Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Novata Setembro 2019 Porto (Concelho)

Registo de Casamento para Residentes no Estrangeiro

Catarina, a 7 de Novembro de 2018 às 21:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 8

Olá!

Espero que me possam esclarecer algumas dúvidas em relação ao registo de casamento.

Eu e o meu noivo vivemos em Londres e casámos em Portugal em Setembro de 2019.

O nosso casamento será na Igreja dos Clérigos. O padre que nos vai casar aconselhou-nos a iniciar o processo de casamento no Consulado Português em Londres, mas neste momento é praticamente impossível porque o Consulado só funciona por marcação e não é um serviço fiável.

Alguma de vocês conseguiu iniciar o processo de casamento no registo cívil em Portugal ou online sem problemas?

Mas para complicar ainda mais, o padre disse que teríamos que contactar o padre aqui em Londres da nossa paróquia para que ele autorize o casamento em Portugal. Isto é ainda um problema maior porque neste momento não frequento a igreja no Reino Unido.

Alguém com sugestões que possam facilitar o processo?

Muito obrigada Smiley smile

8 respostas

Última atividade por Marta, a 28 de Outubro de 2019 às 21:55
  • Marta
    Noiva Curiosa Julho 2022 Leiria (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Catarina! Estou numa posicao semelhante agora, o que acabaste por fazer? ando a tnetar arranjar vaga no consulado portugues mas ainda nao consegui nada...

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá catarina ! Visto que tens os documentos cá, vai a uma igreja na tua residência de ca e pergunta quais os documentos necessários!

Quanto ao registo civil, eu sei que o consolado não trabalha muito bem mas no mínimo tens de abrir o processo em março (vi que casas em setembro) eu por exemplo vou abrir o meu em Junho e caso em outubro ! Continua a ligar para o consolado e vê uma data até Junho para fazeres o pedido do civil !

Quanto a portugal, não deverá ser possível uma vez que tens os documentos cá !
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Setembro 2019 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Patricia!

Obrigada pelo esclarecimento. Neste momento o meu maior problema é que estou em Londres há 5 anos e mudei todas as minhas moradas para cá quando sai de Portugal. Por isso estou a achar tudo tão difícil.

Disseram-me que teria que iniciar o processo de casamento aqui no Reino Unido no consulado. Mas infelizmente os serviços aqui não funcionam muito bem e só funcionar por agendamento. Neste momento não há uma única data disponível e acho que o serviço não é fiável.

Se conseguisse iniciar o processo em Portugal, seria ideal mas não sei se é legalmente possível.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carolina ! Bem vinda 😊

Nós também estamos em Londres e vamos casar em Portugal! Depende onde tens os teus documentos e morada ! Eu abri tudo em Portugal porque tenho os meus documentos em Portugal !

Se precisares de fazer isso, tens que pedir uma certidão de batismo (tua e do teu noivo), tens de fazer o CPM (que pode ser feito cá) e ires a uma paróquia na tua área e eles depois enviam o processo para onde vais casar ! Quanto ao civil só abres 6 meses antes do teu casamento !

Espero ter-te ajudado

bons preparativos
    • Responder
  • Ana Jesus
    Noiva Principiante Agosto 2019 Lisboa (Concelho)
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hmm, eu também vivo em Londres e também me vou casar em Portugal (preferencialmente também em Setembro se conseguir encontrar um espaço com datas disponíveis). Sinceramente ainda não pensei muito sobre esse assunto, mas vou casar no civil. Estava a pensar fazer o civil em Londres e depois fazer só uma cerimónia simbólica antes da festa em Portugal. Imaginei que não fosse necessário casar uma segunda vez pelo civil para que o casamento seja aprovado também em Portugal? É a isso que te referes? Acho que tenho que investigar mais sobre o assunto, mas esta tua questão também me colocou a dúvida.

• Responder
  • Joana
    Celorico de Basto
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina! Eu não te consigo ajudar, mas tenta falar com a nossa destacada Patrícia, acho que ela também vive em Londres mas vai casar aqui em Portugal. Ela é capaz de te conseguir ajudar Smiley smile

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina! Por norma o processo do casamento religioso deve ser aberto na paróquia à qual pertence a tua morada fiscal.
    Relativamente ao civil, pelo menos aqui no Luxemburgo podes casar na câmara municipal da cidade onde moras ou então no consulado. No nosso caso preferimos casar pelo civil no consulado por ser mais prático uma vez que eles fizeram a comunicação com as entidades portuguesas e luxemburguesas e nós não tivemos que nos preocupar com nada. ☺️
    • Responder
  • Ana Carola
    Noiva Constante Agosto 2019 Águeda
    Ana Carola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha eu vou casar em portugal mas moro na suiça. Como vou fazer o civil e religioso no mesmo dia para o civil dou inicio em portugal depois manda para a igreija.
    Ja para a igreja tenho que fazer è a preparaçao aqui na suiça com a missao portuguesa catolica aqui da zona neste caso de fribourg.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração