Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sara
Noiva Constante Junho 2015 Leiria (Concelho)

Temos mesmo de casar na nossa paróquia?

Sara, a 27 de Fevereiro de 2014 às 17:08 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 9

Olá meninas,

Tenho uma dúvida. Nós queremos casar pela igreja, mas gostavamos que fosse outro padre casar-nos que não o da nossa paroquia. É possivel, ou somos mesmo obrigados a casar na nossa paroquia com o padre de lá?

Espero que nos possam esclarecer!

Beijinhos

S&R

9 respostas

Última atividade por Sara, a 28 de Fevereiro de 2014 às 14:08
  • Sara
    Noiva Constante Junho 2015 Leiria (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas respostas! Foram uma ajuda preciosa!

    Beijinhos!
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Curiosa Outubro 2014 Barreiro
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sara.

    Eu fui ontem reunir com o Pároco da minha Paróquia, e posso te dizer aquilo que ele me disse:

    - os papéis devem ser tratados na tua Paróquia;

    - se quiseres casar na tua Paróquia, mas com um Padre diferente, só tens de conseguir duas coisas: convidar o Padre que voces querem, e que ele aceite, e pedir autorização ao Pároco da vossa Paróquia para que seja outro Padre a celebrar;

    - se querem casar noutra Paroquia, têm de ir falar com o Pároco de lá para pedir autorização e combinar dia e hora, e depois comunicar isso no sitio onde fizeste o processo para que fique tudo registado.

    No nosso caso, tratámos dos papeis na Paróquia onde agora vivemos, quem nos vai casar é um Padre amigo meu (não é o Pároco) e vamos casar em Azeitão (outra Paróquia). Aquilo que vamos fazer, agora que já temos o processo em andamento, é ir falar com o Pároco de Azeitão, combinar com ele dia e hora e dizer que vai ser outro Padre a celebrar, se ele autoriza. Pelo menos aqui, não costumam colocar entraves. Há, e este padre que nos vai casar tb ja celebrou casamentos inclusivamente no Bom Jesus, em Braga, e não houve qualquer problema.

    Espero ter ajudado Smiley smile

    Beijinhos

    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Agosto 2014 Leiria (Concelho)
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sara, como as outras noivas já escreveram não és obrigada a casa na tua paróquia. Eu e o meu noivo moramos a 200km de distância então olha nem vamos casar na potoqueira dele nem na minha vamos casar numa igreja mais perto da quinta. Quanto aí padre pode ser o dessa paróquia ou um a tua escolha. O processo de casamento é
    Que convém ser tratado na tua paróquia ou na do teu noivo caso não seja a mesma. Relativamente as certidões de baptismo tu pagas mas acho que a paróquia onde vais tratar do processo trata de pedir a certidão de um dos noivos se não forem os dois de lá.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sara, não és nada obrigada a casar na tua paróquia nem com o padre de lá.

    Eu vou casar em outra paróquia e outra diocese e o padre vai ser um amigo do meu namorado!

    bjinhs

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sara Smiley laugh

    Não tem que ser na tua paróquia nem tão pouco o teu padre.

    Eu e o meu noivo vamos casar numa paróquia diferente da que ambos pertencemos (embora pertença á diocese dele) e o padre que nos vai casar é um amigo do meu namorado porque no santuário não disponibilizam padre por isso temos que ser nós a escolher.

    No entanto é na paróquia da noiva que tens que tratar dos papeis para que eles peçam os documentos á paróquia do teu noivo e depois enviem para o local onde vão casar!

    No meu caso como eu pertenço á diocese do porto e o meu noivo á diocese de braga e vamos casar em braga, a senhora da minha paróquia aconselhou-me a tratar dos papeis na paróquia do noivo porque pertence á diocese de braga e assim fica tudo dentro da mesma diocese e fica também mais barato o custo.

    Espero ter ajudado e desculpa o testamento! bjinhs

    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2014 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, não não és obrigada a casar na tua paróquia mas precisas de ir a paróquia onde foste batizada! Bj
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Outubro 2014 Loulé
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sara,

    Eu tenho uma ideia diferente, tenho quase a certeza (99%) que somos obrigados a casar com o padre da paroquia, mas informa-te melhor e depois diz-me.

    Beijinhos e felicidades

    • Responder
  • J
    Noiva Master Dezembro 2014 Viana do Castelo (Concelho)
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Sara! Smiley smile

    Eu e o meu noivo não iremos casar na minha freguesia (digo minha, porque o noivo vem casar à terra da noiva)

    Penso não existir problema pois é o que nos vai acontecer, contudo, terás sempre de falar com o padre da tua paróquia acerca dos documentos necessários ao matrimónio

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile

    Eu penso que se conheceres algum padre que queiras e falares com o padre da tua paroquia não tem mal nenhum, claro tudo isto se ele aceitar... acho eu...

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração