O meu noivo optou pelo irmão que já convidou, e vai optar pela tia (irmã da madrinha de batismo) e quando convidar, suspeito que vai haver muitaaaaaa gente ofendida 😫

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria!
    Compreendo bem o que dizes....
    Eu vou ter apenas uma madrinha. Será uma grande, grande amiga minha. Não vou ter padrinho.O meu noivo, sente um bocado essa pressão da tradição... 😅 vai convidar o padrinho de batismo dele. Mas no caso, apesar do padrinho estar emigrado, eles dão-se muito bem. E ainda não sabe se vai convidar a madrinha.....
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração