Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Juan
Noivo Novato Julho 2021 Lisboa (Concelho)

Restrição de horário - Casamento em concelho de Risco Muito Elevado

Juan, a 12 de Julho de 2021 às 20:21 Publicado em Fórum Festa 1 8

Boa noite a todos!

Venho pedir-vos ajuda para esclarecer a seguinte dúvida: existe alguma restrição de horário específica para casamentos em concelhos de Risco Muito Elevado?

O nosso casamento está marcado para dia 30 de Julho (6ª feira) e o plano era iniciar às 14:00h e terminar às 03:00h.

Na última revisão do desconfinamento o concelho onde vamos casar (Arruda dos Vinhos) passou de Risco Elevado para Risco Muito Elevado, pelo que já nos estamos a adaptar para acomodar apenas 25% da lotação.

No entanto, desde então que a Quinta onde vamos casar insiste que o casamento tem que terminar obrigatoriamente às 22:30h devido ao "recolher obrigatório".

Da nossa perspetiva e do que vimos na legislação que pesquisamos, nem eu nem a minha noiva conseguimos encontrar a justificação legal para tal, sendo que a única mudança que se verificamos foi a da lotação.


Alguém está nalguma situação semelhante? Podem confirmar se vos deram a mesma informação?

Obrigado desde já a todos pela ajuda!

8 respostas

Última atividade por Ana, a 15 de Julho de 2021 às 16:43
  • A
    Noiva Principiante Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Juan.

    Sem prejuízo de ver melhor essa questão com as autoridades, já que as normas, muitas vezes, não têm sido muito claras nestes tempos de covid, diria que: (i) não há restrições de horários para casamentos (isto é, os horários dos restaurantes não são extensíveis aos casamentos), segundo o Despacho n.º 4208-B/2021, de 23 de abril de 2021 (disponível em https://ahresp.com/app/uploads/2021/04/Despacho-n.%C2%BA-4208-B2021.pdf), apenas o que já conhecemos dos 25% ou 50% da disponibilidade do espaço; (ii) quando à recomendação de não circulação entre as 23h e as 5h (nos concelhos em que se aplica), parece-me que os convidados que estejam, no final da festa, de regresso ao domicílio/hotel (aconselho a levarem prova da reserva consigo) não terão qualquer problema, porque, como bem sabemos, o regresso ao domicílio tem sido uma constante exceção ao longo de todo este último ano e meio.

    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Juan.

    Sem prejuízo de ver melhor essa questão com as autoridades, já que as normas, muitas vezes, não têm sido muito claras nestes tempos de covid, diria que: (i) não há restrições de horários para casamentos (isto é, os horários dos restaurantes não são extensíveis aos casamentos), segundo o Despacho n.º 4208-B/2021, de 23 de abril de 2021 (disponível em https://ahresp.com/app/uploads/2021/04/Despacho-n.%C2%BA-4208-B2021.pdf), apenas o que já conhecemos dos 25% ou 50% da disponibilidade do espaço; (ii) quando à recomendação de não circulação entre as 23h e as 5h (nos concelhos em que se aplica), parece-me que os convidados que estejam, no final da festa, de regresso ao domicílio/hotel (aconselho a levarem prova da reserva consigo) não terão qualquer problema, porque, como bem sabemos, o regresso ao domicílio tem sido uma constante exceção ao longo de todo este último ano e meio.

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Juan. Realmente a norma não é muito clara, na minha interpretação seria sempre possível o regresso a casa mas não tenho a certeza e apesar de só casar em Agosto também já estou com a mesma questão. Também têm de cumprir os 25% de lotação do espaço estando em risco muito elevado? Boa sorte! p.s. só por curiosidade, sigo a Raquel no instagram ahah beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Juan,

    Do que ouvi nos meios de comunicação, a única regra para casamentos/quintas é a regra da lotação (50% ou 25%). Relativamente ao recolher obrigatório nos concelhos assinalados, referiam que uma das excepções era o retorno a casa e portanto não deveria existir problema, até porque as forças de segurança apenas encaminham para casa.

    Se é ou não, sinceramente não sei! Ouve-se tanta coisa que ficamos sempre com dúvidas! Por isso o melhor é mesmo verificarem junto do delegado de saúde!

    • Responder
  • Rute
    Noiva Novata Julho 2021 Barreiro
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso depende mas sendo que é um concelho de risco muito elevado penso que estejam certos. No meu caso vou casar em Palmela e só autorizam até as 2 da manhã.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Juan. Efectivamente essa tem sido uma dúvida constante na comunidade. O ideal é esclarecer com a DGS ou até com as forças de segurança do concelho que possam fiscalizar e por isso sejam conhecedores do que se aplica.
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com a Rita, devem tentar entrar em contacto com a delegação de saúde dessa zona e eles saberão confirmar-vos isso!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Juan, o melhor será esclareceres essa dúvida junto da delegação de saúde da tua zona. Terão sempre uma informação mais fidedigna do que qualquer opinião que @s noiv@s da comunidade te possam dar. Bj

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração