Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Super Noiva Junho 2026 Mira

Registo fotográfico do casamento

Catarina, a 21 de Fevereiro de 2025 às 15:37 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 30
Olá a todas! ☀️

Alguém já recorreu a um serviço de fotografia mais simples e depois acabou por se arrepender?

Passo a explicar o considero um serviço de fotografia "mais simples":

- 1 só fotógrafo para fotos e vídeos

- Fotografia sem poses artificiais e combinadas

- Não haver as típicas fotos de: "noivos com pais", "noivos com padrinhos", "noivos com tios do lado da mãe", "noivos com a tia e os primos"....

Isto porque tenho visto vários casamentos em que toda a cerimónia e festa são controladas por uma equipa de 2 ou 3 pessoas que andam sempre à volta dos noivos para registo da melhor foto ou vídeo e eu fico sempre com a sensação que aquilo cria uma barreira estranha entre os noivos e os convidados.... 😟

Óbvio que acho bonito ficar com uma recordação fotográfica incrível mas... eu sei que no dia vou acabar por me sentir "invadida" e demasiado "exposta" (já não basta ser a noiva 😅) e por isso gostava de um registo mais fluido e natural... Que não impactasse muito com a nossa liberdade de viver o nosso dia.

Por outro lado...

Tenho receio de mais tarde achar que o que tenho é "poucochinho".

Alguém já passou por esta sensação?

Têm recomendações de fotógrafos que "passem mais despercebidos"?

Obrigada ♥️

30 respostas

Última atividade por Inês Glória, a 14 de Setembro de 2025 às 17:22
  • Inês Glória
    Noiva Curiosa Agosto 2025 Setúbal (Concelho)
    Inês Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que depende muito do casamento. Se for um casamento muito grande, tem de ser mais do que um, por norma. O meu não chegou aos 50 convidados e foi o Nuno da Create. Ainda não tenho os resultados das fotos, mas a dinâmica foi mesmo muito simples, super divertido, tudo muito natural e super moderno. Vê a página deles, em casamentos maiores vai mais alguém a acompanhar o Nuno
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o "perder" tempo e é a questão da estar a "posar" para a câmara.... 😢
    É algo que se eventualmente eu fizer, vou fazer com grande, grande esforço... e isso não era um adjetivo que eu quisesse associar a este dia.
    Mas compreendo efetivamente quando dizes que se estiver à espera da oportunidade ou do pedido para tirar foto, provavelmente não vamos ter recordações com muita gente... 🥺Obrigada genuinamente pelo teu testemunho. Vou mesmo pensar numa forma de o fazer que seja um bocadinho mais leve! ❤️
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Ativa Maio 2025 Braga (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, compreendo o teu receio em "perder" muito tempo com as fotos. Não posso falar muito pelo meu mini casamento, mas sim como convidada de um casamento com cerca de 200 convidados. Os noivos tiraram fotos com toda a gente em menos de uma hora (e com grupos de amigos mais próximos e família, tiraram várias) na tal pose protocolada. Se não fosse essa fotografia, não tinha nenhuma com eles, nem uma selfie. Isto porque eles andavam sempre de um lado para o outro, a usufruir da festa (e bem) e a ser requisitados por amigos e família para fotos. Nós não quisemos nem tivemos grandes oportunidades de nos "intrometer" e se dependesse das fotos espontâneas ou a pedido... não tinha nenhuma recordação, que por sinal guardo sempre com carinho, como memória de um dia especial 😊
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Isso sim é uma boa ideia! Fotos descontraídas e em movimento. Vamos tirar as mais formais com os pais e avós na Igreja. E claro que não vamos negar fotos a ninguém. O que não queremos é aquela foto estática em que o casal fica ao centro e depois vêm dois a dois (ou o que seja) tirar fotos à vez... e estamos ali 2h a tirar fotos. Esquece! Isso não é de todo para mim!
    Eu adoro fotografia. ❤️ Mesmo! Não sou fotografa mas ainda sou daquelas que faz questão de fotos impressas e até há meia duzia de anos, andava sempre com máquina fotográfica atrás!! Só não quero o meu dia atafulhado de "deveres", "obrigações" e protocolo! 😬
    Ainda vamos falar com o fotografo sobre isto tudo também para chegar a uma forma confortável e harmoniosa!
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina!

Eu sou fotógrafa (não de casamentos), mas a realidade é que na vida de todos nós a fotografia é um dos bens mais preciosos. Quem não gosta de ir ver memórias de quando era pequenino ou uma fotografia com o tio x ou o amigo z. O que levamos desta vida são memórias e quando elas são felizes vale a pena serem documentadas. Eu entendo que aches que vai ser uma seca tirar as fotos com os teus familiares e amigos todos, porém vais sentir-te confortável que ao chegarem as fotos do teu casamento existam pessoas que não estejam contempladas. Principalmente em casamentos com tanta gente é impossível o fotógrafo estar a decorar as caras de todos. Eu gosto da ideia das fotos por mesas, mas a verdade é que esse jogo é para fotos mais de brincadeira. Os convidados pegam nos noivos, dançam, pulam. Isso é giro, mas não é aquela recordação com a pessoa ou casal em que sejam os únicos destaques. São fotos em movimento e acho super giro fazeres num momento mais descontraído e até mesmo já com uma dose extra de alegria Smiley xd

Acho que posso ter uma solução gira para ti Smiley love
    Sei que queres aproveitar o cocktail, mas porque não escolhes um sítio para tirar fotos que seja perto do DJ e do bar, escolhes assim umas 4 a 5 músicas divertidas e o animador/DJ avisa antes de começarem as músicas que as pessoas tem 15/20 minutos para tirarem todas as fotografias com os noivos. A ideia é que seja rápido, antes de começar podiam tirar com quem tem mobilidade reduzida e depois disso começavam as músicas. Podes dançar com o teu noivo enquanto uns saem e outros entram. E assim é rápido, estás a dançar e a beber (porque podes esconder o copo nas costas dos convidados) e garantes que tens fotos com todos.

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois... Começar a essa hora vai fazer toda a diferença, vais aproveitar muito mais! Smiley heart Muita gente me diz que é um dia que passa num piscar de olhos!

Sou de Torres Vedras e vivemos cá, no entanto vamos casar em Mira e teremos bastantes convidados de cá que terão de se deslocar até lá e também existem negócios de amigos e familiares abertos nas manhãs de sábado. Daí termos decidido optar por uma hora mais tardia...

Obrigada pelas opiniões Smiley kiss

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que tenhamos bons brindes e que sejam fotografados! Smiley heart Smiley laugh

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois isso é super importante Raquel! Todos estarem alinhados no que se pretende do dia e para o produto final Smiley smile

• Responder
  • Carolina Elias
    Super Noiva Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, realmente no vosso caso, uma vez que a festa começa mais tarde torna tudo um bocado mais diferente. A nossa cerimónia será às 11:30, pelo que achamos que teremos tempo para tirar fotos com os convidados durante 30 min, 1h no máximo dos máximos!
    Falem com o vosso fotógrafo e peçam opinião, não há pessoa melhor para vos ajudar 😊
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva Master Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como te compreendo Catarina! Smiley winking

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina!

Já reuni com vários fotógrafos para saber também qual a visão deles e como eles trabalham e todos têm um trabalho mais natural, o que gostei muito. Eles próprios disseram que não queria forçar nada e que gostariam de passar despercebidos para também apanharem os melhores momentos. Disseram que iríamos ser chamados uns minutos à parte para termos algumas fotografias enquanto casal mas, de resto, estávamos à vontade para planear como quiséssemos. Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vão ficar fantásticas Mafalda 😍
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Conheço o trabalho! É daqui da minha zona!
    Adoro as fotografias ♥️
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina,

O maior investimento que decidimos fazer foi na fotografia e video.

Vamos ter dois fotógrafos e um videografo, deixo aqui o link. Não vamos perder muito tempo em fotos de cocktail com os convidados, vai ser tudo espontâneo.

Lchacal Photography

Miranda Films

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso cocktail deve começar por volta das 18.45h/19h 😉
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso ainda será depois do vosso, cerimónia irá ter início ás 18h 😘
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato!

É que há fotos que são indispensáveis! Pelo menos com os pais, avós e irmãos! Ainda por cima será o batizado da nossa filha também, por isso, iremos tirar algumas fotos sim. Mas só não queremos perder "metade" da festa... é que ainda por cima o nosso casamento será à tarde e o cocktail deverá começar pelas 17h00! Se fizéssemos fotos com todos só teríamos festa a partir das 20h00!

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sandrine!

Essa opção da foto de mesa é muito boa sim! E a lista de fotos com quem queres mesmo tirar também é Smiley smile porque obviamente queremos foto com pais, irmãos e avós!

Também será o batizado da nossa filha nesse dia por isso, claro que há fotos que são indispensáveis! Mas como seremos muitas pessoas e o casamento já começa tarde não queremos perder uma parte significativa da festa com isso. Queremos estar presentes a 100%! Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom dia Carolina,

Vídeo, nós também queremos! Aliás... o rapaz que estamos a pensar contratar é quem faz os vídeos promocionais do ginásio do meu namorado e a dinâmica dos vídeos é muito boa e com uma grande qualidade de imagem.

O nosso cocktail já deve começar pelas 17h00... serão bastantes convidados e isso são mais fatores que nos levam a não querer estar muito tempo "ausentes". Senão... basicamente perdemos a nossa festa! Smiley xd

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendo mas podes fazer como nós, falem com o fotógrafo e digam-lhes que não querem sessão de fotos contínuas com todos os convidados e ponto!! No casamento da minha prima em África do Sul, tiraram fotos de grupo com a família da noiva, depois com a família do noivo e depois com os amigos, tipo 2 fotos com cada grupo, que é o que nós iremos fazer também, ainda que tenhamos menos convidados que vocês 😉
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mafalda! Obrigada Smiley smile Já fui espreitar e tem fotos muito bem conseguidas Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Magda,

Nós começámos a fazer a lista na 6º feira e já vamos com 220 convidados. Só da família mais direta (tios, primos direitos e crianças) do Nuno são 76 pessoas! Ou seja..... mais uma razão para não querermos fotos individuais de uma forma organizada e aberta a todos! O cocktail já deve começar pelas 17h00, se fizermos essas fotos perdemos o cocktail todo e só teremos o jantar! É quase como perder metade da festa!

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é Raquel... perder o cocktail não é uma opção para nós! Smiley xd A fotografia da mesa é uma excelente opção!

• Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No nosso caso, escolhemos um pack com dois fotógrafos exatamente porque queríamos garantir que todos os momentos fossem capturados. Com apenas um fotógrafo, pode ser complicado, pois ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. 😅 Também deixámos claro ao nosso fotógrafo que queremos fotos mais espontâneas e naturais, porque detestamos aquelas fotos super posadas onde parecemos estátuas ahah!

Para evitar perder muito tempo no dia, decidimos preparar uma lista das fotos que queremos com os convidados (ex: com os pais, avós, padrinhos…), assim temos um guia e não passamos o cocktail inteiro só a tirar fotos, que é exatamente o que não queremos.

Também vi alguns casais que fizeram as fotos com os convidados de forma mais dinâmica, tipo um jogo: cada mesa tem alguns segundos para fazer uma pose divertida e pronto, foto tirada! 🎉 Acho que é uma ideia engraçada e que ajuda a tornar o momento mais leve e rápido. Pode ser uma boa alternativa para ti! 😊

• Responder
  • Carolina Elias
    Super Noiva Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Nós vamos ter 2 fotógrafos e 1 videografo. Vamos ter fotos em casa a preparar-nos e depois queremos fotos com os convidados. Mas acredito que também seja rápido como foi com a Mariana porque os convidados não são muitos e iremos tirar 1 por família basicamente. A partir daí os fotógrafos irão estão lá para ir tirando a festa. Nós iremos também sair um bocado para tirarmos só os dois mas também não será muito tempo uma vez que é tudo ali na quinta. O videografo irá gravar certas partes para depois fazer um vídeo final (foi algo que sempre quisemos). Sinceramente não estou muito preocupada porque conheço as pessoas e o trabalho e pelo que vejo as fotografias são super descontraídas e nada de coisas e poses forçadas 😊
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Abril 2025 Cascais
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!
    No nosso caso só vamos ter 1 fotógrafo e 1 ajudante e será no registo e tipo de fotografia que mencionas: orgânico, documental. Chama-se Rafaela Carvalho e esta aqui na App 😘
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Catarina!
    No meu caso, quando contratei disse logo o que pretendia, isto é, disse logo que não seria para tirar fotos em nossa casa, até porque o fotógrafo vive em Faro, a nossa casa é em Albufeira (onde o noivo se vai preparar) e eu vou estar a preparar-me não muito longe da Quinta que é perto de Tavira, por isso, seria complicado andar de um lado para o outro, além da despesa de deslocação que envolvia 🙂
    Também lhe disse logo que não queremos fotos individuais com cada casal de convidados, à excepção dos pais dele, do meu irmão, cunhada e sobrinho, dos padrinhos de ambos e das damas e cavalheiros de honra 😉Nós só teremos cerca de 60 convidados por isso, penso que um elemento é suficiente mas não sei quantos convidados vocês terão...Por isso, é uma questão de falares com ele e colocares logo os pontos nos i's, como se costuma dizer 😃
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2026 Sintra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,

A única coisa que não sei se quero é fotografia com todos os convidados, pq sinto que não vou aproveitar o cocktail!
    Eu contratei uma equipa com 2 fotógrafos + 2 videografos - assim nao há o ter de sair do noivo para ir fotografar a noiva e conseguimos ter registo de imagens drone.
    Eu quero o misto de fotografias “pose” com fotografias naturais, porque adorooo fotografias e já tivemos com a equipa e sabemos que vamos estar confortáveis.
    Com os convidados preferia que fossem mais naturais e ele fosse apanhando, porque queria mesmo aproveitar o cocktail em vez de ficar só a tirar fotografias 😅
    Outra coisa que pensamos foi pôr um QR code com um site para os convidados publicarem as fotografias que tirarem e pensamos em pôr um cartão com exemplos de fotografias e incluimos uma fotografia/ selfie com os noivos e uma fotografia com o pessoal da mesa - assim temos fotografias com todos😊
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mariana!

Obrigada pelo feedback Smiley heart é muito bom ter uma opinião de quem já passou pelo dia! Obrigada pelo aconselhamento!

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, nós tivemos apenas 2 pessoas no nosso dia: 1 fotógrafo e 1 videografo. Considerei um misto de fluído e pose. Nas casas dos nossos pais tirámos as típicas fotos a arranjar-nos, o que envolve uma pose aqui e ali. Na quinta foi tudo muito fluido, grande parte do dia nem dei por conta deles - era meia noite quando se vieram despedir e, para te ser sincera, nem me lembrei que estavam lá 😅
    Tiramos as fotos com todos os convidados e, pessoalmente, não achei massador porque até achei que foi rápido (o fotógrafo era muito dinâmico e quando saía um entrava logo outro e tirava 2/3 fotos no máximo) - não te sei dizer o tempo ao certo, mas acho que não chegou a 40min e tiramos fotos com todos os convidados, seja em família, casal ou individual (100). Depois da refeição fomos tirar umas fotos só nós noivos e achei super rápido, 15min e estava feito.
    O resto do dia temos fotos incríveis nossas e dos convidados só apanhados no momento, a dançar, a pular, a chorar, a rir..sou suspeita, mas gostei mesmo muito do resultado! Ficou tal e qual como tinhamos pensado.No entanto, aconselho-te sempre a reunires com o fotógrafo e dizeres a tua opinião e visão. Para todos os efeitos, deixo-te o nome da nossa equipa de fotógrafo: Ever Dream Photography
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração