Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bárbara
Noiva Master Maio 2021 Sintra

Significado das tradições

Bárbara, a 22 de Junho de 2020 às 14:55 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 31

Olá Comunidade máaaiiiii lindáaa !!! Como foi esse fim de semana? Por aqui foi dia de limpezas em casa e praia hehe

Hoje trago-vos um debate sobre Significado das tradições . Todos nós sabemos que elas existem , mas sabemos o verdadeiro significado? Eu não sabia de algumas, honestamente.

1. Bouquet da Noiva

O bouquet da noiva tornou-se comum na época medieval, quando as noivas faziam o trajeto a pé para a Igreja com flores, ervas aromáticas e temperos para trazer sorte e felicidade. De qualquer forma, era já uma das tradições de casamento durante a Grécia Antiga, quando os ramos eram constituídos por ervas e alho para atrair boas energias e afastar o mau-olhado.

Também se diz que o uso do bouquet de noiva está relacionado com hábitos de higiene. Com efeito, no Inverno os banhos eram raros e, sem sabonetes e desodorizantes, o mau cheiro era dominante em eventos e celebrações.

O primeiro banho era tomado geralmente em Maio e os casamentos eram marcados para essa altura (daí o mês de Maio ser considerado o mês das noivas). Quando o casamento era realizado antes ou um pouco mais tarde, as noivas levavam flores perfumadas junto ao corpo para esconder o odor que exalavam.

Qualquer que seja a origem, a verdade é que pouco a pouco o bouquet da noiva tornou-se uma das mais comuns tradições de casamento, sendo atualmente essencial para o visual da noiva.

Significado das tradições 1

2. Troca de Alianças

A tradição inicou-se entre egípcios e hindus, foi levada para a Grécia por Alexandre o Grande, quando passou a ser utilizada no dedo anelar da mão esquerda porque os gregos acreditavam que este dedo tinha uma veia que conectada diretamente com o coração! Desta forma, criaram anéis magnetizados, para que os corações dos noivos permanecessem atraídos um pelo outro, até ao final das suas vidas.

Significado das tradições 2

3. Vestido da Noiva

O vestido de noiva é atualmente uma das tradições de casamento que a noiva nunca abdicará, mesmo que opte por alternativas aos modelos mais clássicos.

No entanto, o vestido de noiva como o entendemos hoje tem uma história muito mais recente.

Com efeito, o vestido de noiva foi experimentando diversas formas, cores e feitios. Aliás, de início os vestidos podiam ser de qualquer cor, desde que fossem sumptuosos, para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. O vermelho, por exemplo, era uma das cores prediletas na Idade Média e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China.

Já o preto predominou na alta Renascença (séc. XVI), entrando no período barroco (séc. XVII), pois era a cor mais indicada para uma noiva se apresentar numa sociedade extremamente religiosa.

O primeiro vestido branco terá sido usado em Inglaterra, em 1840, pela Rainha Vitória que rompeu as tradições quando se casou por amor com o seu primo, o príncipe Albert, num modelo de cetim branco enfeitado de flores de laranjeira. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. No entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados noutras ocasiões.

Apenas mais tarde o vestido de noiva passou a ter a conotação de pureza que conhecemos hoje e o branco passou a ser a cor padrão. Desde então, usar um vestido de noiva branco é uma das tradições de casamento mais comum.

Significado das tradições 3

4.Véu

Tendo sua origem na Grécia antiga, o véu era utilizado como uma referência à Deusa Vesta, protetora do lar. Os gregos também acreditavam que, desta forma, a noiva estaria protegida dos olhares masculinos e das vibrações negativas e invejosas de outras mulheres presentes no seu casamento.

Significado das tradições 4

5. Damas de Honor

Durante a Idade Média acreditava-se que a noiva deveria convidar amigas que se vestissem de forma idêntica e também carregassem bouquets, para confundir os maus espíritos, desviando os maus olhados. Desde então, esta prática se tornou usual nos casamentos!

Significado das tradições 5

6. Atirar arroz

Tem origem na China pois acreditavam que o arroz era um símbolo de prosperidade! Como demonstração da sua riqueza, um senhor encomendou uma verdadeira chuva de arroz para ser atirada sobre a sua filha no final do seu casamento! Coitada...

Significado das tradições 6

7. Posicionamento do casal

Uma tradição que teve início entre os vikings, a noiva deveria sempre se posicionar do lado esquerdo do futuro marido. E porquê? Caso alguém tentasse raptar a noiva, o noivo teria o braço direito livre para segurar a espada e salvar a sua amada! Ohh que romântico!!!

Significado das tradições 7

8. Bolo de Casamento

Esta é uma das tradições de casamento que vem da Roma Antiga, em que era costume nas famílias mais abastadas a presença de um bolo de trigo, mais semelhante ao pão, com os mesmos ingredientes das oferendas aos deuses (frutos secos, nozes e mel). O noivo comia um pouco do bolo e, de seguida, esfarelava o resto na cabeça da noiva, para que os deuses trouxessem fertilidade. Os convidados corriam depois para apanhar as migalhas e dividiam-nas para dar sorte.

Mais tarde, em Inglaterra e a partir da corte de Elizabete I, era comum os convidados levarem pequenos bolos doces e empilhá-los uns em cima dos outros. Cabia depois aos noivos tentarem beijar-se por cima da pilha: se conseguissem seria um sinal de que teriam muitos filhos. Diz-se que assim surgiu o bolo de casamento em andares, como existe atualmente.

Hoje, cortar o bolo é também uma das tradições de casamento, significando partilhar o futuro.

Significado das tradições 8

9. Lua de Mel

O termo remonta à Antiga Babilónia quando o pai da noiva oferecia ao noivo uma bebida chamada hidromel , que deveria ser consumida durante os trinta dias que se seguiam após o casamento. Os noivos se mantinham sozinhos comemorando durante todo este período, que encerrava um ciclo lunar. Desta forma, o casal acreditava que seria abençoado com a vinda do seu primeiro filho!

Significado das tradições 9

E vocês? Já conheciam o significado de algumas tradições? Se sim, quais? Quero saber tudo!!

Beijinhooossss!!Smiley kiss

31 respostas

Última atividade por Claudia, a 7 de Julho de 2020 às 23:40
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Completamente!!! 😘
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Helloooo estamos sempre a aprender Smiley laugh

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bá!
    N fazia ideia de nada.... 🤣😊😘
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha linda ❤️
    Os vikings eram brutos mas tinham um coração mole
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando tenho tempo livre dedico me mais um bocado 😜
    Os vikings eram fofinhos
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha que eu pensei o mesmo porque caso dia 8 Maio 😂
    Sim, os vikings era românticos ❤️
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre bom conhecermos melhor 😉
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim 😁
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara, que ótimo debate! Bonitas tradições, algumas já conhecia! Gostei do ponto 7, é romântico 😍
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem Bába, estavas inspirada ontem! Adorei os teus debates! Mega interessantes 😍 Também não conhecia a tradição dos vikings no posicionamento do casal, que curioso 😁

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Babá, "O primeiro banho era tomado geralmente em Maio" dado que me caso no dia 01 vai tudo limpo e cheiroso. Bem mais descansada ahahaha

Adorei o ponto 7. da posição da noiva. Que romântico Smiley heart

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por estás tradições Barbada! Algumas desconhecia outras fui mencionando nos debates de manualidades. Excelente resumo! Obrigada E Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É por isso que a app e a comunidade é top 👍
    Beijinho ❤
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hello Marta! Eu só sabia do vestido branco , do resto nem desconfiava :o

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catia! Obrigada , fico contente Smiley laugh

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vanessa! Ainda bem que gostaste, fico contente!!
    Ficaste mais culta hehe
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara que debate tão queridinho ❤
    Confesso que não sabia de metade 🤭
    Beijocas
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bárbara belo debate fiquei aprender umas coisitas
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha Catarina já sabes o truque hahah 😂😂
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara.
    Adorei este debate, curiosidades que eu não conhecia.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Opá a ideia do bouquet ser usado para disfarçar o odor pela falta de banhos... oh meu deus🤣🤣
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha boa ideia!!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Confesso que também sou desodorizantodependente! Para o dia já comprei um perfume de 30ml para conseguir que alguém o tenha sempre à mão para me dar 😂😂

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina!
    Estamos sempre a aprender 😁😁 eu também não 😅
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só conhecia a do vestido, o resto desconhecia! Acho que são curiosidades tão interessantes ❤️
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho uma coisa que eu tenho sempre a sensação que estou a cheirar mal, então no trabalho sempre que posso estou sempre a por perfume e desodorizante 😂
    Imagina no dia do casamento 🤣
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara. Não conhecia essa dos vikings da posição da noiva e achei piada😂...muito interessante este debate😉
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que belo debate!!! Muitas pessoas (como eu) nao conhecem estas tradições e é sempre bom conhecer Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Babi 😍

Bem, confesso que a maioria não conhecia! Mas fiquei-me ali pelo bouquet a esconder o odor? Oh meu deus, estou quase capaz de não levar bouquet para verem como cheiro bem 😂😂

E achei incrível a explicação das damas de honor e do arroz eheh

Muito obrigado pela partilha 😘

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina! Também eu ! Eu conhecia só do vestido :p

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótimo debate ! Adoro ler estas coisas , despertam-me imenso interesse !! 👌🏻
    E de todas essas curiosidades só sabia aquela sobre o bouquet - os hábitos de higiene .
    Obrigada pela partilha ! 🥰
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração