Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ricardo
Noivo Novato Maio 2023 Maia

Sessão de Solteiros - Jardim Botânico - Dúvida/questão

Ricardo, a 22 de Fevereiro de 2023 às 11:22 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Bom dia Comunidade,

Gostaria de saber opiniões ou experiências relativamente a sessões fotográficas de solteiros que tenham feito no Jardim Botânico do Porto, pois deparamo nos com uma situação invulgar.

Foi nos referenciado que era necessário uma autorização para fotografar no jardim botânico, até ai muito bem, solicitamos essa mesma autorização para eles terem uma pequena noção do que iamos fazer, facultamos algumas informações, desde o numero de pessoas e o material que iriamos levar, nada de extraordinário e que alterasse o normal funcionamento do jardim. Mas no email que recebemos foi nos respondido desta forma "Informamos que a cedência de espaço para captação de imagens com para uso particular e sem divulgação de marcas e/ou serviços, tem um custo de 50€ + IVA/4h. "

A nossa questão é como sendo uma espaço público e que acasionalmente qualquer um de nós vai la tirar fotografias e disrutar do ambiente, independentemente se estão sozinhos ou acompanhados, como utilizamos, visitamos o espaço e consequentemente tiramos fotografias desses momentos, nao vejo qual será a razão para nos estarem a cobrar essa valor face ao que nos foi respondido, já que além de ser um local público, de visita e laser, não existe qualquer proibição de captação fotográfica.

Agradeçemos a todos os que nos esclarecerem esta dúvida ou se eventualmente tiveram alguma experiência ou sessão no Jardim Botânico do Porto.

14 respostas

Última atividade por Carolina, a 23 de Fevereiro de 2023 às 09:46
  • Carolina
    Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ricardo! 😊

Acho que já obtiveste muita ajuda por parte de outras noivinhas!

Façam o que fizer mais sentido para vocês, em termos monetários ou na escolha de outro espaço.

Está quase aí o dia C, como vão os preparativos finais?

Um abraço!

• Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, nesse caso parece-me um pouco abusivo, mas se é assim, eu pessoalmente ou pagaria e ficava descansada ou escolhia outro sítio
    • Responder
  • Ricardo
    Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sem problema algum claro Smiley smile. Como sempre fomos lá visitar, passear e claro como complemento sempre tiramos algumas fotografias, e agora só pelo fato de pedirmos para fazermos la uma sessão, que em nada compromete o normal funcionamento, fazem estas exigências.

• Responder
  • Fabiana
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, ok. Peço desculpa pelo erro.
    • Responder
  • Ricardo
    Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Esse preço que viu é da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva/MHNC-UP, que é algo aparte do jardim, é como se fosse complementos...Mas o jardim em si, o espaço para passar, aproveitar e visitar é totalmente gratuito, existe ao lado dentro do Jardim um museu de biodiversidade, que esse sim paga-se , mas é separado no jardim em si.

• Responder
  • Fabiana
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não conheço, mas on-line tinha visto um valor de 5€ por pessoa
    • Responder
  • Ricardo
    Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É que não faz sentido, locais públicos, livre acesso, sem taxas de entrada e ao qual serem permitidos fotografias, serem cobrados estes valores de entrada para a "sessão".

• Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ricardo,
    Isso é mesmo assim infelizmente.
    Nós fizemos a sessão no palácio de Queluz e tivemos que pagar mais de 100€…Pode tentar ir como visitante e fingir que não sabia e ver se passa mas se os seguranças notarem vão o impedir de fazer a sessão a não ser que pague esse valor 😫
    • Responder
  • Ricardo
    Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato , já tinha pensado o mesmo , mas como me avisaram que havia a necessidade de pedir uma autorização, mandei email, mas nunca me referiram que haveria custo.

• Responder
  • J
    Noiva Curiosa Outubro 2023 Viseu (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vá como visitante normal, não vão ter por onde pegar… que estranha essa situação
    • Responder
  • Ricardo
    Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim sim percebo o ponto de vista, mas estes jardins são totalmente gratuitos, não existe taxa de entrada, daí a minha questão. Mas muito obrigado pelo seu testemunho tambem Smiley smile

• Responder
  • Fabiana
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ricardo
    Nós não escolhemos o jardim botânico do Porto, mas escolhemos os jardins da quinta das lágrimas e o procedimento e muito semelhante ao que mencionaste.
    O que nos foi explicado foi que, em primeiro lugar, ao fazer uma sessão é normal que demores mais tempo nalguns locais, pelo que, desta forma “obténs” prioridade para os mesmos. Além disso, tem em conta que, os jardins têm um valor de entrada. No nosso caso, o valor que nos foi apresentado já inclui a entrada de todos os intervenientes. Se esse for o caso e fizeres as contas, acaba por fazer sentido. Boa sorte 🍀
    • Responder
  • Ricardo
    Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, percebe o nosso ponto, é algo que vamos num momento de descontração e visita ao espaço, claro temos connosco um fotografo, mas nada iria atrapalhar ou que justificasse o que nos estão a responder. Era a mesma coisa que qualquer um de nós fosse um dia e fosse algum familiar fotografar ao espaço e por ventura a nós em complemento...Não vejo distinções entre as situações.

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia,
    Se fosse sessao pos wedding em que claramente se vai vestido de noiva e fato de noivo, nao ha escapatoria..contudo sendo sessao de solteiros eu coloco a mesma questao...eu iria mesmo sem autorizacao.. mas isso sou eu!!!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração