Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)

Registo civil - Mudança de apelido

Marta, a 5 de Abril de 2018 às 09:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 22
Hello bridesss, estou com uma mega dúvida!!

Ja abrimos o processo civil e definimos as coisinhas todas, decidimos na altura que iríamos manter os apelidos de solteiro.

Entretanto surgiu-nos a questão... se quisermos adoptar o apelido um do outro, ainda o poderemos fazer?

A cerimónia só será em agosto e será apenas casamento civil... Têm alguma ideia sobre isto!? Já pesquisei mas nada é muito concreto...

Esta coisa do apelido também vos faz pensar assim tanto?
Beijinhos

22 respostas

Última atividade por Tânia, a 13 de Abril de 2018 às 01:20
  • Tânia
    Super Noiva Abril 2018 Cascais
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, fui hoje mesmo pedir essa informação à conservatória. E já após de estarmos casados, a senhora disse que podemos adoptar o nome um do outro ao longo da nossa vida de casados, quando nos apetecer. Ou seja, não há data limite...O contrário é que não pode ser. Daí termos mantido o nome de solteiro e ainda estamos a decidir qual o nome a adoptar e onde fica...se em último ou não. Beijinhos espero ter ajudado.
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim podes a qualquer momento até ao dia mudar de ideias!!😍😍
    Não me causa dúvidas já! No dia da abertura do processo fiz-lhe a surpresa de dizer que queria, pois sempre disse que não! E ele fez a surpresa de também querer o meu antes do dele... Ficaremos ambos Saraiva Pinto. 😍😍😘😘
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aconteceu-me o mesmo e a conservatória de Sintra disse que podia pedir a alteração por mail 😊😊😊😊
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Setembro 2018 Alenquer
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida! Se entretanto tiver alguma novidade também partilho aqui!
    Beijinhos grandes
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Querida Soraia!! Obrigada pela partilha!

    Enviamos um e-mail para eles ha dois dias a colocar todas as questões e ainda não responderam.
    Mas quando fomos lá abrir o processo não nos deram a entender que confirmariam posteriormente. Aliás, foi como se ficasse tudo tratado naquele momento. (Daí a minha questão sobre alterar os apelidos)

    Quando obtiver resposta da parte deles partilho!! Um grande beijinho
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Setembro 2018 Alenquer
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta! Também vamos casar na Quinta da Bichinha, um mês depois de vocês. Por acaso, quando fomos abrir o processos colocamos essa questão, apesar de termos escolhido adotar os apelidos um do outro, e foi-nos dito que poderíamos alterar se mudássemos de ideias.

    Tenho só uma questão que talvez me possas ajudar. Depois de abrirem o processo, a conservatória de Alenquer entrou em contacto convosco para confirmar o vosso casamento? É que pediram-nos os nossos e-mails mas até agora ninguém nos disse nada.

    Boa continuação de preparativos!

    Beijinhos
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos abrimos na conservatória de Sintra 😋
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Digo sim querida! Já enviei um e-mail mas hei de contactar...
    Vocês abriram processo onde? Nós abrimos o nosso em Alenquer.

    Beijinhos Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando souberes de alguma coisa diz porque eu estou na mesma situação 😋
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, nos so dissemos que queríamos o apelido um do outro na igreja depois da cerimónia... só nessa altura é que preenchemos um papel com essas informações. Beijinhos
    • Responder
  • Ana Marta
    Noiva Experiente Agosto 2018 Alcoutim
    Ana Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta..Nós também vamos casar pelo registo e queremos ficar com o nome um do outro e a mim disseram-me que pudiamos adoptar o nome..

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Marta. Acredito que sim, ainda falta muito tempo mas vai lá o quanto antes Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Silvia
    Noiva Curiosa Maio 2018 Amadora
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem duvida porque ai o conservador ja tera que levar os papeis preenchidos e tratados.. logo ja tera que decidir se quer ou nao o nome do noivo.... pois se fosse no registo e redigido na hora na quinta eles nao tem como !!!

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A nós deram-nos um para preenchermos mas com informações gerais (nome, contactos, profissão) e depois a senhora perguntou-nos aquelas questões base (se era em comunhão de bens, se tínhamos testemunhas e se adoptávamos apelidos)...
    Ficou marcado para que no dia a cerimónia se realizasse mas não sei se realmente a informação que demos é “definitiva” porque não assinamos nada... Talvez ligue mesmo para lá...

    muito obrigada querida!
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos vamos casar numa quinta em Alenquer mas será a conservatória de lá a celebrar o casamento no dia...
    Talvez ligue para lá só para ficar mais tranquila.

    muito obrigada!!!!!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, nós quando abrimos o processo deram-nos um impresso que temos que preencher com os dados dos padrinhos e com a informação se queremos mudar os apelidos ou não e como ficarão os nossos nomes após o casamento. Temos que lhes enviar este impresso até 15 dias antes do casamento. Não sei se isto é igual em todas as conservatórias, se calhar o melhor é ligares à conservatória onde abriste o processo e perguntar

    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2018 Montijo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida! Olha abri o processo do civil em novembro e sempre quis pôr o apelido do meu noivo, mas quando lá fomos, esqueci-me de dizer 😂😂
    Depois entretanto liguei e quando enviar os cc das testemunhas digo que quero ficar com o apelido do meu noivo 😊
    • Responder
  • Silvia
    Noiva Curiosa Maio 2018 Amadora
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim pode, quando fomos abrir o processo eu ainda nao sabia se ficava ou nao com nome dele.. e a sra disse tem ate ao dia do casamento para decidir !!! tb vou casar so pelo civil, de queluz.. ali funciona assim !!

    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta Smiley smile

    Por acaso não sei. Mas talvez o melhor é ligares para a conservatória e perguntares se ainda podes pedir a alteração de apelidos. São as pessoas certas para te ajudar.

    Eu não perdi 2 segundos a pensar nisso. Nunca quis. E o noivo também não insistiu.

    • Responder
  • Paula
    Noiva Experiente Maio 2018 Porto (Concelho)
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso não sei.
    É uma questão de perguntares lá
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida Paula!! Penso que não devemos pensar em tradições nem nada do que se pareça mas sim no que cada um acha melhor para si e para o casal.

    Mas sabes se é possível? Já tendo o processo sido aberto?
    Beijinhos e obrigada!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Experiente Maio 2018 Porto (Concelho)
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não quis pôr. Ele ainda mandou uma Boquita mas não fui na dele.
    Pensa bem

    Caso pela 2° vez e digo te temos que fazer o que queremos e não vontades dos outros...
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração