Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Ativa Abril 2021 Mafra

Sogros pagarem a festa

Joana, a 30 de Novembro de 2020 às 00:53 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24
Olá a todas! Bom... Eu detesto estes assuntos de dinheiros e sempre fui muito independente em relação a isso. Acontece que o nosso casamento vai ser muito barato porque eu acho que se quero casar, devo ser eu a pagar. E de repente..
Os meus sogros disseram que querem dar 1000 euros. Fiquei chocada porque acho um balúrdio e sinto-me mal a aceitar. Basicamente é quase o valor total da festa. Estas coisas dos dinheiros e prendas de valores altíssimos não vos fazem confusão? Já vi aí pessoas que dizem que contam que os padrinhos ofereçam 1000 euros para lhes pagar o vestido e eu acho isso um abuso. Lool. Não me sinto bem a receber dinheiro assim do nada. Nem era capaz de pedir sequer aos meus pais para pagarem seja o que for. É uma decisão nossa, a de casar. Se quero convidar é porque gosto das pessoas, não é para receber dinheiro. O que acham?

24 respostas

Última atividade por Carla, a 13 de Janeiro de 2021 às 12:04
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando se pede e espera-se receber algum valor acho um bocado abusivo, porque se nós convidamos é por sentimentalismo e não para receber algo em troca monetariamente (no entanto no pagamento das alianças vou pedir ajuda aos padrinhos e não sei como o fazer...). Mas quando é nos oferecido de livre vontade ainda para mais dos sogros/pais, acho que não tira nenhuma independência por aceitar. Tanto os meus pais como os do noivo vão ajudar, tomara eu e eles poderem dar mais. Penso que quando for mãe vou ser do mesmogénero, gosto de dar quando amo/gosto; por obrigação não o faço. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana. Se deixaste bem claro que não estas à espera do dinheiro de ninguém e que os convidas porque realmente queres a presença deles no vosso grande dia, e mesmo assim, querem vos dar uma prenda desse valor, não vejo porque não aceitar.
    Bjs 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Alô Joana! Essa questão é realmente muito pessoal, visto que tu tens de te sentir bem com estes gestos que recebemos das pessoas que nos querem bem. E é mesmo para pesar assim, é porque realmente gostam de nós e nos querem bem 😊 Não sei se os meus sogros vão oferecer alguma coisa, mas eu e o noivinho concordamos em não aceitar dinheiro (de nenhum convidado e incluindo família próxima). Precisamente por esse motivo, não nos sentimos bem e vemos o casamento como uma festa que queremos oferecer à família e aos amigos. Vamos aceitar prendas mais simbólicas, algo para usarmos no casamento, ou "enxoval" para a casa (como se fazia antigamente). E espero que ninguém leve a mal esta nossa escolha. Por isso, faz o que te sentires melhor, se o noivo também se sentir bem assim 😘

• Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá girl,
    Eu não vejo mal em aceitar, os meus familiares mais próximos também ofereceram dinheiro para ajudar apagar o casamento.
    Quando o meu sobrinho mais velho casou nós família também juntamos e oferecermos para ajudar a pagar o casamento.Bjs
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana.

Se os teus sogros tem gosto em oferecer esse valor acho que deves aceitar, até porque se recusares eles podem levar a mal. Não acho que seja correto exigir prendas aos convidados, no entanto devemos aceitar o que eles nos dão, pois se o fazem, é porque tem gosto nisso. Beijinho

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2021 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô Joana
    Acho que fazes mal se não aceitares , aliás os teus sogros até podem não gostar da atitude de recusar a prenda deles ... se deram obviamente foi com todo o gosto ...
    Não acho que seja um abuso de prenda para os pais , embora sejam vocês a pagar o casamento, pai é pai e quer sempre dar uma boa prenda. Dou-te um exemplo, o tio do meu noivo disse que provavelmente não consegui vir ao casamento porque está fora mas deu uma prenda também de 1000€ ... beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana 😍

Na minha opinião acho que devem aceitar, pois certamente eles darão com todo o gosto. Não sou apologista que os noivos exijam/peçam, mas se os convidados acham que merecem, então devem aceitar!

No nosso caso também decidimos casar e por isso pagar tudo nós, mas por exemplo, os meus pais fazem questão de oferecer o vestido (só o disseram depois de eu escolher), um casal de padrinhos (são dois casais) oferecem-nos no natal do ano passado dinheiro para as alianças, a madrinha do noivo oferece o fato e os meus pais ainda quiseram pagar o copo-d'água do micro-casamento (com cerca de 30 pessoas) que fizemos este ano 😘

• Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Dezembro 2021 Viana do Castelo (Concelho)
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Se as pessoas tem gosto em dar, acho que deves aceitar. Temos a ideia errada de que as “prendas” são para pagar o casamento. Eu caso no próximo sábado, acabei por ter de cancelar a festa e vamos só fazer a cerimónia religiosa. Para meu espanto a maior parte das pessoas pediu-nos o NIB na mesma porque nos querem oferecer algo, pelo casamento. Já nem falo do que os pais deram... acho que vamos abrir uma poupança para quando tivermos filhos :p
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Julho 2021 Oliveira do Hospital
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, se eles vos querem oferecer é porque podem, aceitem e agradeçam.
    No meu caso também nao pedimos nada a ninguém, mas a minha mãe faz questão de me oferecer o vestido, eu claro que vou aceitar.
    Eles ficam felizes de nos poderem ajudar, aproveita 😘😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Também sou apologista de que se quero casar tenho de ter eu o dinheiro para o fazer, até porque já vivo fora de casa há uns 15 anos. Mas também sei que os meus pais gostariam de me ajudar mais do que aquilo que irão ajudar, então quando tanto os meus pais como os meus sogros ofereceram ajudas com coisas que sei que lhes estão acessíveis, eu aceitei porque sei que é de coração também
    Se achas que é muito podes sempre oferecer-lhes algo para retribuir ou podes sempre usar o dinheiro na casa 😃☺️
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola bride Joana olha eubtive uma situação bastante semelhante...
    Sa parte da minha sogra, dou me super bem com ela, e ela dá me parte do copp de agua, mas teve um grande pé " guerra" com ela, mas no fim até me arrependi, pois, não tenho culpa de os meus pais, não puderen fazer, o mesmo, não é justo tirar lhe essa vontade de ajudar do casamento do filho, então pus o orgulho dentro da carteira.... E aceito tudo o que me vêm.. Ppr exemplo a ninha irmã, deu me 1500 para o vestido.... Nao pedi nada, as pessoas ajudam de coração, entendo o teu lado e custa, mas se querem ajudar, é falta de respeito recusar ou contestar, como foi o meu caso percebes....
    Leva com ligeireza as coisas, a sério Beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana. se te tão a dar é porque se sentem confortáveis com isso. tu não pediste nada.

• Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se eles querem é aproveitar eheh depende muito da situação financeira das famílias ☺️
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois! O noivo diz que é tradição serem os pais dos noivos a pagar a festa, mas a minha família é tudo menos tradicional e acho que atualmente quase ninguém tem dinheiro para isso. Hahaha. Nunca me passaria pela cabeça estar à espera que os meus pais pagassem. Mas pronto... Já vi que não há muito a debater, querem oferecer, agradeço muito! 😊
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana,
    Se as pessoas oferecem de coração, agradece de coração tb. O que fica mal, na minha opinião, é fazeres conta com as carteiras dos outros. não é o caso, pelo que não tens pq te sentir mal a não ser que saibas q eles não podem. 😘
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi. Se eles gostam de dar e o podem fazer não vejo porque não. A minha madrinha diz que me quer oferecer o vestido, se ela pode eu vou agradecer. Os meus pais e os do noivo em princípio vão pagar a parte do catering e nós vamos pagar o resto. E vamos aceitar. Porque pelo menos aqui é o normal, quando os filhos casam os pais muitas vezes pagam a parte da comida dos convidados, o catering. Isso ajuda muito para nós, porque acabamos por juntar mais dinheiro para outra coisa ☺️
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Claro que sabe bem! Hahah. É mais uma cena de personalidade minha. Eu até quando era pequena nunca gostava de pedir brinquedos aos meus pais porque era caro e não valia a pena gastar dinheiro. E até podia ser por vir de uma família com pouco dinheiro, mas nem é o caso! Tive uma infância bastante confortável. É mesmo de mim. Parece que fico sem jeito de receber prendas. Se calhar tenho de aprender a receber! 🤷🏼‍♀️
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    * "Acho que se os sogros vos deram esse valor deviam aproveitar e agradecer "
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Joana,
    Tal como vocês, por aqui tbem.seremos nós a pagar o casamento todo. Mas se a alguém quiser dar nos um presente aceitamos. Foi o caso da minha madrinha de casamento, eu sempre disse que queria que ela partilhasse esse momento comigo mas nunca lhe pedi seja o que for, no dia em que me decidi pelo vestido ela disse que me oferecia.
    Eu acho de mau tom, é quando são os noivos a exigir prendas ou valores. Mas isso sou eu. Acho que se os sogros vos deram razão e valor deviam ficar agradecidos e aproveitar essa ajuda. Um beijinho
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Ana♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello lady *.*
    Eu também penso como tu mas num sentido mais prático, ninguém é forçado a ajudar uma vez que é um objetivo do casal, mas se existir pessoas que queiram ajudar, melhor ainda (apesar de não necessitares), o dinheiro pode ser aplicado numa coisa a curto ou médio prazo, tipo obras em casa, um novo eletrodoméstico, remodelar o escritório, uma viagem a dois num tempo que permita, ou para se poupar. Dinheiro faz sempre falta e eu não recusaria 😇🤑😁♥️
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana,
    Também sou super independente e vamos ser nós a pagar tudo. No entanto se nos quiserem dar aceitamos claro, desde que não faca falta. Eu como convidada sou sempre uma prenda razoável. Acho que é mesmo assim não tens que levar a mal 😉
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ideia óptima, Ana! Nem tinha pensado nisso, mas realmente acho que seria uma ótima iniciativa da nossa parte. eles são muito queridos e merecem assim uma coisa diferente. Vou falar disso com o noivo. : )
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Joana,
    Olha percebo te...mas por norma as pessoas dão uma prenda, e para os teus sogros talvez seja normal dar esse valor...eu também não posso contar com as prendas, quero casar tenho que ter dinheiro, mas pronto sei que há pessoas que vão querer ajudar também...
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Setembro 2021 Vila Nova de Gaia
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem...
    O que acho feio é noivos exigirem, obrigaram ou até colocarem valor mínimo de prenda nos convites por exemplo.
    Se achas que as pessoas não se estão a endividar, a fazer demasiados esforços. Aceita e investe esse dinheiro extra que poderás ganhar em algo vosso. Se achares que é esforço agradeces de coração e dizes que preferes que usem no seu bem estar.. Outra ideia assim meia maluca. Aproveitas esses valores que podem ser acima do que vais gastar e leva os a passear a algum local que nunca foram? Madeira, açores.. ainda para mais sogros.. eu sentia me muito feliz se conseguisse fazer isso.. sentir que eles nos quiseram ajudar. E eu retribui.. mas faz o que sentes no coração. Bjnhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração