Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tânia
Noiva Ativa Maio 2024 Abrantes

Socorro! As damas de honor estão complicadas

Tânia, a 6 de Fevereiro de 2024 às 10:31 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 21

Olá noivinhas,

Quando escolhemos as nossas damas de honor esperamos que elas estejam do nosso lado e nos ajudem a simplificar e segurar os nervos antes do casamento. Contudo, as minhas estão a deixar-me "doida" por causa dos vestidos!

Dei liberdade de escolha em relação ao vestido e pedi apenas que fosse azul real e comprido, contando com a sensibilidade delas para o papel que vão desempenhar. Mas, acho que a sensibilidade delas "fugiu"!

Tenho uma dama de honor que quer levar um vestido com volume e pregas/folhos ou com bastante tule brilhante e volume e até cauda...

Será que estou errada ao dizer que os brilhos e volumes se destinam à noiva?

O que devo fazer?

21 respostas

Última atividade por Jessica, a 29 de Fevereiro de 2024 às 02:11
  • Jessica
    Noiva Ativa Outubro 2024 Constância
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia,

Eu às minhas damas dei a liberdade de escolherem o formato do vestido, mas tendo em conta que não exagerem e só lhes pedi que a cor fosse Azul Real "Azulão", e algumas foram muito complicadas e até no início me pediram para mudar a cor que era uma cor muito chamativa e que ficava mal, eu nessa altura só queria "fugir".

No entanto, disse para todas elas que o casamento era meu, e que não iria alterar a cor só porque elas queriam, eu e o meu noivo escolhemos aquela cor e só tem que respeitar, e disse que quem não estivesse de acordo que a nossa escolha que não fazia parte das damas de honor e iria como convidada normal, no entanto que elas viram que estavam a "passar as marcas" e pediram me desculpa e que iriam respeitar.

O papel que nós damos às nossas damas de honor é para que elas nos apoiem e não nos façam stressar.

Sê sincera com as tuas damas de honor, diz o que sentes, pois o casamento é teu e cabe sempre o bom senso de cada uma.

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. Felicidades.
    • Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Abril 2024 Oliveira do Bairro
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tânia,

Escolhi não ter damas de honor. Hoje em dia, os custos dos vestidos já são imputados a cada uma. No entanto, na minha opinião é injusto "obrigar" a comprarem um vestido de uma cor que podem até nem gostar. E depois ficarem com ele no armário.

A minha mãe e irmã irão usar roupa em azul marinheiro/escuro por escolha própria de quererem estar com a cor do meu tema Smiley shame

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um beijinho.
    Felicidades 🎂🎊
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Julho 2024 Vila Franca de Xira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá!

Confesso que foi um dos motivos que me levou a não ter damas de honor. Assim cada um vai como quer e eu não me chateio com isso.

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sara
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uiii, pois mas as pessoas têm de entender que o dia é teu e não delas.

• Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tânia envia várias fotos do Pinterest onde as damas vão de vestido liso e simples a ver se elas encaixam.
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Julho 2024 Sintra
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia! Ouvir verdades custa sempre, mas O casamento é teu e sobretudo o dia é teu, os olhos vão estar todos em ti, e não devem de estar nas damas de honra, se elas não gostarem temos pena, a tua sobrinha há de ter o seu dia e as suas escolhas mas até lá tu é que sabes …. põe logo os pontos nos I e não deixe essas histórias te mandar abaixo. 💪🏻
    • Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia , já fui dama de honor 3 x e deu sempre problema 😵‍💫
    Uma vez gastei um rio num vestido as outras duas foi por causa das cores, ou eram diferentes ou íamos muitas da mesma cor ( a noiva deu 2) então sabes o que fiz? Na minha a minha dama é a minha filha mais velha que tem 11 anos e na altura já terá 12, e disse levem o que quiserem a cor que quiserem.
    Ainda não começaram a falar disso deixa lá ver 🙃🙃🙃🙃
    • Responder
  • ONUNAMITÁF
    Noiva Ativa Outubro 2024 Esposende
    ONUNAMITÁF ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahahha, boa sorte... essa tarefa não vai ser fácil.

- O pessoal fica entusiasmado mesmo ahahaha

bem, eu posso dar-te o meu exemplo...

0% espectativas

Ou seja, eu vou ter damas também... espero que ambas levem um tom de vestido igual/semelhante - se não acontecer ficamos amigas na mesma.. ahahaha

Isto porque para a sessão de fotos eu ofereci um robe com a cor escolhidas por elas, o que me vai permitir controlar essa situação pelo menos uma parte do evento.

O resto mandei para "Deus" e o que for será... Passa o dia passa a romaria - mas isso só eu que nunca tive o sonhor do casamento em si! Mas adoro organizar cenas ahahahaha

Boa sorte e bjs

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sei que pode ser chato mas a verdade é que é o nosso dia e temos de nos impor.

A sogra já há de ter tido o dia dela, e a sobrinha quando casar aí pode fazer as coisas como quiser.

Boa sorte Smiley smile

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Beatriz.

Senti-me tão sozinha quando a situação aconteceu.As reações tanto da dama de honor ( que é sobrinha) como da sogra fizeram-me sentir a pior pessoa do mundo.
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro, e é mesmo por termos dado esse papel importante que deviam de ter a consciência do que esse papel requere. Como disse a Teresa, devem ser pessoas de confianças, melhores amigas, para ajudar e não ofuscar. Quando aceitaram o papel, sabiam que iam ser impostas algumas condições.

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi o que eu senti que devia fazer mas não sei como vai resultar.
    Acho que as damas de honor não se devem comparar com os restantes convidados pois estás tem um papel de maior importância.
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nesse caso, e também o que li da sogra, há que relembrar de quem é o casamento. É o dia dos noivos e não é por ser da família ou muito amiga que pode fazer como quer Smiley winking Há vezes que é preciso bater o pé e fazer estas chamadas de atenção, mesmo que pareça uma birra. O dia é nosso e temos direito às coisas como queremos.

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Beatriz.

Eu fiz isso e uma das outras damas até já sugeriu opções mas não está fácil. Obrigada
    • Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Teresa.
    O problema foi mesmo dizer diretamente que brilhos, volume e cauda não se adequavam pois o meus vestido é de princesa com brilhos e rendas.
    Para ajudar, a minha sogra ficou muito ofendida pois a neta deve levar o que quer.
    Não está a ser fácil.
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Smiley smile eu idealmente teria enviado imagens de inspiração, mas claro que dando liberdade vai sempre depender do bom senso de cada uma se o vestido se adequa ao estilo do casamento.

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia! Sê honesta, as damas são as nossas pessoas de confianças, melhores amigas, para ajudar e não ofuscar. Fala diretamente com elas. Eu dei total liberdade de escolha so escolhi a cor, mas cabe o bom senso claro e não tive esse problema.

Às vezes não é por mal, é mesmo o entusiasmo delas a levar ao exagero.

Boa sorte!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração